Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS

Se nunca equacionou o Algarve como destino para caminhadas não sabe o que anda a perder. É certo que a região mais a sul de Portugal rima mais com praias paradisíacas do que com caminhadas na natureza. A verdade é que os trilhos e percursos pedestres do Algarve figuram não só entre os mais bonitos de Portugal, mas até mesmo da Europa. E como no Algarve o sol costuma brilhar 300 dias por ano, não há desculpa nenhuma para não os ir conhecer!

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Grande Rota do Guadiana – Trilhos do Algarve

E se pensa que os melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve se limitam a percorrer o seu idílico litoral, pejado de maravilhosas praias e paisagens costeiras de cortar a respiração, então tem à sua espera uma enorme surpresa. No interior do Algarve há igualmente várias mãos cheias de trilhos e percursos pedestres verdadeiramente fascinantes, que o vão levar a conhecer pequenas aldeias perdidas no tempo, surpreendentes serras e parques naturais, e até mesmo apaixonantes cascatas.

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Percurso Pedestre da Fonte Benémola – Trilhos Algarve

Por isso, da próxima vez que for visitar o Algarve, pense seriamente em dar uns dias de folga à toalha de praia, em trocar as sandálias pelas botas de caminhada e partir à descoberta dos surpreendentes trilhos e percursos pedestres do Algarve.

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Via Algarviana – Trilhos Algarve

Para lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas, neste artigo vamos mostrar-lhe aqueles que consideramos serem os melhores trilhos do Algarve. Partilhamos também consigo os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas no Algarve, de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Trilho da Ponta da Piedade – um dos melhores percursos pedestres do Algarve
Na preparação da sua viagem para percorrer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres do Algarve, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Conteúdo deste Artigo

Melhores Trilhos do Algarve: guia com os melhores percursos pedestres do Algarve

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPS
Lagoa na Serra de Monchique – Trilhos Algarve

Para além de uma breve descrição dos nossos trilhos e percursos pedestres do Algarve favoritos, vai também encontrar, neste guia para explorar o Algarve a pé, um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir perto dos melhores trilhos do Algarve, informação prática sobre todos os percursos pedestres e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho dos 7 Vales Suspensos (PR1 Lagoa)

O Trilho dos Sete Vales Suspensos, no concelho de Lagoa, é não só um dos trilhos mais bonitos do Algarve, mas da Europa. Foi inclusivamente eleito como “O Melhor Destino para Caminhadas da Europa” no ranking promovido pelo European Best Destinations em 2019, que contou com a votação de mais de 28 mil viajantes de 153 países.

O percurso de sensivelmente 6 km (12 km ida e volta) é feito ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes, e brinda o caminhante com fantásticas paisagens do litoral algarvio.

Pelo caminho irá atravessar, literalmente, sete vales suspensos, que outrora estiveram associados à foz de uma linha de água que se despenhava diretamente no mar. Ao longo do percurso poderá observar inúmeras arribas, formações rochosas das mais variadas formas, curiosas grutas e impressionantes algares. A natureza não teve pressa em esculpir esta sua obra-prima. É caso para dizer que abrimos em grande a nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve!

Informação prática do Trilho dos 7 Vales Suspensos

  • Distância: 6 km (12 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Praia da Marinha ou Praia Vale de Centeanes

Clique para ler o nosso guia completo do Trilho dos 7 Vales Suspensos, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Onde dormir perto do Trilho dos 7 Vales Suspensos?

Tivoli Carvoeiro | Vila Alba Eco-Resort | Rocha Brava Village Resort

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre dos 7 Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Rota do Guadiana – Ronda da Guarda Fiscal (Alcoutim)

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPSDo litoral saltamos até ao interior Algarvio, mais concretamente até Alcoutim, uma verdadeira meca para os amantes de caminhadas. Neste concelho algarvio, com sotaque alentejano, a praia é outra! Os extensos areais e as cénicas arribas costeiras dão lugar às ondulantes serranias e às maravilhosas paisagens ribeirinhas do Guadiana.

