Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo | Douro Superior e Lagos do Sabor

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Torre de Moncorvo guarda algumas das paisagens mais arrebatadoras do Douro Superior. A localização ímpar deste concelho de Trás-os-Montes permite desfrutar, quase em simultâneo, de maravilhosas vistas sobre o Vale do Douro, bordado de vinhas e amendoeiras, e sobre os Lagos do Sabor, três gigantescos lagos de águas cintilantes ligados entre si por escarpadas gargantas. Para que possa desfrutar deste deslumbrante quadro paisagístico, foram criados mais de duas mãos cheias de fantásticos miradouros em Torre de Moncorvo. A estes somam-se alguns cénicos baloiços para que logre regressar à infância com as maravilhosas paisagens naturais de Torre de Moncorvo como pano de fundo.

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Neste artigo compilamos aqueles que consideramos serem os melhores miradouros e baloiços de Torre de Moncorvo e apresentamos-lhe uma sugestão de roteiro para os visitar a todos da forma mais prática possível. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de tirar o fôlego e que as fotografias da sua exploração vão fazer um enorme furor no seu instagram!

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Na preparação da sua viagem a Torre de Moncorvo não deixe de ler também o nosso guia e roteiro para visitar a região dos Lagos do Sabor.

Melhores Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo | Lagos do Sabor e Douro Superior

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Para além de uma breve descrição dos baloiços e miradouros mais bonitos de Torre de Moncorvo vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização de todos os baloiços e miradouros, coordenadas GPS, uma sugestão de roteiro com a ordem exata pela qual deve visitar os miradouros e várias propostas de alojamentos para ficar a dormir na sua visita aos miradouros de Torre de Moncorvo.

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Queremos ainda chamar-lhe à atenção que, para conhecer alguns dos baloiços e miradouros de Torre de Moncorvo presentes neste artigo, terá de fazer pequenas caminhadas ou, em alternativa, utilizar um veículo 4×4. Mas não se preocupe que nós explicamos tudo e vai ver que é super fácil ir desfrutar das vistas dos baloiços e miradouros mais bonitos de Torre de Moncorvo.

Se é fã de miradouros não deixe de ler também os seguintes artigos:

Baloiço e Miradouro de São Lourenço

Abrimos a nossa lista dos melhores miradouros de Torre de Moncorvo com o Miradouro de São Lourenço, que fica localizado nas imediações da aldeia de Felgar. O acesso não apresenta qualquer tipo de dificuldades e pode ser feito com uma viatura ligeira. Para além de poder usufruir de soberbas vistas sobre o Lago de Cilhades, um dos maravilhosos Lagos do Sabor, pode também visitar o Santuário de São Lourenço. E a cereja no topo do bolo é que foi recentemente instalado um cénico baloiço no miradouro de São Lourenço, que lhe permitirá regressar à infância enquanto desfruta do esmagador enquadramento paisagístico. Pura magia!

Dica VagaMundos: sobretudo se viajar com crianças, aproveite a sua visita ao Miradouro e Baloiço de São Lourenço, e vá visitar o Centro de Interpretação Ambiental e Reabilitação Animal de Felgar (CIARA), onde pode experimentar um simulador de voo ímpar em Portugal: sobrevoar os Lagos do Sabor na pele de um Grifo ou de uma Águia-de-Bonelli. Marque a sua visita através do e-mail: ambaixosabor@gmail.com

Coordenadas GPS do Baloiço e Miradouro de São Lourenço: 41°13’49.4″N 6°58’15.6″W

Miradouro da Póvoa

Quer ver o Lago de Cilhades de uma perspectiva completamente diferente? Então a sua melhor aposta é ir até ao Miradouro da Póvoa, outro dos nossos miradouros favoritos no concelho de Torre de Moncorvo. O Miradouro da Póvoa, que é um pouco o reflexo do Miradouro de São Lourenço, fica localizado mesmo ao lado da Barragem do Baixo Sabor e o acesso é todo ele feito por estrada alcatroada. Logo, não terá de enfrentar qualquer tipo de problemas para ir desfrutar das suas maravilhosas vistas sobre o Lago de Cilhades.

