Miradouros Douro Internacional | Rota pelos melhores miradouros do Douro Superior

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros

Em plena Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica, o rio Douro cavou um profundo e escarpado vale que, ao longo de largas dezenas de quilómetros, serve de fronteira natural entre Portugal e a Espanha. Para proteger o enorme legado natural desta região da Península Ibérica foi criado o Parque Natural do Douro Internacional, em Portugal, e o Parque Natural das Arribas do Douro (Arribes del Duero), na Espanha. Em ambos os parques naturais tem à sua espera um Douro selvagem encaixado entre esmagadoras arribas e, para apreciar toda a sua beleza, nada melhor do que visitar os soberbos Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro. E, em jeito de bónus, ainda terá a oportunidade de observar in loco o voo de aves majestosas como o grifo, o abutre-do-Egito, a águia-real e a águia-de-Bonelli.

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro da Cerca – Miradouros mais bonitos do Douro Internacional

As paisagens do Douro Internacional e das Arribas do Douro são de tal forma esmagadoras que até já lhe valeram o epíteto de “Grand Canyon da Europa“. É certo que a escala é completamente distinta, mas no que a deslumbramento diz respeito, não lhe fica nada atrás.

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro da Penha da Águia – Miradouros mais bonitos das Arribas do Douro

Neste artigo compilamos aqueles que consideramos serem os melhores miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro e apresentamos-lhe uma sugestão de roteiro para os visitar a todos da forma mais prática possível. Prometemos que, em todos eles, será brindado com paisagens de tirar o fôlego deste ímpar quadro panorâmico!

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro do Castrilhouço – Miradouros mais bonitos do Douro Internacional
Na preparação da sua viagem para conhecer os miradouros mais bonitos do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Conteúdo deste Artigo

Onde ficam os parques naturais do Douro Internacional e Arribas do Douro?

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro da Fraga do Puio – Miradouros mais bonitos do Douro Internacional

O Parque Natural do Douro Internacional fica localizado no Nordeste Transmontano, mais concretamente no Planalto Mirandês. Abrange territórios de 4 municípios, nomeadamente Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Miranda do Douro e Mogadouro.

O Parque Natural das Arribas do Douro fica localizado a oeste das províncias espanholas de Zamora e Salamanca.

Melhores Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro | Rota pelos Miradouros mais bonitos do Douro Internacional e Arribas do Douro

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro Picón de Filipe – Miradouros mais bonitos das Arribas do Douro

Para além de uma breve descrição dos miradouros mais bonitos do Douro Internacional e Arribas do Douro vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização de todos os miradouros, coordenadas GPS, dicas de trilhos pedestres, uma sugestão de roteiro com a ordem exata pela qual deve visitar os miradouros e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir perto de cada um dos miradouros.

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro da Fraga do Calço – Miradouros mais bonitos do Douro Internacional

Queremos ainda chamar a atenção que terá de fazer algumas pequenas caminhadas para conhecer alguns dos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro presentes neste artigo. Mas não se preocupe que nós explicamos tudo e verá que é super fácil ir desfrutar das vistas dos miradouros mais bonitos do Douro Internacional e das Arribas do Douro.

Se é fã de miradouros não deixe de ler também os seguintes artigos:

Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional | Portugal: como ir visitar, dicas de trilhos e coordenadas GPS

Miradouro da Penha das Torres (Paradela – Miranda do Douro)

Abrimos a nossa lista dos melhores miradouros do Parque Natural do Douro Internacional com o Miradouro da Penha das Torres. A particularidade do Miradouro da Penha das Torres é estar localizado no ponto mais oriental de Portugal, o local onde o sol mais cedo alumia.

Do miradouro poderá observar o local exato em que o rio Douro entra em território português e a barragem espanhola de Salto de Castro. Para além das soberbas vistas, terá também enormes probabilidades de avistar grifos e abutres. Nós tivemos a sorte de ver para cima de duas dezenas deles.

Como ir visitar o Miradouro da Penha das Torres (Paradela – Miranda do Douro)

Recomendamos vivamente que não ceda à tentação de utilizar o Google Maps para pedir as direções para o Miradouro da Penha das Torres. Se o fizer, o mais certo é ir dar à Espanha. O melhor é colocar a direções até à aldeia de Paradela e, uma vez lá, seguir as placas indicativas do miradouro que o vão conduzir por uma estrada de terra batida até chegar a um parque de estacionamento junto das arribas do Douro. A estrada é perfeitamente circulável com um carro ligeiro. Depois só terá de caminhar um par de centenas de metros até ao miradouro propriamente dito.

Coordenadas GPS do Miradouro da Penha das Torres

41°34’32.3″N 6°11’32.7″W

Miradouro de São João das Arribas (Aldeia Nova – Miranda do Douro)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosOutro dos nossos miradouros favoritos no Douro Internacional é o Miradouro de São João das Arribas que fica situado perto da localidade de Aldeia Nova, mesmo ao lado dum castro da Idade do Ferro e da Capela de São João.

