Visitar Florença – o melhor de Florença num Roteiro de 2 dias

0
2460
Roteiro de Florença

Se bem que Roma ocupa o lugar cimeiro das cidades italianas imperdíveis, Florença deve ocupar um honroso segundo lugar. Visitar Florença e percorrer as suas ruas é sensivelmente igual a percorrer um museu ao ar livre.

Florença

Há sempre uma rua que nos arrebata com as suas obras-primas. Há sempre uma esquina que nos reserva um instante de espanto. É uma cidade transbordante de arte e vida a qualquer hora do dia. E cada ruela, cada praça, cada casa, guardam segredos por desvendar.

florença-duomo-fachada
Fachada do Duomo de Florença

Florença é a cidade das pessoas que encaram a vida com os olhos do poeta e com o coração dos amantes. Para estes é quase impossível não se apaixonarem pela capital toscana. Uma cidade iluminada de genialidade artística.

florença-vista-panorâmica
Vista panorâmica de Florença

Leia também o nossos Roteiros de Roma e Veneza


Florença é considerada uma das maiores capitais artísticas do mundo. Tudo se deve à contribuição de escritores como Dante, Petrarca e Maquiavel e de pintores e escultores como Botticelli, Miguel Ângelo e Donatello. Portanto, prepare-se para ser abraçado pela arte. Terá a sua companhia por onde quer que se atreva a deambular com a ajuda deste roteiro de Florença.

O Melhor de Florença em 2 dias

1º Dia

Duomo de Florença, Catedral Santa Maria del Fiore

florença-duomo

Nada melhor para começar o nosso roteiro de Florença do que por um dos símbolos mais famosos de Itália: a catedral Santa Maria del Fiore, universalmente conhecida como Duomo de Florença. Com a sua cúpula de tijolo, é a quarta maior catedral da Europa e o mais alto edifício da cidade. Esta obra impressionante domina o centro de Florença, acompanhada pelo Batistério de São João, com as suas portas de bronze, e pelo Campanile, obra projetada por Giotto.

florença-campanile

Após percorrermos o recinto do Duomo um sem número de vezes, e de nos perdermos a admirar os seus inúmeros detalhes, decidimos dar corda aos sapatos e subir os mais de quatrocentos degraus de escada que nos separavam da sua cúpula a 91 metros de altura. Para além de ser cansativo, como podem imaginar, há passagens muito estreitas que tornam a subida ao ponto mais alto da cidade numa tarefa algo penosa. O esforço da subida é todavia premiado com uma vista simplesmente sublime, como podem comprovar pelas fotografias.

florença-campanile-vista
O Campanile de Florença com os seus 85 metros de altura.
florença-palazzo-Vecchio-vista
Vista panorâmica sobre o Palazzo Vecchio.
florença-piazza-della-repubblica-vista
Vista panorâmica sobre a Piazza della Repubblica
florença-san-lorenzo-vista
Vista panorâmica sobre San Lorenzo

Batistério de São João

florença-batistério-interior
Painel de mosaicos que decora o interior da cúpula do Batistério de São João

Para além dum interior de grande beleza, o Batistério tem como grande atração as já mencionadas portas de bronze de Lorenzo Ghiberti, construídas para comemorar o fim da peste que havia assolado a cidade.

florença-portas-do-paraíso
Portas do Paraíso do Batistério de São João com painéis representando cenas bíblicas

Miguel Ângelo deu-lhes o nome de Portas do Paraíso. Os dez painéis que a compõem mostram diversas passagens bíblicas como, por exemplo, a Queda de Jericó e Abraão e o Sacrifício de Isaac.

Piazza di San Lorenzo

florença-piazza-di-san-lorenzo

Conheça Florença caminhando na alegre Piazza di San Lorenzo que dá nome ao Mercato di San Lorenzo. Aqui pode encontrar inúmeras barraquinhas que vendem um pouco de tudo. Local ideal para comprar alguns souvenirs ou mesmo adquirir peças em couro, artesanato pelo qual a Toscana é famosa, ou um frutado Chianti.

Independentemente de ser, ou não, fã de compras, é muito simpático vaguear por este mercado de rua com a igreja de San Lorenzo como pano de fundo. Se decidir comprar não se esqueça de negociar, é verdade que Itália não é Marrocos, mas a arte do regateio para lá caminha.

florença-mercado-de-san-lorenzo

Na Piazza di San Lorenzo encontra-se também o famoso Mercato Centrale, o mercado alimentar mais concorrido de Florença. Sempre útil, sobretudo se pensar em fazer um piquenique algures num vale toscano.

