Anda à procura dum destino de férias de verão com praia em Portugal? A Costa Oeste de Portugal tem praias para todos os gostos. Ou não fosse esta região um dos destinos turísticos mais fascinantes e diversificados do Centro de Portugal. As praias do Oeste de Portugal são ainda um refúgio do turismo de massas, ideais para quem quer fugir das enchentes das praias do Algarve no verão.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Melhores Praias do Oeste de Portugal (Costa de Prata)
- 1.1 Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)
- 1.2 Praia da Mexilhoeira (Torres Vedras)
- 1.3 Praia de Santa Rita (Torres Vedras)
- 1.4 Praia de Porto Novo (Torres Vedras)
- 1.5 Praia da Areia Branca (Lourinhã)
- 1.6 Praia do Paimogo (Lourinhã)
- 1.7 Praia da Consolação (Peniche)
- 1.8 Praia da Berlenga Grande (Ilhas Berlengas)
- 1.9 Praia do Baleal (Peniche)
- 1.10 Lagoa de Óbidos e Praia do Bom Sucesso (Caldas da Rainha)
- 1.11 Foz do Arelho (Caldas da Rainha)
- 1.12 Praia de Salir do Porto (Caldas da Rainha)
- 1.13 Praia e Baía de São Martinho do Porto (Alcobaça)
- 1.14 Praia do Salgado (Nazaré)
- 1.15 Praia da Nazaré (Nazaré)
- 1.16 Praia do Norte (Nazaré)
- 2 Mapa das melhores praias do Oeste
Melhores Praias do Oeste de Portugal (Costa de Prata)
Ao longo da costa portuguesa, há inúmeras praias que oferecem imagens dignas de postal. As praias do Oeste de Portugal contam-se entre elas. Galardoadas pela qualidade. Conhecidas pelas suas ondas. Procuradas pelos desportos náuticos. Apetecidas pelas mariscadas. Animadas pelos festivais de verão.
As praias da Costa Oeste de Portugal são aquele “retalho” da Costa de Prata que ostenta areais limpos e extensos. A perder de vista. Espaço não falta para manter a devida distância social. Mesmo na época alta em que as areias douradas se transformam num “tapete” multicolor de toalhas estendidas.
O mar convida a mergulhos. As esplanadas, a ver o sol brincar na água.
Seguimos o sol e fomos conhecê-las, desde Torres Vedras à Nazaré. Enterrámos os pés na areia delicada de praias excecionais entre falésias e locais de rara beleza. Encontramos as praias do Oeste de Portugal que têm tudo para preencher dias sem ralações.
Obviamente que as propostas passam também por partir à descoberta dos areais menos conhecidos da região. Para aquela evasão de fim de semana numa escapadinha descontraída. Mas… O melhor é tirar um mês de férias para uma viagem a experimentar as praias da Costa Oeste de Portugal!
Praia de Santa Cruz (Torres Vedras)
Aqui, a orla marítima é recortada por singulares formações rochosas das quais se destaca o Penedo do Guincho, um dos rochedos mais emblemáticos das praias da Região do Oeste de Portugal. E se o mar estiver agreste, há muito com que se entreter. Para além do incontornável passeio pela aprazível marginal de Santa Cruz e pelos passadiços que unem as várias praias, não deixe também de visitar a sui generis Torre de Santa Cruz (que faz lembrar uma torre veneziana) e a histórica Azenha de Santa Cruz.
A aventura continua sobre duas rodas. Nem precisa de trazer a sua bicicleta: passe pela Azenha, alugue uma Agostinha e siga pelo passeio marítimo. Escolha o melhor pico para se mandar às ondas (ou assista às manobras dos peritos). Adrenalina com vistas da orla marítima de cortar a respiração, é nos voos turísticos a partir do aeródromo local. Santa Cruz tem até um Carnaval de Verão e cortejos etnográficos.
Alojamentos onde ficar na Praia de Santa Cruz
Noah Surf House Portugal | Pousada da Juventude | Hotel Santa Cruz | Vila Louro
Praia da Mexilhoeira (Torres Vedras)
Alojamentos onde ficar na Praia da Mexilhoeira
Areias do Seixo Villas | Santa Cruz Surfhouse | Santa Cruz Ocean View Villa
Praia de Santa Rita (Torres Vedras)
Ainda alheia às grandes enchentes (excetuando talvez nos fins de semana de verão), a Praia de Santa Rita tem um grande areal limitado por montes e dunas cobertos de vegetação. Esta praia do Oeste de Portugal é banhada por um mar com personalidade, ou seja, de ondulação forte, ideal para os praticantes de surf e bodyboard. Mas não a exclua já: o sobe e desce das marés revela os lugares para banhos com segurança e algumas piscinas naturais. O areal largo e com pouca confusão possui duas áreas concessionadas nos seus extremos norte e sul.