Este é um dos miradouros mais famosos do Douro Internacional e a fama tem razão de ser. Do miradouro obtêm-se vistas avassaladores sobre o rio Douro, que aqui corre encaixado num profundo vale, rodeado de vertiginosas escarpas. É de cortar a respiração!

Como ir visitar o Miradouro de São João das Arribas

Da Aldeia Nova até ao miradouro de São João das Arribas é pouco mais de um quilómetro por uma estrada rural de terra batida, perfeitamente circulável com um carro ligeiro. Neste caso pode utilizar o Google Maps sem qualquer problema que vai lá dar.

Coordenadas GPS do Miradouro de São João das Arribas

41°32’24.2″N 6°13’22.3″W

Miradouro do Castrilhouço (Vale de Águia – Miranda do Douro)

O Miradouro do Castrilhouço é um dos menos conhecidos. Porém, é um dos miradouros mais belos do Douro Internacional. Serpenteando por entre os montes, o rio forma aqui uma curva que faz lembrar uma ferradura, um pouco à semelhança do que acontece com o rio Colorado no Horseshoe Bend (Estados Unidos), ou com o Lago Skadar no Pavlova Strana (Montenegro). O miradouro é 100% selvagem, ou seja, não espere qualquer tipo de infraestrutura ou sinalização. Se for com crianças tenha mesmo muito cuidado, pois não existe qualquer tipo de proteção!

Como ir visitar o Miradouro do Castrilhouço (Vale de Águia – Miranda do Douro)

O miradouro do Castrilhouço está localizado a cerca de 2 km da aldeia de Vale de Águia, junto ao Castro do Castrilhouço. O acesso até ao Castro do Castrilhouço (onde irá encontrar um pequeno parque de merendas) é feito por um estradão de terra batida que não se encontra lá em grande estado. Se viajar num carro ligeira, tenha especial cuidado ou opte por ir a pé ou de bicicleta. Uma vez no Castro do Castrilhouço siga por um pequeno trilho à sua direita. O miradouro fica a algumas centenas de metros, mas, como não existe sinalização, vai ter de fazer um pouco de caça ao tesouro. Mas basta seguir pelos trilhos mais pisados que, mais tarde ou mais cedo, dá com este maravilhoso miradouro do Douro Internacional.

Coordenadas GPS do Miradouro do Castrilhouço

41°30’58.2″N 6°15’36.3″W

Dica VagaMundos: se gosta de uma boa caminhada, acrescente mais um dia ao seu roteiro pelos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro e vá percorrer o PR1 MDR, que liga Miranda do Douro ao Miradouro de São João das Arribas. Pelo caminho irá passar pelo Miradouro do Castrilhouço. Veja as informações práticas sobre o percurso pedestre na caixa abaixo.

Informação prática do Trilho PR1 MDR: de Miranda do Douro a São João das Arribas

  • Distância: 9 km (18 km ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Miranda do Douro/São João das Arribas

Miradouro da Freixiosa (Freixiosa – Miranda do Douro)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosOutro miradouro que tem de constar no seu roteiro pelos miradouros do Douro Internacional é o selvagem Miradouro da Freixiosa, que fica localizado a pouco mais de 1 km da aldeia da Freixiosa.

Este miradouro está localizado no topo de um gigantesco batólito de granito e o único vestígio de mão humana é um gradeamento de ferro que auxilia a subida ao promontório. Se sofre de vertigens, terá pela frente um senhor de um desafio. Mas, acredite, as vistas compensam bem o esforço. Estão seguramente entre as melhores do Parque Natural do Douro Internacional.

Como ir visitar o Miradouro da Freixiosa

Da aldeia ao miradouro não chega a ser um quilómetro, mas o acesso é, mais uma vez, feito por estrada de terra batida e, desta feita, com um declive considerável. Se viajar num carro ligeiro, o melhor é estacionar um pouco antes do miradouro (quando vir que o declive aumenta) e seguir a pé. Senão arrisca-se seriamente a não conseguir subir no regresso.

Coordenadas GPS do Miradouro da Freixiosa

41°25’28.6″N 6°18’27.7″W

Miradouro da Fraga do Puio (Picote – Miranda do Douro)

O Miradouro da Fraga do Puio (vulgarmente conhecido por Miradouro de Picote) é uma verdadeira varanda para o canhão fluvial do Douro Internacional.

O Miradouro da Fraga do Puio foi recentemente renovado tendo sido construída uma fantástica plataforma de madeira, ferro e vidro, suspensa sobre o rio Douro (a fazer lembrar o famoso miradouro do Cabo Girão na Madeira). Estamos perante um dos mais espetaculares meandros escavados pelo Douro. As vistas perdem-se no horizonte e são de deixar qualquer um de queixo caído. É mesmo obrigatório incluí-lo no seu roteiro pelos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro!