Para desfrutar destas maravilhas naturais há mais de 150 km de percursos pedestres homologados, e muitos deles figuram entre os melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve. O nosso favorito é o trilho da Ronda da Guarda Fiscal, que é, no fundo, uma das etapas da Grande Rota do Guadiana, um dos mais belos trilhos beira-rio que conhecemos em Portugal.

Como o próprio nome indica, este trilho acompanha o percurso outrora usado pela guarda fronteiriça para controlar o contrabando entre Portugal e Espanha. Desde a Ribeira do Vascão, fronteira natural que divide o Algarve do Alentejo, ao altaneiro Castelo de Alcoutim, terá sempre o rio Guadiana como companhia. As vistas sobre o rio Guadiana, com a Espanha no horizonte, são simplesmente apaixonantes e vão-lhe revelar uma face do Algarve completamente distinta da que costuma encontrar nos folhetos turísticos!

Dica VagaMundos: como o percurso é linear, caso haja dois carros, o ideal é deixar um carro junto à Ribeira do Vascão (Monte Vascão) e outro em Alcoutim para poder regressar no final do percurso. De outra forma, terá de fazer um total de 22 km, o que já se torna algo cansativo. Outra boa opção é deixar o carro em Alcoutim e ir de táxi ou de barco, Guadiana acima, até ao início do percurso. No Cais Velho de Alcoutim há várias empresas que oferecem o serviço.

Informação prática do Trilho Rota do Guadiana – Ronda da Guarda Fiscal

  • Distância: 11 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Ribeira do Vascão/Castelo de Alcoutim

Onde dormir perto do Trilho Rota do Guadiana – Ronda da Guarda Fiscal?

Hotel D’Alcoutim | HI Alcoutim – Pousada de Juventude

Rota/Track GPS do Trilho Rota do Guadiana – Ronda da Guarda Fiscal

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Pontal da Carrapateira (Aljezur)

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPSSe anda à procura de um percurso pedestre no Algarve que combine paisagens costeiras com formações rochosas de cair o queixo e uma praia verdadeiramente 5 estrelas, tem mesmo de ir percorrer o trilho do Pontal da Carrapateira.

O Pontal da Carrapateira reúne uma série de fenómenos geológicos e tem uma variedade de flora e fauna merecedores de um episódio de vida selvagem narrado pelo David Attenborough. Todos os adjetivos que nos vêm à cabeça parecem redutores para descrever esta maravilha da natureza.

É deslumbramento atrás de deslumbramento! Some-lhe a beleza e imensidão do areal da Praia da Bordeira (um autêntico deserto do Saara, versão algarvia) e percebe logo porque é que nem pestanejamos na hora de o incluir na nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

Informação prática do Trilho Pontal da Carrapateira

  • Distância: 11 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Carrapateira

Onde dormir perto do percurso pedestre Pontal da Carrapateira?

Hostel do Mar | Monte da Vilarinha | Hortas do Rio | Eco Apartment Carrapateira | Casa da Estela | Carrapateiramar Guest House

Rota/Track GPS do Trilho Pontal da Carrapateira

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Cascatas da Serra de Monchique (PR 5 MCQ)

Trilhos e Percursos Pedestres AlgarveO Trilho das Cascatas da Serra de Monchique é o nosso trilho de montanha de eleição no Algarve. Este desafiante percurso pedestre arranca e termina junto ao Miradouro da Fóia, o ponto mais alto de todo o Algarve, situado a cerca de 900 metros de altitude. As vistas panorâmicas sobre a Serra de Monchique, e arredores, são de cortar a respiração. Em dias com boa visibilidade consegue-se avistar o Cabo de São Vicente, Faro e – dizem – a Serra da Arrábida (se bem que, esta última, nós nunca conseguimos vislumbrar).

