Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha

Anda à procura de um bom trilho para percorrer na sua próxima escapadinha à Espanha? Então veio parar ao sítio certo! Neste artigo vamos mostrar-lhe os nossos trilhos favoritos da Espanha (relativamente perto de Portugal) e partilhar os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas na Espanha de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha
Caminito del Rey – Melhores Trilhos de Espanha

A Espanha é um verdadeiro paraíso para os amantes de natureza e caminhadas, ou não tivesse o seu território continental 11 parque nacionais e mais de uma centena de parques naturais. E em todos eles há largas de dezenas de trilhos devidamente sinalizados, cada um mais surpreendente que o outro.

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha
Garganta das Nogaledas – Melhores Trilhos de Espanha

Aficionados que somos por caminhadas, já por lá percorremos largas dezenas de trilhos, sem contar com as largas centenas de quilómetros calcorreados pelos Caminhos de Santiago. E a nossa wishlist de trilhos para percorrer em Espanha não para de crescer, até porque a oferta de percursos pedestres na Espanha tende para o infinito. Estamos desconfiados que, para os percorrer a todos, seria preciso “nascer 10 vezes”.

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha
Lagos de Sanabria – Melhores Trilhos de Espanha

O melhor de tudo é que ir percorrer um dos trilhos e percursos pedestres de Espanha é o álibi perfeito para partir à descoberta dos muitos encantos das regiões de Espanha, pejadas de maravilhas naturais e património histórico de fazer o queixo.

Conteúdo deste Artigo

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Espanha (perto de Portugal)

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha
Los Cahorros de Monachil – Melhores Trilhos de Espanha

Apesar de já termos percorrido trilhos em praticamente todas as Comunidades Autónomas da Espanha, a nossa seleção dos melhores trilhos e percursos pedestres da Espanha foca-se nas regiões autónomas espanholas mais perto de Portugal, nomeadamente na Andaluzia, nas Astúrias, em Castela e Leão, em Castela-Mancha, na Extremadura e na Galiza. Até porque, por razões óbvias, são as regiões de Espanha que melhor conhecemos e onde já percorremos mais trilhos.

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres Espanha
Camino de Hierro – Melhores Trilhos de Espanha

Posto isto, para além de uma breve descrição dos melhores trilhos e percursos pedestres de Espanha (perto de Portugal), vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os trilhos de Espanha que selecionamos e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth. Só fica a faltar calçar as suas botas de caminhada, meter a mochila às costas e lançar-se à descoberta dos melhores trilhos de Espanha!

Trilho Ruta del Cares

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaAbrimos a nossa lista dos melhores trilhos de Espanha com a Ruta del Cares, o percurso pedestre mais emblemático do Parque Nacional Picos de Europa, um maravilhoso parque natural situado na Cordilheira Cantábrica e partilhado pelas províncias das Astúrias, Léon e Cantabria.

A Ruta del Cares acompanha o rio Cares entre Poncebos e Caín, seguindo sempre ao longo de um magnífico desfiladeiro, conhecido pelo nome de “Garganta Divina”. Podemos afiançar que as vistas são de facto divinais!

O trilho em si é de 12 km, mas como é linear, ida e volta implicam dobrar a distância. Apesar da sua extensão, a Ruta del Cares é, ainda assim, um dos trilhos mais fáceis de calcorrear nos Picos de Europa. O desnível acumulado de toda a caminhada não ultrapassa os 700 metros, e tirando os primeiros dois quilómetros, em que se tem de superar uma rasgada e pedregosa subida (que se torna numa cansativa descida no regresso), é basicamente plano.

Informação prática do Trilho Ruta del Cares

  • Distância: 12 km (24 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada (sobretudo devido à distância)
  • Local de Partida/Chegada: Poncebos/Caín

Onde dormir perto do Trilho Ruta del Cares?

