Alentejo rima com sossego e tranquilidade. É um destino perfeito para respirar fundo, fugir da rotina, estar em comunhão com a natureza e sentir aquela serenidade ímpar que nos renova a alma. E se há algo que nunca dispensamos numa escapadinha a esta região mágica de Portugal, é percorrer um dos fabulosos trilhos e percursos pedestres do Alentejo.
Das vastas planícies do Baixo Alentejo às ondulantes montanhas do Alto Alentejo, passando pela surpreendente Costa Alentejana, pelo selvagem Vale do Guadiana e pelo titânico Lago do Alqueva, encontra no Alentejo inúmeros trilhos e percursos pedestres que @ vão conduzir a lugares verdadeiramente surpreendentes.
Prepare-se para atravessar vales e montados onde se escondem milenares monumentos megalíticos; cruzar bosques mágicos que ocultam surpreendentes cascatas; suster o fôlego perante falésias e cabos de fim do mundo; subir a imponentes castelos e fortalezas; atravessar apaixonantes aldeias e desfrutar de horizontes a perder de vista.
E a cereja no topo do bolo é que, no final de um dia em cheio a caminhar pela natureza, terá sempre à sua espera a deliciosa gastronomia alentejana para retemperar forças. Não se preocupe com os excessos, pois não há calorias que os trilhos e percursos pedestres do Alentejo não consigam pôr na linha.
Para lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas, neste artigo vamos mostrar-lhe os nossos Trilhos do Alentejo favoritos e partilhar os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas no Alentejo de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Melhores Trilhos do Alentejo: guia com os melhores percursos pedestres do Alentejo
- 1.1 Trilho do Pulo do Lobo (PR9 Mértola)
- 1.2 Trilhos do Conhal (PR4 Nisa)
- 1.3 Trilho Portagem – Marvão (PR2 Marvão)
- 1.4 Trilho das Dunas de Almograve
- 1.5 Trilho do Gameiro
- 1.6 Trilho do Pego das Pias
- 1.7 Passadiços da Serra d’Ossa
- 1.8 Trilho de Santa Clara (PR4 Odemira)
- 1.9 Passadiço do Alamal
- 1.10 Trilho das Escritas de Pedra e Cal (PR1 Reguengos de Monsaraz)
- 1.11 Trilho da Barca d’Amieira (PR 11 Nisa)
- 1.12 Trilho dos Pescadores
- 2 Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres do Alentejo
- 3 Quando ir percorrer os trilhos e percursos pedestres do Alentejo?
- 4 O que levar quando for percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres do Alentejo?
- 5 Outros Trilhos em Portugal
Melhores Trilhos do Alentejo: guia com os melhores percursos pedestres do Alentejo
Trilho do Pulo do Lobo (PR9 Mértola)
O ponto alto deste percurso pedestre do Alentejo é a impressionante cascata do Pulo do Lobo, com cerca de 20 metros de altura. Para lá chegar terá de caminhar pelas agrestes terras de xisto do Guadiana selvagem, sendo que pelo caminho terá a oportunidade de conhecer também a Anta das Pias e o Moinho de Escalda.
No local da queda de água, as margens do Guadiana são tão estreitas que, diz quem por lá mora, até um lobo as conseguiria transpor. Porém, vá por nós! Nem pense em arriscar o salto. O som da cascata chega a ser ensurdecedor, face à violência das águas que embatem nas rochas. É a força da natureza no seu melhor!
Informação prática do Trilho do Pulo do Lobo
- Distância: 6 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Monte das Pias (Mértola)
Rota/Track GPS do Trilho do Pulo do Lobo
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho do Pulo do Lobo
Quinta do Vau | Paraíso D`el Rio | Hotel Museu
Trilhos do Conhal (PR4 Nisa)
Do Baixo Alentejo saltamos para o Alto Alentejo, mais concretamente até à margem do rio Tejo, o palco de um dos trilhos mais bonitos do Alentejo, para não dizer de todo o Portugal.
O percurso pedestre dos Trilhos do Conhal tem início na pequena localidade do Arneiro, concelho de Nisa, e segue em direção à Serra de São Miguel onde é possível fazer um pequeno desvio para visitar a Buraca da Faiopa, uma antiga mina de ferro.
