Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha

Estas são as melhores praias da Galiza que aos nossos olhos oferecem o melhor da costa dramática do Norte de Espanha. Pode estar aqui o destino de praia ideal para desfrutar nas suas próximas férias de verão. Prepare-se para ser surpreendid@ pela força e beleza da natureza, conhecer uma miríade de deslumbrantes praias e enseadas selvagens, suster a respiração com as maravilhosas vistas das suas dramáticas falésias e cabos de fim do mundo e para desfrutar de uma gastronomia formidável que deixa qualquer um a babar. Não fosse a Galiza um paraíso natural brindado por uma cultura fascinante e lugares mágicos.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia de Rodas, uma das nossas praias da Galiza favoritas

Quando ir às melhores praias da Galiza?

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia das Lapas, uma das melhores praias da Galiza na Corunha

Os melhores meses para banhos de sol e mar nas praias da Galiza são por norma julho, agosto e setembro. Consequentemente, são também os mais populares atraindo galegos e portugueses aos magníficos areais para estender a toalha ao sol.

Para ir a banhos, a conversa é outra: as águas são assim a modos que para o frescote. Dito duma forma muito ligeira, em média, a temperatura da água mal atinge os 20ºC nos meses quentes de agosto e setembro. (Sempre são mais dois grauzitos que a média da região do Porto na mesma altura do ano). Clique para saber a temperatura da água do mar na Galiza.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia Carnota, uma das melhores praias da Galiza na Costa da Morte

Fora do verão, cada uma destas praias da Galiza oferece beleza natural que é uma excelente desculpa para escapadinhas cénicas à vizinha Espanha.

Esteja ciente que a Galiza é famosa pela chuva e por ter um clima imprevisível durante todo o ano. E a culpa é do próprio Atlântico que (para compensar) esculpiu a costa e deu à Galiza praias de sonho.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Ilhas Cíes, a casa de algumas das melhores praias da Galiza

Mesmo que o céu esteja de lágrima no olho, não desanime. Invoque todo o seu espírito aventureiro e aproveite as suas férias de verão na Galiza para explorar uma das costas mais incríveis da Europa. E vingue-se com uma gastronomia de meter inveja ao Jamie Oliver.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia da Langosteira, a melhor praia de Fisterra, o ponto final do Caminho de Santiago

Quando se fala das melhores praias da Galiza, as opiniões dividem-se. Mas numa coisa estamos todos de acordo: a recortada costa da Galiza, definida pelas suas rías e banhada pelo Oceano Atlântico e Mar Cantábrico, é duma beleza cénica inimitável e merece visita pelo menos uma vez a vida.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia de Figueiras – Ilhas Cíes

Ilhas Cíes, Bayona, Sanxenxo, O Grove, Corrubedo, Ribadeo, são destinos balneares famosos na costa galega. Mas a Galiza conta com mais de 130 areais. Obviamente, não conhecemos todos (embora vontade não falte), mas já estamos familiarizados com muitos e estes são os que conquistaram lugar na nossa seleção pessoal das melhores praias da Galiza.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia de Silgar (Sanxenxo), uma das melhores praias urbanas da Galiza

Neste oeste indomável da Espanha, há praias urbanas com todos os serviços à mão de semear. Outras selvagens, quase virgens, com enquadramentos paisagísticos que são autênticas joias naturais. Pequenas e abrigadas por dramáticas falésias. Quilométricas e rodeadas de dunas. De mar revolto ou águas mansas como um cordeiro.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia das Catedrais, a joia da coroa das praias da Galiza

É verdade que as águas estão longe de serem tão convidativas como as das praias do sul de Espanha. Mas os 1498 km de costa (excluindo ilhas) e quase 700 praias, baías e enseadas catalogadas, fazem das praias da Galiza um fantástico e muito popular destino de férias de verão, principalmente para quem vive no norte de Portugal. Afinal, em menos de hora e meia sai do Porto e entra na Galiza.

Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia de Esteiro, uma das praias da Galiza mais recônditas

Neste artigo encontra as nossas praias da Galiza favoritas, ordenadas por uma lógica de proximidade a Portugal (de sul a norte), dicas com o que ver e fazer perto de cada uma delas e sugestões de alojamentos e hotéis na costa da Galiza onde ficar a dormir.