Logis Hotel Restaurante La Casa de JuansabeliHotel Picos de EuropaHostal Poncebos

Rota/Track GPS do Trilho Ruta del Cares

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer a Ruta del Cares, não deixe de ler também o nosso guia e roteiro detalhado para visitar os Picos da Europa.

Trilho Lagos de Saliencia

Outro dos trilhos de Espanha que consideramos imperdível é o Trilho dos Lagos de Saliencia, a joia da coroa de Somiedo, o parque natural mais selvagem das Astúrias, onde vive em liberdade a maior comunidade de ursos pardos da Europa.

Os Lagos de Saliencia são um conjunto de cinco lagos glaciares, nomeadamente:

  • Lago Calabazosa (também conhecido pelo nome de Lago Negro),
  • Lago Cerveriz,
  • Lago Almagrera (ou Lago Mina, o mais pequeno de todos),
  • Lago de la Cueva
  • e Lago del Valle, (o maior do grupo e de todo o Principado das Astúrias.)

Se os quiser conhecer todos, terá de percorrer um exigente trilho de montanha circular com cerca de 17 km de extensão ou um trilho linear de sensivelmente 15 km, que, apesar de ser bem mais fácil, é uma dor de cabeça logística, pois não existem transportes públicos entre os dois extremos do trilho.

Mas temos boas notícias! Existe um trilho circular de somente 8 km, e dificuldade média/baixa, que permite conhecer quatro dos Lagos de Saliencia (só o Lago del Valle fica excluído). Se não estiver habituado a grandes caminhadas de montanha, ou se for com crianças, é sem dúvida a melhor opção.

Independentemente da sua escolha, ambos os trilhos circulares dos Lagos de Saliencia estão bem sinalizados e arrancam junto do parque de estacionamento Alto de La Farrapona, localizado a 1700 metros de altura. Se costuma ver a Volta à Espanha, vai com certeza reconhecer este local mítico da principal prova de ciclismo da Espanha.

Informação prática do Trilho Lagos de Saliencia

  • Distância: 8 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Estacionamento do Alto de La Farrapona

Onde dormir perto do Trilho Lagos de Saliencia?

Casa Felisa | Pensión Casa Cesáreo | La Corona del Auteiro

Rota/Track GPS do Trilho Lagos de Saliencia

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer o Trilho dos Lagos de Saliencia, não deixe de ler também o nosso guia e roteiro detalhado para visitar o Parque Natural de Somiedo.

Trilho Senda del Oso

A Senda del Oso (o Trilho do Urso em português) é uma fantástica ecovia contruída sobre duas antigas linhas ferroviárias mineiras, em pleno Parque Natural de las Ubiñas-La Mesa, território do urso pardo asturiano. Pelo caminho irá atravessar pequenos pueblos, túneis alucinantes, cénicas pontes, e os vertiginosos desfiladeiros de Peñas Juntas e de Valdecerezales, sempre com as verdejantes paisagens das Astúrias como pano de fundo. Nem pestanejamos na hora de o incluir na nossa lista dos melhores trilhos de Espanha.

O percurso tem aproximadamente 35 km de extensão e como é um percurso linear, se o quisesse percorrer na totalidade, teria de fazer 70 km, algo que a pé não está ao alcance do comum dos mortais. Posto isto, a melhor opção é percorrer a Senda del Oso de bicicleta e, mesmo assim, focar-se na parte mais interessante do percurso que, em nossa opinião, é a que vai de Entrago a Tuñón, e no desvio à albufeira da barragem de Valdemurio pela variante do Vale de Quirós. No total, há que pedalar aproximadamente 50 km.

Se bem que o percurso não apresente grandes desníveis, é algo exigente para quem não esteja habituado a andar de bicicleta. Mas não se preocupe que temos a solução para si. Em Entrago existem várias empresas de aluguer de bicicletas que oferecem serviço de recolha ao longo do percurso. Foi o que fizemos. Optamos pela recolha em Tuñón e assim só tivemos de fazer 30 km sempre com desnível negativo, o que resultou num dia espetacular sem ficarmos feitos num oito.