Ao longo do percurso irá cruzar bosques de castanheiros, ver curiosas formações rochosas e, claro, conhecer três das cascatas mais bonitas do Algarve: a Cascata do Barbelote (a nossa favorita), a Cascata do Chilrão e a Cascata do Penedo do Buraco. Sim, no Algarve também há cascatas!

Informação prática do Trilho das Cascatas da Serra de Monchique

  • Distância: 17 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Miradouro da Fóia

Onde dormir perto do Percurso Pedestre das Cascatas do Algarve?

Monchique Resort | Wild Oasis | Vinha do Gaio | Pirilampo | Luar do Cano | Vilafoia

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre das Cascatas do Algarve (PR5 MCQ)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho de Sagres a Salema (Trilho dos Pescadores)

Outro dos trilhos que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve é a fabulosa etapa do Trilho dos Pescadores da Rota Vicentina, que liga Sagres a Salema. Mas avisamos já que tem tanto de deslumbrante como de rasgadinho!

Esta autêntica montanha russa de íngremes subidas e descidas vai brindá-l@ com paisagens costeiras de fazer cair o queixo, passando por quase duas mãos cheias de maravilhosas praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, onde pode ir a banhos durante a caminhada.

As nossas favoritas são a praia do Zavial (não deixe de fazer um pequeno desvio até ao promontório da Bateria do Zavial – as vistas são soberbas!), a praia da Ingrina, a praia das Furnas, a praia do Martinhal, a praia da Figueira e a praia de Salema.

Para além de ter uma excelente praia, Salema é também uma das aldeias piscatórias mais castiças e apaixonantes do Algarve. Aproveite para comer uma mariscada ou um peixinho fresco bem regado num dos seus típicos restaurantes. Depois da tareia que levou no trilho, bem que merece!

Dica VagaMundos: tenha em atenção que o Trilho dos Pescadores entre Sagres a Salema é linear e, face à distância e exigência do percurso, não é de todo boa ideia fazer ida e volta. Como tal, o melhor é apanhar um táxi em Salema para regressar a Sagres ou optar por pernoitar na região. Se for esta a sua opção aproveite o dia seguinte para visitar as ruínas do Forte de Almádena (as vistas são qualquer coisa) e a vila piscatória de Burgau.

Informação prática do Trilho de Sagres a Salema (Trilho dos Pescadores)

  • Distância: 20 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Sagres/Salema

Onde dormir perto do Trilho de Sagres a Salema (Trilho dos Pescadores)?

Salema Beach Village | Memmo Baleeira | Sagres Sun Stay

Rota/Track GPS do Trilho de Sagres a Salema (Trilho dos Pescadores)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Alvor

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPSOs Passadiços do Alvor são outro dos nossos percursos pedestres favoritos no Algarve. Os passadiços têm cerca de 6 km de extensão, o que faz deles os maiores passadiços do Algarve. Ligam a Praia dos Três Irmãos à maravilhosa Ria de Alvor, um dos nossos cantinhos favoritos do barlavento algarvio.

Entre a Praia dos Três Irmãos e o pontão da Praia do Alvor, os passadiços seguem sempre junto ao mar, ao longo do cordão dunar, e brindam o caminhante com lindas vistas sobre o mar e as ondulantes dunas. Uma vez na Ria de Alvor, os passadiços percorrem uma miríade de dunas, pequenos areais e sapais, premiando o visitante com vistas soberbas sobre esta maravilha natural. Imperdível!

Informação prática dos Passadiços do Alvor

  • Distância: 6 km (12 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Praia dos Três Irmãos/Ria de Alvor

Clique para ler o nosso guia completo dos Passadiços do Alvor, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Onde dormir perto dos Passadiços do Alvor?

