Mer de Glace

Mer de Glace, Chamonix, France

Para fechar a nossa “escapadinha”, e ainda por terras gaulesas, não podíamos perder uma visita ao glaciar Mer de Glace. Mais do que apenas “ver” um glaciar, a experiência passa por estar dentro dele. Poder aceder ao interior dum glaciar é daqueles momentos únicos de vida que ficam para sempre gravados na memória.

mer-de-glace-combioo-de-cremalheira-chamonixAqui na Europa, este é um dos glaciares que recebe mais visitantes na França. Assim, apanhámos o castiço comboio de cremalheira em Chamonix para subirmos até Montenvers e vermos o nosso primeiro glaciar: o Mar de Gelo.

mer-de-glace-telefericoChegados à estação de Montenvers, há que entrar a bordo do teleférico e descer até uma plataforma da montanha. Daqui acedemos aos 300 degraus que nos levam à entrada da gruta escavada no glaciar.

mer-de-glace-desgelo-ao-longo-dos-tempos

Ao longo da descida pela escadaria, apercebemo-nos que o aquecimento global não é uma utopia. Placas ao longo do percurso assinalam a altura que o glaciar atingia anteriormente. O que é assustador é que esta redução drástica aconteceu nas últimas décadas.

mer-de-glace-before-and-after
ANTES, Mer de Glace, por Samuel Birmann (1793-1847). DEPOIS, Mer de Glace pelos VagaMundos.

mer-de-glace-entrada-do-glaciar

As grutas são escavadas anualmente para visitar o interior do glaciar. E todos os anos o trabalho é refeito pois o glaciar desce a uma velocidade de 90 metros por ano em direcção a Chamonix.

mer-de-glace-corredor-interiorEstar dentro de um glaciar é uma experiência inesquecível. O espectáculo de luz e som ajuda a criar uma ambiência de deslumbre… Ao ponto de até esquecemos que estamos dentro duma verdadeira arca congeladora!

mer-de-glace-salas-esculpidas e decoradasAs montanhas têm um certo apelo a que nos é difícil fugir. Do miradouro de Montenvers, a vista panorâmica sobre toda a região montanhosa envolvente é extraordinária. Eis como a captámos com a nossa lente.

mer-de-glace-vista-de-montenversE aqui terminam as nossas deambulações por terras helvéticas e gaulesas. Na mochila trouxemos um manancial de boas memórias.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

15 COMENTÁRIOS

  1. Que saudade!!! Diablerets….Monte Branco…Grande Motte em Tignes, Jungfrau, Engandin. Na Suiça e não só, há uns anos, estive dentro de alguns glaciares. De visita e a fazer ski. Jamais esquecerei essas sensações, por isso compreendo a vossa felicidade.

  2. Que maravilha de fotos!!! Deve ter sido uma experiência única… a paisagem é fabulosa… e essas grutas com essas cores fluorescentes são extraordinárias…!
    Excelente crónica! Obrigados pela partilha.

    Beijinhos,
    AA

  3. Uau! Que coisa mias linda! Parecem estar dentro dum sonho meio surreal…que experiência maravilhosa deve ter sido!
    Quanto a Portugal esse ano…que a vida me ajude a conseguir..quero muito voltar e passar por tantas peripércias novamente…e Évora, com certeza…e os doces que não comi da outra vez…com ou sem GPS!
    Bejinhos queridos!

  4. Olá Angela. São de facto sensações inolvidaveis! Nós ainda agora de lá voltamos e a vontade de regressar já mora aqui 🙂
    Bjs

    Olá João. Ainda bem que deu para recordar! Nós apanhamos também algumas esculturas, ma provavelmente não tantas como o João.
    Abraço

    Olá Alexandrina. Obrigado nós pelas tuas palavras. Nós adoramos a experiencia. Se quizeres ter uma ideia melhor do que foi dá uma vista de olos no video que publicamos agora.
    Bjs

    Olá Tita. Nem fica muito longe de ti. Da proxima vez que fores a Zurich desafia o namorado e vão explorar o Mont Blanc 🙂
    Bjs

    Hola Laura. Obrigado nós pelo teu comentário 🙂
    Besos

    olá Zoe. Muito Obrigado 🙂
    Bjs

    Olá Glorinha. É que parecia mesmo um sonho meio surreal :)Esperemos que consigas regressar a Portugal já este ano e que sejam muitos os passeios sempre acompanhados de uns bons doces 🙂
    Bjs

  5. Olá Cláudia. Mesmo frio! A sensação de estar no interior dum elemento da Terra é entusiasmante. Vale mesmo a pena!
    Bjs

  6. Olá,
    parece-me um bom sitio para esquiar.
    os túneis são demais. Parece que foi uma viagem fantástica.
    Cumprimentos

  7. Olá Valentim. Chamonix tem uma excelente oferta para o ski. Quando de manhã apanhamos o teleferico para o Aiguille du Midi, ía connosco um grupo enorme de skiadores: iam fazer le Vallée Blanche. Qual não foi o nosso espanto quando à tarde, os apanhamos aqui no glaciar. A famosa descida da Vallée Blanche integra esquiar sobre o Mer de Glace. Isso é que deve ser uma experiência!
    Abraço

  8. Wow, that is some special place to visio visit! Amazing – good that you managed to make such nice photos, it's actually difficult under those lighting conditions, I imagine.
    Very nice, I'd never heard of this place, so thanks for sharing!

  9. The Mer de Glace is a superb natural beauty. And what is amazing is that we felt incredibly well inside it. The photos had to be taken according to the rythm of the artificial lights they put inside, and they came out with good effects.

  10. Apesar do frio que senti adorei!!!
    Que lugar lindo!A viagem de combóio subindo a montanha,a paisagem natural linda,o glaciar com a ida ao seu interior…
    Imagens maravilhosas que guardarei para sempre no baú das melhores recordações.
    Cumprimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.