Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficar

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficar

Entre a serra, o mar e o rio, Setúbal guarda algumas das praias mais paradisíacas de Portugal. Premiadas, umas, merecedoras de louros, outras, mas estupendas todas elas. Entre praias de extensas areias brancas e águas cristalinas azul-turquesa, até àquela praia de enseada idílica aninhada na Serra da Arrábida, há de tudo e para todos os gostos. Neste artigo vamos revelar-lhe as nossas praias de Setúbal favoritas, das mais famosas às mais secretas, perfeitas quer para uma escapadinha de fim-de-semana, quer para umas deliciosas férias de praia.

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficar
Galapinhos, uma das melhores praias de Setúbal

Se há algo pelo qual Setúbal é sobejamente conhecida, é pela beleza das suas praias. A combinação das águas de tons azuis, com a fina areia branca e o verde da vegetação da Serra da Arrábida dão às praias de Setúbal um look paradisíaco difícil de igualar. A larga Figueirinha, a famosa Galapos e o Portinho da Arrábida, com a solitária Pedra da Anicha, são as mais conhecidas. Depois há a Praia dos Coelhos, da Comenda ou da Foz, para quem busca the hidden gems.

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarMas há mais! Um ferryboat ou um catamarã facilmente @ leva ao outro lado do Sado, à península de Troia, com dezenas de quilómetros de extenso areal virado para o mar. À sua espera tem areais a perder de vista e águas do estilo Caribe (de aspeto, não de temperatura). São 45 km de costa atlântica enquadrada por delicadas dunas de areia branca entrecortadas pelas, igualmente delicadas, arribas fósseis de tons ocres que só adicionam mais beleza à paisagem. Aqui não tem de lutar por um lugar onde colocar a toalha e, se não se importar de andar um bocadinho, ainda corre o risco de encontrar a sua “praia deserta particular”, mesmo em plena época balnear.

Na preparação da sua viagem para conhecer as mais belas Praias de Setúbal sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Melhores Praias de Setúbal: da Serra da Arrábida à Península de Troia

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficar
Praia dos Coelhos, uma das praias selvagens de Setúbal

Para além de uma breve descrição das melhores praias de Setúbal, vai também encontrar neste artigo várias sugestões do que ver e fazer em Setúbal para além das praias, um mapa interativo com a localização das praias de Setúbal e sugestões de alojamento para as suas férias em Setúbal.

Vista o fato de banho, calce os chinelos, ponha o protetor solar e a toalha no saco e venha daí connosco descobrir a praia de Setúbal perfeita para si!

Informação Importante – Arrábida sem Carros

Desde 2018 a circulação entre a cidade de Setúbal e as praias da Arrábida está condicionada durante os meses do verão, mais precisamente entre 15 de junho e 15 de setembro. Dificulta um pouco a logística do acesso a algumas das melhores praias de Setúbal, mas é uma medida crucial para proteger o delicado ecossistema do Parque Natural da Serra da Arrábida.

Leia toda a informação atualizada sobre as condicionantes do trânsito e descubra as melhores alternativas para chegar às praias da Arrábida do concelho de Setúbal, consultando o site oficial do município de Setúbal.

Praia dos Galapos

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarAbrimos a nossa lista das melhores praias de Setúbal com a Praia dos Galapos, uma das praias mais deslumbrantes da Serra da Arrábida que parece recortada de uma qualquer costa longínqua paradisíaca. Uma pequena praia sossegada e abrigada pelas arribas, que depressa nos faz esquecer a canseira que foi descer os degraus para cá chegar. A praia vigiada com serviços de apoio, é ainda um dos spots favoritos de mergulho para observação da vida marinha por causa das águas claras, tranquilas e de fraca ondulação. Imperdível!

Praia dos Galapinhos

E se os Galapos impressionam, os Galapinhos maravilham! Não somos só nós a dizê-lo, é a imprensa internacional que elegeu a praia dos Galapinhos como uma das mais belas praias do mundo – melhor praia da Europa em 2017 pelo site European Best Destinations. Envolvida pela deslumbrante paisagem da Arrábida, esta praia de Setúbal oferece águas límpidas e cristalinas e um areal de fina areia branca que fecha em meia lua. O lugar não podia ser mais instagramável e não será muito difícil enamorar-se deste pequeno paraíso azul. Os acessos não são propriamente fáceis, mas o enquadramento é incrível, entre o verde da serra, os ocres das rochas e os azuis marinhos a protagonizar este cenário de sonho.

