Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho

Quer saber quais as melhores praias da Sicília? A costa da Sicília estende-se por quase 1500 quilómetros – para não mencionar os arquipélagos circundantes das ilhas Eólias, Égadas e Pelágias. Portanto, se há coisa que não falta na ilha italiana da Sicília são praias, dos areais infinitos às baias secretas. E de sonho!

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Cala Rossa – Melhores Praias da Sicília

Desde as praias urbanas com bares animados às enseadas recônditas de beleza natural indescritível, selvagens e tranquilas, a Sicília revela-se como um paraíso para todos os tipos de banhistas. De junho a outubro (às vezes, novembro), as temperaturas do mar são um convite aberto a mergulhos salgados em águas cristalinas. Que tal lhe soa como destino para as suas próximas férias de verão numa ilha italiana de sonho?

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Praia de Calamosche – Melhores Praias da Sicília

Além disso, a Sicília é terra de cores e sabores incríveis, um lugar onde história e cultura, emoção e lazer encontraram o equilíbrio perfeito. Repleta de sol, detentora dum rico legado normando-arábico e gastronomia deliciosa, montanhas majestosas e mares deslumbrantes, a oferta de praias da Sicília é diversificada, fascinante e promete agradar a todos os adoradores do sol.

Então, pront@ para mergulhar os pés nas areias da Sicília? Aqui estão as melhores praias da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Reserva Natural do Zíngaro – Melhores Praias da Sicília
Na preparação da sua viagem para desfrutar das melhores praias da Sicília, não deixe de ler também os seguintes artigos:

Melhores Praias da Sicília: conheça as praias mais bonitas da ilha da Sicília

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Praia de San Lorenzo – Melhores Praias da Sicília

Com temperaturas suficientemente quentes para banhos de mar desde o final de maio até ao início de outubro, é fácil perceber porque é que os habitantes locais passam metade do ano a mergulhar nas melhores praias da Sicília e a refrescar-se nos azuis dramáticos dos mares Jónico, Tirreno e Mediterrâneo.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Cala Calazza – Melhores Praias da Sicília

Ponha de lado as suas ideias pré-concebidas sobre praias lisas de fina areia do Mediterrâneo antes de visitar a Sicília. Muitas das spiagge preferidas na ilha são bordadas por rocha, onde o que interessa são os spots de água cristalina e intensamente turquesa, embora existam, claro, os clássicos lidos, tipicamente instalados nas praias urbanas, onde os guarda-sóis e as espreguiçadeiras se alinham com precisão militar.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Praia Eraclea Minoa – Melhores Praias da Sicília

Desde a praia do lifestyle até às enseadas escondidas de seixos passando por (alguns) locais secretos, aqui estão as melhores praias da Sicília nas costas norte, sul este e oeste e localizadas perto de grandes cidades, com todo os serviços, onde pode montar base para umas férias de verão de sonho.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Praia de Magaggiari – Melhores Praias da Sicília
Seguro de Viagem para a Sicília

Algo que consideramos muito importante numa viagem à Sicília é um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos. E no atual contexto epidemiológico, é de crucial importância que um seguro de viagem tenha cobertura COVID-19. Só assim é possível viajar com tranquilidade.

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem à Sicília e receba um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem usando o nosso link.

Melhores Praias de Palermo | Praias do Norte da Sicília

Estendendo-se de Messina a Palermo, a costa norte da Sicília é maravilhosa, alberga paisagens marítimas deslumbrantes enquadradas por três cadeias de montanhas distintas, cidades fascinantes, como Cefalù, e algumas das melhores praias da Sicília.

Praia de Mondello

Para mergulhos no verão ou lavar as vistas o resto do ano, a (muito) popular Praia de Mondello é a primeira na lista das melhores praias da Sicília pela proximidade à capital. Esta praia urbana fica aninhada entre as colinas escarpadas de Capo Gallo e Monte Pellegrino, a 25 minutos de carro do centro de Palermo ou a 1 hora de transportes públicos.

Os palermitanos fazem romaria à Praia de Mondello por causa do quilómetro e meio de areias brancas e águas cristalinas calminhas, pouco profundas (ideal para crianças) e leque completo de serviços. Além disso, tem um agradável calçadão arborizado, com bares de praia e bonitas villas alinhados dum lado e doutro, para passeios relaxantes.

Se quiser ir a banhos, saiba que a praia está praticamente toda tomada por “lidos” privados que cobram para usar cadeiras e guarda-sóis. Spots para estender a toalha grátis, só bem cedo de manhã ou à tardinha.

