No Trilho do Viking

Uma vez que estamos num país escandinavo, é incontornável não nos depararmos com a história e cultura Viking, visto que são inúmeros os traços deixados por este povo um pouco por toda a Escandinávia. Como quase toda a gente também nós já conhecíamos os Vikings, ou pelo menos pensávamos que sim. A nossa imagem era a de um povo de navegadores e guerreiros, que algures entre o século IV e o século XII, se fizeram ao mar conquistando e saqueando todas as cidades que lhes apareciam pela frente (a ferocidade dos ataques dos Vikings criaram terror por toda a Europa cristã).

O que não sabíamos é que eram igualmente hábeis mercadores tendo estabelecido inúmeras rotas comerciais, já usando moedas no século IX. Também como marinheiros, menosprezávamos um pouco a sua destreza, pois tínhamos a ideia que ao navegarem nunca se afastavam muito da costa. Espantados ficamos quando soubemos que tinham conseguido chegar à América do Norte, naqueles barcos de madeira, em meados do ano 1000 DC (foi descoberta por Leif Eriksson da Groenlândia, que a chamou de Vinland), onde inclusive estabeleceram um pequeno povoado, que não durou muito tempo devido ao frio e à agressividade dos indígenas (os restos arqueológicos deste local – L’Anse aux Meadows, no Canada – pertencem inclusive ao Património Mundial da Unesco). E nós a pensarmos que tinha sido Colombo o primeiro a chegar à América! Podem ver em detalhe por onde navegou este povo no mapa abaixo – decerto que muitos vão ficar surpreendidos.

Também não sabíamos da enorme ligação que existe entre a cultura Viking e a cultura Celta e nem que os Vikings tinham sido os fundadores de varias cidades Irlandesas, inclusive da sua capital, Dublin.

Resumindo se bem que a nossa imagem do povo Viking não estava de todo errada, estava muito incompleta. Como tal decidimos criar a rubrica “No Trilho do Viking”, de forma a dar a conhecer um pouco mais sobre este mítico povo escandinavo, que aos poucos vamos conhecendo melhor, através das nossas visitas a aldeias e locais históricos Vikings.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

19 COMENTÁRIOS

  1. Micas disse…
    Olá 🙂 Então, que tal essa adaptação por "Terras" de Vickings"?
    Por acaso já sabia que os Vickings tb estão ligados à cultura celta (não fosse eu oriunda da Galécia = [alto-minho + baixo-minho[galicia]), em Catoira no 1º domingo de agosto podes assistir a um desembarque Vicking (onde perderam ;), é muito giro, vou lá sempre que tenho oportunidade, faz parte das nossas raízes.
    Agora que tinham chegado até à America, isso não sabia!! sempre a aprender neste vosso magnifico espaço.
    Beijinhos aos dois

  2. Olá João. Como diz o ditado o saber não ocupa lugar.
    Abraço

    Olá Micas. Bem vinda de férias 🙂
    A adaptação tem tido os seus ups and downs. Os vikings não são faceis 🙂
    Não sabiamos que em Catoira se podia assistir a tão grande festa viking. Pelos vistos também tens umas lições valentes para nos dar 🙂 E nós gostamos delas.
    Beijinhos

  3. Não consigo esconder mais…

    O vosso blog deixa-me de boca aberta, simplesmente uma fonte de sabedoria e um verdadeiro manual, bem melhor que a (actual) escolaridade obrigatória em Portugal!

    Thanks for sharing…

    João

  4. Olà! Gostei da aula sobre cultura Viking! E as fotos estao lindas!
    Sempre me interessei pela cultura escandinava e jà tinha lido algo sobre os vikings, mas nao conhecia todas as façanhas daquele povo. Também achava que Colombo, Vasco da Gama, genoveses e venezianos fossem os unicos até agora a desbravar os mares em busca de novas terras e rotas comerciais.
    Um grande abraço!

  5. Olá João. Nós é que agradecemos tamanho elogio. Esperamos estar à altura das expectativas 🙂
    A escolaridade obrigatoria tem um curriculo determinado pelo nosso ministerio (que levanta sempre muita discussão), aqui o curriculo é determinado pelo gosto de viajar e partilhar 🙂
    Abraço

    Olá Juliana. Ainda bem que a aula foi interessante :)Ainda nos candidatamos a professores vikings 🙂 Mas ainda temos que aprender muita coisa, para conhecermos bem esta cultura.
    Bjs

  6. Ola. Tambem volto de terra viking e até aprendi algo de filosofia viking ….. muito interessante. Sabia que eles "descobriram" America, mas isso da ligacao com ois Celtas tambem sorprendeu-me muito. Mas na Islandia é um conocimiento banal….. bjs

  7. Ola Vagamundos,
    obrigado pela informação e alguns esclarecimentos sobre o povo Viking.
    Eu por acaso ja tinha lido algures sobre a navegação viking para o continente americano. Mas a propaganda Colombo foi tão grande na época medieval que fez esqueçer esta descoberta. Felimente a história está a se redescobrir.
    Cumprimentos.

  8. Olá Wolken. Obrigado pela partilha da filosofia Viking, e ficamos a gostar. Estamos a ver que os Vikings podem ombrear com Confucio.
    Bjs

    Olá Valentim. Nós é que agradecemos as tuas palavras. À medida que formos aprendendo mais sobre a cultura e história deste povo ancestral, vamos aqui dando a conhecer.
    Abraço

  9. Só agora dei conta desta vossa "rubrica". Sou mesmo assim despistada!! Pois tenho a certeza que vão adorar o Viking Ship Museum em Oslo. Desde os barcos, ás rotas, os utensilios, e até ao nosso gosto pelo bacalhau seco, sim temos que o agradecer a eles, levou-me a vê-los com outros olhos. Muito interessante.

  10. Olá Marshmallow. Verdade seja dita, também não temos tido muito tempo para actualizar a rúbrica. E já temos aqui algum material de guerra 🙂 (de Foteviken e de Roskilde) E Oslo seguramente enriquecerá o nosso conhecimento sobre o "Trilho dos Vikings". As tuas dicas vão ser preciosas 🙂
    Bjs

  11. Olá Vagamundos! Sou brasileiro e acabo por descobrir o blog. Li sobre as experiências que tiveram, sempre enriquece o aprendizado. Outra curiosidade é que York, na Inglaterra, foi colonizada por vikings Dinamarqueses, na verdade todo o Reino Unido tem uma história marcada pela presença dos Vikings. Estudo sobre a cultura Escandinava pré-viking e viking e sigo a religião nativa dos países Escandinavos. Já li sobre a chegada deles na América do Norte e detalhes de suposta passagem deles também pela América do Sul.
    Foram grandes mestres das navegações e conquistas. Agradecido pela partilha!

    • Olá Drakkar. Muito obrigado pelo feedback e pela partilha de informação. Acrescentou muito valor! Nós também gostamos muito da cultura Viking e estamos sempre a aprender coisas novas. Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.