Como ir visitar o Miradouro da Fraga do Puio

Da aldeia de Picote até ao miradouro da Fraga do Puio a única solução é ir a pé, Mas não se assuste que são apenas algumas centenas de metros e o caminho está bem assinalado. Aproveite e visite a aldeia de Picote, uma das aldeias mais autênticas do Planalto Mirândes.

Coordenadas GPS do Miradouro da Fraga do Puio

41°23’50.8″N 6°22’02.8″W

Miradouro da Cerca (Urrós – Mogadouro)

No concelho de Mogadouro esconde-se um dos miradouros mais bonitos (e secretos) do Parque Natural do Douro Internacional. Estamos a falar-lhe do Miradouro da Cerca, que fica nas imediações da aldeia de Urrós. À sua espera tem um vertiginoso penedo de onde poderá contemplar a garganta do rio Douro e as escarpas abruptas que separam o Planalto Mirandês das terras de Espanha. Simplesmente maravilhoso!

Como ir visitar o Miradouro da Cerca

O miradouro da Cerca fica a sensivelmente 3 km da aldeia de Urrós. O acesso é feito por estrada de terra batida (perfeitamente circulável por ligeiros) e posteriormente a pé, seguindo as indicações do percurso pedestre PR3 MGD (apenas algumas centenas de metros).

Atenção: o Miradouro da Cerca é um dos miradouros mais selvagens e vertiginosos do Parque Natural do Douro Internacional. Se sofre de vertigens, ou viaja com crianças, tenha mesmo muito cuidado, pois não existe qualquer barreira de segurança que o separe do precipício. Não corra riscos desnecessários!

Coordenadas GPS do Miradouro da Cerca

41°19’44.9″N 6°25’39.3″W

Dica VagaMundos: se gosta de um bom trilho, e tiver a oportunidade de acrescentar mais um dia ao seu roteiro para visitar os miradouros mais bonitos do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro, não hesite em ir percorrer o fantástico Trilho de São Fagundo. O percurso arranca na aldeia de Urrós e tem como principais pontos de interesse o Miradouro da Cerca, o Castro e Miradouro do Picão da Bouça d’Aires, as ruínas da Capela Medieval de São Fagundo, a Capela dos Mouros e Necrópoles, a Cascata do Poço da Frágua e as Bodegas de Urrós. Veja as informações práticas sobre o percurso pedestre na caixa abaixo.

Informação prática do PR3 MGD Trilho de São Fagundo

  • Distância: 14,5 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Urrós

Miradouro de Picões (Peredo de Bemposta – Mogadouro)

Outro miradouro que merece ser incluído no seu roteiro pelos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro é o Miradouro de Picões. Fica situado nos arredores da aldeia de Peredo de Bemposta, a uma altitude de 600 metros, e tem uma envolvente natural simplesmente estupenda. As vistas sobre o rio Douro, que serenamente serpenteia as escarpadas arribas, são avassaladoras!

Como ir visitar o Miradouro de Picões

O miradouro de Picões fica a pouco mais de 2 km da aldeia de Peredo de Bemposta e, mais uma vez, o acesso é feito por caminhos rurais de terra batida. Em teoria é possível ir com o carro até bem perto do miradouro, mas nos últimos 500 metros do percurso o caminha torna-se muito estreito, o que pode tornar-se um problema se vier uma viatura em direção oposta. A nossa recomendação é que estacione no final da rua da Trapa e que daí siga a pé até ao miradouro. Ou melhor ainda, estacione na aldeia e faça os 2 km a pé (4 km ida e volta a pé). É uma caminhada muito agradável e apta para toda a família.

Coordenadas GPS do Miradouro de Picões

41°15’20.9″N 6°33’10.4″W

Miradouro da Fraga de Calço (Vilarinho de Galegos – Mogadouro)

Outro dos nossos miradouros selvagens favoritos do Parque Natural do Douro Internacional é o fantástico Miradouro da Fraga do Calço. Fica situado nas imediações da aldeia de Vilarinho dos Galegos, mesmo ao lado do ancestral Castro de Vilarinho dos Galegos, um povoado fortificado da Idade do Ferro.

O nome do miradouro deriva de uma sui generis formação rochosa em forma de calço e as vistas sobre o canhão do Douro figuram entre as melhores do Parque Natural do Douro Internacional. Fique para o pôr-do-sol e vai seguramente apaixonar-se por este miradouro selvagem do Douro Internacional!

Como ir visitar o Miradouro da Fraga de Calço

A aldeia de Vilarinho de Galegos dista sensivelmente 3 km do miradouro da Fraga do Calço. Sendo um miradouro selvagem, é sem grande surpresa que o acesso seja feito por uma estreita estrada de terra batida. Se for com cuidado, esta é circulável com uma viatura ligeira até junto do Castro de Vilarinho de Galegos. Daí é um saltinho até ao miradouro. Mas tenha em atenção que, a partir de certa altura, a estrada é mesmo muito estreita e pedregosa. Se não quiser arriscar encoste e siga o resto do trajeto a pé.

