Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamento

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamento

As praias de Aljezur são um dos principais destinos de férias de verão na Costa Vicentina. Entre serra e mar, nos mais de 40 km de orla costeira do concelho há mais duma mão cheia de fabulosas praias em Aljezur. Na costa ocidental do Algarve tem à sua espera praias com boas infraestruturas turísticas, galardoadas com Bandeira Azul pela qualidade das águas cristalinas de mar azul, areais a perder de vista, e paraísos selvagens de natureza intocada. Mas… Quais as melhores praias de Aljezur? Neste artigo vamos revelar-lhe as nossas favoritas dentre as praias de Aljezur, as mais famosas e as mais secretas, perfeitas quer para uma escapadinha de fim-de-semana, quer para umas deliciosas férias de praia na Costa Vicentina.

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia de Odeceixe – Aljezur

Leia até ao fim para eleger a sua favorita e saber como tirar o melhor partido das suas férias de verão nas mais belas praias de Aljezur, em pleno coração da Costa Vicentina.

Praias de Aljezur: descubra as melhores praias, das mais famosas às mais secretas e de nudismo

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamento
Praia da Bordeira – Aljezur

Este Algarve diferente, virado a ocidente, contrasta com o Algarve virado a sul em vários aspetos. Um dos mais evidentes é a paisagem paradisíaca. Inseridas numa das costas mais bem preservadas da Europa, as praias de Aljezur estão rodeadas pelo perfil serrilhado de altas arribas de xisto negro, apresentando-se ora em extensas dunas ora em pequenas enseadas de areia dourada no sopé de altas falésias de rocha negra.

Praia da Arrifana – Aljezur

Fala-se das melhores praias de Aljezur e as opiniões dividem-se. Cada um nomeará de acordo com as suas preferências. Porto seguro de pescadores, paraíso do surf nas suas múltiplas variantes, meca dos amantes da natureza, também famílias com crianças podem aqui desfrutar de umas agradáveis e tranquilas férias. A par de um património natural arrebatador, a região não se cinge às suas belas praias. Aljezur brinda o visitante com rico património histórico, legado ancestral, espaços museológicos, aldeias pitorescas e ótima gastronomia.

Praia da Amoreira – Aljezur

Para além de uma breve descrição das melhores praias de Aljezur, vai também encontrar neste artigo várias sugestões do que ver e fazer em Aljezur para além das praias, um mapa interativo com a localização das praias de Aljezur e sugestões de alojamento para as suas férias em Aljezur, no coração da Costa Vicentina.

Praia de Odeceixe

Abrimos a nossa lista das melhores praias de Aljezur com a Praia de Odeceixe, uma das praias eleitas das 7 Maravilhas de Portugal. Odeceixe foi a grande vencedora na categoria de Praia de Arribas. E assim que se tem o primeiro vislumbre, percebemos porquê. A norte ergue-se uma das arribas mais belas e imponentes de toda a Costa Vicentina.

Disputada entre Alentejo e Algarve, esta praia tem belas vistas panorâmicas e alia praia de mar e rio na perfeição. Quando quiser fugir da cidade grande, naqueles dias em que fica caótica, fuja para a praia de Odeceixe. A enorme duna de areia tem espaço para todos e agrada todos os gostos. Dum lado, as plácidas águas da serpenteante Ribeira de Seixe são escolhidas por pais, filhos e avós. Do outro, as ondas dum mar azul agitado são ideais para os aventureiros. Seja qual for a sua preferência, a praia de Odeceixe é um autêntico remédio natural anti-stress.

Praia das Adegas

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoDo grande areal da praia de Odeceixe passamos de imediato à sua vizinha, a Praia das Adegas, uma das melhores enseadas recônditas do concelho de Aljezur e a única praia naturista oficial das praias de Aljezur.

