Os Melhores Filmes sobre Viagens (para viajar sem sair de casa)

Os Melhores Filmes sobre Viagens (para viajar sem sair de casa)

Eis a nossa seleção dos melhores filmes sobre viagens. Um deles vai-lhe dar inspiração para a sua próxima aventura de viagem.

Os filmes, sobre viagens ou não, e de todos os géneros, possibilitam conhecer o mundo sem sair de casa. O que distingue os melhores filmes sobre viagens é que contam uma história sobre uma jornada. Quer no espaço, quer no tempo. Quer física, quer espiritual. E uma história bem contada desperta, em muitos, o “bichinho das viagens”.

Os filmes sobre viagens relembram-nos que ‘viajar’ faz parte do nosso ADN. Afinal, ser nómada é algo que nos está nos genes desde a origem. Em alguns de nós, o poder destes genes é tão forte que se manifesta num desejo incontrolável de conhecer mundo, aquilo a que chamamos wanderlust.

Os melhores filmes de viagem são aqueles que nos inquietam o pés, estimulam a mente e despertam o anseio de escapar, de nos aventurarmos. E isso aplica-se tanto a atravessar fronteiras como a explorar o “quintal cá de casa“.

Por outro lado, algo que anima muita gente a viajar é um bom filme sobre viagens. Dá inspiração e motivação para um novo destino, ou arranjar aquela coragem necessária para tornar os sonhos de viagem uma realidade.

Os melhores filmes sobre viagens podem transportá-lo para outro mundo. Eles entretêm, geram o desejo de partir, encorajam a buscar experiências de viagem reais, consciencializam-nos sobre outras realidades e podem até mudar vidas.

Para que você possa conhecer o mundo através dos melhores filmes de viagem, escolhemo-los a dedo, entre os nossos favoritos e os que mais inspiram as pessoas a viajar. Então, pegue nas pipocas, sente-se confortavelmente no sofá e inspire-se para a sua próxima viagem.

Pode ser que tenha um favorito que mereça estar nesta lista: deixe-nos uma palavra nos comentários para o adicionarmos.

Os melhores Filmes Sobre Viagens

Melhores Filmes de ViagemO Lado Selvagem

Into the Wild (2007) | M/12 | 2h 28min | Aventura, Biografia, Drama

Sinopse: “O melhor aluno e atleta da Emory University, Christopher McCandless, decide abandonar a sua vida materialista depois de se formar. Vende os seus bens, dá todas as suas poupanças de milhares de dólares para a caridade e pede boleia passando por vários estados dos EUA até ao selvagem e soberbo, mas gélido e isolado Alaska, o último território selvagem. Ao longo do caminho, Christopher encontra uma série de personagens que moldam a sua vida.”

Dos melhores filmes sobre viagens jamais feitos, sem sombra de dúvida. A história real deste jovem idealista é inspiradora, comovente e dilacerante em igual medida. Retrata a possibilidade de vivermos com bem menos do que aquilo que possuímos e nos preocupamos em ter. Mas o filme mostra o bom e o mau da viagem a solo, da vanlife, da imersão em territórios selvagens, da busca por isolamento na natureza. Sem dourar a pílula.

Frase inspiradora: When you want something in life, you just gotta reach out and grab it.

Onde te vai levar: EUA.

Melhores Filmes de ViagemDiários de Che Guevara

The Motorcycle Diaries (2004) | M/12 | 2h 6min | Aventura, Biografia, Drama

Sinopse: “A dramatização de uma viagem de mota dum estudante de medicina, acompanhado pelo seu melhor amigo, em busca do sentido da sua vida. O jovem que mais tarde se tornaria conhecido no mundo como o revolucionário Che Guevara.”

O filme retrata os encontros entre pessoas e a perceção do valor da vida (e dos valores na vida) tendo como pano de fundo uma sucessão de belas paisagens da América do Sul. Um filme de autodescoberta e amadurecimento onde se mapeia a topografia humana.

Frase inspiradora: You gotta fight for every breath and tell death to go to hell. (“Hay que luchar por cada bocanada de aire y enviar la muerte al carajo.” Na língua original soa-nos mais… sincera!)