Coordenadas GPS do Miradouro da Fraga de Calço

41°15’10.3″N 6°37’03.9″W

Dica VagaMundos: em nossa opinião a maneira mais enriquecedora de visitar o Miradouro do Calço é percorrendo o excelente percurso pedestre PR6 MGD Trilho do Castro e do Contrabando. O trilho tem somente 5,6 km de extensão e, para além do miradouro e do castro, terá a oportunidade de conhecer a Igreja Matriz de Vilarinho dos Galegos, uma fonte de mergulho, uma ribeira com uma queda de água e lagoa e o cativante Miradouro do Contrabando. Se gosta de uma boa caminhada pela natureza não hesite. Veja as informações práticas sobre o percurso pedestre na caixa abaixo.

Informação prática do PR6 MGD Trilho do Castro e do Contrabando

  • Distância: 5,6 km
  • Circular: Sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Junta de Freguesia de Vilarinho dos Galegos

Miradouro da Cruzinha (Lagoaça – Freixo de Espada à Cinta)

O Miradouro da Cruzinha, situado mesmo ao lado da aldeia de Lagoaça, é um dos miradouros de mais fácil acesso do Parque Natural do Douro Internacional. Mas não pense que é por isso menos fascinante. Como se fosse um espelho de água, o rio Douro corre aqui tranquilamente, traçando uma curva em frente à cidade espanhola de Aldeadávila de la Ribera. Apaixonante!

Como ir visitar o Miradouro da Cruzinha

Como já referimos, é “canja” ir visitar o Miradouro da Cruzinha, visto que o acesso desde a aldeia de Lagoaça é feito por estrada alcatroada. No miradouro encontra ainda um parque de merendas. Para as melhores vistas recomendamos vivamente que desça um pouco pela estrada de terra batida que se encontra ao lado do miradouro.

Coordenadas GPS do Miradouro da Cruzinha

41°11’27.7″N 6°42’50.2″W

Dica VagaMundos: quando estiver no Miradouro da Cruzinha, vai ver lá bem em baixo, encaixado entre as arribas do Douro, o Cais Fluvial da Lagoaça, um dos recantos mais edénicos do Parque Natural do Douro Internacional. Se gosta de percorrer estradas que têm tanto de cénico como de sinuoso, não deixe de ir conhecer.

Miradouro do Carrascalinho (Fornos – Freixo de Espada à Cinta)

O Miradouro do Carrascalinho, situado nas imediações da aldeia de Fornos, é um dos nossos miradouros favoritos no Douro Internacional e, (muito) provavelmente, vai ser um dos seus também. O acesso de terra batida não é dos mais fáceis, o que o torna menos frequentado. Por isso mesmo, a sensação de comunhão com a natureza é muito maior. E como nas arribas que rodeiam o Miradouro do Carrascalinho habitam imensos grifos, abutres-do-Egito e águias, para além de ser brindado com vistas extraordinárias sobre o rio Douro, terá sérias probabilidades de conseguir observar estas majestosas aves em pleno voo.

Como ir visitar o Miradouro do Carrascalinho

Da aldeia de Fornos até ao Miradouro do Carrascalinho são pouco mais de 3 km. Como já referimos, o acesso é feito por um estradão de estrada batida que nem sempre está nas melhores condições. Ainda assim, com alguma precaução, é possível aceder com um carro ligeiro. O miradouro está bem sinalizado no Google Maps, logo não há que enganar.

Coordenadas GPS do Miradouro do Carrascalinho

41°10’07.2″N 6°43’54.5″W

Miradouro do Colado (Mazouco – Freixo de Espada à Cinta)

O Miradouro do Colado é outro dos miradouros que deve incluir no seu roteiro pelo Parque Natural do Douro Internacional. Apesar de ficar mesmo ao lado da estrada vai brindá-lo com um lindo quadro paisagístico. Aos seus pés terá a pequena aldeia de Mazouco com o rio Douro como pano de fundo. É daquelas paisagens que mais parece uma pintura!

Como ir visitar o Miradouro do Colado

Visitar o Miradouro do Colado não tem qualquer tipo de dificuldade. Como já referimos, fica mesmo ao lado da estrada asfaltada que serve de acesso à aldeia de Mazouco. É colocar as coordenadas no Google Maps e seguir caminho.

Coordenadas GPS do Miradouro do Colado

41°09’08.5″N 6°47’26.7″W

Miradouro do Penedo Durão (Freixo de Espada à Cinta)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosO Miradouro do Penedo Durão é não só um dos ex-libris do concelho de Freixo de Espada à Cinta, mas também um dos mais afamados miradouros do Douro Internacional. As vistas são excelentes, mas a fama do Penedo Durão deriva mais do facto de existir no local um alimentador de aves de rapina, que nidificam nos escarpados penhascos que rodeiam o miradouro. É um verdadeiro paraíso para os amantes de Observação de Aves, que aqui têm a possibilidade de observar de perto grifos, abutres-do-Egito e águias-reais. Assistir ao voo silencioso destas majestosas criaturas, enquanto desfruta de uma maravilhosa paisagem sobre o canhão do Douro, é simplesmente mágico.