Alojamentos onde ficar na Praia de Santa Rita
Well Hotel & Spa | Promar – Eco Beach & Spa Hotel | Hotel Golf Mar | Casa da Praia Santa Rita
Praia de Porto Novo (Torres Vedras)
Como o sol teima em se esconder até ao almoço, ocupe as manhãs com um passeio até à Foz do Alcabrichel, ponto de início do Passadiço das Escarpas da Maceira. O passadiço une a Praia de Porto Novo à localidade de Maceira (2 km ida e volta). Infelizmente, segue sempre paralelo à estrada e, para sermos honestos, não tem lá grandes vistas. Se quer uma experiência mais gratificante a desfrutar de estonteantes paisagens panorâmicas sobre as Escarpas da Maceira, recomendamos que, ao invés de percorrer o passadiço, siga pela margem do rio Alcabrichel até chegar às Termas do Vimeiro (3 km ida e volta). O caminho é feito sempre por estradão e é completamente plano, o que faz dele uma excelente opção para se fazer com crianças pequenas.
Alojamentos onde ficar na Praia de Porto Novo
Well Hotel & Spa | Promar – Eco Beach & Spa Hotel | Hotel Golf Mar | Casa da Praia Santa Rita
Praia da Areia Branca (Lourinhã)
O nome assenta-lhe que nem uma luva. A Praia da Areia Branca tem atributos de sobra para justificar ser um ponto de referência no turismo de praia do Oeste de Portugal. Sendo a mais conhecida do concelho de Lourinhã, esta é também a praia mais animada. Numerosos bares e restaurantes empoleiram-se na marginal do passeio marítimo frequentados por jovens alojados na Pousada da Juventude, cuja localização é de fazer roer de inveja qualquer um. Mais a sul, na foz da ribeira, a Praia do Areal tem espaço de sobra para todos. Tal como o seu nome indica, esta praia da Costa Oeste de Portugal possui um extenso areal que, mesmo em plena época alta, permite usufruir de uma enorme tranquilidade.
As primeiras gerações de surfistas portugueses descobriram as excelentes condições do seu mar agitado para apanhar umas ondas com a prancha. E por lá ficaram. Hoje ensinam, hospedam e proporcionam experiências inesquecíveis a quem se inicia na prática do surf ou bodyboard.
Alojamentos onde ficar na Praia da Areia Branca
Hotel Dom Lourenço | Sol e Ondas | Pousada da Juventude | The Port House
Praia do Paimogo (Lourinhã)
Escondida, remota e selvagem. A Praia do Paimogo é na verdade um antigo porto de pesca tradicional que atrai pelo sossego e pelo cenário natural das falésias circundantes sobre as quais se destacam as ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Anjos de Paimogo. Terá à sua espera uma vista inesquecível sobre as arribas. Estando a maré muito baixa, pode até caminhar a pé até à Praia do Caniçal, logo a sul. Mas atenção: nada de aventuras porque estas praias não vigiadas têm alguns perigos inerentes. Use de prudência e muito bom senso.
Alojamentos onde ficar perto da Praia do Pamoigo
Hotel Dom Lourenço | Sol e Ondas | Pousada da Juventude | The Port House
Praia da Consolação (Peniche)
Aponte a bússola para o Forte da Praia da Consolação, no concelho de Peniche. A intenção é deixar-se seduzir por um dos seus maiores atrativos: as praias de areal a perder de vista. O contraste a norte e a sul do forte é marcante. A sul, rochas, pedras, lajes e fragas dominam o cenário e o nome de Praia das Rochas, dado ao agreste pedaço à beira mar que permite estender a toalha, não podia ser mais adequado. A norte estende-se um extenso e largo areal que começa com a Praia da Consolação, no meio tem a Praia do Medão Grande, mais conhecida mundialmente como a Praia dos Supertubos – palco, anfiteatro e bastidores de campeonatos de surf mais importantes do mundo – e termina com a Praia do Molhe Leste, já às portas de Peniche.