Onde te vai levar: Argentina, Chile, Peru, Cuba, Colômbia, Venezuela

os melhores filmes de viagensO Caminho

The Way (2010) | M/6 | 2h 3min | Drama, Comédia

Sinopse: “Um pai, conformista, viaja até Saint-Jean-Pied-de-Port, uma cidade anónima na fronteira entre a Espanha e a França para resgatar o corpo do filho que morreu nos Pirenéus enquanto percorria El Camino, o Caminho de Santiago. Perdido nas emoções e na dor do luto, resolve fazer ele mesmo a peregrinação que o filho não terminou.”

Engraçado, comovente, atual e introspetivo, The Way é dos melhores filmes sobre viagens que já vimos! Repetidas vezes! Um filme que mostra que a viagem é mais importante que o destino e como uma peregrinação pode ser transformativa. The Way é inspirador, catártico, poético, esperançoso e vai fazê-l@ querer pôr uma mochila nas costas, sair porta fora, começar a andar para se encontrar.

Frase inspiradora: You don’t choose a life. You live one.

Onde te vai levar: Espanha, França, Marrocos

Melhores Filmes de ViagemTracks 

Tracks (2013) | M/13 | 1h 52min | Biografia, Drama

Sinopse: “A história verídica e notável de Robyn Davidson, uma jovem que deixa sua vida na cidade para fazer uma caminhada solitária por quase 3.000 quilómetros de vasto deserto australiano. Acompanhada apenas pelo seu cão e quatro camelos, ela parte numa jornada de autodescoberta que muda a sua vida. Ao meio do caminho, ela conhece o fotógrafo da National Geographic, Rick Smolan, que começa a fotografar a sua viagem.”

Tinha que fazer parte da nossa lista de melhores filmes sobre viagens pois destaca-se (e maravilha-nos) pelos cenários naturais e selvagens do belo e solitário interior Australiano, um destino de sonho para qualquer VagaMundos. É inspirador pela forma como traz à superfície a força notável duma mulher viajante sem encobrir o lado sombrio da sua viagem.

Frase inspiradora: Face your fears, find your way.

Onde te vai levar: Austrália

A Praia

The Beach (2000) | M/16 | 1h 59min | Aventura, Drama, Romance

Sinopse: “Richard viaja para a Tailândia e, chegado a Bangkok, vê-se na posse de um mapa estranho. Os boatos dizem que o mapa indica um paraíso solitário na praia, um destino de absoluta felicidade tropical. Empolgado e intrigado, ele decide encontrá-lo com um grupo de amigos.”

Este filme consta de muitas listas de melhores filmes sobre viagens e merece pelos cenários das praias paradisíacas e selvas da Tailândia que nos fazem sonhar com viagens para lugares exóticos. Também nos ensina, da maneira mais difícil, que pode haver uma grande diferença entre sonho e realidade, e que nem tudo o que luz é ouro.

Frase inspiradora: I still believe in paradise. But now at least I know it’s not some place you can look for. Because it’s not where you go. It’s how you feel for a moment in your life when you’re a part of something. And if you find that moment… It lasts forever.

Onde te vai levar: Tailândia

Melhores Filmes de ViagemO Fabuloso Destino de Amélie

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain (2001) | M/12 | 2h 2min | Comédia, Romance

Sinopse: “Amélie é uma jovem mulher inocente e ingénua que vive e trabalha em Paris. Um, dia decide mudar o mundo mudando a vida das pessoas: ajudando as pessoas que conhece motivada pelo seu próprio senso de justiça. Nesse processo, descobre o amor. Uma fantasia cómica e encantadora com uma ótima banda sonora.”

Encontramos Amélie em todas as listas de melhores filmes sobre viagens. Ou quase todas. É um filme sobre viajar, sonhar, fugir. Se não esteve em Paris antes, vai ter uma vontade súbita de planear uma viagem depois de entrar no mundo de Amélie que nos mostra mais de 80 lugares de charme e mistério requintado da Paris atual e moderna, através dum olhar de “belle ingénue”.

Frase inspiradora: Vous n’avez pas les os en verre, vous pouvez vous cogner à la vie.

Onde te vai levar: a uma Paris de sonho, feita de luz e algodão-doce.