Como ir visitar o Miradouro do Penedo Durão

O miradouro do Penedo Durão dista de 12 km de Freixo de Espada à Cinta e o acesso é todo ele feito por estrada asfaltada. Pelo caminho será brindado com as maravilhosas paisagens do Douro Superior, marcadas pelas extensas vinhas e pelos ondulantes campos pincelados de amendoeiras.

Coordenadas GPS do Miradouro do Penedo Durão

41°02’46.7″N 6°49’06.2″W

Miradouros do Parque Natural das Arribas do Douro | Espanha: como ir visitar, dicas de trilhos e coordenadas GPS

Miradouro do Picón del Moro (Saucelle – Salamanca)

O primeiro miradouro do lado espanhol do nosso roteiro pelos melhores miradouros do Douro Internacional e das Arribas do Douro é o Miradouro do Picón del Moro, um dos miradouros mais recentes do Parque Natural das Arribas do Douro. No topo de um enorme promontório de pedras de granito foi construída em 2019 uma alucinante plataforma de observação suspensa sobre as escarpadas margens do rio Douro. As vistas sobre o enorme espelho de água criado pela albufeira da barragem de Saucelle, com Portugal no horizonte, são simplesmente fantásticas.

Como ir visitar o Miradouro do Picón del Moro

O miradouro do Picón del Moro fica mesmo em frente ao Miradouro do Penedo Durão. Para lá chegar basta atravessar a fronteira pela barragem de Saucelle e seguir pela sinuosa estrada que conduz ao Parque de Merendas de La Dehesa, onde deve estacionar a sua viatura e seguir a pé algumas centenas de metros. Depois é só subir as empinadas escadarias cravadas nas rochas e desfrutar de maravilhosas vistas sobre o Douro com Portugal no horizonte.

Atenção: se colocar as coordenadas GPS do miradouro do Picón del Moro no Google Maps, este vai levá-lo a dar uma enorme volta para chegar ao miradouro, por uma estrada de terra batida que não é de todo aconselhável para viaturas ligeiras. Ao invés, peça as direções para o Parque de Merendas de La Dehesa situado numa zona chamada Prado del Llano. Fica a dica para evitar meter-se em trabalhos!

Coordenadas GPS do Miradouro do Picón del Moro

41°02’45.7″N 6°47’39.4″W

Miradouro da Code e Miradouro do Colagón del Tío Paco (Mieza – Salamanca)

O Miradouro da Code e o Miradouro do Colagón del Tío Paco são de visita obrigatória num roteiro pelos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro. Os miradouros estão literalmente ao lado um do outro, nas imediações da aldeia de Mieza.

O primeiro que irá encontrar é o Miradouro do Colagón del Tío Paco, de onde terá vistas privilegiadas para o desfiladeiro do Douro e para o maior bosque de lodoeiros de toda a Europa (espécie mediterrânica da família da Celtis Australis). Para mais, este miradouro conta com acessos adaptados a pessoas com mobilidade reduzida e está provido de um agradável merendero, perfeito para um picnic em família.

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosQuanto ao vizinho Miradouro da Code, encontra-se a uma curtíssima caminhada de distância, junto à pequena gruta da Virgen de la Code, fonte de lendas e um dos mais emblemáticos locais de romaria das Arribas do Douro. As vistas são de deixar qualquer um boquiaberto, mas o melhor de tudo é que nas escarpadas arribas que rodeiam o Miradouro da Code habitam imensos grifos, logo, terá uma excelente oportunidade para observar estas majestosas aves em pleno voo e bem pertinho de si.

Quando o visitámos, voaram dezenas de grifos, mesmo por cima das nossas cabeças. Estávamos completamente sozinhos e só as suas asas a cortar o ar quebravam o completo silêncio. Foi um dos momentos mais mágicos do nosso roteiro pelos miradouros do Parque Natural das Arribas do Douro!

Como ir visitar o Miradouro da Code e o Miradouro do Colagón del Tío Paco

O acesso é feito por uma estrada de terra batida que liga a aldeia de Mieza ao parque de estacionamento que serve os miradouros e o merendero. A estrada é algo estreita, mas não oferece dificuldades de maior mesmo para uma viatura ligeira. Até porque a distância a percorrer é de somente 1,5 km.

Coordenadas GPS do Miradouro do Calagón del Tío Paco

41°10’23.6″N 6°41’58.1″W

Coordenadas GPS do Miradouro da Code

41°10’29.2″N 6°42’04.5″W

Mirador Peña del Águila / Miradouro da Penha da Águia (Mieza – Salamanca)

Outro dos nossos miradouros de eleição no Parque Natural das Arribas do Douro é o Miradouro da Penha da Águia que também fica situado nas imediações da aldeia de Mieza. O caminho que leva ao miradouro é ladeado por uma infinidade de amendoeiras e cerejeiras. Logo, se o percorrer na época das amendoeiras ou das cerejeiras em flor, pode somar este bónus às soberbas vistas panorâmicas sobre a garganta do Douro com que o miradouro da Penha da Águia o irá brindar. Como o próprio nome indica, este miradouro é também um magnífico ponto de observação de aves, sobretudo águias, grifos e abutres-do-Egito.