Daí o trilho conduz o caminhante no sentido do miradouro do Castelo de Ródão (ou Castelo do Rei Wamba) e é nesse momento que será brindado pelo voo silencioso dos abutres (grifos) que habitam nas escarpas do geomonumento das Portas de Ródão. Observar o voo destas imponentes criaturas com o rio Tejo e Vila Velha de Rodão como pano de fundo é, sem dúvida, o momento mais alto desta caminhada.
Depois de saborear este espetáculo, é hora de iniciar a descida rumo ao Arneiro. Pelo caminho terá ainda a oportunidade de visitar o Conhal do Arneiro e subir a um dos gigantescos montes de seixos, resultantes da exploração do ouro na época romana e medieval, e de se refrescar na Ribeira do Vale. Imperdível!
Informação prática dos Trilhos do Conhal
- Distância: 10 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Arneiro
Rota/Track GPS dos Trilhos do Conhal
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto dos Trilhos do Conhal
Quinta dos Ribeiros | Casa do Peso | Herdade da Rocha
Trilho Portagem – Marvão (PR2 Marvão)
Os destaques deste trilho do Alentejo vão para a bela vila de Marvão e o seu altaneiro castelo, para a Ponte Quinhentista sobre o rio Sever (antiga ponte medieval), para a antiga Torre da Portagem e para as soberbas vistas panorâmicas sobre a Serra Selada, o Alto de São Mamede e as cristas quártzicas da fronteira de Galegos.
Informação prática do Trilho Portagem – Marvão
- Distância: 7 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Portagem
Rota/Track GPS do Trilho Portagem – Marvão
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho Portagem – Marvão
Dom Dinis Marvão | Pousada de Marvão | Casa da Árvore
Trilho das Dunas de Almograve
Some-lhe a miríade de nascentes que brotam de entre as rochas, a praia da Foz dos Ouriços (que muitas das vezes nos obriga a tirar as botas para a atravessar) e o soberbo areal da praia de Almograve, e percebe porque é que ocupa lugar cativo na nossa lista de melhores trilhos e percursos pedestres do Alentejo.
Informação prática do Trilho das Dunas de Almograve
- Distância: 8,5 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Almograve
Rota/Track GPS do Trilho das Dunas de Almograve
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho das Dunas de Almograve
Almograve Beach Hostel | Três Marias | Villa Eira Boutique Houses
Trilho do Gameiro
O Alentejo está cheio de pequenas pérolas e o Parque Ecológico do Gameiro é uma das suas mais cintilantes. É precisamente neste oásis do concelho de Mora que se encontra o Passadiço do Gameiro, um dos mais belos trilhos e percursos pedestres do Alentejo. O passadiço tem início na vistosa Praia Fluvial do Gameiro e segue junto à tranquila ribeira da Raia, bordejado pelos sublimes montados alentejanos.
O passadiço em madeira tem apenas 1,5 km de extensão (3 km ida e volta), como tal, é natural que saiba a pouco. Mas temos boas notícias. O Passadiço do Gameiro está inserido num excelente percurso pedonal circular de 5,5 km de extensão que, não só estende o passeio ribeirinho para o dobro, como ainda leva o caminhante a percorrer cerca de 2,5 km pelos típicos montados alentejanos.
Informação prática do Trilho do Gameiro
- Distância: 5,5 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Gameiro
Rota/Track GPS do Trilho do Gameiro
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho do Gameiro
Casas de Romaria | Lago Montargil & Villas
Trilho do Pego das Pias
O Trilho do Pego das Pias é um dos nossos pequenos trilhos do Alentejo favoritos sendo um daqueles passeios pedestres aptos para toda a família. O trilho desenvolve-se no interior do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, mais concretamente ao longo das margens da Ribeira do Torgal, no concelho de Odemira.
Como o próprio nome indica, este encantador percurso pedestre do Alentejo leva-nos a conhecer o Pego das Pias, um dos tesouros naturais mais surpreendentes do Sudoeste Alentejano. À sua espera tem um quadro natural de rara beleza. Para além das impressionantes rochas do Pego das Pias, existem vários pequenos lagos naturais, perfeitos para dar umas braçadas nas águas da Ribeira do Torgal. Um bosque encantado não pode andar muito longe disto!