Passeie-se pelo largo, admire a Igreja Matriz (dedicada, obviamente, a Nossa Senhora da Consolação), entre no forte, suba às suas muralhas e aprecie as vistas.
Alojamentos onde ficar na Praia da Consolação
Hotel Neptuno | MH Atlântico | Casa D’Arriba | Hotel Hebe | Supertubos Beach Hostel | Just Sea AP
Praia da Berlenga Grande (Ilhas Berlengas)
A Praia da Berlenga Grande é pequena, pouco acessível e escasseia infraestruturas. No entanto, é a mais mirabolante das praias do Oeste de Portugal. No meio do Oceano Atlântico, nas despovoadas e místicas Ilhas das Berlengas, a praia mais central da Berlenga Grande tem apenas quarenta metros de areia dourada a ser beijada pelo mar. O encanto da Praia do Carreiro do Mosteiro, como também é conhecida, está nas águas incrivelmente cristalinas e na vida marinha que povoa aquele pedacinho de paraíso. Portanto, não se esqueça do equipamento de snorkel em casa. É preciso apanhar um barco em Peniche, encarar a viagem de mar picado e desembarcar no ancoradouro. Sabemos que apetece mergulhar diretamente do barco, mas refreie a vontade. Mergulhe em segurança e deixe o mar lavar-lhe a alma.
- Há novas regras para visitar as Berlengas. A somar ao limite diário de visitantes (atualmente, 550 visitantes em simultâneo), é necessário obter uma permissão de acesso à área terrestre da ilha, mediante o pagamento da taxa de acesso e permanência. O primeiro passo para preparar a sua viagem às Berlengas é solicitar o BerlengasPass ao ICNF, registar-se e pagar a taxa turística de 3€/dia através do site oficial. Sem o BerlengasPass e o pagamento da taxa, o desembarque na ilha é-lhe negado. Quem desembarca sem a autorização, sujeita-se a uma pesada multa. Clique aqui para solicitar o BerlengasPass.
- Depois, terá de pensar na travessia de barco a partir de Peniche e tratar de toda a logística. Há várias empresas a oferecer passeios de barco e visita às Ilhas Berlengas no cais da marina de Peniche. Consulte com eles os preços, as atividades incluídas e as condições para fazer o seu passeio. Para garantir o seu lugar com antecedência, tem a opção de comprar o bilhete de ida e volta de barco clicando neste link do GetYourGuide. É um tour de apenas meio dia (cerca de 4 horas), que inclui uma visita às grutas da ilha e uma caminhada guiada. Tem cancelamento gratuito até 24 horas de antecedência, o que é perfeito, pois os imprevistos acontecem.
Alojamentos onde ficar perto da Praia da Berlenga Grande
MH Peniche | Casa Berlengas à Vista | Ó da Casa | Mercearia d’Alegria Boutique B&B
Praia do Baleal (Peniche)
A Baía do Baleal é uma maravilha natural que não deixa ninguém indiferente. A meia-lua é formada por um cordão dunar vivo, com um frágil mas diversificado ecossistema. Na verdade, há dois looongos areais. Um dos lados tem uma maré mais calma, o outro é ideal para quem prefere pegar na prancha e surfar. Começa literalmente às portas da cidadela fortificada de Peniche, na Praia da Gambôa. Segue-se a Praia de Peniche de Cima, a Praia da Cova da Alfarroba, a Praia do Campismo e a Praia Baleal Sul.
Uma vez chegado ao Baleal tem à sua espera uma das mais belas povoações do nosso Portugal, airosa e cheia de graça, um encantamento a que ninguém consegue fugir. No cume dum farilhão de formações rochosas que têm tanto de belo como de assustador. Tem de ver com os seus próprios olhos pois não há palavras nem fotos que lhe façam justiça. Atravesse a língua de areia e perca-se por entre as pitorescas casinhas brancas de frisos coloridos, vielas e escadinhas estreitas. Visite também a Ermida de Santo Estevão do Baleal e as ruínas do fortim na ponta norte da península do Baleal.
Alojamentos onde ficar na Praia do Baleal
MH Peniche | Casa Berlengas à Vista | Ó da Casa | Marlin House III | Surfers Lodge Peniche
Lagoa de Óbidos e Praia do Bom Sucesso (Caldas da Rainha)
Como é que uma lagoa se insere numa lista de praias do Oeste de Portugal? Por ser uma lagoa portuguesa duma beleza ímpar, um santuário natural, ter águas plácidas (e mais quentinhas) e reunir condições simplesmente perfeitas para a prática de desportos náuticos. Na orla da Lagoa de Óbidos há escolas e lojas de aluguer de equipamento para se estrear na vela, windsurf, canoagem, remo, kiteboard, jetski e standup paddleboarding (SUP).