Informação prática do Trilho Senda del Oso (Bicicleta)

  • Distância: 30 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Entrago/Tuñón

Onde dormir perto do Trilho Senda del Oso?

La Casona de Pío | Casona de la Paca

Rota/Track GPS do Trilho Senda del Oso

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Camino de Hierro

Camino de Hierro é um extraordinário trilho pedestre pela abandonada linha férrea entre La Fregeneda (Espanha) e Barca d’Alva (Portugal), em pleno Parque Natural das Arribas do Douro, o congénere espanhol do Douro Internacional.

São os últimos 17 km da antiga, e atualmente abandonada, linha do Douro que unia Salamanca a Barca d’Alva e posteriormente ao Porto. Ao longo do percurso do Camino de Hierro, que acompanha o rio Águeda até à sua foz no Douro, irá atravessar 20 túneis, o maior dos quais com quase 1600 metros de extensão, e transpor 10 vertiginosas pontes metálicas, algumas delas feitas pela escola de Eiffel. Sempre na companhia de paisagens panorâmicas de cortar a respiração sobre as escarpadas falésias do Parque Natural das Arribas do Douro. Não é à toa que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos de Espanha perto de Portugal.

para mais informações e dicas práticas sugerimos que leia o nosso guia completo para percorrer o Camino de Hierro.

Informação prática do Trilho Camino de Hierro

  • Distância: 17 km
  • Circular: não (o regresso é feito de autocarro)
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Antiga Estação de Comboios de La Frageneda/Cais Fluvial de Vega de Térron

Onde dormir perto do Trilho Camino de Hierro?

Posada Real Quinta de la Concepción | Posada de Los Aceiteros | Casa Rural Therma Agreste

Rota/Track GPS do Trilho Camino de Hierro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer o Camino de Hierro, não deixe de ler também os seguintes artigos

Trilho Senda del Duero

A etapa 31 da GR14 – Senda del Duero, a Grande Rota que cruza o Parque Natural das Arribas do Douro, é outro dos nossos trilhos da Espanha de eleição. Na sua totalidade a GR14 tem 755 km de extensão ligando os Picos de Urbión (onde nasce o rio Douro) com Veja de Terrón, onde o rio Douro entra em território português.

Este trilho linear com aproximadamente 8 km de extensão é apenas uma curta etapa da GR14 que liga a aldeia de Pinilla de Fermoselle à encantadora vila medieval de Fermoselle, conhecida localmente pelo nome “el Pueblo de Las Mil Bodegas”. Pelo caminho irá passar pelo extraordinário Miradouro do Grande Meandro do rio Douro, um dos melhores miradouros das Arribas do Douro, onde poderá observar o rio Douro a serpentear por entre os montes, formando uma imensa curva. Divinal!

Dica VagaMundos: como o percurso é linear, de forma a evitar fazer 16 extenuantes quilómetros, recomendamos vivamente que deixe a sua viatura em Fermoselle e apanhe um táxi até ao início do percurso em Pinilla de Fermoselle. As suas pernas vão agradecer, até porque o percurso está longe de ser um passeio no parque!

Informação prática do Trilho Senda del Duero

  • Distância: 8 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Pinilla de Fermoselle/Fermoselle

Onde dormir perto do Trilho Senda del Duero?

Posada Doña Urraca | El Rincón del Tarabilla

Rota/Track GPS do Trilho Senda del Duero

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Las Médulas

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaÀs portas de Ponferrada, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, esconde-se um dos recantos mais surpreendentes da Espanha. Estamos a falar-lhe de Las Médulas, uma antiga zona de exploração de ouro romana no Monte Medilianum, que foi durante muitos séculos a maior mina romana a céu aberto do Império Romano. É este o palco de um dos melhores trilhos de Espanha!