Pestana D. João II Beach & Golf Resort | AlvorMar Apartamentos Turisticos | Casas D’Alvor Boutique Apartments

Rota/Track GPS dos Passadiços do Alvor

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Percurso Pedestre da Fonte Benémola (PR16 Loulé)

O percurso pedestre da Fonte Benémola é um pequeno trilho circular situado em pleno barrocal algarvio, no concelho de Loulé. É parte integrante da Grande Rota da Via Algarviana, que atravessa o interior algarvio desde Alcoutim até ao Cabo de São Vicente, ao longo de 300 km.

Mas se o percurso é pequeno em tamanho, o mesmo não se pode dizer em relação à sua beleza. A Fonte Benémola consegue a proeza de ter água o ano inteiro, o que a transforma num autêntico oásis no habitualmente verão seco do Algarve. Essa abundância de água deve-se ao facto do local ser atravessado pela Ribeira da Fonte Menalva e da existência de várias nascentes, de onde se destaca o “olho de água” e a Fonte Benémola. Tanta água é sinónimo de uma beleza estonteante e de um ecossistema riquíssimo.

Posto isto, não é de estranhar que o trilho da Fonte Benémola figure entre os melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve. E como é relativamente curto, é simplesmente perfeito para toda a família, mesmo para quem tem crianças pequenas.

Dica VagaMundos: se quiser um trilho um pouco maior pode sempre optar por percorrer o LLE PR12 – 7 Fontes, que conta com 9km de extensão. O trilho também é circular e para além de passar na Fonte Benémola passa também pelos enormes rochedos da Rocha da Figueira e Rocha dos Corvos, pelo tanque da Cerca Nova e pelo miradouro dos Corcitos.

Informação prática do Percurso Pedestre da Fonte Benémola

  • Distância: 4,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Estacionamento da Fonte Benémola

Clique para ler o nosso guia completo do Percurso Pedestre da Fonte Benémola, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Onde dormir perto do Trilho da Fonte Benémola?

Loulé Jardim Hotel | Loulé Coreto Hostel | Dom Fernando II

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre da Fonte Benémola (LLE PR16)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade (Lagos)

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPSA Ponta da Piedade é um conjunto de maravilhosas falésias esculpidas pelos elementos. Grutas e arcos naturais, rochas que parecem ter sido esculpidas à mão, pequenas enseadas, praias e piscinas naturais bordejadas por um mar de tons azul-turquesa e verde-esmeralda compõem este quadro pintado a preceito pela Mãe Natureza.

E não há melhor maneira de conhecer este cantinho mágico do Algarve do que percorrendo o fenomenal Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade, claramente um dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

Os Passadiços da Ponta da Piedade ligam o Farol da Ponta da Piedade à praia do Canavial, num cénico percurso com aproximadamente 2,5 km (5 km ida e volta). Mas para uma experiência mais completa recomendamos vivamente que não se fique por aqui. Ao invés de começar a caminhada no Farol da Ponta da Piedade sugerimos que arranque da maravilhosa praia do Camilo e percorra os trilhos que cingem as arribas até ao Farol da Ponta da Piedade, não deixando de descer as escadarias que conduzem até às idílicas piscinas naturais da Ponta da Piedade.

Outra opção a ter em conta é não terminar a caminhada na praia do Canavial, mas sim um pouco mais à frente, na praia de Porto de Mós. Honestamente, o caminho entre as praias não é muito interessante, mas a praia é simplesmente deliciosa, sendo perfeita para um retemperador mergulho a meio da caminhada. No total terá de percorrer 8 km (ida e volta), mas não vai dar por mal empregue o esforço!

Dica VagaMundos: se estiver alojado em Lagos e não quiser pegar no carro pode sempre começar a caminhada na cidade. De Lagos até à praia do Camilo é somente 1 km (2 km ida e volta) e como bónus ainda passa pela praia da Dona Ana, considerada, por muitos, como a praia mais bonita do Algarve.