Onde ficar perto da Praia de Mondello?

Villa Olimpia | Domìa Boutique Hotel | B&B L’Officina di Apollo

Praia de Magaggiari

A Praia de Magaggiari fica a 34 km do centro de Palermo, na povoação de Cinisi, e é mais pequena, mas gostamos da onda descontraída. Como a enseada fica virada a oeste, fomos de propósito assistir ao pôr do sol a pintar de dourado as suas areias finas e águas azul-turquesa. Sentados na esplanada a beber um Aperol Spritz, podemos dizer que o dia fechou com chave de ouro!

É uma praia urbana vigiada com serviços de apoio a banhistas, aluguer de espreguiçadeiras e guarda-sóis e zona de acesso público. No verão fica à pinha por ser pequena e apesar do estacionamento pago ter apenas umas dezenas de lugares, fica lotado num ápice.

Onde ficar perto da Praia de Magaggiari

Amantea Monument | La Ruota B&B | Casa Escape

Praias da Reserva Natural do Zíngaro

Cala Capreria – Melhores Praias da Sicília

A Reserva Natural do Zíngaro é um pedacinho mágico da costa noroeste, onde se encontra o nosso trilho favorito da Sicília. Mas o que nos leva a incluí-la na nossa seleção das melhores praias da Sicília, são as encantadoras enseadas de seixos e águas absolutamente cristalinas que pontilham ao longo do trilho costeiro bem marcado.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Cala dell’Uzzo – Melhores Praias da Sicília

Vai ter de caminhar um bocadinho, mas vai ser recompensad@ com arrebatadoras vistas costeiras e encontrar as calas mais bonitas perto de Palermo. Pode-se ficar pela famosa Cala Capreria, mas se fizer os 7 km vai alternando caminhada com mergulhos em enseadas espetaculares o dia inteiro, de seus nomes Cala del Varo, Cala della Disa, Cala Berretta, Cala Marinella, Cala dell’Uzzo e Spiaggia Riserva Naturale Orientata dello Zingaro. Não se esqueça de levar tudo o que precisar para um dia de aventura e comunhão na natureza: comida, muita água e protetor solar.

A entrada sul é a que fica mais próxima de Palermo; a entrada norte, de San Vito lo Capo. Irá encontrar um amplo estacionamento junto às bilheteiras (sim, o acesso à reserva natural é pago).

Onde ficar perto das praias da Reserva Natural do Zíngaro

Helios Hotel | Hotel Iride | Baglio del Mulino a Vento

Praia de Cefalù

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonhoAlém de ser uma das cidades mais encantadoras da ilha, Cefalù também tem o privilégio de possuir uma das melhores praias da Sicília.

Não temos dúvidas que a praia de Cefalù é uma das mais cénicas! Imagine uma praia de areia dourada banhada pelas águas cristalinas azul-turquesa da baía em forma de meia lua e, como pano de fundo, um casario em tons pastel, com encanto medieval, plantado no sopé de um imponente monte coroado por uma fortaleza. Que belo quadro, não?

Como se não bastasse o belíssimo enquadramento paisagístico, as águas pouco profundas são uma delícia, para miúdos e graúdos. Existem zonas privadas e públicas, sendo esta última a pequena zona de areal mais próxima da aldeia.

Ao longo do passeio marítimo por cima da praia enfilam-se restaurantes e gelatarias, proporcionando a oportunidade perfeita para um gelato ou uma granita enquanto desfruta de um passeio sem pressas.

Onde ficar perto da Praia de Cefalù

Blue Bay | Ossuna Bay Hotel Boutique | Residence Cala Grande

Melhores Praias de Trapani | Praias do Oeste da Sicília

A história está a cada esquina na ponta oeste da Sicília, e as suas raízes fenícias, gregas, romanas, árabes e normandas são evidentes. Qualquer visita à região deve incluir as antigas cidades de Trapani, Erice e Marsala. Sem falhar as melhores praias da Sicília que merecem o primeiro lugar no pódio.

Praia de San Giuliano

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonhoQuando uma praia soma uma mão cheia de trunfos como a Praia de San Giuliano, é óbvio que tem que estar em qualquer lista das melhores praias da Sicília.

A Praia de San Giuliano é uma extensa e pitoresca praia de areia fina dourada e água turquesa pouco profunda a somente 3 km do centro de Trapani. Agrada a todos, dos 8 ao 80. É o local perfeito para banhos de sol e mar e para assistir ao pôr-do-sol “patrocinado por uma bebida qualquer”. Embora parte esteja ocupada por lidos, com todos os serviços de apoio a banhistas, há zonas de acesso público livre onde não paga nada.

