Melhores Praias da Kefalonia | Grécia

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas Alojamento

Anda à procura das melhores praias da Kefalonia para umas férias de verão inesquecíveis na Grécia? Temos mais de duas mãos cheias de sugestões para satisfazer o seu desejo na maior das ilhas Jónicas Gregas, cada uma mais deslumbrante que a outra. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que não está a sonhar!

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas Alojamento
Myrtos – Melhores Praias da Kefalonia

Apesar de não ter a popularidade de outras ilhas gregas, como Mykonos ou Santorini, em beleza, Kefalonia não lhes fica nada atrás. Inclusivamente, no que a praias diz respeito, até lhes ganha de “goleada”. Sim, dizemos sem medo de errar que a ilha de Kefalonia tem o maior número de praias paradisíacas por quilómetro quadrado da Grécia, desde extensas praias de areia branca e águas azul-turquesa a recônditas calas de seixos com águas cristalinas de um verde-esmeralda simplesmente incrível.

Cala Dafnoudi – Melhores Praias de Kefalonia

Longe de as conhecermos todas, mas tendo estado em bem mais, estas são as praias da Kefalonia que, depois de muito sol e sal na pele, bateram a escala e alcançaram um lugar no pódio. Vista o fato de banho, calce os chinelos, ponha a toalha ao ombro e venha daí connosco nesta aventura de descoberta das melhores praias da Kefalonia!

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas Alojamento
Praia Fteri, uma das praias selvagens mais bonitas da Kefalonia
 Na preparação da sua viagem para visitar as melhores praias de Kefalonia, não deixe de ler também os seguintes artigos:

Melhores Praias da Kefalonia: conheça as praias mais bonitas para umas férias de sonho nas Ilhas Gregas

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas Alojamento
Petani – Melhores Praias da Kefalonia

Para além de uma breve descrição das melhores praias de Kefalonia, neste artigo vai também encontrar um mapa interativo com a localização das praias, sugestões de localidades e alojamentos onde ficar na Kefalonia e dicas para desfrutar em segurança destes pedacinhos de paraíso na terra.

Seguro de Viagem para Kefalonia

Algo que consideramos muito importante numa viagem à Kefalonia é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem à Kefalonia e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Praia Makris Gialos

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas Alojamento

Abrimos a nossa lista das melhores praias da Kefalonia com a Praia Makris Gialos, uma das praias de areia fina mais bonitas da ilha. A praia fica localizada a dois passos da capital, Argostoli, numa pequena baía de águas cristalinas azul-turquesa, super calmas e pouco profundas. O seu extenso e dourado areal está bordejado por um verdejante pinhal, o que cria um contraste de cores simplesmente estupendo.

Para mais, esta praia da Kefalonia é de fácil acesso, tem bastante estacionamento gratuito no pinhal, conta com excelentes infraestruturas de apoio (bar/restaurante, chapéus de palha com espreguiçadeiras a preços económicos, etc) e uma enorme oferta de desportos aquáticos. O único senão é que se for na época alta, o mais certo é estar à pinha!

Praia Myrtos

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas AlojamentoA Praia de Myrtos é considerada a praia mais bonita de Kefalonia, e quem somos nós para discordar. Não só é uma das melhores praias da Kefalonia como até tem lugar cativo nas listas das “praias mais bonitas do mundo” das principais revistas de viagens do mundo. Nas ilhas gregas só encontra rival na igualmente famosa Navagio Beach, na vizinha ilha de Zakynthos.

Já deve ter visto largas centenas de fotografias da Praia de Myrtos, mas, quando lhe botar o olho em cima, verá que não há “click” que faça justiça à sua beleza. A praia está localizada numa idílica baía, encaixada entre colossais falésias cobertas por vegetação de um verde exuberante, sendo formada por milhões de pedrinhas brancas. A cor do mar é de mil tons de azul, que vão do azul-escuro ao azul-turquesa. E o melhor de tudo é que, devido às correntes, as cores desenham padrões diferente ao longo do dia. Sim, a Praia de Myrtos é muito vaidosa e passa o dia a mudar de roupa!

Para desfrutar deste apaixonante quadro paisagístico, existem dois extraordinários miradouros à beira da estrada, um na estrada que liga o povoado de Myrtos a Assos (lado direito da praia) e outro na estrada que liga Myrtos a Agkonas (lado esquerdo da praia). Encontra a sua localização exata no mapa que disponibilizamos no final do artigo.