Aqui encontra também vários restaurantes com agradáveis esplanadas. Bom atendimento, boa comida e excelente Chianti para todas as bolsas. Ideal para uma noite romântica ao som de violinos e de acordeões. Com todas estas propostas tentadoras, não se esqueça de visitar a igreja que dá o nome à praça e que foi reconstruída por Brunelleschi e Miguel Ângelo.

Piazza della Repubblica

florença-piazza-della-repubblica

De seguida caminhamos rumo a uma das mais animadas praças de Florença: a Piazza della Repubblica. Aqui encontra alguns dos cafés e pastelarias mais antigos e requintados da capital toscana. É um dos locais preferidos dos artistas de rua, logo, atrai muitos visitantes que assistem às variedades enquanto saboreiam um cappuccino ou um gelato numa das esplanadas da praça.

Ao longo deste roteiro de Florença, é natural que fique embevecido pelo esplendor e magnificência dos palácios que pontilham um pouco por toda a cidade.

florença-carrossel-piazza-della-repubblica-by-night

Não perca o pôr-do-sol ao som duma música cigana, nem o mágico carrossel quando a lua toma o lugar ao sol. Verdadeira dolce vita!

2º Dia

Piazza della Signoria

florença-palazzo-vecchio

Começamos este segundo dia na Piazza della Signoria que tem como sua maior atração o Palazzo Vecchio. Na praça podemos encontrar cópias de algumas das mais famosas esculturas do mundo, como é o caso do David de Miguel Ângelo (o original encontra-se na Galleria dell’Accademia situada nas redondezas de San Marco).

florença-fontana-di-nettuno

Nota ainda para a bela Fontana di Nettuno em que o deus do mar, rodeado por ninfas, comemora as vitórias navais toscanas.

Galeria delos Uffizi

florença-galeria-dos-uffizi

Praticamente ao lado do Palazzo Vecchio encontra-se a Galeria delos Uffizi, a maior galeria italiana onde pode encontrar pinturas como o Pormenor da Anunciação de Leonardo da Vinci, Virgem do Pintassilgo de Rafael, O nascimento de Vénus de Botticelli, a Sagrada Família de Miguel Ângelo, a Vénus de Urbino e muito mais.

Casa de Dante

florença-casa-de-dante

Partindo da Piazza della Signoria e caminhando para norte pelas pequenas ruelas de Florença acabamos por encontrar a casa do autor da Divina Comédia. É somente uma pequena casa medieval onde, em teoria, terá nascido o famoso escritor, mas para nós foi uma agradável surpresa encontrá-la. No fundo Florença é assim, revela-nos um pequeno tesouro ao virar da esquina, onde menos o esperamos encontrar. Relativamente perto encontra-se também a pequena e pitoresca igreja onde Dante se casou. Aí é possível ver algumas pinturas que retratam a união do casal. Adorável!

Santa Croce

florença-santa-croce

Continuando a digressão fomos dar a Santa Croce. Esta igreja gótica do século XIII, contém os túmulos e monumentos de muitos florentinos famosos, como Miguel Ângelo (ver fotografia), Galileu e Maquiavel, bem como frescos de Giotto. Nota ainda para a Cappela de Pazzi, no claustro que ladeia a igreja, que é uma verdadeira obra-prima de Brunelleschi.

Ponte Vecchio

florença-ponte-vecchio

De Santa Croce até ao rio Arno é um pulinho. Desculpa mais do que perfeita, para uma demorada caminhada pela sua margem. No horizonte vai surgir a ponte mais famosa de Florença, a Ponte Vecchio. Esta ponte, que já data do século XIV, foi a única que não foi destruída na II Guerra Mundial. No meio da ponte existem pequenas lojas de ourives onde se encontram joias de todas as espécies e feitios. A fazer lembrar o famoso livro de Suskind, O Perfume. É só trocar as ourivesarias florentinas pelas perfumarias gaulesas.

florença-

Mas a magia desta ponte não acaba na sua unicidade, na sua beleza, na vista fantástica que dela temos, no cantor cuja voz decora a rua. A magia desta ponte não acaba pois habita no coração palpitante dos amantes que a percorrem, que lhe dão vida… E fazendo jus a isso nasceu uma tradição: prender à estátua do famoso ourives, Benvenuto Cellini, um cadeado gravado com o nome dos amantes.

florença-cadeados-do-amorUma vez fechado o cadeado, os enamorados devem atirar a chave para as águas do Rio Arno. Conta a lenda que ficarão unidos para todo o sempre, que nunca mais serão libertados do Amor…

florença-ponte-vecchio-by-night

E assim termina a nossa visita a Florença onde uma chave eternamente repousa, onde um amor eternamente desperta…


Leia também o nosso Roteiro de 1 dia para visitar Pisa


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Quando o aluguer de carro se justifica recorremos sempre ao Rentalcars.com

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here