Informação prática do Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade

  • Distância: 4 km (8 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil (excetuando a íngreme escadaria de acesso à praia do Canavial, que é no fundo opcional)
  • Local de Partida/Chegada: Porto de Mós/Praia do Camilo

Clique para ler o nosso guia completo do Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Onde dormir perto do Trilho da Ponta da Piedade?

Cascade Wellness Resort | Lagos Atlantic Hotel | Olive Hostel Lagos

Rota/Track GPS do Trilho e Passadiços da Ponta da Piedade

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Endiabrada e os Lagos Escondidos (PR3 Aljezur)

Este percurso pedestre circular de Aljezur é outro dos nossos trilhos e percursos pedestres de eleição do Algarve. O trilho arranca e termina na castiça aldeia da Bordeira que, apesar de estar mesmo ao lado do mar, tem uma personalidade serrana muito vincada, sendo uma das aldeias mais típicas do Algarve.

O trilho da Endiabrada e os Lagos Escondidos leva-nos a percorrer bosques tipicamente mediterrânicos, no sopé da Serra de Espinhaço de Cão, e a conhecer os dois lagos escondidos no vale, fruto da construção de represas de terra. Será brindad@ com algumas das paisagens rurais mais bonitas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina!

Informação prática do Trilho Endiabrada e os Lagos Escondidos

  • Distância: 17 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Aldeia da Bordeira

Onde dormir perto do Trilho Endiabrada e os Lagos Escondidos?

Utopia Guest House | Herdade Monte Do Sol

Rota/Track GPS do Trilho Endiabrada e os Lagos Escondidos (PR3 AJZ)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Ludo (Faro)

O Trilho do Ludo é o nosso percurso pedestre de eleição no Parque Natural da Ria Formosa. Como tal, não podíamos deixar de o incluir nesta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

Este percurso pedestre, que é, na realidade, a combinação do Trilho de São Lourenço e do Trilho da Quinta do Lago, arranca junto ao parque de estacionamento da Praia da Ilha de Faro e conduz-nos pelo sistema lagunar da Ria Formosa, por entre zonas de sapal, salinas, campos de golfe, lagoas de água doce e áreas florestais.

O grau de dificuldade do trilho é baixo, o que o torna perfeito para uma caminhada em família, mas nem por isso a recompensa é menor. As paisagens naturais com que o caminhante se depara são simplesmente maravilhosas, sendo fácil de entender porque é que a Ria Formosa foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

Em jeito de bónus, e porque neste cantinho do parque natural habita um sem número de espécies de aves aquáticas (com destaque para os flamingos, patos, zarros, mergulhões e galeirões), foram criados, ao longo do percurso, observatórios para as poder admirar, sem as perturbar. Um verdadeiro paraíso para os amantes de birdwatching!

Dica VagaMundos: depois da caminhada, não deixe de dar um saltinho à vizinha Ilha de Faro para um retemperador mergulho, um passeio à beira-mar ou simplesmente para tomar uma bebida com o oceano e a Ria Formosa a marcarem o horizonte.

Informação prática do Trilho do Ludo

  • Distância: 7 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento da Praia de Faro

Onde dormir perto do Trilho do Ludo?

Eva Senses Hotel | Aqua Ria Boutique Hotel | Sunlight House | Lemon Tree Stay

Rota/Track GPS do Trilho do Ludo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Cordoama (Vila do Bispo)

O Trilho da Cordoama é o nosso percurso circular favorito no concelho de Vila do Bispo. Ao longo do percurso terá a oportunidade de conhecer as fantásticas praias da Cordoama e do Castelejo e será brindado com as brutais paisagens de uma das zonas costeira mais belas e dramáticas da Costa Vicentina.

Aqui a terra muda de repente. Das cores quentes da terra vermelha para um ocre escuro, como se pisássemos terra queimada. À sua frente exibe-se um mar irado, revolto que impõem respeito e faz sonhar os mais audazes. Vai ser fácil de perceber porque é que o consideramos um dos melhores trilhos do Algarve.