Como ir visitar o Miradouro da Penha da Águia

O miradouro da Penha da Águia fica a somente 4 km de distância do Miradouro do Colagón del Tío Paco e, mais uma vez, o acesso é feito por uma estreita estrada de terra batida que não oferece dificuldades de maior.

Coordenadas GPS do Miradouro da Penha da Águia

41°09’33.6″N 6°43’09.8″W

Miradouro do Picón de Felipe (Aldeadávila de la Ribera – Salamanca)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosO fantástico Miradouro Picón de Felipe tem lugar cativo no nosso roteiro pelos miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro. E quando lhe colocar os olhos em cima, vai perceber bem porquê. O Miradouro do Picón de Felipe é no fundo uma atalaia natural, localizada no topo de um gigantesco rochedo de granito, e o único vestígio de mão humana é um varandim de ferro nas extremidades do vertiginoso promontório. Esperamos que não sofra de vertigens!

Como ir visitar o Miradouro do Picón de Felipe

O miradouro fica pertinho da localidade de Aldeadávila de la Ribera (7 km) e acede-se através dum curto trilho. Mas não se assuste que do estacionamento até ao miradouro é somente 1 km (2 km ida e volta) e o percurso vai brindá-lo com singulares vistas sobre a maravilhosa Garganta do Douro.

Coordenadas GPS do Miradouro do Picón de Felipe

41°13’05.2″N 6°40’40.7″W

Miradouro do Fraile (Miradouro do Frade – Aldeadávila de la Ribera – Salamanca)

Logo ao lado do Picón de Felipe vai encontrar o Miradouro do Fraile. E temos excelentes notícias para si. Desta feita não precisa de fazer nenhuma caminhada, pois o Miradouro do Fraile está localizado mesmo ao lado da estrada, junto à colossal barragem de Aldeadávila.

Desta autêntica varanda para as Arribas do Douro poderá observar os desníveis vertiginosos gerados pela barragem e contemplar o imenso desfiladeiro que guarda o Douro como um tesouro. Imperdível!

Coordenadas GPS do Miradouro do Fraile

41°12’43.0″N 6°40’53.4″W

Miradouro do Castelo de Fermoselle (Zamora)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosÉ na encantadora vila medieval de Fermoselle, conhecida localmente pelo nome “el Pueblo de Las Mil Bodegas”, que se encontra outro dos nossos miradouros favoritos do Parque Natural das Arribas do Douro. Das ruínas do castelo tem-se uma vista panorâmica estupenda sobre o rio Douro e, em jeito de bónus, terá também a oportunidade de conhecer uma das vilas medievais mais apaixonantes da província de Zamora. Clique para conhecer os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Fermoselle. (fazer link para a secção de Fermoselle do artigo das Arribas do Douro)

Como ir visitar o Miradouro do Castelo de Fermoselle

Estacionar no centro histórico de Fermoselle é impossível. O trânsito está reservado aos moradores. Por isso recomendamos que deixe o carro nas imediações da Praça de Touros da vila e siga a pé pelas estreitas, e pitorescas, ruelas até chegar ao Castelo de Fermoselle. Não custa nada e ainda faz um tour pelo típico centro histórico.

Coordenadas GPS do Miradouro do Castelo de Fermoselle

41°19’10.5″N 6°24’04.1″W

Miradouro do Grande Meandro do Rio Douro (Pinilla de Fermoselle – Zamora)

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradourosO Miradouro do Grande Meandro do rio Douro é um dos miradouros mais brutais (e selvagens) do Parque Natural das Arribas do Douro. Desta atalaia natural poderá observar o rio Douro a serpentear por entre os montes, formando uma imensa curva. É, no fundo, a versão espanhola do Miradouro do Castrilhouço, e a paisagem é igualmente deslumbrante. Nem hesite na hora de o incluir no seu roteiro para visitar os miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro.

Como ir visitar o Miradouro do Grande Meandro do Rio Douro

Comece por se dirigir à pequena aldeia de Pinilla de Fermoselle onde irá encontrar indicações da etapa 31 da GR14 – Senda del Duero, a Grande Rota que cruza o Parque Natural das Arribas do Douro. Para ir até ao Miradouro do Grande Meandro do rio Douro basta seguir as setas do percurso pedestre ao longo de sensivelmente 1,5 km (3 km ida e volta). Apesar de curto, o percurso é algo exigente (tem alguns desníveis acentuados). Mas, acredite, vale cada gotinha de suor!

Coordenadas GPS do Miradouro do Grande Meandro do Rio Douro

41.36136, -6.37228

Miradouro das Barrancas (Fariza – Zamora)

O Miradouro das Barrancas fica situado nas imediações da aldeia de Fariza, junto à Ermida da Nuestra Senora del Castillo. Para além das soberbas vistas sobre o Canhão do Douro terá também fortes probabilidades de avistar grifos e abutres. Foi um dos locais onde avistamos mais destes majestosos senhores dos céus no Parque Natural Arribas do Douro!