Comer Orar Amar

Eat Pray Love (2010) | M/12 | 2h 13min | Drama, Romance

Sinopse: “Liz Gilbert tem tudo o que uma mulher moderna sonha: marido, casa, carreira de sucesso. Até que um dia tudo desaba. Perdida, confusa, recém-divorciada e numa encruzilhada, Gilbert sai da sua zona de conforto, arriscando tudo para saber o que realmente procura na vida. Embarca numa viagem de volta ao mundo que se torna numa busca pela autodescoberta. Nas suas viagens, ela descobre o verdadeiro prazer da comida na Itália, o poder da oração na Índia e, finalmente e inesperadamente, a paz interior e o equilíbrio do verdadeiro amor em Bali.”

Quem não colocaria este filme numa lista de melhores filmes sobre viagens? É verdade, usa uma linguagem muito romantizada e soft. Mas no centro estão as viagens como forma de derrotar medos, destruir preconceitos, alcançar autoconhecimento e transformar o ser.

Frase inspiradora: You gotta stop using your wishbone where your backbone oughtta be.

Onde te vai levar: Nova Iorque, Itália, Índia, Bali – Indonésia

Melhores Filmes de ViagemLivre

Wild (2014) | R | 1h 55min | Biografia, Drama

Sinopse: “Com a separação do marido e a morte da mãe, Cheryl Strayed perdeu toda a esperança. Numa decisão precipitada, sem experiência nenhuma e impulsionada apenas por pura determinação, Cheryl caminha mais de mil quilómetros no Pacific Crest Trail. Sozinha. Cheryl segue em frente contra todas as probabilidades numa jornada que enlouquece, fortalece e finalmente a cura.”

Embora se baseie muito em clichés (às vezes é preciso repeti-los 100 vezes até que os consigamos interiorizar) está na nossa lista de melhores filmes sobre viagens por duas razões. Primeiro porque acreditamos que caminhar é das melhores formas de viajar hoje em dia, quer seja num longo trilho em contacto com a natureza, quer nos destinos de viagens mais urbanos pois captamos melhor a essência dos lugares (e a nossa). Segundo, porque os cenários do Pacific Crest Trail são simplesmente soberbos!

Frase inspiradora: There’s a sunrise and a sunset every day, and you can chose to be there for it.

Onde te vai levar: EUA

A Vida Secreta de Walter Mitty

The Secret Life of Walter Mitty (2013) | M/12 | 1h 54min | Comédia, Drama, Fantasia

Sinopse: “Quando o seu trabalho como arquivista de negativos de fotografia é ameaçado, e depende de encontrar um único e misterioso negativo, o tímido e inseguro Walter (que sonha acordado com o seu mundo de fantasia onde é heroico, equilibrado, seguro de si e o dono do seu destino) vê-se obrigado a sair da sua zona de conforto e a entrar em ação no mundo real, embarcando numa viagem à volta do mundo que se transforma na aventura mais extraordinária que ele jamais poderia imaginar.”

Quando o tópico dum filme é inspirar qualquer pessoa a escapar do quotidiano e a embarcar numa aventura, o seu lugar numa lista de melhores filmes sobre viagens é instantâneo. Divirta-se com as peripécias de Walter Mitty para ver o que acontece quando uma vida monótona dá uma volta de 180º e se torna numa aventura épica.

Frase inspiradora: Beautiful things don’t ask for attention.

Onde te vai levar: Islândia, Gronelândia, Canadá, Nepal, Afeganistão, EUA

Sete Anos no Tibete

Seven Years in Tibet (1997) | M/12 | 2h 16min | Aventura, Biografia, Drama

Sinopse: “O arrogante montanhista austríaco Heinrich Harrer viaja para os Himalaias para escalar montanhas em 1939. A guerra começa a meio da sua viagem e ele é detido num campo de prisioneiros de guerra pelos aliados. Harrer foge para o Tibete, onde faz amizade com a criança Dalai Lama e testemunha o confronto Tibetano-Chinês quando a China se apossa do Tibete.”

Um filme sobre amizade, maturidade e humildade que conquistou lugar na lista de melhores filmes sobre viagens pelo desejo irresistível que suscita qualquer um a viajar para o Tibete.

Frase inspiradora: We have a saying in Tibet: If a problem can be solved there is no use worrying about it. If it can’t be solved, worrying will do no good.

