Visitar Nova Iorque – o melhor de Nova Iorque num roteiro de 3 dias

0
4035
nova iorque roteiro

Nova Iorque é energia e atitude, pura e dura. Tudo na Big Apple é maior do que a vida, desde as luzes brilhantes das ruas agitadas de Times Square, até à magnificência superior da Broadway, passando pelo imponente símbolo da liberdade dos ideais americanos que é a Estátua da Liberdade.

nova-iorque

Museus de classe mundial, monumentos famosos, grandes parques exuberantes, os melhores espetáculos de entretenimento, desde musicais da Broadway até espetáculos de rua arrojados… A lista é infinita. Os pontos de interesse de Nova Iorque são dos mais famosos do mundo, mas a cidade é uma cidade dinâmica que se transforma diariamente. Gera todo o tipo de novidades, eventos emocionantes e atividades trendy. E o mundo está sempre de olho na Big Apple à procura da novidade. Num piscar de olho, está a visitar Nova Iorque e pode experienciar algo irrepetível, na primeira fila.

nova york skyline

Um centro de moda, de design, de arte, de música, de entretenimento e gastronomia, merece bem o epíteto da cidade que nunca dorme. Não é à toa que clama para si o título de Capital do Mundo. Nova Iorque é extremamente internacional. A sua influência estende-se além-fronteiras tal é o alcance dos seus longos “tentáculos” que abraçam o mundo inteiro. Pessoas e ideias fazem de Nova Iorque uma cidade única e irresistivelmente excitante.

nova iorque vista panorâmica

Há quem viva em Nova Iorque há décadas e nem sente necessidade de sair da cidade. A razão: não têm tempo suficiente para ver e fazer tudo o que a mega-metrópole americana tem para oferecer.

Mapa com os principais pontos de interesse turístico de Nova Iorque 

O melhor de Nova Iorque em 3 dias 

1º dia em Nova Iorque

Reserve o primeiro dia para conhecer o coração da Big Apple, a Midtown Manhattan. Confirme como a azáfama não é coisa só dos filmes. Entre no beat circulando pelas ruas mais movimentadas. Sinta a vibe da metrópole dos arranha-céus. Nada como começar o nosso roteiro de 3 dias em Nova York pela rua mais famosa da Big Apple: a 5th Avenue.

5th Avenue – Quinta Avenida

5th-avenue-nova-yorkSe há uma rua famosa em Nova Iorque, é a 5th Avenue, também chamada de Avenida dos Milionários. Cruza Manhattan de norte a sul é a rua comercial mais importante de Nova Iorque, equiparável apenas aos Champs-Élysées de Paris.

Empire State Building

nova-iorque-empire state-buildingO arranha-céus de 102 andares construído nos anos 30 continua a marcar presença bem no centro de Manhattan e é um dos edifícios mais altos do mundo. Ícone cultural em estilo Art Deco continua a ser um dos símbolos mais reconhecíveis de Nova Iorque. Subir aos observatórios dos pisos 86 ou 102 é uma experiência inesquecível. O Empire State Building (350 5th Ave) oferece uma das vistas panorâmicas mais espetaculares da Big Apple, principalmente à noite.

Flatiron Building

new-york-flatironSe conseguir esticar o tempo de manhã, aconselhamos dar uma vista de olhos no Flatiron (175 5th Ave). Foi um dos primeiros arranha-céus construídos em Nova Iorque e é atualmente o edifício mais antigo de Manhattan. O prédio tem apenas 22 andares e a sua forma triangular torna-o insólito, daí o nome Flatiron, por causa de se parecer com um ferro de engomar.

New York Public Library

New York Public LibraryArquitetura impressionante. Visitar a Biblioteca Pública de Nova Iorque é um must-see e de borla. O edifício principal (476 5th Ave) permite visitas durante as horas e funcionamento, por isso não deixe de visitar o salão principal de leitura, que tem painéis, lustres e uma decoração singular. Mesmo ao lado encontra um dos espaços verdes mais procurados pelos nova-iorquinos, o Bryant Park.

Bryant Park

Bryant Park é adorado pelos nova-iorquinos e turistas. Conhecido como Manhattan’s Town Square, a praça da cidade, o parque com jardins luxuriantes, atividades e eventos gratuitos convida a um café quentinho ou bebida refrescante num dos estabelecimentos ao redor ao longo de todo o ano. Muito apreciado: um jantar al fresco num dos restaurantes do parque.

Chrysler Building

new york chrysler buildingOutro dos arranha-céus icónicos de Nova Iorque que não pode deixar de admirar. O Chrysler Building ocupa o terceiro lugar dos edifícios mais altos de NYC. O estilo Art Déco dos anos 30 é patente. O inconfundível Chrysler (405 Lexington Ave) destaca-se pelo pormenor da decoração no topo representar uma coroa, mais impressionante à noite quando está bem iluminada.