A exploração das jazidas de ouro era feita utilizando uma técnica baseada na energia hidráulica, o que resultou numa paisagem que parece retirada de outro planeta. Imagine uma miríade de formações rochosas de mil e um formatos com tonalidades vermelhas e laranja, parcialmente cobertas por extensos bosques de castanheiros e carvalhos, e fica com uma ideia do surreal cenário que o espera.

A melhor maneira de conhecer este cantinho mágico é percorrendo um dos percursos pedestres que serpenteiam Las Médulas. Nós optamos por fazer um trilho circular com aproximadamente 11 km de extensão, que nos permitiu conhecer os locais mais emblemáticos de Las Médulas. Entre eles destacamos a La Cuevona, a Cueva de Reirigo e a La Encantada (as antigas galerias da exploração romana) e ainda os estupendos miradouros de Pedrices, de Reirigo e de Orellán. As vistas são de cortar a respiração!

Informação prática do Trilho Las Médulas

  • Distância: 11 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Parque de estacionamento Las Medulas

Onde dormir perto do Trilho Las Médulas?

AC Hotel Ponferrada | Hotel Los Templarios

Rota/Track GPS do Trilho Las Médulas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho dos Monges (Lago de Sanabria)

Se gosta de um trilho bem rasgadinho sugerimos que rume ao Parque Natural Lago de Sanabria, às portas de Puebla de Sanabria na província de Zamora, e vá percorrer o Trilho dos Monges, um dos trilhos de Espanha perto de Portugal mais desafiantes.

O trilho arranca em Ribadelago Viejo, a mais icónica aldeia do Lago de Sanabria, o maior lago natural de origem glaciar da Península Ibérica, e sobe o rio Tera ao longo do canhão homónimo, até à Cueva de San Martín. Ao longo dos exigentes 16 km do Trilho dos Monges irá ser brindado com esmagadoras paisagens sobre as montanhas de granito e os escarpados vales e ver uma miríade de pequenas lagoas e cascatas. Vá é preparado para uma senhora de uma tareia, pois terá de superar 1600 metros de desnível!

Informação prática do Trilho dos Monges

  • Distância: 16 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Ribadelago Viejo

Onde dormir perto do Trilho dos Monges?

Cabañas Madarsu | Centro de Turismo Rural El Recreo 

Rota/Track GPS do Trilho dos Monges

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer o Trilho dos Monges, não deixe de ler também o nosso guia detalhado para visitar o Parque Natural do Lago de Sanabria.

Trilho do Pico Gilbo

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaO Trilho do Pico Gilbo é outros que tem lugar reservado na nossa lista dos melhores trilhos de Espanha. Como o próprio nome indica, este extraordinário percurso pedestre permite a ascensão ao Pico Gilbo, também conhecido pelo cognome de Matterhorn Leonês, devido às semelhanças com a famosa montanha dos Alpes Suíços às portas de Zermatt.

O trilho desenvolve-se em pleno Parque Regional Montaña de Riaño y Mampodre, o vizinho do famoso Parque Nacional Picos de Europa. Ao longo dos seus 8 km irá atravessar bosques de faias que parecem recortados de um conto de fadas e, uma vez no topo do Pico Gilbo, será brindado com vistas esmagadoras sobre a Albufeira de Riaño e as montanhas em redor, das quais destacamos o pico Pandián, o Peña Las Pintas, o Cueto Cabrón e o Yordas. Vai ter de se beliscar para ter a certeza que não foi teletransportado para os Fiordes Noruegueses!

Informação prática do Trilho Pico Gilbo

  • Distância: 8 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada (difícil no troço final onde terá de colocar em prática as suas skills de cabra montanhesa para superar a escarpada subida final)
  • Local de Partida/Chegada: Riaño

Onde dormir perto do Trilho Pico Gilbo?