Como é bastante popular, fica ocasionalmente lotada, especialmente nos fins de semana e meses de julho e agosto. Mas é grande o suficiente para garantir um espacinho para a sua toalha (e até para o carro no estacionamento).

Onde ficar perto da Praia de San Giuliano

Central Gallery Rooms | Room Of Andrea Hotel | Secret B&B

Praias da Ilha Favignana

Cala Azurra – Melhores Praias da Sicília

As Ilhas Égadi reúnem o maior número de calas e praias paradisíacas por quilómetro quadrado de toda a Sicília. As três principais ilhas do arquipélago são FavignanaLevanzo e Marettimo e os barcos para todas elas partem do porto de Trapani.

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonho
Cala Bue Marino – Melhores Praias da Sicília

Favignana, a ilha em forma de borboleta, é a maior e mais visitada de todas, pois é a que tem melhores ligações de barco e é nela que se encontram as calas mais famosas das Ilhas Égadi, como seja a Cala Azurra, a Cala Rotonda, a Cala Bue Marino e a magnifica Cala Rossa, considerada uma das praias mais bonitas da Itália. Basta pôr o olho em cima destes pedaços de paraíso para perceber porque são constantemente eleitas como melhores praias da Sicília.

Não que a vizinha Levanzo lhe fique atrás em praias divinais como a Cala Minnola (pela qual caímos de amores) e a Cala Fredda.

Cala Minnola – Melhores Praias da Sicília

Pode ficar alojado na ilha de Favignana. Se só tiver um dia disponível, a melhor opção é fazer um tour de barco a partir de Trapani. Dessa forma conseguirá conhecer os locais mais emblemáticos de Favignana e Levanzo sem perder tempo com a logística.

Nós reservámos este passeio de barco, com almoço incluído e tempo para nadar nas melhores praias de Favignana e Levanzo, através do GetYourGuide (clique para ver) e recomendamos sem hesitar. O único defeito que teve foi que soube a pouco!

Onde ficar perto das Praias da Ilha Favignana

Tempo Di Mare | Resort Il Mulino | Elimi Favignana Apartments

Praia de San Vito Lo Capo

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonhoDe areia fina, águas cristalinas turquesa, tendo como pano de fundo a paisagem impressionante do Monte Mónaco e um dos pores do sol mais sublimes da ilha, a Praia de San Vito lo Capo joga com todos os poderes da sedução para ser uma das melhores praias da Sicília.

Assim que o sol resplandece e as temperaturas começam a aquecer na primavera, a Praia de San Vito lo Capo atrai como mel, tanto os habitantes locais como os turistas.

No verão, os beach clubs, bares e restaurantes animam de dia e de noite, alinhados nos quase 3 km de extensão da orla marítima. E, se gostar de escalada ou de caminhadas, as íngremes falésias circundantes oferecem alguns trilhos espetaculares no resto do ano.

Apesar da extensão, a popularidade e fama de uma das praias mais deslumbrantes da Itália é tanta que no pico do verão encontrar espaço para se entender na toalha parece uma missão impossível. Portanto, venha bem cedo.

Onde ficar perto da Praia de San Vito Lo Capo

Helios Hotel | Hotel Iride | Baglio del Mulino a Vento

Praia Macari e Cala Calazza

Pela sua beleza selvagem natural, seguem-se nesta lista das melhores praias da Sicília não uma mas duas: Macari e Cala Calazza.

Praia Macari

Na costa rochosa da Baía de Santa Margherita, a Praia Macari é uma maravilhosa praia selvagem de areia com águas cristalinas azul turquesa simplesmente irresistíveis. Não tem é qualquer tipo de sombras, nem serviços de apoio à praia permanentes. Contudo, durante a época balnear há quase sempre carrinhas de street food/bares itinerantes estacionados nas imediações da praia. Como alternativa, pode dar um saltinho à vizinha aldeia de Macari ou à cidade de Castelluzzo, sendo que nesta última encontra todo o tipo de serviços.

Cala Calazza

Nas imediações da Praia Macari irá encontrar também uma miríade recortes na rocha que formam calas completamente selvagens perfeitas, autênticas piscinas naturais cristalinas perfeitas para dar um mergulho longe das multidões e populares entre os amantes do snorkeling. A Cala Calazza foi a que mais nos encheu as medidas!

