No Trilho do Viking

Uma vez que estamos num país escandinavo, é incontornável não nos depararmos com a história e cultura Viking, visto que são inúmeros os traços deixados por este povo um pouco por toda a Escandinávia. Como quase toda a gente também nós já conhecíamos os Vikings, ou pelo menos pensávamos que sim. A nossa imagem era a de um povo de navegadores e guerreiros, que algures entre o século IV e o século XII, se fizeram ao mar conquistando e saqueando todas as cidades que lhes apareciam pela frente (a ferocidade dos ataques dos Vikings criaram terror por toda a Europa cristã).

O que não sabíamos é que eram igualmente hábeis mercadores tendo estabelecido inúmeras rotas comerciais, já usando moedas no século IX. Também como marinheiros, menosprezávamos um pouco a sua destreza, pois tínhamos a ideia que ao navegarem nunca se afastavam muito da costa. Espantados ficamos quando soubemos que tinham conseguido chegar à América do Norte, naqueles barcos de madeira, em meados do ano 1000 DC (foi descoberta por Leif Eriksson da Groenlândia, que a chamou de Vinland), onde inclusive estabeleceram um pequeno povoado, que não durou muito tempo devido ao frio e à agressividade dos indígenas (os restos arqueológicos deste local – L’Anse aux Meadows, no Canada – pertencem inclusive ao Património Mundial da Unesco). E nós a pensarmos que tinha sido Colombo o primeiro a chegar à América! Podem ver em detalhe por onde navegou este povo no mapa abaixo – decerto que muitos vão ficar surpreendidos.

Também não sabíamos da enorme ligação que existe entre a cultura Viking e a cultura Celta e nem que os Vikings tinham sido os fundadores de varias cidades Irlandesas, inclusive da sua capital, Dublin.

Resumindo se bem que a nossa imagem do povo Viking não estava de todo errada, estava muito incompleta. Como tal decidimos criar a rubrica “No Trilho do Viking”, de forma a dar a conhecer um pouco mais sobre este mítico povo escandinavo, que aos poucos vamos conhecendo melhor, através das nossas visitas a aldeias e locais históricos Vikings.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

19 COMENTÁRIOS

  1. Micas disse…
    Olá 🙂 Então, que tal essa adaptação por "Terras" de Vickings"?
    Por acaso já sabia que os Vickings tb estão ligados à cultura celta (não fosse eu oriunda da Galécia = [alto-minho + baixo-minho[galicia]), em Catoira no 1º domingo de agosto podes assistir a um desembarque Vicking (onde perderam ;), é muito giro, vou lá sempre que tenho oportunidade, faz parte das nossas raízes.
    Agora que tinham chegado até à America, isso não sabia!! sempre a aprender neste vosso magnifico espaço.
    Beijinhos aos dois

  2. Olá João. Como diz o ditado o saber não ocupa lugar.
    Abraço

    Olá Micas. Bem vinda de férias 🙂
    A adaptação tem tido os seus ups and downs. Os vikings não são faceis 🙂
    Não sabiamos que em Catoira se podia assistir a tão grande festa viking. Pelos vistos também tens umas lições valentes para nos dar 🙂 E nós gostamos delas.
    Beijinhos

  3. Oie… vocês reuniram essas informações em algum tipo de museu por aí?

    Baci

  4. Vero! Para além de já termos visitado umas aldeias vikings, estivemos no museu viking de Roskilde. Esperamos brevemente colocar aqui a crónica da visita.
    Bjs

  5. Não consigo esconder mais…

    O vosso blog deixa-me de boca aberta, simplesmente uma fonte de sabedoria e um verdadeiro manual, bem melhor que a (actual) escolaridade obrigatória em Portugal!

    Thanks for sharing…

    João

  6. Olà! Gostei da aula sobre cultura Viking! E as fotos estao lindas!
    Sempre me interessei pela cultura escandinava e jà tinha lido algo sobre os vikings, mas nao conhecia todas as façanhas daquele povo. Também achava que Colombo, Vasco da Gama, genoveses e venezianos fossem os unicos até agora a desbravar os mares em busca de novas terras e rotas comerciais.
    Um grande abraço!

  7. Olá João. Nós é que agradecemos tamanho elogio. Esperamos estar à altura das expectativas 🙂
    A escolaridade obrigatoria tem um curriculo determinado pelo nosso ministerio (que levanta sempre muita discussão), aqui o curriculo é determinado pelo gosto de viajar e partilhar 🙂
    Abraço

    Olá Juliana. Ainda bem que a aula foi interessante :)Ainda nos candidatamos a professores vikings 🙂 Mas ainda temos que aprender muita coisa, para conhecermos bem esta cultura.
    Bjs

  8. Ola. Tambem volto de terra viking e até aprendi algo de filosofia viking ….. muito interessante. Sabia que eles "descobriram" America, mas isso da ligacao com ois Celtas tambem sorprendeu-me muito. Mas na Islandia é um conocimiento banal….. bjs

  9. Olá Wolken. Filosofia Viking? Essa ainda não aprendemos mas ficámos curiosos. Ainda temos muito para investigar no trilho do Viking 🙂 Obrigada pela partilha.
    Bjs

  10. Por exemplo: "Nao se pode matar alguem cujo momento de morrer nao chegou e nao se pode salvar uma pessoa para quem chegou o momento de morrer"

  11. Ola Vagamundos,
    obrigado pela informação e alguns esclarecimentos sobre o povo Viking.
    Eu por acaso ja tinha lido algures sobre a navegação viking para o continente americano. Mas a propaganda Colombo foi tão grande na época medieval que fez esqueçer esta descoberta. Felimente a história está a se redescobrir.
    Cumprimentos.

  12. Olá Wolken. Obrigado pela partilha da filosofia Viking, e ficamos a gostar. Estamos a ver que os Vikings podem ombrear com Confucio.
    Bjs

    Olá Valentim. Nós é que agradecemos as tuas palavras. À medida que formos aprendendo mais sobre a cultura e história deste povo ancestral, vamos aqui dando a conhecer.
    Abraço

  13. Só agora dei conta desta vossa "rubrica". Sou mesmo assim despistada!! Pois tenho a certeza que vão adorar o Viking Ship Museum em Oslo. Desde os barcos, ás rotas, os utensilios, e até ao nosso gosto pelo bacalhau seco, sim temos que o agradecer a eles, levou-me a vê-los com outros olhos. Muito interessante.

  14. Olá Marshmallow. Verdade seja dita, também não temos tido muito tempo para actualizar a rúbrica. E já temos aqui algum material de guerra 🙂 (de Foteviken e de Roskilde) E Oslo seguramente enriquecerá o nosso conhecimento sobre o "Trilho dos Vikings". As tuas dicas vão ser preciosas 🙂
    Bjs

  15. Olá Vagamundos! Sou brasileiro e acabo por descobrir o blog. Li sobre as experiências que tiveram, sempre enriquece o aprendizado. Outra curiosidade é que York, na Inglaterra, foi colonizada por vikings Dinamarqueses, na verdade todo o Reino Unido tem uma história marcada pela presença dos Vikings. Estudo sobre a cultura Escandinava pré-viking e viking e sigo a religião nativa dos países Escandinavos. Já li sobre a chegada deles na América do Norte e detalhes de suposta passagem deles também pela América do Sul.
    Foram grandes mestres das navegações e conquistas. Agradecido pela partilha!

    • Olá Drakkar. Muito obrigado pelo feedback e pela partilha de informação. Acrescentou muito valor! Nós também gostamos muito da cultura Viking e estamos sempre a aprender coisas novas. Grande abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.