Grand Central Terminal

Grand Central Terminal new yorkInaugurada em 1913, Grand Central Terminal (89 E 42nd St) é uma das joias arquitetónicas de Nova Iorque. O maior terminal ferroviário com 44 plataformas em dois pisos conseguiu sobreviver conservando seu estilo. O Vanderbilt Hall, a gigantesca área de espera, surpreende pelos tetos e decoração em geral. Vale o passeio pelo espaço comercial e pelo food court onde a oferta agrada todos os gostos e necessidades. Recentemente, o mercado que acolhe, conhecido como Grand Central Market, tornou-se num dos mais badalados da cidade. Agora, aberto todos os dias.

United Nations Headquarters

UN headquarters new yorkO edifício das Nações Unidas é, para além dum símbolo mundial presente na cidade, um manancial de informação sobre as ações da ONU. Caso pretenda visitar as exposições no interior, dirija-se ao Visitors Check-in Office, na porta 801 da First Ave (esquina com a 45th Str).

Saint Patrick’s Cathedral

St-Patricks-new-yorkA emblemática igreja católica de St. Patricks (5th Ave and 50th St) demarca-se pelo estilo neo-gótico e as duas espirais. Data de 1879 e fica mesmo em frente ao Rockfeller Center. Recebeu a visita de vários papas católicos e o destaque vai para os painéis e vitrais no seu interior.

Rockfeller Center

rockfeller center new yorkNos meses de verão, o Rockefeller Center (45 Rockefeller Plaza) atrai multidões em busca dos inúmeros eventos ao ar livre e compras, compras, compras nos 19 edifícios que mais parecem uma cidade comercial. Mas é no inverno que o complexo Art Déco realmente ganha vida. A pista de patinagem no gelo e a enorme árvore de natal são as grandes estrelas. O grande destaque vai para o Top of the Rock (30 Rockefeller Plaza), a plataforma de observação com vistas incomparáveis da cidade e, principalmente, do Central Park. O famoso teatro Radio City Music Hall (1260 6th Ave) faz parte do complexo do Rockfeller Center.

Museum of Modern Art, MoMA

Inaugurado em 1929, o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (11 W 53rd St), tornou-se por méritos próprios o museu de arte moderna mais importante do mundo. Reúne obras de van Gogh, Warhol entre outros grandes nomes das artes nas salas interiores, além de um jardim de esculturas, dois cafés e o restaurante Modern.

Times Square

time square new yorkE para terminar, vamos encher a noite de néons, luzes, brilho, agitação, vida non-stop. Times Square é o coração frenético da área de célebres peças de teatro e memoráveis musicais, das cadeias de lojas e onde os shows acontecem. É aqui que a brilhante “bola do tempo” desliza poste abaixo para dar início ao Ano Novo desde 1908. (cruzamento Broadway and 7th Ave)

2º dia em Nova Iorque

Lower Manhattan é o destino deste segundo dia do melhor de Nova Iorque num roteiro de 3 dias.

Battery Park

Este espaçoso espaço verde urbano foi o primeiro baluarte de defesa de Nova Iorque em tempos idos e aterro sanitário. Desça ao Lower Manhattan a sul, para as melhores vistas do skyline da cidade e da Estátua da Liberdade: tome o ferry gratuito do Whitehall Terminal (4 Whitehall St) até Staten Island, a maior borla da cidade de Nova Iorque. Chegado a Staten Island é só sair do terminal, dar meia volta e tomar o ferry de volta.

The Statue of Liberty

nova-iorque-estatua-da-liberdadeA Estátua da Liberdade, ou oficicialmente a Liberdade Iluminando o Mundo, é “O” símbolo de Nova Iorque. No fim do século XIX, os imigrantes que chegavam aos Estados Unidos, via Ellis Island, tinham na gigante dama de cobre o primeiro vislumbre do país, uma representação da liberdade e dos ideais americanos.

Brooklyn Bridge

nova iorque brooklyn bridgeSobre o rio East, Brooklyn Bridge une o distrito de Manhattan ao bairro de Brooklyn. Para veículos, peões e bicicletas: atravessar a ponte de Brooklyn é essencial para se ter um autêntico feel de Nova Iorque.

Wall Street

new york stock exchange federal hall new yorkNo Lower Manhattan, Wall Street é uma das ruas mais conhecidas de Nova Iorque. É a principal rua do distrito financeiro de Nova Iorque. Os edifícios mais importantes de Wall Street? A New York Stock Exchange, o edifício da Bolsa dos inícios do século XX embora tenha linhas clássicas, e o Federal Hall, o primeiro capitólio dos Estados Unidos do final do século XVIII em estilo neogótico e intimamente ligado à história de George Washington.

new york trinity church

Ali pertinho, no parque Bowling Green, damos de caras com o enraivecido Touro de Wall Street. Não se apoquente, são 3,5 toneladas de mansidão metálica e dezenas de turistas no caminho da investida. E no cruzamento da Wall Street com a Broadway, a Trinity Church de estilo neo-gótico marca presença pelo contraste com os edifícios que a rodeiam.