Como ir visitar o Miradouro das Barrancas

O miradouro das Barrancas está situado a sensivelmente 4 km da aldeia de Fariza e a estrada até à Ermida da Nuestra Senora del Castillo encontra-se em bom estado de circulação. Uma vez lá, terá obrigatoriamente de fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 500 metros para chegar ao miradouro (1 km ida e volta). O caminho encontra-se bem sinalizado e não apresenta desníveis relevantes.

Coordenadas GPS do Miradouro das Barrancas

41°26’24.2″N 6°17’24.0″W

Miradouros da Puente de Requejo (Villadepera – Zamora)

Fechamos o nosso roteiro pelos miradouros mais bonitos do Parque Natural do Douro Internacional e Arribas do Douro com os Miradouros da Puente de Requejo, uma extraordinária obra de engenharia a unir as escarpadas margens do rio Douro.

Para desfrutar das soberbas vistas sobre a ponte e toda a extraordinária envolvente natural existem, nada mais, nada menos, do que três soberbos miradouros, cada um mais fantástico que o outro. Mas não se fique por aí. Estacione o carro junto a um dos miradouros e atravesse a vertiginosa ponte a pé. É uma experiência imperdível!

Como ir visitar os Miradouros da Puente de Requejo

De Villadepera são somente dois quilómetros, por estrada asfaltada, até à Puente de Requejo. Os miradouros encontram-se todos nas imediações da ponte e são super fáceis de aceder. Veja o mapa que disponibilizamos no final do artigo para obter a localização exata dos três miradouros da Puente de Requejo.

Coordenadas GPS do Miradouro principal da Puente de Requejo

41°33’24.1″N 6°07’46.9″W

Onde ficar a dormir quando for visitar os miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro? Sugestões de Alojamento

Tendo em conta a enorme dimensão do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro recomendamos que opte por dividir as noites de hospedagem por várias localidades ao invés de ficar sempre alojado no mesmo local. Esta sugestão é particularmente válida no caso de pretender visitar todos os miradouros presentes neste artigo de uma assentada só.

Posto isso as nossas localidades de eleição para montar base num roteiro pelos melhores miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro são as seguintes:

Freixo de Espada à Cinta | Miranda do Douro | Picote | Sendim | Fermoselle

(Clique nos nomes das respetivas localidades para ver as melhores opções de alojamento e opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto.)

Abaixo encontra ainda os nossos alojamentos favoritos divididos por cada uma das localidades recomendadas – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Bom descanso!

Melhores alojamentos em Freixo de Espada à Cinta

Casa de Alpajares – Guest House & Spa

Quando o descanso clama por algo especial, a Casa de Alpajares é a resposta perfeita. Quartos, suite nupcial e até uma casa, de decoração harmoniosa e moderna, apresentam-lhe o troféu do repouso rodeado de natureza. São irrepreensíveis na limpeza, no espaço, no conforto e nas comodidades. O pequeno almoço delicioso é servido com simpatia e “miminhos” caseiros e regionais. À guesthouse junta-se um bar-enoteca para provas de vinhos, alguns vindos da vinha própria, e um Spa e centro de bem-estar com serviço de massagens, banho turco e sauna. Com vistas desafogadas para o rio Douro, há ainda uma infinity pool a que não vai resistir ao fim dum dia em cheio a visitar os miradouros mais bonitos do Douro Internacional.

Quinta Do Salgueiro B&B

A exuberância dos hectares de amendoeiras e videiras são o cenário relaxante que envolve a Quinta Do Salgueiro B&B. Uma visão que se completa com a privilegiada localização no Douro Internacional, mesmo perto da fronteira espanhola. A casa de granito e xisto deste alojamento de Turismo Rural funde-se na paisagem. Na simplicidade dos quartos sobressai o espaço, o conforto e a limpeza. São aclimatizados e têm casa de banho privada. São os espaços exteriores que cativam à primeira vista. No jardim, na piscina, no terraço encontra sempre um convite para relaxar.

Melhores alojamentos em Miranda do Douro

Hotel Cabeço do Forte

O Hotel Cabeço do Forte está localizado no ponto mais alto de Miranda do Douro e oferece vistas cénicas para o histórico centro da cidade. Disponibiliza quartos com AC, mobiliário simples e prático, cómodos e limpos. Alguns têm varanda com vista. Tem ainda um lounge-bar, um terraço e uma piscina exterior com amplo jardim para relaxar. Muito bem cotado pela localização, limpeza, comodidades, conforto e simpatia, apresenta uma ótima relação qualidade-preço.