Atenção: como a Barragem do Baixo Sabor ainda é uma construção relativamente recente, o Google Maps (ou afins) não está a 100% atualizado. Ou seja, por vezes, poderá indicar-lhe um trajeto utilizando estradas que já estão submersas/encerradas. É o que acontece se pedir as direções do Miradouro de São Lourenço para o Miradouro da Póvoa! A solução é seguir pela estrada que conduz até à Barragem do Baixo Sabor e só aí marcar a localização do miradouro da Póvoa. Fica a dica!

Coordenadas GPS do Miradouro da Póvoa: 41°14’31.6″N 7°00’59.2″W

Miradouro da Fraga do Facho

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo

Busca as melhores vistas sobre a vila de Torre de Moncorvo e arredores? Então suba à Serra do Reboredo e vá até ao Miradouro da Fraga do Facho, onde até vai encontrar uma instagramável estrutura de ferro para o ajudar a enquadrar a paisagem. Para além das soberbas vistas sobre a vila de Moncorvo vai conseguir avistar também o imenso Vale da Vilariça e, ao longe, o rio Douro e o rio Sabor. Vai ver que é fácil de perceber porque é que o consideramos um dos melhores miradouros de Torre de Moncorvo!

O único senão do Miradouro da Fraga do Facho são os acessos. As estradas até ao miradouro atravessam a Serra do Reboredo e são todas elas de terra batida. Escusado será dizer que estão em más condições, com imensas pedras soltas e enormes buracos. Com muito cuidado e paciência é possível aceder com um carro ligeiro, mas, para evitar meter-se em trabalhos, recomendamos vivamente ir de 4×4 ou pelo menos com um carro bem robusto.

Alternativamente, e sobretudo se gostar de uma boa caminhada na natureza, pode aceder ao Miradouro da Fraga do Facho percorrendo o trilho Rota do Lobo (PR1 de Torre de Moncorvo), um rasgadinho percurso pedestre circular de 13 km, que arranca da Capela de São João Batista e Nossa Senhora de Fátima. Vale bem a pena!

Coordenadas GPS do Miradouro da Fraga do Facho: 41°09’59.7″N 7°02’08.8″W

Miradouro da Fraga do Cão

O Miradouro da Fraga do Cão, marcado pela curiosa formação rochosa em forma de cão, é uma verdadeira obra-prima da natureza. Como tal, tinha mesmo de figurar na nossa lista dos melhores miradouros de Torre de Moncorvo. Também fica situado na Serra do Reboredo, mas desta feitas as vistas são na direção oposta. Do miradouro será brindado com uma esmagadora paisagem sobre o rio Douro e terras de Vila Nova de Foz Côa. Imperdível!

Mais uma vez, à semelhança do que dissemos para o vizinho Miradouro da Fraga do Facho, os acessos estão longe de ser bons, como tal, reiteramos as recomendações feitas atrás. Como alternativa, pode sempre seguir a pé pelo estradão de terra batida desde o Miradouro da Fraga do Facho. Ir e vir são aproximadamente 7 km de caminhada.

Coordenadas GPS do Miradouro da Fraga do Cão: 41.15076, -7.04185

Miradouro de São Gregório

Outro dos nossos miradouros de eleição em Torre de Moncorvo é o Miradouro de São Gregório. O acesso ao miradouro é super fácil, visto que fica mesmo ao lado da estrada alcatroada que liga o Vale da Vilariça à aldeia de Estevais. Mas nem por isso a recompensa é menor. As vistas sobre o Vale da Vilariça e a Fragada da Lousa são de deixar qualquer um boquiaberto. Nem hesite na hora de o incluir na sua visita!

Coordenadas GPS do Miradouro de São Gregório: 41°13’30.9″N 7°05’00.7″W

Miradouro do Vale do Sabor

O Miradouro do Vale do Sabor fica a uns meros 500 metros do Miradouro de São Gregório e, em nossa opinião, é de visita obrigatória. Apesar de serem vizinhos o Miradouro do Vale do Sabor está localizado num local mais isolado, o que exige percorrer uma estrada de terra batida. Mas não se apoquente que não é nada que um carro ligeiro não faça. À sua espera tem uma plataforma de ferro de onde poderá desfrutar de excelentes paisagens panorâmicas sobre o Vale do Sabor, com a Foz do Sabor a marcar o horizonte. Não é à toa que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores miradouros do concelho de Torre de Moncorvo!