El Casar del Puente | Hotel Rural Vegalion

Rota/Track GPS do Trilho Pico Gilbo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Laguna Grande de Gredos

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaSe gosta de trilhos de alta montanha não hesite em ir percorrer o Trilho da Laguna Grande de Gredos, outro dos trilhos de Espanha que nos enche as medidas.

O trilho desenvolve-se na Serra de Gredos, uma colossal montanha com 2592 metros de altura que integra a cordilheira do Sistema Central Ibérico, do qual também fazem parte as portuguesas Serra da Estrela, Serra da Lousã e Serra do Açor. O percurso arranca na Plataforma de Gredos, junto à pequena aldeia de Hoyos del Espino, e termina na Laguna Grande que, como o próprio nome indica, é a maior lagoa da Serra de Gredos.

Ao longo dos 6 km do percurso (12 km ida e volta pois o trilho é linear) irá desfrutar de arrebatadoras vistas sobre o vale glaciar Circo de Gredos (as vistas do Miradouro Peña del Rayo são particularmente impressionantes), atravessar o rio de las Pozas, subir ao Alto de Barrerones (o ponto mais alto do trilho, com 2170 metros de altitude) e poder admirar o imponente Pico Almançor, cujos 2592 metros de altura fazem dele o teto da Serra de Gredos.

Informação prática do Trilho da Laguna Grande de Gredos

  • Distância: 6 km (12 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Plataforma de Gredos

Onde dormir perto do Trilho da Laguna Grande de Gredos?

Izan Puerta de Gredos | Hospedium Hotel Mirador de Gredos

Rota/Track GPS do Trilho da Laguna Grande de Gredos

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Rota do Monte Faro

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaAs Ilhas Cíes, um dos destinos mais paradisíacos da Galiza, são o palco de outro dos nossos trilhos da Espanha favoritos. Estamos a falar da Rota do Monte Faro, o trilho mais longo e popular da ilha que liga o Porto de Rodas ao altaneiro Farol das Cíes.

Ao longo do trilho poderá desfrutar das vistas mais espetaculares das Ilhas Cíes: para o arquipélago, a Ría de Vigo, a Praia de Rodas, a Lagoa dos Nenos e a ilha de San Martiño após a subida ziguezagueante até ao Farol de Cíes. Este percurso pedestre das Ilhas Cíes passa pelo Centro de Interpretação da Natureza (antigo mosteiro de San Estevo) onde vale a pena parar para aprender sobre a flora e fauna das ilhas. O trilho passa ainda pela Pedra de Campá, uma pedra esculpida pelo vento e um observatório de aves. Imperdível numa visita às “ilhas dos deuses”, como lhe chamaram os romanos.

Informação prática do Trilho Rota do Monte Faro

  • Distância: 3,5 km (7 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Porto de Rodas / Farol das Cíes

Onde dormir perto do Trilho Rota do Monte Faro?

Hotel Puerta Gamboa | Hotel Inffinit | Gran Hotel Nagari Boutique & Spa

Rota/Track GPS do Trilho Rota do Monte Faro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer a Rota do Monte Faro, não deixe de ler também o nosso guia detalhado para visitar as Ilhas Cíes.

Trilho Pozas do Mallón

No remoto vale do rio Laboreiro, onde o Parque Nacional da Peneda-Gerês se encontra com o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés, o seu irmão gémeo galego, esconde-se um dos maiores tesouros naturais de Portugal e Espanha. Estamos a falar-lhe das Poças do Malho (ou Pozas do Mallón em espanhol), uma deslumbrante sequência de cascatas e lagoas do rio Laboreiro.

E se as Poças do Malho encantam, o trilho que até elas conduz apaixona! O trilho desenvolve-se ao longo da margem espanhola do rio Laboreiro, que aqui marca a fronteira entre Portugal e Espanha, e vai levá-lo a atravessar um frondoso bosque mágico, pejado de pedras musgadas e pequenos regatos.