Num concurso de fotogenia das praias de Aljezur, a Praia das Adegas apresenta-se como séria candidata. Abrigada do vento pelas altas arribas de xisto negro com veios brancos em relevo, este areal dourado de pequenas dimensões ganha uma beleza invulgar. No pico da maré vazia possibilita o acesso a uma outra enseada com uma gruta rochosa e pequenas piscinas naturais junto às rochas da falésia.

Confirme do Miradouro da Praia das Adegas no alto da falésia, onde fica um parque de estacionamento informal. Este deve ser o seu ponto de referência para descer à praia. O acesso à Praia das Adegas faz-se através dum trilho que desce a falésia, inicialmente por terra batida e depois por passadiços e escadas de madeira. A praia é vigiada apenas na época balnear mas não tem serviços de apoio. Terá que recorrer aos restaurantes, cafés e WC com chuveiro que servem a Praia de Odeceixe, a cerca de 500 metros.

Praia do Vale dos Homens

A três quilómetros da pequena povoação de Rogil, a Praia de Vale dos Homens é uma verdadeira pérola de beleza natural. Apreciável o ano inteiro a partir dos passadiços e miradouro no alto da falésia. O mar azul cristalino que contrasta com as altas arribas de xisto negro que a delimitam, banha um areal dourado pontilhado por bolsas de pedra rolada e lajes polidas pelo mar. Ao cenário já de si paradisíaco, soma-se o Barranco de Vale dos Homens, um vale rasgado na rocha com uma pequena linha de água no qual é possível adentrar-se a partir da praia.

Praticamente deserta o ano todo, a Praia de Vale dos Homens é mais procurada no verão pelas famílias ou casais que buscam uma praia com atmosfera tranquila, mais sossegada e isolada. Melhor ainda na baixa-mar com a formação de poças de maré onde liliputianos seres marinhos ficam retidos. Um deleite para os miúdos observarem peixinhos, caranguejos, lapas e até pequenas estrelas e ouriços do mar.

Vigiada durante a época balnear, tem estacionamento no topo sul da falésia, mas não tem infraestruturas nem serviços de apoio. Portanto, previna-se com comida e bebida se quiser passar por lá o dia. Para descer à praia, o acesso faz-se através duma longa escadaria em madeira, que proporciona, simultaneamente, uma vista panorâmica do mar e das falésias imperdível.

Dica VagaMundos: muito importante, deixe estes paraísos selvagens intactos: traga um saco para recolher todo o seu lixo e leve-o consigo até o depositar num contentor público.

Praia da Carreagem

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoPor favor, não se esqueça de respirar quando vir a Praia da Carreagem. A escassos quilómetros de Rogil, um vilarejo típico da região, fica uma das mais belas praias de Aljezur. Tanto o acesso por estrada de terra batida, como o estacionamento e a escadaria de acesso à praia no fundo da arriba estão em boas condições.

É um segredo bem guardado. Não nos queixamos de ser tão desconhecida até porque, quanto menos gente, mais se preserva esta praia selvagem de Aljezur. Quase não se vê do topo da falésia que parece querer guardar aquele anfiteatro natural e pedaço de mar intocados. Cada passo da descida é uma surpresa. Acompanha-nos uma vegetação luxuriante, inacreditavelmente viva. As formações rochosas aqui são singulares e irrepetíveis. O cenário abraça-nos com carícia. Envolva-se de energia positiva no cenário idílico desta praia intimista. Inspire… Expire…

Praia da Amoreira

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoA Praia da Amoreira é outra das nossas praias de Aljezur favoritas. A Ribeira de Aljezur vem aqui desaguar, bem encostadinha à falésia que a protege a sul deixando o vasto areal protegido por uma duna a estender-se a norte.

Para banhos, tome o acesso a norte em direção ao Paraíso do Mar – seria um bom cognome para a praia, mas é na realidade o nome do restaurante que a serve. Há espaço mais que suficiente para a família toda montar o estaminé. Pelas vistas, siga as direções para a Praia da Amoreira pelo acesso sul, para a Taberna do Gabriel II.

Atenção! Kitesurfers e windsurfers: as ondas da Amoreira são aquele desafio a que não se podem negar. SUPers, a Ribeira de Aljezur é mesmo convidativa para umas remadelas.