Coordenadas GPS do Miradouro do Vale do Sabor: 41°13’26.1″N 7°04’49.9″W

Miradouro da Senhora do Castelo

O Miradouro da Senhora do Castelo está longe de ser um dos miradouros mais sonantes de Torre de Moncorvo mas, em nossa opinião, é merecedor de visita. O miradouro fica localizado a um par de quilómetros da aldeia de Urros, bem no cume de um empinado monte onde outrora existiu um povoado fortificado. Para além de poder usufruir de arrebatadoras vistas panorâmicas sobre o rio Douro pode ainda visitar a capelinha da Nossa Senhora do Castelo e o Buraco dos Mouros (uma pequena gruta). Aproveite a viagem e visite também a castiça aldeia de Urros, na qual destacamos a Igreja de Santo Apolinário, o seu lindo Cruzeiro, e a altaneira Igreja Matriz. Esta última não tanto pela beleza do templo mas sim pelas maravilhosas vistas. Se for na altura das amendoeiras em flor, vai ficar embasbacado!

Coordenadas GPS do Miradouro da Senhora do Castelo: 41°04’37.3″N 7°02’26.1″W

Miradouro do Talegre e Baloiço do Sobreiro

Baloiço do Sobreiro – Torre de Moncorvo

Fechamos a nossa lista dos melhores miradouros e baloiços de Torre de Moncorvo com duas verdadeiras pérolas: o Miradouro do Talegre e o Baloiço do Sobreiro. Ambos estão situados nas imediações da pequena aldeia de Castedo, num local completamente isolado, por entre fragas de mil formas e com vistas panorâmicas, verdadeiramente idílicas, sobre o Vale da Vilariça e os rios Douro e Sabor.

Respire fundo, baloice em silêncio, escute os sons da natureza e deixe-se apaixonar por este cantinho mágico do Douro Superior. Há lugares que fazem o coração bater mais forte e este é um deles!

Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo
Miradouro do Talegre – Torre de Moncorvo

O acesso ao Miradouro do Talegre e ao Baloiço do Sobreiro (que se encontram praticamente lado a lado) é feito por um estreito caminho rural em terra batida que sai da aldeia de Castedo. Mas se for com calma, consegue percorrê-lo sem problemas de maior, mesmo com uma viatura ligeira. Como alternativa pode sempre ir a pé desde a aldeia. Ir e vir não chega a ser 5 km e o caminho não tem declives de relevo.

Dica VagaMundos: aproveite a sua visita a este fantástico miradouro e baloiço de Torre de Moncorvo e dê um pulinho à fantástica Praia Fluvial da Foz do Sabor, que fica situada no lugar em que o rio Sabor abraça o Douro. À sua espera terá um enorme lençol de água, um extenso relvado com zona arborizada, cais de embarque e um simpático bar para tomar uma refrescante bebida com vista para o rio. Se for no verão, não se esqueça do fato de banho!

Coordenadas GPS do Miradouro do Talegre e Baloiço do Sobreiro: 41°13’30.9″N 7°09’21.8″W

Roteiro para visitar os Miradouros e Baloiços de Torre de Moncorvo | Rota Miradouros Douro Superior

Para conhecer, e desfrutar com alguma calma, de todos os miradouros e baloiços de Torre de Moncorvo presentes neste artigo, são precisos pelo menos dois dias, até porque pode aproveitar a sua viagem a Torre de Moncorvo para conhecer outros atrativos da região do Douro Superior e dos Lagos do Sabor. E olhe que são muitos!

Igreja Matriz de Torre de Moncorvo

Se bem que seja humanamente possível visitar todos os Miradouros de Torre de Moncorvo num só longo dia (sobretudo se viajar num todo-o-terreno), tenha em conta que vai ter de andar sempre a correr e isso acaba por estragar a experiência. Até porque desfrutar da natureza e pressas não combinam de todo!