One World Trade Center

O One World Trade Center (1WTC – 285 Fulton St) é o edifício principal do novo World Trade Center, criado para substituir o que foi destruído nos atentados terroristas de setembro de 2011. Com 541 metros, é o edifício mais alto de Nova Iorque. O edifício é considerado pela população nova-iorquina como um símbolo do renascimento da cidade. Dos pisos 100 ao 102 situa-se o One World Observatory, um mirador 360º sobre a Big Apple. Ao contrário do Empire State Building e do Top of the Rock, o mirador é interior e totalmente revestido a vidro.

Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro

memorial e museu de nova iorqueMemorial 11 de Setembro (180 Greenwich St) é um memorial e um museu no local onde ficavam as torres gémeas do World Trade Center destruídas nos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001. Construído em homenagem às vítimas, o Memorial do 11 de setembro lembra o passado e dá esperança ao futuro. O museu guarda objetos e informações deste triste episódio da história humana e das suas vítimas.

Chinatown

new york chinatownChinatown é um dos bairros castiços de Manhattan. Abriga um dos maiores enclaves de chineses no hemisfério ocidental para além de ser um dos mais antigos enclaves étnicos chineses fora da Ásia. para quem procura dim sum, compras, budismo e mercados a rodos.

Little Italy

nova iorque little italyColadinho à Chinatown, o bairro de Little Italy é, como o próprio nome indica, uma pequena Itália no coração de Manhattan. Três quarteirões apenas formam hoje o que foi outrora o bairro mais apinhado de imigrantes italianos. O nome de Little Italy mantém-se mais pela nostalgia do passado do que pelo mérito gastronómico e comercial dos que ali estiveram na génese.

3º dia em Nova Iorque

Fechamos o roteiro de 3 dias em Nova York com relax, arte e compras.

Central Park

nova iorque central parkÍcone da cidade de Nova Iorque, o Central Park foi planeado para dar aos nova-iorquinos um refúgio da agitação da metrópole. Este oásis dentro da grande floresta de arranha-céus totaliza 340 hectares de relvados, largos passeios para caminhadas, lagos, dois ringues de patinagem no gelo, campos de desporto e até um zoo. Além disso, no parque e imediações pode encontrar museus de classe mundial e inúmeras atividades e concertos, especialmente nos meses de verão.

Metropolitan Museum of Art

Também designado The Met, o mais visitado museu de Nova Iorque é o grande palco para uma das maiores coleções de arte do mundo, da arte antiga à contemporânea. Entre a larga oferta de museus de arte na metrópole americana, The Met (1000 5th Ave) destaca-se pela fama e coleção de excelente qualidade. Se só puder visitar um museu de arte em NYC, este é o que lhe aconselhamos.

The Museum Mile

A secção mais a norte da 5th Avenue conhecida como Museum Mile, com o Central Park a oeste, a  corre ao longo do Upper East Side. Para os apreciadores dos museus de arte, este é o paraíso. A Coleção Frick, The Met falado anteriormente, quem não ouviu falar do Guggenheim  ou pelo menos conhece-o pela sua arquitetura circular, o museu de design do Smithsonian de Nova York – Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, e no fim da linha, o Museu Judaico, este de pendor mais histórico e cultural.

Union Square

union square new yorkUnion Square permanece tão viva como sempre. O Union Square Greenmarket é o mercado de rua mais buliçoso de Nova Iorque com dezenas de bancas vendendo produtos do campo. Local de momentos marcantes da história da cidade e da nação americana, o espaço verde urbano e as imediações são ideais para uma refeição rápida, para ver concertos de bandas até conhecidas, encontrar um livro raro e apreciar arte de borla nas galerias. O Metronome chama a atenção: uma instalação artística na face dum prédio que apresenta o relógio mais confuso do mundo.

Chelsea Market

O Chelsea Market, no Meatpacking District é um quarteirão inteiro para foodies e shopaholics. O food court mais visitado de Nova Iorque reúne mais de 30 bancas com uma oferta variada das últimas tendências que avivam as papilas gustativas: desde street food convencional com um toque inventivo, ao café feito na hora para dar a conhecer os melhores paladares até às tentadoras sobremesas que fazem perder a cabeça, mesmo àqueles que seguem um regime à risca.

High Line

Imagine transformar linhas de comboio desativadas num enorme espaço verde. Foi os que os nova-iorquinos fizeram no High Line. Agradável e diferente, é um ótimo lugar para um passeio durante o dia no parque suspenso com spots para se sentar e contemplar a paisagem urbana.

Onde ficar em Nova Iorque? – Sugestões de Alojamento

Alojamento Low Cost/Económico

HI NYC Hostel
Hotel 31
West Side YMCA

Alojamento com excelente relação qualidade preço

NobleDEN Hotel
Pod Times Square 
Carvi Hotel New York

Alojamento de Luxo

The Beekman
Conrad New York

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.