Praia de Rodas (Ilhas Ciés)

O conceito de ir à praia na Galiza é redefinido pelas maravilhosas Ilhas Cíes, um tesouro da Galiza a que os romanos chamaram de “ilhas dos deuses”. Até pisar as suas areais virgens, passeia-se num barco e caminha por entre imaculadas paisagens naturais de assombro.

Ao todo, há 9 praias nas Ilhas Cíes. Têm em comum o seu estado selvagem de praias virgens e a areia fina de cor branca banhada por águas cristalinas. Diferem por agradar a vários gostos, serem mais acessíveis ou recônditas, naturistas ou familiares. Estão concentradas no lado leste das ilhas onde o mar é mais tranquilo. Do lado oeste, as ilhas são marcadas por altas falésias fustigadas por um Oceano Atlântico bravio e indomável.

A Praia de Rodas é a rainha das praias das Ilhas Cíes e, para nós, das praias da Galiza. Foi catapultada para a fama pelo The Guardian que a classificou uma das melhores praias do mundo. Este areal alvo em forma de meia lua e águas azul-turquesa, recortado das Caraíbas diretamente para a Galiza, apaixona à primeira vista! A ilusão caribenha só se desfaz quando molhamos o pezinho: a temperatura da água é tipicamente galega.

Meca das caminhadas, do mergulho e do snorkeling e Destino Starlight, as ilhas Cíes são o destino mais popular das praias da Galiza. E são para si que procura natureza em estado puro.

Clique para saber tudo sobre como visitar as Ilhas Cíes

Onde ficar perto da Praia de Rodas?

Hotel Puerta Gamboa | Hotel Inffinit | Gran Hotel Nagari Boutique & Spa | Hotel Pazo Los Escudos Spa & Beach (Todos estes hotéis ficam em Vigo. Só é possível pernoitar nas ilhas Cíes no parque de campismo mediante autorização e reserva prévias.)

Praia de Samil (Vigo)

Melhores Praias da Galiza | Norte de EspanhaPerdeu o barco para as ilhas Cíes? Não desanime. Vigo tem lugar para si, e muito. Samil, a maior e mais popular praia de Vigo espera por si e por toda a família.

Às vantagens de mais dum quilómetro de areal da Praia de Samil, para você estender a toalha e a criançada fazer castelos na areia, unem-se infraestruturas completas: três piscinas, campo de basquetebol, pista de patinagem, estacionamento gratuito, restaurantes, cafés, áreas verdes… Das melhores praias da Galiza para um dia de praia em família.

A alternativa para a malta nova e casais é a jovial, desportiva e apetrechada Praia d’O Vao.

Onde ficar perto da Praia de Samil?

Hotel Pazo Los Escudos Spa & BeachHotel Inffinit | Gran Hotel Nagari Boutique & Spa | Hotel Puerta Gamboa

Praias de Baiona

Melhores Praias da Galiza | Norte de EspanhaEstar sentado na areia branca fina com um castelo nas costas e uma caravela seiscentista diante dos olhos parece algo tirado de filme. Mas é assim na abrigada Praia da Ribeira, a praia urbana mais popular de Baiona e uma das melhores praias da Galiza. Aos pés do Castelo Montereal coroando o Monte Boi e com a réplica-museu da Caravela Pinta que trouxe Cristóvão Colombo de volta das Américas ancorada na marina defronte.

Quando esta se enche, a igualmente abrigada Praia da Barbeira, ou a desportiva Praia da Cuncheira (com rochas) são as vizinhas à escolha.

Se estes areais forem curtos demais para si, fuja para a sossegada Praia de Santa Marta de águas pouco profundas ou para o extenso areal branco da Praia Ladeira, ao lado do Camping de Baiona.

Os adeptos do surf em todas as suas modalidades devem apontar a bússola para a Praia América, Praia de Panxón ou Praia dos Patos, já em Nigrán.

Onde ficar perto das Praias de Baiona?

Pazo de Mendoza | Estela do Mar | Parador de Baiona | Camping Playa América

Praia de Silgar (Sanxenxo)

O título honorífico de capital do turismo das Rías Baixas que Sanxenxo ostenta, é inquestionável. Quase unida a Portonovo, as duas são cidades vibrantes de juventude, praia e petiscos.

Sanxenxo é a cidade espanhola que arrecadou mais distintivos de Bandeira Azul pela qualidade das suas águas e a Praia de Silgar é a joia da coroa.