Onde te vai levar: Áustria, Tibete, China

O Amor É um Lugar Estranho

Lost in Translation (2003) | M/12 | 1h 42min | Drama, Romance

Sinopse: “O solitário e cinquentão Bob Harris, ex-estrela de cinema, e Charlotte, uma mulher jovem recém-casada em conflito interior, encontram-se por acaso no bar do hotel em Tóquio. Bob está lá para filmar um comercial de uísque japonês. Charlotte acompanha o marido. Estranhos numa terra estrangeira, os dois encontram escape, distração e compreensão no meio das luzes ofuscantes de Tóquio e formam um vínculo que é tão improvável quanto sincero e significativo.”

No que toca a choque de culturas, dificuldades de comunicação e mal-entendidos, Lost in Translation bate a escala. E de forma divertida. Nada como um “abre-olhos” do que é verdadeiramente a busca por experiências novas em culturas diferentes para se fazer um dos melhores filmes sobre viagens.

Frase inspiradora: You’re not hopeless.

Onde te vai levar: Japão

Nunca é Tarde Demais

The Bucket List (2007) | M/12 | 1h 37min | Comédia, Drama

Sinopse: “Edward Cole, um bilionário corporativo, e Carter Chambers, um mecânico da classe trabalhadora, não têm nada em comum, exceto o seu cancro terminal. Obrigados a partilhar um quarto de hospital juntos, eles decidem fugir e fazer todas as coisas que sempre quiseram antes de morrer riscando cada ponto das suas respetivas listas de desejos. No processo, tornam-se amigos improváveis ​​e, finalmente, encontram alegria na vida.”

Esta comédia é uma excelente forma de nos lembrarmos de viver a vida ao máximo, de tirar o partido de todas as situações. E de interiorizarmos que a aventura de viajar não tem idade. Também nos motiva a passar do sonho à ação. Portanto, inclua este filme na sua lista de melhores filmes sobre viagens se precisa de um empurrãozinho para começar a riscar as “viagens de sonho” da sua lista e a torná-las reais. Sem euforias nem urgências. Afinal, nunca é tarde demais.

Frase inspiradora: Find the joy in your life.

Onde te vai levar: EUA, Índia, Egito, França, China, Tanzânia

A Vida de Pi

Life of Pi (2012) | M/12 | 2h 7min | Aventura, Drama, Fantasia

Sinopse: “No Canadá, um escritor visita o contador de histórias indiano Pi Patel e pede que ele lhe conte a sua história de vida. Pi conta a história da sua infância na Índia. Um dia, seu pai, dono de um zoo, explica que não tem apoios para manter o zoo e, portanto, decide mudar-se para o Canadá com a família para vender os animais. Todos embarcam num cargueiro japonês com os animais. Do nada, há uma tempestade, seguida de um naufrágio. Pi sobrevive num barco salva-vidas com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de Bengala apelidado de Richard Parker. À deriva no Oceano Pacífico com a hiena a ficar agressiva e Richard Parker a passar fome, Pi tem de encontrar uma maneira de sobreviver.”

Uma viagem real? Uma fábula? Uma metáfora? A fértil imaginação dum rapazinho tomado pelo medo leva-nos a viajar por… Mar! Um mundo de fantasia, enternecedor por um lado, assustador por outro, mas sempre vívido e garrido. Por causa da perspetiva diferente da viagem, pelos olhos (ou imaginação) de uma criança, entra diretamente na lista dos melhores filmes sobre viagens. Ensina-nos que, no bom e no mau, uma viagem ensina-nos sempre algo.

Frase inspiradora: Don’t lose hope. Doubt is useful. It keeps faith a living thing. After all, you cannot know the strength of your faith until it has been tested.

Onde te vai levar: Canadá, Índia

Melhores Filmes de ViagemO Véu Pintado

The Painted Veil (2006) | M/12 | 2h 5min | Drama, Romance

Sinopse: “Uma história de (des)amor ambientada na década de 1920 que conta a história de um jovem casal inglês, Walter Fane, um médico de classe média, e Kitty, uma mulher de classe alta, que se casa pelos motivos errados. Ao mudarem-se para Xangai, Walter descobre que Kitty lhe foi infiel e, num ato de vingança, ele aceita um emprego numa vila remota na China devastada por uma epidemia mortal. Kitty é obrigada a ir junto. A jornada de ambos traz significado ao relacionamento e dá-lhes um propósito de vida num dos lugares mais remotos e bonitos da Terra.”