A nível de infraestruturas vai encontrar um bar, casas de banho, chuveiros e guarda-sóis com espreguiçadeiras. Se for com crianças pequenas, tenha cuidado na hora de ir a banhos pois as águas da Praia de Myrtos são muito profundas e têm por norma fortes correntes e ondulação.

Dica VagaMundos: recomendamos que leve chinelos e calçado aquático (aquashoes) na bagagem para ir a banhos nas praias de seixos, como a Praia de Myrtos Beach, e nas calas de Kefalonia. Assim evita escorregar e magoar os pés, tanto no acesso como dentro de água. Deram-nos imenso jeito na hora de ir a banhos nas melhores praias da Kefalonia!

Praia Antisamos

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas AlojamentoA praia de Antisamos tornou-se famosa por ter sido um dos locais eleitos para filmar o filme O Bandolim do Capitão Corelli e a escolha dificilmente poderia ter sido mais acertada pois esta praia da Kefalonia é mesmo de uma beleza cinematográfica.

Fica localizada numa enorme enseada na costa leste da ilha, com águas calmas de um azul-turquesa divinal, completamente cercada por gigantescas montanhas cobertas de pinheiros e cedros. Para mais a praia tem um “areal” colossal (na verdade, pequenos seixos brancos), o que faz com que não falte espaço para a toalha, mesmo durante os meses da época alta, quando a maioria das praias da Kefalonia está à pinha.

A nível de infraestruturas não lhe falta rigorosamente nada: bares/restaurantes, guarda-sóis com espreguiçadeiras, enorme parque de estacionamento e uma enorme oferta de desportos náuticos dos quais destacamos o aluguer de caiaques e pranchas de SUP, perfeitas para desfrutar em pleno da maravilhosa baía. Não é à toa que nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das melhores praias da Kefalonia.

Praia da Cala Kimilia

Cala Kimilia

A Cala Kimilia é uma pequena praia de seixos localizada numa linda enseada de águas cristalinas (perfeitas para praticar snorkeling), completamente rodeada de floresta. O acesso à praia exige fazer uma curtíssima caminhada pela floresta (não chega a 1 km) o que, a nosso ver, é um pequeno preço a pagar para poder dar um mergulho numa das mais belas praias da Kefalonia. Escusado será dizer que, face à sua recôndita localização, não vai encontrar qualquer tipo de serviços de apoio à praia.

Cala Dafnoudi
Dica VagaMundos: quer conhecer mais uma das praias selvagens mais bonitas da Kefalonia? Então dê um saltinho à Cala Dafnoudi. Fica praticamente ao lado da Cala Kimilia e, à semelhança da sua vizinha, também exige fazer uma pequena caminhada pela floresta (neste caso cerca de 1,5 km). É outro pedacinho do céu da Kefalonia!

Praia da Cala Emplisi

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas AlojamentoSe as caminhadas não são muito a sua praia, vai adorar a Praia da Cala Emplisi, outra das praias que tem lugar cativo na nossa lista das melhores praias da Kefalonia. É que o acesso a esta linda praia de seixos é feito por estrada asfaltada e, no que a beleza diz respeito, não fica nada atrás das suas vizinhas mais selvagens.

À sua espera tem uma idílica enseada de incríveis águas de tons esmeralda, rodeada por íngremes rochas e luxuriante vegetação. As águas são tão calmas que mais parece uma gigantesca piscina. Apesar de não haver aluguer de chapéus-de-sol, existem oliveiras na orla da praia, para quando quiser estar à sombra, e um pequeno bar ambulante para beber uma refrescante bebida ou comer um gelado. O difícil aqui vai ser querer ir embora!

Praia da Cala Foki

A praia da Cala Foki é outra enseada mágica, cujo nome deriva de ser um dos locais favoritos das focas Monachus monachus (focas-monge-do-mediterrâneo) na ilha de Kefalonia. Fica situada mesmo ao lado da estrada, nas imediações da pitoresca vila piscatória de Fiskardo, e à semelhança das outras calas do norte da ilha, tem águas plácidas e cristalinas e encontra-se rodeada de luxuriante vegetação. Na praia em si não há qualquer infraestrutura de apoio mas à beira da estrada encontra uma típica taverna grega onde pode comprar comida ou bebida.

Praia Skala

Outra das praias da Kefalonia que nos encheu as medidas foi a Praia Skala. Para começar tem um dos maiores areais da ilha, com quase 3 km de extensão, simplesmente perfeito para dar um bocadinho de descanso aos aquashoes.