Praia dos Coelhos

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficar

Uma das nossas praias de Setúbal favoritas, a idílica Praia dos Coelhos é um dos segredos mais bem guardados da Arrábida. Bem! Talvez já não seja um segredo assim tão bem guardado. Localizada numa pequena enseada, a Praia dos Coelhos é uma praia selvagem (ou seja, não tem serviços de apoio) ideal para quem gosta de estender a toalha num recanto de natureza no seu estado mais puro. Uma praia tranquila e de mar sereno que constitui uma excelente alternativa às praias mais “comerciais” da Arrábida.

A Praia dos Coelhos é um pequeno paraíso para os amantes da natureza e esta predileção deve-se ao seu isolamento. Ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Setúbal, a Praia dos Coelhos não conta com qualquer acesso por estrada, nem placas a indicar a sua direção (ou sequer a sua existência). Ou seja a única forma de chegar à praia é a pé, percorrendo um pequeno trilho da Arrábida algo inclinado que, não sendo para todos, não apresenta dificuldades de maior, a nosso ver.

Dica VagaMundos: Clique para ler o nosso artigo com tudo sobre a Praia dos Coelhos, informações sobre o acesso e como chegar a uma das praias mais bonitas de Setúbal, com mapa GPS do trilho para download.

Praia do Creiro

A Praia do Creiro é outra das que tem lugar cativo na nossa lista das melhores praias de Setúbal. A praia conta com acesso facilitado de há uns anos a esta parte, com a construção duma estrada e criação de lugares de estacionamento, sendo presentemente uma das praias de Setúbal com melhores infraestruturas de apoio, entre eles vigilância durante a época balnear, serviços de restauração, aluguer de toldos e embarcações sem motor para diversão dos veraneantes, como caiaques ou pranchas de SUP.

Ali perto fica um complexo de salga de peixe da época romana, assim, junta o útil ao agradável e para além dum dia de praia, soma-lhe um passeio cultural com dois mil anos de história.

Praia do Portinho da Arrábida

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarUma das “7 Maravilhas de Portugal”, o Portinho da Arrábida vai deixá-lo boquiaberto! É uma das imagens-postal mais famosas das praias de Setúbal. E tem razão para o ser. É uma pequena baía com uma encantadora vila de pescadores situada num local idílico à beira de claras águas esmeralda ou turquesa, com um par dos melhores restaurantes da região. Uma estrada estreita, onde se passa à vez pelo histórico Forte de Santa Maria da Arrábida, faz-nos chegar à castiça aldeia piscatória que, diz a lenda, foi criada pelos frades franciscanos para proteger pescadores fugidos aos piratas.

O Portinho da Arrábida não é só uma das mais belas praias de Setúbal, é um destino para relaxar e comer bem em qualquer dia do ano. Com o estômago bem refastelado duma iguaria vinda do mar, um moroso passeio pela borda da água até à Praia do Creiro vai saber que nem ginjas. Na baía tranquila é também possível praticar mergulho para observar a vida marinha.

Dicas VagaMundos:

  • Uma das formas mais divertidas de conhecer as melhores praias de Setúbal é fazendo um passeio de caiaque pela costa do Parque Natural da Arrábida. Assim consegue ver este cantinho mágico de Portugal de outra perspetiva e descobrir algumas das praias e grutas mais secretas da Arrábida. Nós reservámos este passeio de caiaque de duas horas (clique para ver) através do GetYourGuide e gostamos bastante da relação qualidade-preço.
  • Se remar não for muito a sua praia sugerimos que faça um passeio de barco para observação dos famosos golfinhos do Estuário do Sado. Não só terá a oportunidade de ver os simpáticos golfinhos como irá desfrutar de excelentes vistas sobre o estuário do Sado, a Península de Troia e a linha de costa do Parque Natural da Arrábida. Clique para mais informações e para reservar o seu passeio de barco.

Praia da Figueirinha

Obviamente que numa lista das melhores praias de Setúbal não pode faltar a Figueirinha. Provavelmente, a mais famosa de todas elas. É o areal mais extenso entre Setúbal e Sesimbra, com vistas magnificas para a península de Troia e para o Portinho da Arrábida. Na maré baixa mostra uma língua de areia que parece fazer a praia crescer mar adentro, formando uma enseada perfeita para a prática de windsurf. Como é uma praia acessível, com todas as estruturas de apoio aos veraneantes, é também bastante concorrida e estender a toalha pode ser um problema se não chegar bem cedo. O azul das águas pouco profundas é simplesmente incrível e a ondulação calma é convidativa, mas não se deixe enganar, as águas da Arrábida são também das mais frias deste lado do Atlântico. Apesar disso, é a melhor praia para famílias, onde os garotos adoram andar à solta.