Praia Fluvial da Foz do Sabor

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro de 2 dias, para conhecer os melhores miradouros e baloiços de Torre de Moncorvo. Como bónus, colocamos (entre parenteses) algumas paragens adicionais que vão certamente enriquecer a sua visita a esta fantástica região de Trás-os-Montes.

Dia 1

(Torre de Moncorvo) – Miradouro e Baloiço de São Lourenço – (Felgar) – Miradouro da Fraga do Facho – Miradouro da Fraga do Cão – (Urros) – Miradouro da Senhora do Castelo

Clique para ver as melhores opções de alojamento em Torre de Moncorvo

Dia 2

Miradouro do Talegre e Baloiço do Sobreiro – (Praia Fluvial Foz do rio Sabor) – Miradouro de São Gregório – Miradouro do Vale do Sabor – Miradouro da Póvoa – (Alfândega da Fé)

Procure alojamento em Torre de Moncorvo aos melhores preços 

Onde ficar a dormir ao visitar os baloiços e miradouros de Torre de Moncorvo? Sugestões de Alojamento

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para uma escapadinha a Torre de Moncorvo e aos Lagos do Sabor – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Quinta da Terrincha

Entre o Rio Douro e uma serra de penedos crescem vastos vinhedos que enquadram a casa-mãe, a piscina exterior e as villas da Quinta da Terrincha numa paisagem sublime. O espaço é todo ele inspirador e conciliador. E conciliar esta riqueza paisagística com santo repouso em villas, onde impera o espaço e domina a unicidade, foi um passo lógico. Às villas totalmente equipadas não lhes falta nada para uma estada, curta ou longa, a dois ou em família. Nem uma lareira para aquele aconchego do lar em puro luxo.

Olhares do Douro

Não custa nada imaginar o ponto forte dos Olhares do Douro . Situado na Foz do Sabor, goza de vistas sublimes para o cenário onde Douro e Sabor se encontram. Num ambiente muito tranquilo, a casa de campo é ideal para quem quer passar uns dias de sossego absoluto. Há opção de reservar os quartos privados com casa-de-banho privativa ou a casa toda para oito pessoas. O pequeno-almoço é excecional, servido com mimo e simpatia desarmante e produtos típicos da zona.

Bela Vista Silo Housing

Envolvido de tranquilidade e natureza, na pacata aldeia de Eucísia, o Bela Vista Silo Housing é um espaço, ousamos dizer, terapêutico. Isolado do mundo o suficiente para desligarmos a ficha. Atrai pela experiência de dormir num silo de cereais convertido em moderna acomodação. Além disso, há um pequeno-almoço servido no quarto que só apetece repetir e uma piscina biológica inserida num espaço envolvente delicioso.

Clique para ver mais opções de alojamento em Torre de Moncorvo

Mapa com a localização dos baloiços e miradouros mais bonitos de Torre de Moncorvo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos baloiços e miradouros de Torre de Moncorvo.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Bragança | ChavesDouro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do SaborLamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | Mogadouro | Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro Internacional | Parque Natural de Montesinho | Peso da Régua | Pinhão | Turismo Rural Nordeste TransmontanoVale do TuaVila Real | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Telmo Seromenho

    Temos uma terra extraordinariamente bela, estamos também no centro da região do mundo com a maior concentração de polos de interesse cultural num raio de 150 Km, sabiam? (contar ainda que no meio disso tudo existem, duas áreas classificadas como património da humanidade do lado de cá da fronteira e outra que pertence a “nuestros Hermanos”).
    Ainda bem que já existem pessoas que reparam em nós, seria um prazer conhecer este casal, além disso, tenho a certeza que eles gostariam de partilhar connosco umas boas garrafas de vinho, boa merenda e dois dedos de conversa.

    • Olá Telmo!
      Teremos todo o gosto em partilhar uma boa conversa à mesa numa próxima visita a Torre de Moncorvo.
      Esperamos que surja a oportunidade em breve!
      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.