Ao longo do percurso será brindado com vistas esmagadoras sobre imponentes penedos de mil formas, encontrar uma miríade de paradisíacas lagoas do rio Laboreiro (simplesmente perfeitas para um refrescante mergulho nos dias quentes de verão) e uma cénica ponte pedonal internacional, para que possa dar um saltinho a Portugal. É um dos nossos pequenos trilhos da Espanha favoritos e estamos desconfiados de que também irá figurar na sua lista!

Informação prática do Trilho Pozas do Mallón

  • Distância: 1,6 km (3,2 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia de Olelas

Onde dormir perto do Trilho Pozas do Mallón?

Entrimeña 2 | Casa Baralló

Rota/Track GPS do Trilho Pozas do Mallón

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer o Trilho Pozas do Mallón, não deixe de ler também o nosso guia detalhado para visitar o Parque Natural da Baixa Limia e Serra do Xurés.

Trilho Castelo de Monfragüe e Salto del Gitano

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaO Trilho do Castelo de Monfragüe e Salto del Gitano é o nosso percurso pedestre favorito do Parque Nacional de Monfragüe, um dos destinos naturais mais surpreendentes da Comunidade Autónoma da Extremadura.

Este percurso circular de pequena rota, cujo nome oficial é Trilho Vermelho (Ruta Roja), tem dois pontos de partida: a pequena aldeia de Villarreal de San Carlos (extensão total do trilho de 13 km) e a Fuente del Francés (extensão total do trilho 9 km – se a Ponte Cardenal estiver submersa terá de partir obrigatoriamente deste ponto).

Pelo caminho irá cruzar bosques com vegetação puramente mediterrânica (sobreiros, carrascos, medronheiros, azinheiras, etc) e poder conhecer os dois ex-libris do Parque Nacional de Monfragüe: o Salto del Gitano, um colossal maciço rochoso que emerge das águas do rio Tejo até atingir 300 metros de altura, e o altaneiro Castelo de Monfragüe, onde irá ser brindado com esmagadoras vistas panorâmicas 360º sobre o parque nacional. E, em jeito de bónus, ainda terá sérias chances de ver voar um vasto número de grifos e abutres mesmo por cima da sua cabeça.

Informação prática do Trilho Castelo de Monfragüe e Salto del Gitano

  • Distância: 9 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Fuente del Francés

Onde dormir perto do Trilho Castelo de Monfragüe e Salto del Gitano?

Hospederia Parque de Monfragüe | Apartamentos Rurales Monfragüe

Rota/Track GPS do Trilho Castelo de Monfragüe e Salto del Gitano

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas

Gosta de cascatas? Então não deixe de ir percorrer o Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas, outro dos nossos trilhos de Espanha de eleição.

O trilho desenvolve-se no maravilhoso Valle del Jerte, sobejamente conhecido pelas suas cerejeiras, e vai levá-lo a conhecer duas mãos cheias de idílicas cascatas, cada uma mais bela que a outra. Apesar de ser um trilho relativamente curto a primeira metade é sempre a subir pela empinada Garganta Las Nogaledas. Um esforço que é altamente recompensado pela beleza das cascatas que, perante os seus olhos, vão desfilar.

Se o percorrer na época das cerejeiras em flor (entre o final de março e o início de abril), terá o bónus de poder ver o Valle del Jerte completamente pincelado de branco. Até porque o regresso ao ponto de partida do trilho é feito pelos campos de cerejeiras.

Dica VagaMundos: se a caminhada lhe souber a pouco sugerimos que vá percorrer o vizinho trilho da Garganta de Los Infiernos, para ir conhecer as maravilhosas piscinas naturais Los Pilones, também conhecidas pelo nome de Marmitas de Gigante.

Informação prática do Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas

  • Distância: 7 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Navaconcejo

Onde dormir perto do Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas?

Hotel Judería Valle del Jerte | Parador de Plasencia

Rota/Track GPS do Trilho das Cascatas da Garganta Nogaledas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Lagunas de Ruidera

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaO Parque Natural Lagunas de Ruidera, o berço do rio Guadiana, é o palco do nosso trilho favorito da Comunidade Autónoma de Castilla-La Mancha.