Onde ficar perto da Praia Macari e da Cala Calazza

Cala di Ponente | Trigrana Vacanze Hotel | Poggio di mare

Melhores Praias de Catânia e Siracusa| Praias do Leste da Sicília

A bela e dramática Riviera Jónica estende-se pela costa leste da Sicília pontilhada por uma série de cidades históricas costeiras (Taormina, Catânia e Siracusa) e encantadoras aldeias piscatórias, um leque diversificado de praias atraentes e um litoral magistralmente esculpido pelos elementos. A vigiar tudo isto está o mítico vulcão Etna, cuja presença molda toda a região geológica, cultural, gastronómica e historicamente desde tempos imemoriais.

Praia de Isola Bella

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonhoAos pés da turística e majestosa Taormina, o ilhéu Isola Bella faz jus ao nome: é mesmo uma ilha bela. “Unida a terra” pela Praia de Isola Bella, uma linha de areia e seixos que conquista lugar nas melhores praias da Sicília pela beleza cénica. E conquista cada vez mais amantes do sol e do sal na pele, muito por culpa da vista para a pitoresca ilhota povoada de plantas tropicais e árvores de citrinos que mais parece um jardim botânico.

No pico do verão, há enchentes de turistas, mas espere pela hora do aperitivo para ter esta linda enseada (quase) só para si. Vingue-se da espera com um Negroni na mão, um cocktail que pode descobrir num dos beach clubs de apoio.

Leve o material de snorkeling já a baía foi bafejada de águas transparentes, rochas e muita vida marinha. Para explorar os melhores spots de mergulho, pode fazer uma viagem de barco até ao parque marinho de Isola Bella, onde encontrará grutas cobertas de coral cheias de vida marinha vibrante.

Onde ficar perto da Praia de Isola Bella

Hotel Bel Soggiorno | Hotel Villa Nettuno | Hotel Continental

Praia de Catânia

Simplesmente La Playa – assim mesmo, em espanhol – é a principal, mais próxima e mais popular praia a sul de Catânia. É considerada uma das melhores praias da Sicília por causa da sua extensão de 18 km de areia fina e dourada, com águas azuis cristalinas pouco profundas e uma vista deslumbrante do Monte Etna.

É adequada para todo o tipo de banhistas. Como na maioria das praias da Itália, a Praia de Catânia está dividida em secções de acesso livre e privado, os lidos, uma espécie de beach clubs com bar e/ou restaurante, música e serviços de apoio aos banhistas como WCs, vestiários, duches e aluguer de guarda-sóis e espreguiçadeiras. Alguns disponibilizam também equipamentos de desportos e atividades lúdicas na água. À noite muitos deles convertem-se em animados night clubs. La Playa tem vários lidos com ambientes distintos, pelo que pode escolher entre um que atrai um público mais jovem em busca de animação ou um ambiente mais familiar.

As praias de acesso livre são só três e a melhor, a Spiaggia Libera 3, é a que fica mais distante. Infelizmente, ficam superlotadas na época alta e nos fins de semana e os habituais frequentadores queixam-se do lixo deixado pelos banhistas descuidados.

Onde ficar perto da Praia de Catânia

Habitat | Hotel Centrum | Palazzo Scammacca

Praia de Calamosche

Se a movimentação de La Playa for demais para si, a próxima das melhores praias da Sicília que temos para lhe sugerir pode ser o pedacinho de paraíso que procura para relax total.

Chama-se Calamosche, é um pequeno areal de 200 metros totalmente selvagem (logo, sem qualquer tipo de serviço de apoio a banhistas) e protegido, por estar inserido na Reserva Ambiental Oasi Faunistica di Vendicari, a 11 km da cidade barroca de Noto. Delimitada por rochas, a enseada intocada é como uma piscina natural de águas turquesa incrivelmente límpidas. E todos contribuem para o sossego e tranquilidade deste oásis de silêncio ao deixarem a música e as bolas de praia em casa.

Para lá chegar terá de tomar a SP19 em direção à reserva, deixar o carro no parque designado, pagar o ingresso na reserva natural e fazer um trilho de cerca de 2 km até à enseada, um pequeno sacrifício amplamente recompensado logo à chegada. Traga a mochila bem fornecida de comida e bebida e desfrute dum dia relaxante neste paraíso natural.

Onde ficar perto da Praia de Calamosche

Villa Felicia | Grand Hotel Sofia | Hotel Porta Reale

Praia de San Lorenzo

Outra das melhores praias da Sicília é a Praia de San Lorenzo, uma hidden gem cuja beleza natural não deixa ninguém indiferente.