Informação prática do Trilho do Pego das Pias
- Distância: 2,5 km (5 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Ponte da Ribeira do Torgal
Rota/Track GPS do Trilho do Pego das Pias
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho do Pego das Pias
Refúgio do Monte | Quinta Do Chocalhinho
Passadiços da Serra d’Ossa
O concelho do Redondo, no distrito de Évora, guarda outro dos trilhos mais surpreendentes do Alentejo. Estamos a falar-lhe dos Passadiços da Serra d’Ossa, a estrela maior do novo Percurso Pedonal da Serra d’Ossa, que se desenvolve por terras outrora habitadas pelos Monges Eremitas da Ordem de São Paulo.
Os Passadiços da Serra d’Ossa desenvolvem-se ao longo do verdejante vale da Ribeira do Monte Virgem, por abruptos penhascos de xisto, entre a Aldeia da Serra e a altaneira Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem, precedida de uma extensa (e empinada) escadaria com aproximadamente 300 degraus. Ao longo do percurso irá encontrar vários pomares e hortas criados em socalcos pelos Monges Eremitas neste remoto vale da Serra d’Ossa, assim como várias azenhas, açudes e levadas para aproveitamento da água da ribeira.
Informação prática dos Passadiços da Serra d’Ossa
- Distância: 1,5 km (3 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Aldeia da Serra/Igreja do Monte da Virgem
Rota/Track GPS dos Passadiços da Serra d’Ossa
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto dos Passadiços da Serra d’Ossa
Convento São Paulo | Monte Da Coelha
Trilho de Santa Clara (PR4 Odemira)
Outro dos nossos trilhos favoritos do Alentejo é o PR4 de Odemira que vai da Aldeia de Santa Clara-a-Velha à Barragem de Santa Clara.
Ao longo do percurso terá a oportunidade de percorrer as castiças ruelas de Santa Clara-a-Velha, uma das finalistas das 7 Maravilhas de Portugal, ver as ruínas da histórica Ponte Dona Maria sobre o rio Mira, percorrer algumas das zonas mais bonitas da gigantesca albufeira da Barragem de Santa Clara e, até mesmo, dar um refrescante mergulho na sua praia fluvial, uma das melhores praias fluviais do Alentejo.
Informação prática do Trilho de Santa Clara
- Distância: 10 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: na Barragem ou em Santa Clara-a-Velha
Rota/Track GPS do Trilho de Santa Clara
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho de Santa Clara
Refúgio do Monte | Santa Clara Country Hotel
Passadiço do Alamal
O Passadiço do Alamal é outro dos percursos pedestres de curta extensão que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos do Alentejo. Para além de ser curto, o percurso praticamente não tem desníveis, o que o torna perfeito para percorrer com os mais pequenos.
O percurso pedestre tem início na vistosa Praia Fluvial do Alamal e término junto à Ponte de Belver. Ao longo dos cerca de 2 km que separam estes dois pontos, os Passadiços do Alamal seguem sempre junto ao Tejo, bordejado por vegetação de um lado e pelas plácidas águas do rio do outro. Pelo caminho somos brindados com belas paisagens do rio Tejo e o altaneiro castelo de Belver, o secular guardião silencioso destas paragens do Alto Alentejo.
Informação prática do Passadiço do Alamal
- Distância: 1,8 km (3,6 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Alamal/Ponte de Belver
Rota/Track GPS do Passadiço do Alamal
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Passadiço do Alamal
Alamal River Club | Quinta do Belo-Ver | Gavião Nature Village
Trilho das Escritas de Pedra e Cal (PR1 Reguengos de Monsaraz)
O Trilho das Escritas de Pedra e Cal é outro que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Alentejo.
O trilho arranca e termina na linda vila medieval de Monsaraz e permite conhecer alguns dos monumentos megalíticos mais emblemáticos da região do Lago do Alqueva, com destaque para o milenar Cromeleque do Xarez, um dos mais impressionantes exemplares do megalitismo em território português (só mesmo o Cromeleque dos Almendres é que o supera). Os outros monumentos megalíticos de relevo por onde passa o Trilho das Escritas de Pedra e Cal são o Menir do Outeiro e o Menir da Belhoa.