Praia de Monte Clérigo

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoAreia, areia e mais areia. A areia é tanta na Praia do Monte Clérigo que é preciso “varrer” a estrada para passar. O povoado piscatório de casario branco e portas debruadas de cores vivas é delicioso. Tem um ar castiço que se confirma a caminhar pelas ruelas.

Se estiver de dieta, evite nas horas das refeições pois o odor do peixe grelhado faz sucumbir qualquer defensor da linha às tentações da gula. E se quiser iniciar-se no surf, Monte Clérigo é uma das melhores praias de Aljezur para o efeito. Há aqui boas escolas de surf para o ajudarem a apanhar as suas primeiras ondas.

Praia da Fateixa

Localizada a sul da Praia de Monte Clérigo, a Praia da Fateixa é um pequeno paraíso escondido absolutamente fascinante e uma das praias secretas de Aljezur que não pode perder.

A Praia da Fateixa deve o seu nome à âncora – fateixa – aqui encontrada que era usada pelos pescadores para fundear pequenas embarcações. Repete-se a moldura duma falésia de xisto negro a acompanhar um areal dourado com 300 metros de extensão, que se reduz a um fio de ouro na maré alta. Só difere no azul dum mar transparente interrompido pelas fragas de mar na zona de banhos. Poças de maré garantidas na maré vaza.

Apesar de distar menos de 500 metros do casario de Monte Clérigo, é um dos segredos mais bem guardados das praias de Aljezur no seio dos mais aventureiros que conhecem a Costa Vicentina como a palma da mão. Por ser selvagem (portanto, sem vigilância nem infraestruturas) e por ter um acesso pouco facilitado, pode-se considerar que é uma “praia deserta”. O trilho pela arriba escarpada não é para todos e exige cuidados redobrados. Faltando-lhe a destreza e a coragem, é melhor ficar-se pela vista panorâmica do alto da falésia. Especialmente bela do lado sul ao pôr do sol!

Praia da Arrifana

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoQuanto mais para sul for no concelho de Aljezur melhores spots para apanhar ondas e as da Arrifana casam bem com uma prancha de surf. Esta deve ser a melhor praia surfista de Aljezur, a mais frequentada e a mais famosa além-fronteiras.

Já se deve ter apercebido que esta é a Costa Vicentina da “boa onda”. Uma boa onda inclusiva porque até quem só vem para o banho de mar e sol, tem lugar na Arrifana. Sem sombra de dúvidas uma das melhores praias de Aljezur. Mesmo que a maré alta quase obrigue o pessoal a bazar, ninguém se incomoda de mudar de poiso, ceder um bocadinho de espaço ou mesmo subir para as pedras rolantes. Por falar nisto, fica já prevenid@ que é preciso “sola rija” para entrar na praia.

A povoação fica cá no topo da falésia que tem umas vistas panorâmicas incríveis da praia lá ao fundo, protegida dos ventos. Para baixo todos os santos ajudam, mas para cima, é preciso coragem!

Praia de Vale Figueiras

Mais uma das praias isoladas de Aljezur, a Praia de Vale Figueiras fica escondida na zona das Alfambras, um conjunto de casais dispersos pelos montes entre Aljezur e Carrapateira. Ainda livre de veraneantes em massa, é duma beleza impar – ideal para os amantes da natureza em estado puro. Aqui as falésias dão lugar a uma paisagem costeira de montes ondulantes de baixa altitude rodeando um vale que termina suavemente no areal. Com exceção das arribas xistosas a delimitar os topos norte e sul da praia de Vale Figueiras. Na maré baixa, pode ir caminhando pela areia para norte para aceder à paradisíaca Praia do Penedo.

A praia apresenta uma longa faixa de areia, ideal para caminhadas e atividades ao ar livre. Apesar de não ter infraestruturas nem serviços de apoio (para além dum parque de estacionamento em alcatrão), o mar tem boas condições para a prática de surf e bodyboard.