Informação prática do Trilho da Cordoama

  • Distância: 15 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Vila do Bispo

Onde dormir perto do Trilho da Cordoama?

Pure Fonte Velha B&B | Aldeia da Pedralva – Nature & Village Experience

Rota/Track GPS do Trilho da Cordoama

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Azinhal dos Mouros (PR9 – Loulé)

O Trilho do Azinhal dos Mouros é outro dos nossos percursos pedestres prediletos do interior do Algarve. O trilho desenrola-se por entre montes e vales do serrado algarvio, já na fronteira entre o Algarve e o Alentejo, e revela-nos um Algarve distinto e autêntico.

O trilho arranca e termina na pitoresca aldeia de Azinhal dos Mouros, famosa por nela se ter encontrado uma necrópole de cistas, e pela sua autêntica muralha de piteiras de figo da índia que, reza a lenda, terão servido de proteção contra invasores no tempo dos mouros.

Ao longo do percurso do Trilho do Azinhal dos Mouros irá cruzar montados de sobro, debruados de medronheiros e esteva, atravessar a Ribeira do Vascão, a tal que divide o Algarve do Alentejo, e a sua afluente Ribeira do Vascanito, ver vários moinhos de água, açudes e levadas (dos quais destacamos o Moinho da Chavachã, de origem romana e o Moinho da Marmeleira) e atravessar os castiços povoados de Vermelhos e Corte Pinheira, onde poderá observar os vestígios de uma necrópole da Idade do Ferro.

Informação prática do Trilho do Azinhal dos Mouros

  • Distância: 16 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Azinhal dos Mouros

Onde dormir perto do Trilho Azinhal do Mouros?

Casa da Tita | Casa de Campo Cantinho da Serra | Monte Gois Country House e Spa

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre Azinhal do Mouros (PR9 – Loulé)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Praia do Barril – Tavira

O trilho da Praia do Barril é mais um prazenteiro passeio do que uma épica caminhada. Mas gostamos tanto dele que não resistimos a incluí-lo nesta nossa seleção dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

O trilho arranca em Pedras d’El Rei e atravessa o Canal de Tavira por uma ponte pedonal rumo à Praia do Barril em plena Ilha de Tavira, uma das que constituem a língua de areia de dunas naturais que separam o mar da Ria Formosa. Pelo caminho, que também pode ser percorrido de comboio turístico, irá atravessar uma extensa zona de sapal até chegar às dunas e ao antigo arraial de pesca de atum, sendo possível observar um sem número de aves que se alimentam dos milhares de caranguejos boca-cava-terra, que habitam nos baixios do sapal.

Uma vez na Praia do Barril tem à sua espera não só uma das melhores praias do concelho de Tavira, mas também o icónico Cemitério das Âncoras, o local onde foram colocadas as âncoras da antiga frota da pesca do atum. Imperdível!

Dica VagaMundos: se é adepto de naturismo não deixe de ir até à Praia do Homem Nu na Ilha de Tavira. Da Praia do Barril basta caminhar em direção a sul. Outra sugestão que temos para si é dar um saltinho à aldeia piscatória de Santa Luzia, para ir ver os coloridos barcos de pesca e provar o seu afamado polvo.

Informação prática do Trilho da Praia do Barril

  • Distância: 1,5 km (3 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Pedras de El-Rei

Onde dormir perto do Trilho da Praia do Barril?

Formosa Guest House | Pousada Convento de Tavira | Vila Gale Tavira

Rota/Track GPS do Trilho da Praia do Barril

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Rocha da Pena (PR18 Loulé)

A Rocha da Pena é um dos afloramentos rochosos mais emblemáticos do barrocal algarvio e não há maneira melhor de o conhecer do que percorrendo o Trilho da Rocha da Pena.