O filme desenrola-se entre a névoa mística de rios plácidos e a aridez tórrida de paisagens desérticas e uma multiplicidade de verdes naturais que nos envolvem. Talvez uma metáfora das emoções das duas personagens principais. Seja como for, é um dos filmes sobre viagens que mais nos inspirou para visitar a China.

Frase inspiradora: Sometimes the greatest journey is the distance between two people.

Onde te vai levar: China

Darjeeling Limited

The Darjeeling Limited (2007) | M/12 | 1h 31min | Aventura, Comédia, Drama

Sinopse: “Uma comédia emocional onde três irmãos juntam-se numa jornada de autodescoberta e reatamento de laços familiares quebrados, tendo as vibrantes e sensuais paisagens da região do Rajastão na Índia como pano de fundo a bordo do comboio Darjeeling Limited. Um autêntico banquete dos sentidos que nos transporta às cores vibrantes, odores intensos e sabores exóticos da Índia.”

O filme é uma metáfora de quão pesado e desgastante é carregar o passado connosco e que só deixando para trás coisas que nos pesam, prendem e forçam a moldar-nos é que podemos verdadeiramente progredir.

Frase inspiradora: I love the way this country smells. I’ll never forget it. It’s kind of spicy.

Onde te vai levar: Índia

Antes do Amanhecer

Before Sunrise (1995) | M/12 | 1h 41min | Drama, Romance

Sinopse: “Jesse, um turista americano, e Céline, uma estudante francesa, conhecem-se casualmente no comboio que ambos apanharam em Budapeste. A forte empatia entre os dois desenvolve-se e Jesse pede a Céline que saia do comboio com ele em Viena e passem o dia juntos. Até ao amanhecer. Céline aceita. Em menos de vinte e quatro horas e conforme as horas avançam, estes dois completos estranhos conectam-se tão intimamente que levanta a questão de qual é a química especial que une duas pessoas tão fortemente? No que se tornará este vínculo tão magnetizante? Infelizmente, ambos sabem que esta será provavelmente a sua única noite juntos!”

De todos estes filmes sobre viagens, e se nos abstivermos do lado romântico, esta é uma história muito bem contada de como as viagens nos colocam em pontos do mundo onde pode haver alguém com a qual temos alta empatia e conseguimos criar laços tão fortes.

Frase inspiradora: If there’s any kind of magic in this world… it must be in the attempt of understanding someone, sharing something. I know it’s almost impossible to succeed… but who cares, really? The answer must be in the attempt.

Onde te vai levar: Viena. Como bónus, há ainda duas sequelas! Antes do Anoitecer leva-te a Paris e Antes da Meia-Noite à soalheira Grécia.

Melhores Filmes de ViagemUma Família à Beira de um Ataque de Nervos (2006)

Little Miss Sunshine | M/12 | 1h 41min | Comédia, Drama

Sinopse: “Uma família. Pai fracassado, mãe ansiosa, filho rebelde obstinado, tio suicida e avô viciado em heroína, estão determinados em fazer todo o possível para fazer a pequena Olive chegar a tempo de participar num concurso de beleza. Para tal, têm de cruzar uma série de estados americanos numa… VW decrépita. A primeira das (muitas) desgraças (que se adivinham) nesta viagem é a carrinha avariar.”

Uma roadtrip em família? Teoricamente, é o píncaro imaginário de família feliz em férias… Na realidade, pode ser um pesadelo ou uma tragédia grega. De qualquer maneira, é memorável. Nem tudo funciona sobre rodas. Mas terá que funcionar? Como adoramos roadtrips, adicionaríamos qualquer filme icónico duma viagem de carro a esta lista de melhores filmes sobre viagens. Afinal, motiva qualquer pessoa a fazer a sua Route 66.

Frase inspiradora: If I want to fly, I’ll find a way to fly. You do what you love, and f@*# the rest.

Onde te vai levar: EUA

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.