Na falta dos dotes para estas aventuras náuticas, pode sempre optar por fazer uma agradável caminhada pelas margens da lagoa. O troço entre a Praia da Lapinha e o Covão dos Musaranhos é particularmente interessante, sendo o nosso spot favorito na Lagoa de Óbidos na hora de esticar as pernas. Aproveite para visitar a castiça aldeia piscatória do Casal da Lapinha e para dar um saltinho à Praia do Bom Sucesso, não tanto para ir a banhos mas sim para desfrutar das maravilhosas vistas sobre a Lagoa de Óbidos e a Foz do Arelho.
Alojamentos onde ficar na Lagoa de Óbidos
Casinha Verde | Ecobosque | Silver Coast Casa da Lagoa
Foz do Arelho (Caldas da Rainha)
A Foz do Arelho é uma das praias mais badaladas da Costa Oeste de Portugal. E a razão de tal fama é fácil de perceber. Na Praia da Foz do Arelho encontra o melhor de dois mundos por causa da confluência da Lagoa de Óbidos com o mar. De um lado as ondas do Oceano Atlântico que fazem a delícia dos amantes do surf. Do outro as calmas águas da Lagoa de Óbidos que encantam as famílias, em particular os mais novos. Um extenso areal e vistas estupendas para as falésias envolventes completam o ramalhete.
Mas não se fique apenas pela praia. A menos de 2 km da praia vai encontrar os fantásticos Passadiços da Foz do Arelho. É certo que não chegam sequer a ter um quilómetro de extensão, mas o que lhes falta em tamanho, sobeja-lhes em beleza. Dos seus 7 miradouros será brindado com paisagens de cortar a respiração. A sensação de comunhão com a natureza é simplesmente extraordinária e nos dias limpos até se consegue avistar as Berlengas. Deixe-se ficar para o pôr-do-sol que não se vai arrepender!
Alojamentos onde ficar na Praia da Foz do Arelho
Quinta da Foz | Silver Coast Casa do Oceano
Praia de Salir do Porto (Caldas da Rainha)
A próxima praia do Oeste de Portugal oferece algo diferente. A praia de Salir do Porto é conhecida pela gigantesca duna de areia que fica situada mesmo no ponto em que o Rio Tornada se encontra com a Baía de São Martinho do Porto. A duna tem aproximadamente 50 metros de altura, o que faz dela a maior duna de Portugal. Subir à duna não é tarefa fácil. Contudo, o esforço é bem recompensado. Na verdade, só pela vista sobre a vizinha baía de São Martinho do Porto já valeria a pena. Porém, o melhor de tudo é a experiência radical que é descer a colossal duna. Independente do método utilizado o mais certo é acabar como um “croquete” (é sempre o que nos acontece), mas não se preocupe que na base da duna tem a Praia de Salir do Porto para se livrar da areia (ou maior parte dela).
Alojamentos onde ficar na Praia de Salir do Porto
The Fig Boutique Suites | Salir do Porto | Bela Baía
Praia e Baía de São Martinho do Porto (Alcobaça)
Como não poderia deixar de ser, a próxima praia da Costa Oeste de Portugal é a baía em forma de concha da praia de São Martinho do Porto. A maioria das pessoas que visita São Martinho do Porto vem à procura das calmas águas da sua baía (perfeitas para a prática do SUP) e para longos passeios pela sua fantástica marginal. Apenas a quinze quilómetros das Caldas da Rainha, há muito que a praia de São Marinho do Porto é uma das estâncias balneares mais procuradas do Oeste de Portugal, principalmente pelas famílias.
Quando o tempo estiver de mau humor, aceite o nosso desafio de aproveitar as férias de praia para conhecer a face natural de São Martinho do Porto. Sugerimos que suba ao Miradouro do Cruzeiro de São Martinho para vistas privilegiadas sobre a baía de São Martinho e, melhor ainda, trilhe a terra batida até ao Farol do Morro de Santo António, que fica localizado mesmo na extremidade do promontório. É aqui que o mar entra na baía e a paisagem é verdadeiramente indescritível. Nem precisa de trazer o drone! Faça um passeio pelos agradáveis Passadiços de São Martinho do Porto, que arrancam do Parque de Campismo Baía Azul até à Praia de Salir do Porto. Já imaginou os pôres-do-sol? E as noites de praia?