Depois tem bandeira azul, o que atesta a excelente qualidade das águas, excelentes infraestruturas de apoio (bares/restaurantes, chapéus de palha com espreguiçadeiras a preços económicos, etc) e uma enorme oferta de desportos aquáticos. Ou seja não lhe falta nada para um excelente dia de praia!

Praia Petani

A Praia de Petani é outra das praias mais afamadas da Kefalonia e a popularidade tem razão de ser. Petani tem um dos maiores areais da península de Palliki e fica idilicamente aninhada no sopé de colossais falésias, com um mar de lindos tons de azul a seus pés. E como o acesso à praia é feito percorrendo uma ziguezagueante estrada, que mais parece um gigantesco miradouro panorâmico, o deslumbramento começa bem antes de colocar os pés no areal.

No que a infraestruturas de apoio é igualmente exemplar. Bares e restaurantes que servem peixe fresco e marisco, casas de banho e balneários com chuveiros, nadador-salvador, muitos lugares de estacionamento e uma enorme oferta de desportos náuticos. É daquelas praias perfeitas para passar um dia inteiro entre banhos de sol e mar!

Praia Agia Kiriaki

Outra das praias da Kefalonia à qual recomendamos visita é a Agia Kiriaki, uma praia onde se respira tranquilidade, com lindas águas azul-turquesa e um extenso areal (um misto de areia fina com pequenas pedrinhas brancas).

Apesar de estar num local relativamente isolado, tem acesso por estrada, sendo que o último par de quilómetros é feito por pista de terra batida, perfeitamente circulável com um carro ligeiro. Está equipada com WC com balneários, bar/restaurante, chapéus-de-sol e espreguiçadeiras para alugar a um preço económico e tem bastantes lugares de estacionamento perto da praia.

Praia Fteri

A paradisíaca Fteri, é a nossa praia selvagem favorita em Kefalonia. E quando dizemos selvagem não estamos a exagerar. A Fteri Beach fica situada num dos locais mais recônditos da ilha não existindo qualquer sinal de presença humana, tampouco uma estrada de acesso. À sua espera tem uma praia de seixos brancos como a cal e águas de um azul caribenho inacreditável, orlada por imponentes arribas calcárias e uma exuberante vegetação. Sim, a Fteri Beach encaixa na perfeição naquela imagem idílica da praia deserta!

Visto que não há estrada, para a ir conhecer só tem mesmo duas hipóteses. A primeira é percorrer a pé um trilho relativamente exigente com sensivelmente 2 km de extensão (4 km ida e volta) que arranca dos arredores de Zola. Infelizmente o trilho não se encontra bem sinalizado e tem uma enorme exposição solar, o que o torna uma péssima opção para os dias quentes de verão. Pode consultar a localização precisa do início do trilho no mapa que disponibilizamos no final do artigo.

A segunda opção é ir até ao porto de Zola e apanhar um fast boat, que durante a época balnear sai com frequência (por norma a cada 30 minutos). Neste caso, em pouco mais de 10 minutos chega ao paraíso e para regressar é só acertar uma hora com o “barqueiro”. Neste caso é canja ir dar um mergulho a uma das praias mais paradisíacas da Kefalonia!

Dica VagaMundos: é possível combinar a visita à Fteri Beach com a vizinha praia selvagem Amidi Beach, cujo acesso é exclusivamente por mar. O fast boat que vai à Fteri Beach também faz ligação à Amidi Beach mas, como a frequência das viagens é bem menor, convém ir com bastante tempo disponível.

Vouti Beach

Depois de regressar da Fteri Beach sugerimos que dê um saltinho à Vouti Beach, outra das praias das praias da Kefalonia que parece um cartão postal. Até porque fica a somente 2 km de distância do porto de Zola e tem acesso por estrada. Avisamos já é que é bastante estreita, vertiginosa e não está lá em grande estado de conservação.

Mas quando vir as duas pequenas enseadas que compõem a Vouti Beach, cujas águas cristalinas e vida submarina fazem as delícias dos amantes de snorkeling, vai dar por muito bem empregue o esforço da curta viagem.

Na enseada do lado direito existem guarda-sóis com espreguiçadeiras para alugar, mas na enseada do lado esquerdo não existe qualquer tipo de serviço, ou seja é completamente selvagem. No topo do rochedo que divide as duas enseadas existe uma pequena taverna que dá apoio à praia e que é perfeita para tomar uma bebida ou comer uma refeição simples enquanto se desfruta da divinal paisagem.