Informação prática do Trilho das Escritas de Pedra e Cal
- Distância: 13 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
- Local de Partida/Chegada: Monsaraz
Rota/Track GPS do Trilho das Escritas de Pedra e Cal
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho das Escritas de Pedra e Cal
Estalagem de Monsaraz | Horta da Coutada | Vila Planície
Trilho da Barca d’Amieira (PR 11 Nisa)
Nas escarpadas margens do Tejo, onde o Alentejo se encontra com a Beira Baixa, vai encontrar outro dos melhores trilhos pedestres do Alentejo. Estamos a falar-lhe do Trilho da Barca d’Amieira, onde brilham os novíssimos Passadiços de Nisa.
Para além dos cénicos passadiços, há ainda um histórico muro de sirga para percorrer, uma vertiginosa ponte pedonal suspensa para atravessar, um fabuloso miradouro transparente sobre o rio Tejo (skywalk), um estupendo módulo de birdwatching e muito, muito mais. Foi direitinho para a nossa lista dos melhores trilhos do Alentejo e quando o percorrer vai perceber porquê!
Informação prática do Trilho da Barca d’Amieira
- Distância: 3,6 km (7,2 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Barca d’Amieira (Amieira do Tejo) / Barragem do Fratel
Rota/Track GPS do Trilho da Barca d’Amieira
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do Trilho da Barca d’Amieira
Quinta dos Ribeiros | Gavião Nature Village
Trilho dos Pescadores
O Trilho dos Pescadores é um dos trilhos costeiros mais bonitos do mundo, sendo que se encontra inserido na Rota Vicentina, uma fantástica rede de percursos que totaliza cerca de 750 km de trilhos pedestres ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, partilhado pelas regiões do Alentejo e Algarve.
O troço mais emblemático do Trilho dos Pescadores na região do Alentejo fica compreendido entre Porto Covo e Odeceixe, um percurso que tem aproximadamente 80 km de extensão. Pelo caminho o Trilho dos Pescadores vai presenteá-lo com paisagens de cortar a respiração, desde praias isoladas, escondidas por entre colossais falésias, a agrestes escarpas que parecem ter sido recortadas de outro planeta.
Escusado será dizer que, face à sua extensão, este fantástico trilho pedestre do Alentejo não é para se percorrer em apenas um dia. Nós dividimos a caminhada em 4 dias e mesmo assim tivemos de dar bem à perna. Pode ler mais informações sobre o Trilho dos Pescadores, inclusivamente o relato de todas as etapas, no nosso guia completo para percorrer a Rota Vicentina.
Informação prática do Trilho dos Pescadores (de Porto Covo a Odeceixe)
- Distância: 80 km
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Porto Covo/Odeceixe
Rota/Track GPS do Trilho dos Pescadores (de Porto Covo a Odeceixe)
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde dormir perto do ponto de partida do Trilho dos Pescadores
Calmaria Guesthouse | Porto Covo Praia Hotel & SPA
Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres do Alentejo
Clique no canto superior direito para ver a localização dos pontos de partida dos melhores trilhos e percursos pedestres do Alentejo.
Quando ir percorrer os trilhos e percursos pedestres do Alentejo?
As melhores estações para percorrer os trilhos e percursos pedestres do Alentejo são a primavera (colorida) e o outono (tons pastel). Em ambas as estações o clima é, por norma, ameno e sem grandes chuvas o que o torna perfeito para caminhar.
No verão, as temperaturas no Alentejo são escaldantes e a falta de sombras ao longo da maioria dos trilhos do Alentejo torna esta estação algo penosa para a prática das caminhada. Se for no verão, é imperativo evitar caminhar durante as horas de maior calor. A parte boa é que sabe super bem dar uns mergulhos nas praias fluviais do Alentejo e nas idílicas praias da Costa Alentejana.
O que levar quando for percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres do Alentejo?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Comida e bebida (sabe sempre super bem fazer um picnic no meio das caminhadas);
- A exposição solar é muito elevada em grande parte dos trilhos do Alentejo presentes neste artigo. Por isso não se esqueça de levar consigo um bom protetor solar, óculos de sol e um chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos das caminhadas;
- Fato de banho, se for no verão, para desfrutar das maravilhosas praias do Alentejo, sejam elas costeiras ou fluviais;
- Saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico). Infelizmente são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor.
Outros Trilhos em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Trilhos de São Miguel – Açores
- Trilhos da Ilha Terceira – Açores
- Melhores Trilhos e Levadas da Madeira
- Trilhos do Algarve
- Trilhos Bragança e PN Montesinho
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
- Trilhos do Vale do Guadiana
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!