Nyhavn

Já por aqui falamos do Nyhavn (Novo Porto), aquando da celebração da Sankt Hans aften, mas na altura não lhe demos o devido destaque. E sem sombra de dúvidas que o merece, até porque é indiscutivelmente o canal mais colorido, conhecido e animado de toda a cidade (apenas o canal principal do bairro de Christianshavn), e que no Verão sempre oferece animação cultural a quem o visita, desde os artistas de rua a verdadeiros shows de Jazz.

Quanto à história do canal, e apesar de se chamar “Novo Porto”, já data do século XVII, tendo sido escavado por soldados, a mando do rei Cristiano V, entre 1671 e 1673, para permitir a navegação dos navios de mercadorias até ao centro de Copenhaga (a praça Kongens Nytorv fica mesmo ao lado e é uma das mais importantes da capital dinamarquesa). Actualmente os referidos navios de carga deram lugar aos iates e antigos barcos de madeira (a fazerem lembrar caravelas), barcos esses que dão um toque muito especial ao já de si castiço porto.

Após a saída dos mercadores do Porto no século XIX (devido às Guerras Napoleónicas), a zona entrou, por assim dizer, num período de decadência e o agora tão elegante canal tornou-se numa espécie de red light district, pejado de bordéis, bares de marinheiros e as incontornáveis lojas de marinheiros. Foi por essa altura que morou por lá o famoso escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (mais de 20 anos) tendo sido aqui que escreveu os seus primeiros contos em 1835.

Actualmente, nos bons dias e noites de Verão, Nyhavn enche-se literalmente de pessoas vindas de todos os cantos do mundo, não havendo esplanada que mantenha uma cadeira vazia por muito tempo. Nada que preocupe os locais, habituados que estão a trazerem de casa os seus comes e bebes e a montarem arraial onde quer que seja, visto que os preços nos bares e restaurantes são tudo menos convidativos, mesmo para carteiras dinamarquesas. O complicado pode ser mesmo arranjar chão livre!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Nobres Vagamundos,

    Obrigada pela visita e pelo comentario. A ideia inicial do blog era um cantinho pessoal, para dar noticias para os amigos e para a familia. Enfim, em vez de escrever longos e-mails contando as novidades, e lotando a caixa postal dos amigos, tive a ideia de escrever o blog. Porem, com o passar do tempo, muitos leitores me procuravam para pedir dicas, principalmente de documentaçao. Entao, achei que seria mais util, principalmente para aqueles que estavam pensando em viver aqui na Bota, escrever um blog mais informativo.

    Um abraço pra voces!

  2. Belos canais, parecem um pouco com aqueles de Amsterdam… ou estou enganada?

    O verao é sempre bom, animado, encontramos pessoas pelas ruas, sempre ha festinhas e tudo mais. Aqui na Italia, quando chega o inverno, todo mundo parece hibernar e so saem durante o periodo natalicio ou quando começam as liquidaçoes de inverno.

    Sobre as comemoraçoes do solsticio de verao na Dinamarca, nao ha muito de diferente aqui nao. Muitas das festas veranis aqui na Italia e na Europa sao ligadas a religiao (nao necessariamente catolica/crista).

    Quanto ao post sobre Genova, fiquei chateada em nao poder contar mais sobre a cidade. E nao ter boas fotos de la. Nao so Genova tem a sua beleza, mas toda a Liguria. Quem sabe nao tenha mais argumento sobre aquela regiao futuramente?

    Um abraço!

  3. Estas fotos, me recuerdan mucho a Ámsterdam!!!

    Esta noche he estado paseando un poco por Portugal!!
    En la TV hacen un programa que se llama "Españoles en el mundo" y hoy han ido a visitar a los españoles que hay en Portugal.

    He subido a Santa Lucia, en Lisboa, y he visto toda la ciudad. También he visitado el Monasterio de San Jerónimo.

    Hemos paseados por Mafra y en Coimbra he visto la Universidad más antigua de Europa.

    He comido "Pasteis de Bélem". Un concierto de la reina del Fado: Dulce Pontes y he conocido a Guilherme de radio Setubal.

    Casi una hora, paseando por vuestro bello país!!!

    Tendré que ir a ver todo eso personalmente….

    Muitos beijos amigos Vagamundos!

  4. Hola Alejandra. Aqui o calor tem dias: regra geral a temperatura nõ passa dos 20º. Mas quando abre o sol a sério, chega aos 25º – 30º o que aqui já é muito calor devido à humidade. Mas contam-se pelos dedos das mãos esses belos dias que convidam a banho de mar.
    Besos

    Ola Cris. Também gostamos de passear pelo teu espaço. O nosso blog é mais um album de viagens, com as imagens que nos fascinam e crónicas dos sitios que passamos e das pessoas com quem interagimos.
    No meio disto, vai surgindo informação que esperamos que seja util para outros viajantes.
    Bjs

    Olá Juliana. De facto, é parecido com os canais de Amsterdão, se bem que a cidade holandesa tenha muitos mais do que Copenhaga.
    O Inverno é ainda uma incógnita embora suspeitemos que seja semelhante ou pior, do que no norte da Itália. Pelos relatos de nativos e pela experiência do Alexandre que viveu no norte da Alemanha durante um ano, a hibernação é massiça.
    Estamos desconfiados que Génova "hasn't seen the last of you" 🙂
    Bjs

    Hola Mercé. Que belas recordaçõe nos trouxeste "lá de casa" 🙂
    Portugal é digno de uma prolongada visita, e estás mesmo aí ao lado. Quando decidires viajar até lá, diz-nos que, para além de te podermo dar alguns conselhos, pode ser que estejamos por lá (Lisboa).
    Besos

    Olá João. Por estas bandas, parece que eles são danados para construir coisas na água 🙂 Desde canais, a ilhas artificiais no meio do mar e a pontes que unem países, encontramos de tudo.
    Abraço

  5. Olá!
    Também fiquei fascinada com esse canal quando o visitei. Colorido mesmo!
    Agora a propósito de lendas e estátuas… quando cheguei a Portugal contaram-me de uma família que supostamente terá morrido afogada nessa zona e em sua honra colocaram uma estátua debaixo de água algures por aí… Na verdade enquanto estive nessa bela cidade não me apercebi de nada disso… esta lenda diz-vos alguma coisa??

    Belos posts!

  6. Olá Valentim. A animação é um dos pontos altos do Nyhavn, não desfazendo a beleza.
    Abraço

    Olá Filha do Vento. De facto a estátua aquática existe mesmo, fica num canal perto do Christianborg, mas a história que conhecemos aliada à mesma, é diferente. Trata-se de uma escultura que se prende com uma história popular bem velhinha: um "merman" e os seus 7 filhos, abandonados pela Agnete, a humana que se apaixonou pelo "sereio" e lhe deu 7 filhos. A escultura representa pai e filhos, eternamente esperando pelo regresso de Agnete.
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.