As Lagunas de Ruidera são uma das paisagens naturais mais surpreendentes de Espanha. À sua espera tem uma sequência de quinze lagoas que se espraiam ao longo de aproximadamente 30 km e que se encontram interligadas através de cascatas, travertinos, pequenos riachos e passagens subterrâneas.

Existem vários trilhos pedestres sinalizados que permitem conhecer este pequeno paraíso espanhol. Contudo face à extensão do Parque Natural Lagunas de Ruidera, num só dia é virtualmente impossível conhecê-las a todas a caminhar (só mesmo num tour de jipe).

Nós optamos por fazer um trilho circular com sensivelmente 12 km de extensão (praticamente sem desníveis), que nos brindou com maravilhosas vistas sobre quatros das lagoas mais emblemáticas, nomeadamente a Laguna del Rey, a Laguna de la Colgada, a Laguna de Batanas e a Laguna Santo Morcillo. Trouxe-nos à memória os paradisíacos Lagos de Plitvice e não vacilamos na hora de o incluir na nossa lista dos melhores trilhos da Espanha!

Informação prática do Trilho Lagunas de Ruidera

  • Distância: 12 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Ruidera

Onde dormir perto do Trilho Lagunas de Ruidera?

El Mirador De Ruidera | Hotel Rural Albamanjon

Rota/Track GPS do Trilho Lagunas de Ruidera

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Caminito del Rey

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaA menos de uma hora de Ronda, por entre os desfiladeiros de Chorro e Gaitanejo, esconde-se um dos trilhos de Espanha mais famosos: o fantástico e fotogénico Caminito del Rey, que foi outrora considerado um dos percursos pedestres mais perigosos do mundo.

Os sucessivos acidentes levaram a Junta da Andaluzia a encerrar o Caminito del Rey e a restruturá-lo de forma a serem garantidas condições de segurança. Reaberto em 2015, o Caminito del Rey é hoje um percurso linear com aproximadamente 8 km, sendo que três desses quilómetros são feitos nos passadiços suspensos sobre os desfiladeiros. Apesar de seguro, continua a fazer bombar o coração, sobretudo dos que sofram de vertigens. No final do percurso, um autocarro traz os caminhantes ao ponto de partida do percurso pedestre. É um dos trilhos de Espanha verdadeiramente imperdíveis!

Dica VagaMundos: não vá para o Caminito del Rey sem ter reservado a entrada com antecedência, pois os bilhetes estão quase sempre esgotados. Reserve com o máximo de antecedência possível através do site oficial.

Caso não queira estar a preocupar-se com questões logísticas pode sempre juntar-se a um pequeno grupo com guia certificado. Da última vez que decidimos ir percorrer o Caminito del Rey não conseguimos os bilhetes pelo site oficial e decidimos experimentar este tour do GetYourGuide que inclui os bilhetes (clique para ver) e gostamos bastante da experiência.

Informação prática do Trilho Caminito del Rey

  • Distância: 8 km
  • Circular: não (o regresso é feito de autocarro)
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parking Caminito del Rey

Onde dormir perto do Trilho Caminito del Rey?

Complejo Turístico La Garganta | Hostal Caminito del Rey

Rota/Track GPS do Trilho Caminito del Rey

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Torcal de Antequera

Consegue-se a imaginar a caminhar por uma labiríntica paisagem cárstica, caprichosamente esculpida pelos elementos há mais de 200 milhões de anos? Esperamos que sim, pois é o que o espera quando for percorrer o fantasioso Trilho Torcal de Antequera, um dos trilhos de Espanha a não perder na Andaluzia.