Alojamentos onde ficar na Praia de São Martinho do Porto
Hotel Concha | Apartamento Praia São Martinho do Porto | Vistalmar São Martinho
Praia do Salgado (Nazaré)
Se gosta de parapente ou asa-delta (ou se quiser experimentar), acrescente esta praia do Oeste de Portugal à sua lista. A praia do Salgado fica situada mesmo no sopé da Serra dos Mangues e por lá vai encontrar uma escola que organiza as ditas experiências radicais. Honestamente, nunca experimentamos, mas já assistimos a vários voos e podemos afiançar que, só pelo enquadramento paisagístico, até gostaríamos de ganhar asas.
Alojamentos onde ficar na Praia do Salgado
Casa Azul | Casa dos Mangues | Quarto Crescente
Praia da Nazaré (Nazaré)
Como não podia deixar de ser, a Praia da Nazaré merece lugar de destaque nas praias da Costa Oeste de Portugal. A vila piscatória da Nazaré é sinónimo de mulheres de sete saias, de barcos coloridos, de peixe seco, de extensos areais, de barraquinhas de toldo listadas e ondas gigantes que já correram mundo de tão impressionantes que são. A temperatura da água pode estar longe daquelas praias tropicais de sonho, mas a qualidade e pureza são garantidas. Em 2018 a Praia da Nazaré até conquistou o galardão da praia mais acessível de Portugal.
Não faltam desportos de praia e mar para os mais ativos se entreterem longas horas. E quando o sol se pavoneia na areia dourada, é das melhores praias para se estar. Um passeio a pé pela fantástica marginal da praia mais típica de Portugal, num calçadão que replica as ondas do mar, é algo a que nunca resistimos, quer o sol esteja tímido, quer em pleno fulgor.
Alojamentos onde ficar na Praia da Nazaré
Villamar Style Maison | By the Sea | Hotel Mar Bravo | Home Sweet Praia | Bed & Seaside
Praia do Norte (Nazaré)
As Ondas Gigantes da Nazaré fizeram da Praia do Norte um lugar de peregrinação quase tão popular como o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Desde de Garret Mc Namara surfou uma “gigante” com 30 metros de altura. É coisa só para valentes e fenómeno de inverno originado pelo Canhão da Nazaré, um desfiladeiro submarino a um quilómetro da costa. No verão, o fenómeno “amansa” e continua a dar ondas perfeitas para surfar. Para quem anda nisto há uma vida e para quem vai ter a primeira aula.
Alojamentos onde ficar na Praia do Norte
NorthSpot | Tipping Point North Beach Nazare | Villa Ana
Mapa das melhores praias do Oeste
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das melhores praias da zona Oeste de Portugal.
- Melhores Praias do Algarve
- Melhores Praias de Aljezur
- Melhores Praias da Arrábida
- Melhores Praias da Costa Vicentina
- Melhores Praias da Costa Alentejana
- Melhores Praias da Madeira
- Melhores Praias de Peniche
- Melhores Praias de Portimão
- Melhores Praias de São Miguel – Açores
- Melhores Praias de Setúbal
- Melhores Praias de Troia e Comporta
- Melhores Praias Fluviais de Portugal
- Melhores Praias da Croácia
- Melhores Praias da Galiza
- Melhores Praias de Maiorca
- Melhores Praias de Malta
- Melhores Praias do Sul de Espanha
- Melhores Praias de Tenerife
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Boa noite! Excelente reportagem sobre as praias do Oeste, deixo só uma correcção, no artigo dizem: “Apenas a cinco quilómetros das Caldas da Rainha, há muito que a praia de São Marinho do Porto…” São Martinho do Porto não fica a 5 quilómetros das Caldas da Rainha, fica a 15 quilómetros! Continuem a mostrar as maravilhas de Portugal! 🙂
Olá Filipe!
Obrigado pelo feedback e pelo reparo. Foi mesmo um lapso nosso. A praia mais perto das Caldas da Rainha até é a da Foz do Arelho.
Abraço
Viajar pelo Oeste é sempre uma ótima opção! Com as melhores praias e a melhor gastronomia, não há dúvida que hei-de voltar!