Esta é daquelas praias da Galiza perfeitas para dolce far niente. É desfrutar de momentos de doçura nas gelatarias da marginal marítima, a tapear nas esplanadas junto à marina até que o corpo aguente, alugar uma espreguiçadeira e assistir ao pôr do sol no Atlântico com um gin tónico na mão.

Onde ficar perto da Praia de Silgar?

Gran Talaso Hotel Sanxenxo | Hotel Carlos I Silgar | Hotel Panadeiramar

Praia La Lanzada (O Grove)

Melhores Praias da Galiza | Norte de EspanhaAlém de um bom dia nas praias da Galiza, quer comer muito bem? O Grove. As opções gastronómicas numa terra que celebra a exaltação do marisco (todo o santo outubro) são mais que elogiáveis e as suas praias também não desiludem.

O Grove é enseada atrás de enseada, selvagens e mágicas. Curiosamente, O Grove só não é ainda uma ilha porque o vento sudoeste trouxe areia suficiente para a unir com um istmo: a Praia La Lanzada.

La Lanzada é a maior (4 km de areia, do Miradoiro da Lanzada até à Ermida da Nossa Señora da Lanzada praticamente sempre sobre passadiços) e mais conhecida praia de areia branca e mar turquesa, ideal para os desportos náuticos.

Apesar do vento também gostar de aqui veranear, não lhe consegue tirar a fama como uma das melhores praias da Galiza com Bandeiras Azuis ganhas consecutivamente, dunas, amplo estacionamento, boas infraestruturas de apoio a banhistas e bares de praia.

Os pores do sol e as maravilhosas noites longas de verão que lá se vivem fazem desta uma das melhores praias da Galiza.

Dica VagaMundos: junte este passeio de barco pela Ria de Arousa com degustação de mexilhões e viva uma experiência inesquecível.

Onde ficar perto da Praia La Lanzada?

Pousada A Lanzada | Hotel Abeiras | Hotel Talaso Louxo La Toja | Píllaras da Lanzada

Praia Carnota

Chegar à Costa da Morte é dar de caras com um paraíso natural doutra dimensão. E a Praia da Carnota brilha intensamente entre todas as suas joias. Assim que lhe pusemos o olho em cima, foi direta para o nosso top das melhores praias da Galiza.

É uma extensa praia de fina areia branca, em forma de meia-lua e com um vistaço 360ºC surreal, ao longo dos seus impressionantes 7 quilómetros! Quando a maré baixa, pode chegar ao quilómetro de largura em alguns trechos. Sim, é a mais extensa das praias da Galiza apenas interrompida pela foz do Rio Valdebois. Portanto, falta de espaço não é desculpa.

Envolvida por dunas protegidas, com o Monte Pindo em pano de fundo, fauna e flora características das marismas, a Praia da Carnota é uma experiência mágica e insólita: a de se sentir numa praia infinita.

Onde ficar perto da Praia Carnota?

Nidos de Carnota | Hotel Faro Lariño | OLardoMar | Algar Carnotasuites | Hotel do Porto

Praia da Langosteira

Situada junto ao mais famoso farol da Costa da Morte, o Farol de Finisterra, a Praia da Langosteira tem muitas razões para ser uma das nossas eleitas dentre as melhores praias da Galiza. E a mais forte é ainda hoje termos a Praia da Langosteira tatuada na memória como um dos pontos altos do capítulo mais marcante das nossas vidas: o Caminho de Santiago.

Situada mesmo antes do cabo que os romanos conheciam como “fim da terra”, a Praia da Langosteira é muito popular. Pela localização cénica e simbólica (para muitos peregrinos o Cabo de Fisterra é o verdadeiro fim do Caminho de Santiago). Por ter quase dois quilómetros de areia branca puríssima. Por oferecer águas plácidas resguardadas da ondulação violenta característica da Costa da Morte. Por ser banhada por um mar azul-turquesa de fazer cair o queixo.

Onde ficar perto da Praia da Langosteira?

Hotel Rústico Prado da Viña | Hotel Costa da Morte | Hotel O Semaforo | Hotel Playa Langosteira

Praia de Penencia ou Doniños (Ferrol)

Todo o pôr do sol tem o seu feitiço, mas quando se trata de um sol cru que desaparece atrás do horizonte dum Atlântico encrespado, a experiência torna-se difícil de bater.