Casas Campo Cimo da Quinta

Situada a 6 km de Miranda do Douro, esta quinta rural tem uma piscina exterior com terraço onde apetece estar, pura e simplesmente. Na tranquilidade da aldeia de Pena Branca, o Cimo da Quinta goza dum ambiente privilegiado onde vigora a arte de bem receber. Com simplicidade, honestidade e familiaridade. O pequeno-almoço é uma sucessão de delícias coroadas pela Bola Doce Mirandesa. No restaurante, vem à mesa a cozinha regional típica da região do Douro.

Melhores alojamentos em Picote e Sendim

Casa de l Bárrio

De arquitetura tradicional da aldeia de Picote, dentro do Parque Natural Internacional do Douro, a Casa de l Bárrio é uma casa de férias, totalmente equipada e decorada com bom gosto. No interior, apetece aquele aconchego da lareira numa casa com comodidades modernas e sabe tão bem ler um livro no mezanino. Os anfitriões não escondem a paixão pela região e recebem como poucos. O pequeno-almoço, saído das mãos da Margarida, é uma bênção dos céus!

Curral de l Tiu Pino

Tranquilize-se que não tem que dormir com os animais no Curral de l Tiu Pino, na calma aldeia de Sendim. Há um quarto, estúdios e uma casa de férias cuja escolha só depende de si e da família. Á volta do pátio, as casas rústicas renovadas apresentam a comodidade essencial para quem busca turismo rural de qualidade. A receção calorosa do casal anfitrião é marcante e o Sr. António terá todo o gosto em abrir-lhe as portas do seu pequeno museu rural.

Melhores alojamentos em Fermoselle

Posada Doña Urraca

O convite para viver uma experiência inesquecível é-nos feito logo às portas de Fermoselle pela Posada Doña Urraca. Numa casa rústica tradicional com mais de 100 anos, que já foi inclusivamente o quartel da Guardia Civil, destacam-se os apontamentos de boutique hotel dum luxo acessível. Os quartos privados tem uma decoração cuidada ao detalhe, emanando conforto e personalidade pois cada um é único. As vistas panorâmicas do terraço sobre a vila, o Douro e Portugal complementam o momento pleno de relaxamento com um copo de bom néctar da região. O restaurante serve deliciosos pratos típicos a que não vai resistir.

El Rincón del Tarabilla

Todos os quartos com varanda do El Rincón del Tarabilla apresentam decoração exclusiva em estilo rural bem à imagem da casa onde se inserem: uma casa rural bem no coração do centro histórico de Fermoselle. É fácil sentir-se em casa neste alojamento super acolhedor e irrepreensivelmente limpo. Mas o maior trunfo é a anfitriã que se desdobra em atenções e miminhos, como verá ao pequeno-almoço. Não se iniba de pedir informações sobre Fermoselle e as suas bodegas subterrâneas. Ela conhece os segredos todos da terra e não hesitará em lhos revelar.

Roteiro para visitar os Miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro | Rota Miradouros Douro Internacional

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miraoduro da Ponte de Requejo – Miradouros mais bonitos das Arribas do Douro

Para conhecer todos os miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro presentes neste artigo, são precisos pelo menos três dias. Caso queira conhecer outros atrativos do Parque Natural do Douro Internacional e do seu congénere espanhol, Arribas do Douro, o ideal é acrescentar mais um par de dias.

Miradouros Douro Internacional e Arribas do Douro | Roteiro pelos melhores miradouros
Miradouro de São João das Arribas – Miradouros mais bonitos do Douro Internacional

Abaixo encontra a nossa sugestão de roteiro de 3 dias, para conhecer os melhores miradouros do Parque Natural do Douro Internacional e das Arribas do Douro. Como bónus, colocamos entre parenteses algumas paragens adicionais que vão certamente enriquecer a sua visita a esta fantástica região.

Dia 1

Miradouro da Penha das Torres – Miradouro de São João das Arribas – Miradouro do Castrilhouço – (Miranda do Douro) – Miradouro da Freixiosa – (Picote) – Miradouro da Fraga do Puio – Miradouro da Cerca – Miradouro de Picões – Miradouro da Fraga de Calço

Dia 2

(Mogadouro) – Miradouro da Cruzinha – Miradouro do Carrascalinho – Miradouro do Colado – (Freixo de Espada à Cinta) – Miradouro do Penedo Durão – Miradouro do Picón del Moro – Miradouro da Penha da Águia – Miradouro el Colagón del Tío Paco – Miradouro da Code

Dia 3

Miradouro do Picón de Felipe – Miradouro do Fraile – Miradouro do Castelo de Fermoselle – Miradouro do Grande Meandro do Rio Douro – Miradouro das Barrancas – Miradouros da Puente de Requejo – (Zamora)

Mapa com a localização dos miradouros mais bonitos do Douro Internacional e das Arribas do Douro


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos miradouros mais bonitos do Douro Internacional e das Arribas do Douro.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Bragança | ChavesDouro Vinhateiro | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do SaborLamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | Miradouros Douro Vinhateiro | Miradouros Torres de Moncorvo | Mogadouro | MontalegreParque Natural do Douro Internacional | Parque Natural de Montesinho | Peso da Régua | PinhãoVale do Tua | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.