Praia do Monte Branco e Praia da Anicha

Outras duas praias de Setúbal de acesso complicado, que se escondem entre as encostas da Serra da Arrábida, são as praias do Monte Branco e da Anicha. O acesso mais facilitado é pela Praia do Creiro, e é preciso ter sorte com a maré, já que assim que a água sobe, só nos restam umas rochas para não ficarmos com tudo de molho. São duas pequenas enseadas que só alguns corajosos – ou pessoas em busca de maior isolamento – ousam frequentar. A Praia da Anicha recebe o nome da Pedra da Anicha, uma ilha de fragas rochosas, reserva zoológica, que lhe fica em frente. A Praia do Monte Branco deve-se ao facto de ali ter existido uma duna de areia branca, agora desaparecida. Ideais para apreciadores de praias pequenas e calmos recantos, abrigados por entre as rochas.

Praia de Albarquel

Esta é aquela que se pode chamar da praia mais urbana de Setúbal. Fica mesmo à saída da cidade, passando o Forte de Albarquel, às portas do Parque Natural da Serra da Arrábida e na foz do Sado. Pode-se lá chegar a pé, em modo passeio pelo agradável Parque Urbano de Albarquel. Tem uma extensão de areal que já mete respeito e termina a oeste com umas interessantes “paredes” em lajes verticais esculpidas pelos elementos. Tem alguns lugares de estacionamento disponíveis e serviços de restauração.

Praia da Comenda

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarLogo ao lado encontra a Praia da Comenda, uma das praias de Setúbal cujo futuro incerto ou a fará “desaparecer do mapa” ou a vai restituir ao público. A praia da Comenda é um areal de aluvião formado por uma ribeira que desce da serra e que desagua mesmo antes de se chegar ao Outão. O parque de merendas da Comenda tem feito as delícias de quem procura uma zona fresca, sombreada e arejada para fazer um picnic em família, conciliando a vegetação da serra com uma vista desafogada para o mar e para Troia. Acontece que a Casa da Comenda e respetivos hectares de quinta em redor, que estiveram abandonados durante anos, foram recentemente comprados por uns franceses que já iniciaram os trabalhos de recuperação, e, diz-se, vão vedar o parque de merendas ao público já que este está dentro dos limites da propriedade privada. Portanto, se ainda a quiser conhecer, apresse-se.

Praia Troia-Mar

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarA Praia Troia-Mar é a primeira praia de Troia da nossa lista das melhores praias de Setúbal, até porque é a que fica mais perto de Setúbal fazendo a travessia do Sado no ferry. Protegida pelo cordão de dunas que cinge o areal em forma de meia-lua, marca o extremo norte da Península de Troia. A Praia Troia-Mar é das mais cénicas por causa da vista desafogada para a Serra da Arrábida. Por isso, é das mais populares e concorridas.

É uma praia de caraterísticas urbanas, ou seja, tem apoios de praia como bar/restaurante, instalações sanitárias e estacionamento automóvel inserido na urbanização de Troia. Perto dos empreendimentos turístico, da estrada e do cais dos ferries. E é de fácil acesso, por passadiços de madeira, para que ir à praia não seja uma estafa para ninguém. Inclusivamente, este agradável passadiço vai até à Marina de Troia (cerca de 1,5 km) e é elevado para proporcionar uma vista desafogada sobre a paisagem. Há uma escola de vela e windsurf por perto e tem ainda espaços equipados para a prática de voleibol, futebol e rugby.

Praia Troia-Bico das Lulas

Outra das nossas praias de Setúbal favoritas é Praia Troia Bico das Lulas. Se nasceu para ser do sol, da areia e do verão com uma pitada de paisagem cénica, a Praia Troia Bico das Lulas tem a sua cara. Ainda com a Arrábida no horizonte é a primeira virada ao Oceano Atlântico dos quilómetros de areal da “língua” dunar de Troia. O areal da Praia Troia Bico das Lulas é bastante amplo. Nasceu do sistema dunar que está protegido por um comprido passadiço de madeira que dá acesso à zona de banhos.