O trilho arranca junto à Fonte dos Amuados, no pequeno povoado da Rocha, e conduz o caminhante até ao topo do planalto da Rocha da Pena, por entre bosques de alfarrobeira, zambujeiro, azinheira, zimbro e carrasco. Uma vez no Talefe, o ponto mais alto do percurso a 479 metros de altitude, poderá desfrutar de fantásticas vistas sobre o ondulado da Serra do Caldeirão e os contornos suaves do Barrocal Algarvio até ao mar. Com alguma sorte poderá avistar aves de rapina, como sejam o grifo e a águia-de-Bonelli.

Os outros pontos de destaque do Trilho da Rocha da Pena vão para um par de amuralhamentos rochosos cuja origem remonta à Idade do Ferro e para o Algar dos Mouros, uma das maiores galerias cársicas do Algarve, onde, aquando da reconquista de Salir por D. Paio Peres Correia, se terão escondido os fugidios mouros. Como vê não faltam razões para percorrer este singular trilho do Algarve!

Informação prática do

  • Distância: 7 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderado
  • Local de Partida/Chegada: Fonte dos Amuados (Rocha)

Onde dormir perto do Trilho da Rocha da Pena?

Casa da Tita | Villas2go2 CountryVilla | Alte Tradition Guest House

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre da Rocha Pequena (PR18 LLE)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Rota Vicentina – Grande Rota

Melhores Trilhos do Algarve: mapa dos percursos pedestres e rotas GPSA Rota Vicentina não é propriamente um trilho, mas sim uma rede de percursos que totaliza cerca de 750 km de trilhos pedestres e 1000 km de percursos de BTT ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Percorre o Litoral do Alentejo desde Sines a Odeceixe e entra na Costa Algarvia em Aljezur, dobrando o Cabo de Sagres e indo até Burgau, já no Barlavento Algarvio.

Das Grandes Rotas do Algarve esta é a nossa favorita e é excelente para quem se quer estrear em caminhadas mais longas. Logo, tínhamos de a incluir nesta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve.

A rede de percursos da Rota Vicentina compreende o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares excelentes para quem só queira fazer caminhadas de um dia.

Uma excelente combinação de ambos os trilhos é começar a caminhada em Santiago do Cacém ou Porto Covo e, daí, seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe. Como o Caminho Histórico também passa em Odeceixe, pode depois seguir esta rota até ao Cabo de São Vicente. Se sair de Porto Covo, no total vai percorrer sensivelmente 170 km apaixonantes, que pode esticar até 220 km caso queira continuar pelo Trilho dos Pescadores até Lagos.

Informação prática da Rota Vicentina – Grande Rota

Rota Vicentina – Combinação do Caminho Histórico com o Trilho dos Pescadores

  • Distância: 170 km
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada/Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Porto Covo/Cabo de São Vicente

Clique para ler o nosso guia completo da Rota Vicentina, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua caminhada.

Onde dormir perto do Trilho da Rota Vicentina?

Porto Covo Hotel Apartamento | Ahoy Porto Covo Hostel | Memmo Baleeira | Sagres Sun Stay

Rota/Track GPS da Rota Vicentina – Combinação do Caminho Histórico com o Trilho dos Pescadores

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres do Algarve


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos melhores trilhos e percursos pedestres do Algarve

O que levar quando for percorrer os Trilhos e Percursos Pedestres do Algarve?

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Comida e bebida (sabe sempre super bem fazer um pic-nic no meio das caminhadas);
  • A exposição solar é muito elevada em todos os trilhos costeiros do Algarve presentes neste artigo e mesmo em grande parte dos trilhos do interior do Algarve que referimos. Por isso não se esqueça de levar consigo um bom protetor solar, óculos de sol e um chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos das caminhadas;
  • Fato de Banho, para disfrutar das maravilhosas praias do Algarve;
  • Saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico). Infelizmente são muitos os caminhantes que se esquecem deste pequeno grande pormenor.

Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.