O acesso à Praia de Vale Figueira faz-se por um troço de mais ou menos 5 km de alcatrão e de terra batida, acessível a qualquer veículo. Vindo de Aljezur siga as setas indicativas “Carrapateira” e depois “Monte Novo” e “Vale Figueiras” à direita. Mas basta seguir as coordenadas do GPS disponíveis no Google Maps que vai lá dar direitinho.

Praia da Bordeira

Melhores Praias de Aljezur: guia para visitar e dicas de alojamentoBordeira deve ser-lhe pouco familiar. Já Carrapateira deve fazer soar os sinos. O Pontal da Carrapateira é das zonas mais cénicas da Costa Vicentina. Reúne uma série de fenómenos geológicos e tem uma variedade de flora e fauna merecedores de um episódio de vida selvagem narrado pelo David Attenborough.

Uma das pedras preciosas mais brilhantes deste tesouro é a praia da Bordeira, a maior das praias de Aljezur. Espaço é coisa que não falta, mesmo no mais popular dos dias. A duna de areia fina que forma a praia da Bordeira é tão grande que assim que a pisamos temos a sensação de estar a percorrer o deserto do Saara… do Algarve.

As condições de vento e das águas de mar e rio são bastantes aliciantes para os praticantes de desportos aquáticos. No mar há ondas para exibir a destreza em manobras dignas de aplauso. E a larga Ribeira da Bordeira vem desaguar à praia, não sem antes oferecer generosamente as suas águas a iniciantes de kitesurf. Chegar ao areal da praia é parte da aventura: quer escolha o acesso da arriba sul onde está o parque de estacionamento ou o passadiço ao lado do restaurante O Sítio do Rio, terá sempre que atravessar a ribeira a pé. No worries, tem pouca profundidade.

Praia do Amado

Fechamos a nossa lista das melhores praias de Aljezur com a Praia do Amado. Mesmo para quem, como nós, já calcorreou dezenas de praias da Costa Vicentina, chegar à Praia do Amado faz-nos sempre soltar aquele “Uau!!!” Nesta terra vermelha, por entre recortes de falésia e arriba, uma vegetação extraordinária, estas areias douradas banhadas por uma água cristalina, ora azul, ora esmeralda, formam uma meia-lua que parece recortada dum destino de sonho.

Deixe-se enganar a pensar que está numa praia paradisíaca, porque está mesmo! (Embora a temperatura da água depressa desfaça a ilusão.) Ainda não conseguimos descobrir qual o seu melhor ângulo, pois a fotogenia que a caracteriza, não falha em nenhum dos seus recantos.

Deixe-se acariciar pela brisa que sopra do mar ou vá assistir a um dos campeonatos mundiais de surf que colocaram a praia do Amado nas listas das melhores praias de Aljezur e mesmo de toda a Costa Vicentina.

O que visitar em Aljezur para além das praias?

Castelo de Aljezur

Aljezur está muito longe de se resumir às suas maravilhosas praias. Localizado entre a serra e o mar, o concelho de Aljezur guarda um sem número de tesouros naturais, trilhos de classe mundial e um património histórico e cultural arrebatador.

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Aljezur são as seguintes:

  • Subir ao lendário Castelo de Aljezur (um dos sete castelos que figuram na bandeira de Portugal) para desfrutar de uma magnífica vista panorâmica, sobre a várzea de Aljezur, a Serra de Monchique e o mar.
  • Deambular por entre as casas caiadas de branco e ruas estreitas do centro histórico de Aljezur, prestando especial atenção à Igreja da Misericórdia e à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Alva.
  • Visitar o Moinho de Odeceixe, no Serro da Igreja, onde é possível observar-se todo o processo artesanal de moagem de cereais.
  • Visitar o altaneiro Ribat da Arrifana, também conhecido pelo nome de Castelo da Arrifana, um complexo religioso e militar do período muçulmano ímpar em Portugal. Para além do enorme interesse arqueológico as vistas sobre a Costa Vicentina são de cortar a respiração.
  • Visitar o promontório chamado Ponta do Castelo, entre a Praia do Portinho do Forno e a Praia do Amado, onde irá encontrar as ruínas de um antigo povoado islâmico de pescadores que era utilizado sazonalmente. Já pouco resta do povoado, mas as vistas são uma vez mais arrebatadoras!
  • Visitar Bordeira, uma das aldeias mais típicas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Perca-se pelas suas ruelas estreitas enquanto aprecia o seu característico casario, visite a bonita Igreja da Nossa Senhora da Encarnação e suba até ao local onde outrora ficava o seu castelo e delicie-se com uma das paisagens rurais mais bonitas da Costa Vicentina.
  • Percorrer os fantásticos percursos pedestres da Endiabrada e Lagos Escondidos e do Pontal da Carrapateira. Clique no nome dos trilhos para mais informações.

Onde ficar quando for visitar as Praias de Aljezur? Sugestões de alojamento

Se está a planear fazer “beach hopping” pelas melhores praias de Aljezur, e onde ficar a dormir ainda é uma incógnita, nós ajudamos com algumas sugestões. Claro que, quanto mais perto da praia, melhor. Só que estamos desconfiados que vai querer descobrir o que estes alojamentos de Aljezur no meio da natureza têm de diferenciador.

Encontra na região de Aljezur opções de alojamento com qualidade, entre hotéis (ainda que poucos), hostels, casas de férias, alojamentos locais e casas de turismo rural, com todas as comodidades essenciais para uma escapadinha confortável ou umas férias prolongadas. Eis a nossa seleção dos melhores hotéis, alojamentos e casas de férias perto das mais belas praias de Aljezur.

Herdade Monte Do Sol

É apostar num dos melhores alojamentos de turismo rural para férias de verão nas praias de Aljezur, a escassos quilómetros da praia da Arrifana, com vistas campo-mar. A Herdade Monte Do Sol apresenta 5 villas autossuficientes confortáveis e climatizadas com terraço privativo, piscina ao ar livre, jardim, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Famílias, casais, surfistas e trilheiros da Rota Vicentina são muito bem-vindos. Um pequeno-almoço buffet (muito bom) incluído na tarifa é servido diariamente.

Quinta Alma – Ecological Retreat Farm

O nome diz tudo, só precisa de saber que se trata de um glamping. O Quinta Alma junta o melhor de dois mundos: comunhão com a Natureza no seu estado mais puro e um campismo de luxo sofisticado e cómodo. Tem tendas deluxe, teepees e uma cabina romântica em volta dum jardim e lagoa privada. Pequeno almoço para várias dietas, incluído vegan.

Monte Da Vilarinha

Uma guesthouse de Turismo Rural inserida numa ampla propriedade com piscina exterior, jardim, estacionamento e WiFi gratuitos, em Vilarinha perto de Carrapateira. Monte Da Vilarinha disponibiliza quartos e suites com todas as comodidades modernas bem como estúdios e chalets totalmente equipados. Serve diariamente um pequeno almoço buffet continental excecional já incluído na tarifa do alojamento.

Herdade Quinta Natura Turismo Rural

A Herdade Quinta Natura é um alojamento de turismo rural em Azenha (5 km a sul de Aljezur) inserido no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Disponibiliza quartos aconchegantes com um belo terraço privativo, piscina exterior, bar, Wi-Fi e estacionamento gratuitos. Pequeno-almoço incluso no valor da diária. Excelente relação qualidade-preço.

Utopia Guest House

Localizada em Aljezur, apresenta quartos super confortáveis com uma decoração única, de cores suaves e detalhes em pedra e madeira. A guesthouse Utopia possui 2 piscinas exteriores, um campo de ténis, um amplo jardim e 2 salas de estar partilhadas. Pequeno-almoço buffet incluído na tarifa.

Clique para ver mais opções de alojamento em Aljezur

Mapa com a localização das Melhores Praias de Aljezur


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores Praias de Aljezur.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.