E embora nos declaremos fiéis a pores-do-sol clássicos, como os das Ilhas Cíes, do Cabo de Finisterra ou do Santuário da Virgen de la Barca em Muxía, é na Praia de Doniños que atinge a plenitude, quando sincronizado com a maré baixa a desenhar silhuetas nos bancos de areia… E um horizonte habitado pelo Monte Ventoso, a Lagoa de Doniños… E muito menos turistas.

O melhor? Testemunhar tudo isto com uma cañita na mão e memorizar o pôr do sol mais inesquecível numa das melhores praias da Galiza.

Onde ficar perto da Praia Doniños?

Hotel Alda El Suizo | Gran Hotel de Ferrol | Parador de Ferrol

Praia das Lapas (A Coruña)

Melhores Praias da Galiza | Norte de EspanhaCom a imponente Torre de Hercules como guardiã sempre de vigia, a pequena e resguardada enseada da Praia das Lapas encantou-nos logo, como uma janelinha aberta para o Atlântico.

As falésias protegem-na do vento e do cenário de betão que predomina nas praias urbanas mais badaladas da cidade de A Coruña, como a Praia de Riazor e Praia Orzan. É como fugir da cidade estando dentro dela, pois tem infraestruturas de apoio suficientes para um belo dia a desfrutar do sol. Nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa seleção das melhores praias da Galiza!

Onde ficar perto da Praia das Lapas?

Hotel Lois | Hotel Riazor | Hotel Avenida | Eurostars Blue Coruña

Praia das Catedrais (Ribadeo)

E para fechar a nossa seleção das melhores praias da Galiza, a joia da coroa. Em fama, nenhuma bate Las Catredales. Em beleza, também não. Esta é daquelas de andar de pés na areia e cabeça nas nuvens!

A Praia das Catedrais fica localizada no município de Ribadeo, na província de Lugo. É uma praia belíssima, escultural, de rochas colossais que rompem da areia formando arcos monumentais, que chegam a atingir mais de trinta metros de altura, misteriosas grutas e autênticas obras primas naturais. Uma autêntica catedral natural, esculpida a preceito pelas mãos do vento e das ondas do Mar Cantábrico!

É possível apreciar as formações rochosas do alto das falésias percorrendo um cénico passadiço criado para o efeito. Até porque, o areal da Praia das Catedrais só está acessível durante a maré baixa. A nossa última visita à Las Catedrales coincidiu com a maré alta. Mas tiramos o melhor partido da situação fazendo este passeio de lancha pela costa de Ribadeo que reservámos com antecedência na Civitatis.

Para além disso, durante o verão, as visitas ao areal da Praia das Catedrais têm um limite diário estabelecido e carecem de reserva obrigatória. Foi a forma encontrada para preservar este monumento natural. Mesmo assim, durante a época alta, tem pessoas a mais (sobretudo aos fins de semana).

Dica VagaMundos: na preparação da sua visita à Praia das Catedrais, não deixe de consultar a hora da maré baixa (poderá fazê-lo clicando aqui) e de garantir o seu acesso ao areal fazendo previamente a reserva de visita à Praia das Catedrais no site oficial da Xunta Galicia.
Melhores Praias da Galiza | Norte de Espanha
Praia das Illas, um dos segredos mais bem guardados entre as praias da Galiza

Mesmo ao lado da Praia das Catedrais, encontra várias praias com formações rochosas muito semelhantes, com acesso igualmente gratuito, com o bónus de não ter que lidar com multidões e reservas.

As nossas favoritas são a Praia de Esteiro, a Praia das Covas, a Praia das Illas e a Praia dos Castros. São uma excelente alternativa à Praia das Catedrais durante a época alta ou no caso de querer acrescentar mais umas pérolas à sua própria lista das melhores praias da Galiza.

Onde ficar perto da Praia das Catedrais?

Hotel Mi Norte | Hotel Playa de las Catedrales | Refugio O Castro | villas las catedrales

Mapa das melhores praias da Galiza


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias da Galiza no norte de Espanha.

Outros artigos de Espanha 

Melhores Praias do Sul de Espanha Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro de Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro Sierra Nevada | Parque Natural Arribes del Duero | ÁvilaBarcelona | Badajoz | Benidorm | Cáceres | Camino de HierroCórdoba | Granada | Ilhas Cíes | Lago de Sanabria | Lalín | MadridMálaga | Mérida | Ourense | Puebla de Sanabria | RondaSalamanca | Santiago de Compostela | SegoviaSevilha | Toledo | Vigo | Zamora

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.