Para explorar este cantinho mágico da província de Málaga, foram criados três pequenos trilhos pedestres (com extensões que variam entre os 1,5 km e os 3,7 km), que permitem conhecer os locais mais emblemáticos do Parque Natural da Paisagem Protegida de Torcal de Antequera, Património Mundial UNESCO desde 2016.

Nós optamos por combinar os três e o resultado foi um fabuloso trilho circular com aproximadamente 8 km de extensão e dificuldade baixa. Se quiser seguir os nossos passos, é só descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo!

Informação prática do Trilho Torcal de Antequera

  • Distância: 8 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Centro de Visitantes El Torcal Alto

Onde dormir perto do Trilho Torcal de Antequera?

Hotel Manzanito | Hotel Infante Antequera | Parador de Antequera

Rota/Track GPS do Trilho Torcal de Antequera

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Los Cahorros de Monachil

Fechamos a nossa lista dos melhores trilhos de Espanha com o Trilho Los Cahorros de Monachil, um surpreendente percurso pedestre às portas de Granada, que atravessa o estreito canhão do rio Monachil tendo como pano de fundo as gigantescas montanhas do Parque Nacional da Sierra Nevada.

O trilho tem sensivelmente 8 km de extensão e como não apresenta dificuldades técnicas de maior, é mais um dos trilhos de Espanha perfeitos para se fazer em família. Na verdade, no Trilho Los Cahorros de Monachil, os miúdos até têm algumas vantagens face aos graúdos. É que nas zonas mais estreitas do canhão do rio Monachil vai encontrar passagens tão apertadinhas que só mesmo eles é que vão conseguir atravessar sem ir de gatas ou sem ter de recorrer aos grampos de metal cravados nas escarpadas rochas.

Ao longo do percurso irá também atravessar um bosque mágico, que parece recortado de um livro de fantasia, cruzar vertiginosas pontes suspensas, deliciar-se com a visão das pequenas cascatas do rio Monachil, encontrar um sem número de miradouros naturais com vistas de cortar a respiração e, com um bocadinho de sorte, cruzar-se com uma raposa ou uma cabra-montesa.

Informação prática do Trilho Los Cahorros de Monachil

  • Distância: 8,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Monachil

Onde dormir perto do Trilho Los Cahorros de Monachil?

Granada Old Town Hostel | Palacio Cabrera | Shine Albayzín

Rota/Track GPS do Trilho Los Cahorros de Monachil

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: na preparação da sua viagem para percorrer o Trilho Los Cahorros de Monachil, não deixe de ler também o nosso guia e roteiro detalhado para visitar o Parque Nacional da Sierra Nevada.

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos e Percursos Pedestres de Espanha


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos melhores trilhos e percursos pedestres de Espanha.

Seguro de Viagem para percorrer os Trilhos de Espanha

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres EspanhaAlgo que consideramos de crucial importância para ir percorrer os trilhos de Espanha é ter um bom seguro de viagem com coberturas que nos façam sentir totalmente protegidos.

As caminhadas na natureza são uma atividade que envolve sempre algum risco, sobretudo quando os trilhos se desenvolvem em locais remotos e de elevada altitude. No caso de se ter um acidente que exija busca e socorro (muitas vezes com recurso a meios aéreos) as despesas podem ascender a largos milhares de euros. Logo, não convém de todo facilitar!

Na hora de comprar um seguro de viagem, a nossa escolha recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.

Clique para fazer uma simulação para a sua viagem de trekking à Espanha e não se esqueça que, ao utilizar o nosso link, terá um desconto de 5% na compra do seu seguro de viagem.

Outros artigos da Espanha

Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de CádizRoteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de MaiorcaRoteiro do País BascoRoteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro SomiedoRoteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | BilbauCáceres | CádizCórdoba | GibraltarGranadaIlhas Cíes | Ilha de OnsLago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | OurensePalma de Maiorca | PlasenciaPontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | San Sebastián | Santiago de Compostela | Segóvia | Sevilha | Toledo | Valência | Vigo | Zamora | Zaragoza

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.