Temperatura da água aceitável. Mar calmo e ondulação baixa para deixar as crianças brincarem à vontade. Tal deve-se aos bancos de areia a 600 metros da costa que abrandam o mar agitado e funcionam quase como quebra-mares. Se o vento estiver de feição, tem ótimas condições para kitesurf ou windsurf na água, voleibol, futebol e rugby na areia. Também tem serviços de apoio a banhistas.

Praia Troia Galé

Esta é uma praia mais sossegada que as “vizinhas” a norte, ideal para quem procura um dia calmo nas praias de Troia com características urbanas. Mais calmo ainda se andar para sul ao longo do areal da Costa da Galé. Concessionada pelo empreendimento turístico de Troia, a Praia de Troia-Galé é a que fica mais distante do aldeamento.

Com um areal muito extenso, banhado por um mar tranquilo beneficiando ainda da proteção natural dos bancos de areia na costa. Desde o areal, e devido à sua localização de excelência, obtém-se uma magnífica vista sobre a Serra da Arrábida, o que faz desta uma das mais bonitas praias perto de Setúbal.

Praia da Comporta

Melhores Praias de Setúbal: como ir visitar, mapa e onde ficarQuase com honras hollywoodescas, a praia da Comporta é a vedeta das praias da Península de Troia e como tal nem pestanejamos na hora de a incluir na nossa lista das melhores praias perto de Setúbal. Ainda preserva a sua beleza natural das dunas, areal branco e mar “caribenho”, protegida por uma mancha de pinhal e campos de arroz.

Belíssima. Agradável. Magnífica. Perfeita. Espetacular. São apenas alguns dos elogios rasgados que merece. E não somos nós a dizer (muito embora, concordemos com todos). São as pessoas que a conhecem e, verão após verão, regressam sem hesitar àquele que consideram ser o melhor refúgio de sossego e espaço para dourar a pele e salgar a alma. Tanto os que se aventuram nas águas do mar como os que não arredam pé do conforto da esplanada, são unânimes: the best! Venha cedo, porque enche depressa.

Praia do Carvalhal

Fechamos a nossa lista das melhores praias de Setúbal com a Praia do Carvalhal. Quem a viu e quem a vê! Era das praias da Península de Troia mais conotadas com “ninguém à vista”. Agora, de cara lavada, acessos estupendos e infraestruturas de primeira, a Praia do Carvalhal arrecada galardões Bandeira Azul, Qualidade de Ouro e Praia Acessível. E veraneantes!

Se não for um dos primeiros 2000 a chegar à Praia da Comporta, faça a agradável viagem de carro até à Praia do Carvalhal. Há mais 2000 lugares aqui que pouco ou nada deixam a desejar à “vizinha”. Se assim não fosse, o Sublime Comporta não teria aqui instalado o novo bar de praia. O mar já reúne condições para surf, bodyboard ou kitesurf, há até uma escola. Irresistível também para birdwatching, já que os habitats naturais da Lagoa da Travessa e a Lagoa Formosa são mesmo ao lado.

Como ir à Península de Troia a partir de Setúbal?

Para ir de Setúbal até às praias de Troia a maneira mais prática é apanhar um catamarã ou um ferry (se quiser levar o carro, é a melhor opção). Para além da praticidade, a viagem é muito bonita e com um bocadinho de sorte até avista uma brincalhona família de golfinhos do Sado

Contudo, se não gostar de andar de barco, pode sempre pegar no carro e ir dar a volta larga via Alcácer do Sal. Abaixo encontra a informação prática para ambas as opções.

De barco

Catamarã (só de passageiros)

  • Terminal de partida: Rua Teotónio Banha 2, Setúbal
  • Terminal de chegada: Marina de Troia
  • Tempo de viagem: 15 minutos

Ferries (passageiros e carros)

  • Terminal de partida: Doca do Comércio, Setúbal
  • Terminal de chegada: Cais Sul, Troia (a cerca de 5 km da Marina de Troia)
  • Tempo de viagem: 25 minutos

Para informações atualizadas sobre os horários e preços dos ferries e catamarãs consulte o site oficial: www.atlanticferries.pt

De carro via Alcácer do Sal

Desde o centro de Setúbal

  • 104 km (1:20h) por A2 (autoestrada com portagens), N253 e N253-1;
  • 96 km (1:25h) pelas estradas nacionais N10, N5, N253 e N253-1.

O que visitar em Setúbal para além das praias?

Praça do Bocage

Setúbal está muito longe de se resumir às suas maravilhosas praias. Rodeando uma das mais belas baías do mundo e detentora duma gastronomia invejável, a cidade de Setúbal guarda um invejável património histórico e bairros com uma identidade bem vincada.

Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Setúbal são as seguintes:

  • Ver a vida passar na Praça do Bocage (a praça principal de Setúbal, repleta de esplanadas, onde irá encontrar a estátua do poeta Bocage, a Câmara Municipal e a Igreja de São Julião)
  • Passear pelo histórico Bairro de São Domingos (onde irá encontrar Porta de São Sebastião, a Igreja de São Sebastião, o Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Casa Bocage e o Miradouro de São Sebastião, com vistas privilegiadas sobre o casario da cidade, do porto de Setúbal, de Troia e da Arrábida)
  • Passear pela Avenida Luisa Todi (onde se encontram os restaurantes mais afamados da cidade para degustar o melhor dos pratos com sabor a mar que caracterizam e destacam a gastronomia setubalense)
  • Ir às compras no Mercado do Livramento (considerado um dos melhores mercados de peixe do mundo)
  • Visitar a Igreja de Santa Maria da Graça (Sé de Setúbal) e o Convento de Jesus.
  • Conhecer a história e a cultura da região de Setúbal na premiada Casa da Baía.
  • Deambular pelo colorido Bairro do Troino (o bairro de pescadores mais antigo de Setúbal que virou criativo)
  • Subir ao Forte de São Filipe (e desfrutar das maravilhosas vistas sobre a Baía de Setúbal)
  • Comer Choco Frito e beber um Moscatel de Setúbal
  • Percorrer a Avenida José Mourinho (onde poderá ver as coloridas embarcações de pesca ancoradas, e dar um passeio pelo Jardim da Beira Mar até à Praia da Saúde para descobrir porque é que Setúbal é uma das baías mais bonitas do mundo)
  • Relaxar ou exercitar-se no Parque Urbano de Albarquel (uma área verde revitalizada à beira-mar com campos de jogos, parque infantil e um miradouro)
  • Visitar o Moinho de Maré da Mourisca em plena Reserva Natural do Estuário do Sado e passear pela zona de sapal e salinas. Se é fã de observação de aves (birdwatching) vai sentir-se no céu!
Quer mais dicas sobre a cidade de Setúbal? Então, não deixe de ler o nosso Roteiro para visitar Setúbal.

Onde ficar a dormir perto das Praias de Setúbal? Sugestões de alojamento

A oferta de alojamento em Setúbal é cada vez mais vasta e de melhor qualidade. Encontra de tudo, desde o hostel baratucho ao hotel de luxo, passando pelo hotel de negócios que o vai fazer sentir numa viagem de lazer, o estúdio prático no centro, a estadia de requinte numa quinta 5 estrelas, ou até mesmo um antigo moinho de vento.

A melhor relação qualidade-preço está no Rio Art Hotel. Para além das instalações modernas, a assinatura está nos detalhes de arte que inspiraram a decoração (e nome) deste simpático hotel. Mas ao primeiro contacto com a equipa, sabemos que vamos ser mimados. Quartos amplos, confortáveis e insonorizados, que primam pela limpeza. O pequeno-almoço é soberbo e não o vai querer dispensar.

RM The Experience é soberbo para aquela escapadinha romântica com luxo e conforto sem arruinar a carteira. O romantismo dos quartos modernos, confortáveis tornam a estadia perfeita (o roupão também é sugestivo). O programa pode incluir passeio de bicicleta à beira mar, pois as da guesthouse são gratuitas para os hóspedes. O pequeno-almoço? Imperdível.

Precisa de algo mais pratico e convencional, as melhores opções são o Meliá Setúbal Hotel e o Luna Esperança Centro Hotel.

Um apartamento dava-lhe mais jeito? Relaxe sem stress nos Marina Blue – Apartments & Suites, o pequeno-almoço estará à sua espera pela manhã. Uma família de 4 tem tudo o que precisa na Casa do Poeta. A família é maior? Talvez seja melhor olhar para os Alojamentos Vista Mar-Luisa Todi.

Prefere um luxuoso alojamento de turismo rural com tudo a que tem direito? Então aposte no Hotel Casa Palmela Small Luxury Hotel, em plena Serra da Arrábida, o único hotel rural de 5 estrelas de Setúbal.

Clique para ver mais opções de alojamento em Setúbal

Mapa com a localização das Praias de Setúbal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização das melhores Praias de Setúbal.

Se procura mais ideias de escapadinhas, veja estas 27 sugestões imperdíveis de passeios perto de Lisboa. Verá que não é preciso ir muito longe para ter uma verdadeira sensação de evasão!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.