Praia Xi

Melhores Praias da Kefalonia - Grécia | Mapa e Dicas AlojamentoFechamos a nossa lista das melhores praias da Kefalonia com a Praia Xi, uma praia que é um autêntico spa a céu aberto. Esta praia sui generis da península Palliki tem um extenso areal alaranjado, de águas super rasas e encontra-se rodeada por falésias de argila, cujas propriedades medicinais e de limpeza de pele fazem a delícia dos banhistas.

Para desfrutar de um experiência de spa natural gratuita, basta tirar um pouco de argila das falésias e misturá-la com água de forma a criar uma fantástica máscara de limpeza para o rosto e o corpo. Depois é deixar secar e, na hora de tirar, é só dar um mergulho nas suas quentinhas águas, as mais quentes que encontramos em Kefalonia.

A nível de infraestruturas não lhe falta nada, desde bares de praia a espreguiçadeiras, e conta ainda com uma vasta oferta de desportos náuticos. É uma das melhores praias de Kefalonia para ir com crianças, pois as águas são mesmo muito calmas e, como já referimos, pouco profundas.

Onde ficar a dormir perto das melhores praias da Kefalonia?

Argostoli, uma das melhores localidades onde ficar a dormir na Kefalonia

Apesar de ser a maior das Ilhas Jónicas, Kefalonia não é propriamente colossal. Tendo isso em conta, pode optar por montar base numa só localidade, e ir conhecer as melhores praias da Kefalonia a partir daí (exige menos logística e torna a experiência mais relaxante), ou dividir a sua estadia por duas localidades de forma a poupar no tempo das viagens (a desvantagem é ter de andar a fazer e desfazer malas).

Nós como ficamos uma semana em Kefalonia, optamos por dividir a estadia entre o norte/leste e o sul/oeste da ilha para podermos testar diferentes alojamentos e ficar com uma boa ideia das vantagens e desvantagens de cada uma das regiões.

O norte/leste ganha na tranquilidade e na proximidade das praias e calas mais selvagens (e bonitas) de Kefalonia. Já o sul/oeste tem como trunfos estar mais perto do aeroporto, ter a maior oferta de hotelaria e restauração da ilha e uma animada vida noturna. Honestamente, no cômputo geral, a região norte da ilha tem mais a nossa cara e, a ter que escolher apenas um local para montar base, seria a nossa escolha.

Posto isto, para explorar as praias do sul e da costa oeste da Kefalonia, as melhores localidades para ficar alojado são Argostoli (a capital de Kefalonia) e a vizinha Lassi. Já para explorar as praias do norte e a costa leste da Kefalonia as melhores apostas são Agia Effimia, Fiskardo e Sami.

Escolhemos estas localidades em detrimento de outras pois têm bons acessos e imensa oferta de alojamento, restauração e demais serviços turísticos. Como tal, é relativamente fácil encontrar quartos a bons preços, sobretudo se reservar alojamento com alguma antecedência.

Clique nos links abaixo para procurar alojamento nas respetivas localidades e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.

Para lhe dar uma mãozinha na escolha do hotel onde ficar perto das praias da Kefalonia, listamos abaixo os nossos alojamentos favoritos para montar base na Kefalonia – testados e aprovados por nós – e adicionamos ainda algumas sugestões dos hotéis que apresentam a melhor relação qualidade-preço dentro da respetiva categoria. Clique nos nomes para informação detalhada e ver disponibilidade e preços.

Norte/Leste de Kefalonia

Sul/Oeste de Kefalonia

Mapa com a localização das melhores Praias da Kefalonia


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias da Kefalonia

Outros artigos da Grécia

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Anabela e Alexandre!
    Aproveito para dizer que gosto muito do vosso blog :) já me deu dicas valiosas em algumas viagens que fiz!
    Pergunto se acham viável ir para kefalonia fazer praia sem alugar um carro? Ou mesmo Zakynthos. Estou a planear uma viagem a Atenas, seguida de uns dias de praia numa das ilhas. Mas estou reticente quanto ao carro. Aconselham este tipo de turismo noutra ilha?
    Obrigada desde já e boas viagens! :D

    • Olá Bárbara.
      Para desfrutar das melhores praias da Kefalonia (ou Zakynthos) a melhor opção é mesmo alugar um carro. De outra forma fica limitada às praias perto do seu alojamento e às que têm ligações de transportes públicos, que tanto na Kefalonia como em Zakynthos são algo ineficientes (e claro não vão a todas as praias). Por norma é assim em todas as ilhas da Grécia.
      Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.