A Praia de San Lorenzo é, na verdade, uma faixa costeira repleta de encantos no extremo sul da Reserva Natural de Vendicari, caracterizada por praias de areia e pequenas enseadas. A areia fina e as águas cristalinas azul-turquesa permitem que até as crianças desfrutem do mar sem qualquer perigo: quanto mais a sul, menos profundas.

Toda a área está equipada com instalações balneares encontrando-se numa e outra praia um bar ou restaurante a disponibilizar serviços de apoio a banhistas que garantem dias de total descontração.

Onde ficar perto da Praia de San Lorenzo

Casa Memi | Toremare Suite Marzamemi | Hotel Villa Giulia

Melhores Praias de Agrigento | Praias do Sul da Sicília

A costa sul da Sicília é lar de quilómetros e quilómetros de praias de areia praticamente intocadas e de uma impressionante lista de locais classificados como Património Mundial da UNESCO.

Praia de Sampieri

Melhores Praias da Sicília para umas férias de sonhoA costa sudeste é lar de muitas das melhores praias da Sicília e uma das mais completas em termos de enquadramento fotogénico, é a Praia de Sampieri.

Estendendo-se por quase dois quilómetros, as dunas de areia fina que bordam a linha marítima, mais uma vez pintada de azuis incríveis, brilham alvas e douradas consoante a luz do sol.

Pontilhadas por vegetação dunar mediterrânica e protegidas por uma floresta de pinheiros e as encostas rochosas de cada extremo da baía em forma de meia-lua, o quadro fica ainda mais encantador. A leste ficam as ruínas da Fornace Penna, a primeira fábrica a ser construída com sentido estético, agora, um sítio arqueológico industrial. A oeste, o casario pitoresco da vila piscatória de Sampieri.

Bem munida de infraestruturas de apoio a banhistas, é o local perfeito para desfrutar de horas de descontração ou deixar as crianças brincar. Ao fim da tarde, a paisagem torna-se inacreditável, com o encantador pôr do sol sobre o mar e a silhueta da antiga fábrica de tijolos.

Onde ficar perto da Praia de Sampieri

VOI Marsa Siclà Essentia | Scicli Albergo Diffuso | Hotel Novecento

Praia da Scala dei Turchi

Pelo seu valor geológico, natural, paisagístico e até histórico, a Praia da Scala dei Turchi tinha que estar nesta lista das melhores praias da Sicília.

Qualquer roteiro pela Sicília tem paragem obrigatória na Scala dei Turchi, um colossal penhasco de calcário marga em forma de escadaria, com 50 metros de altura, que os elementos caprichosamente esculpiram – e que os turcos utilizaram para invadir a Sicília.

No sopé da falésia, o areal dourado atrai a atenção de turistas de todo o mundo, especialmente na época alta. O contraste do alvo calcário com o azul turquesa das águas do Mediterrâneo é simplesmente divinal.

É o local perfeito para dar uns refrescantes mergulhos enquanto aguarda por um dos pores do sol mais mágicos da Sicília. E não faltam bares e restaurantes nas proximidades – nem tem que se preocupar com a lancheira.

Onde ficar perto da Praia da Scala dei Turchi

Villa La Lumia B&B Suites & Apartments | Villa Athena Resort | Borgo delle Pietre

Praia Eraclea Minoa

Se procura uma das melhores praias da Sicília para desfrutar dum ambiente sereno e relaxante a Praia de Eraclea Minoa é para si.

A praia de Eraclea Minoa é uma faixa de areia longa e estreita, bela e intocada, localizada na costa sul da Sicília, perto do sítio arqueológico de Eraclea Minoa. Pode ficar perto dos lidos ou escolher as zonas mais “desertas”.

Como é menos concorrida que outras praias populares da Sicília, esta praia oferece aos visitantes o sossego tranquilizador para desfrutar de banhos revigorantes nas águas cristalinas do Mar Mediterrâneo, rodeado de paisagens naturais deslumbrantes. Além de cénica, a zona oferece aos amantes das caminhadas, de birdwatching e de snorkeling horas de entretenimento.

Apesar de muito bem munida de lidos, com comida, bebida, infraestruturas de apoio e equipamento para atividades desportivas aquáticas, a praia é de acesso livre.

Onde ficar perto da Praia Eraclea Minoa

ADLER Spa Resort Sicilia | Luna Minoica Suites & Apartments | B&b L’eden Di Capo Bianco

Mapa das melhores praias da Sicília


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores praias da Sicília.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.