Bem vindo ao nosso roteiro para visitar Nova Iorque, uma cidade que é energia e atitude, pura e dura. Tudo na Big Apple é maior do que a vida, desde as luzes brilhantes das ruas agitadas de Times Square, até à magnificência superior da Broadway, passando pelo imponente símbolo da liberdade dos ideais americanos que é a Estátua da Liberdade.
Museus de classe mundial, monumentos famosos, grandes parques exuberantes, os melhores espetáculos de entretenimento, desde musicais da Broadway até espetáculos de rua arrojados… A lista é infinita. Os pontos de interesse de Nova Iorque são dos mais famosos do mundo, mas a cidade é uma cidade dinâmica que se transforma diariamente. Gera todo o tipo de novidades, eventos emocionantes e atividades trendy. E o mundo está sempre de olho na Big Apple à procura da novidade. Num piscar de olho, está a visitar Nova Iorque e pode experienciar algo irrepetível, na primeira fila.
Um centro de moda, de design, de arte, de música, de entretenimento e gastronomia, merece bem o epíteto da cidade que nunca dorme. Não é à toa que clama para si o título de Capital do Mundo. Nova Iorque é extremamente internacional. A sua influência estende-se além-fronteiras tal é o alcance dos seus longos “tentáculos” que abraçam o mundo inteiro. Pessoas e ideias fazem de Nova Iorque uma cidade única e irresistivelmente excitante.
Há quem viva em Nova Iorque há décadas e nem sente necessidade de sair da cidade. A razão: não têm tempo suficiente para ver e fazer tudo o que a mega-metrópole americana tem para oferecer.
Dica: Aproveite a sua viagem a Nova Iorque e visite também a cidade de Boston
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde ficar a dormir em Nova Iorque? – Sugestões de Alojamento
- 2 O melhor de Nova Iorque num roteiro de 3 dias
- 2.1 Roteiro para visitar Nova Iorque: 1º Dia
- 2.1.1 5th Avenue – Quinta Avenida
- 2.1.2 Empire State Building
- 2.1.3 Flatiron Building
- 2.1.4 New York Public Library
- 2.1.5 Bryant Park
- 2.1.6 Chrysler Building
- 2.1.7 Grand Central Terminal
- 2.1.8 SUMMIT One Vanderbilt
- 2.1.9 United Nations Headquarters
- 2.1.10 Saint Patrick’s Cathedral
- 2.1.11 Rockfeller Center
- 2.1.12 Museum of Modern Art, MoMA
- 2.1.13 Times Square
- 2.2 Roteiro para visitar Nova Iorque: 2º Dia
- 2.3 Roteiro para visitar Nova Iorque: 3º Dia
- 2.1 Roteiro para visitar Nova Iorque: 1º Dia
- 3 Mapa com os principais pontos de interesse turístico para visitar em Nova Iorque
Onde ficar a dormir em Nova Iorque? – Sugestões de Alojamento
Alojamento Low Cost/Económico
HI NYC Hostel
Hotel 31
West Side YMCA
Alojamento com excelente relação qualidade preço
NobleDEN Hotel
Pod Times Square
Carvi Hotel New York
Alojamento de Luxo
O melhor de Nova Iorque num roteiro de 3 dias
Roteiro para visitar Nova Iorque: 1º Dia
Reserve o primeiro dia do seu roteiro para visitar Nova Iorque para conhecer o coração da Big Apple, a Midtown Manhattan. Confirme como a azáfama não é coisa só dos filmes. Entre no beat circulando pelas ruas mais movimentadas. Sinta a vibe da metrópole dos arranha-céus. Nada como começar o nosso roteiro de 3 dias em Nova York pela rua mais famosa da Big Apple: a 5th Avenue.
5th Avenue – Quinta Avenida
Se há uma rua famosa em Nova Iorque, é a 5th Avenue, também chamada de Avenida dos Milionários. Cruza Manhattan de norte a sul é a rua comercial mais importante de Nova Iorque, equiparável apenas aos Champs-Élysées de Paris.
Empire State Building
Caso esteja a pensar em subir também ao Top of the Rock, visitar o Museu Guggenheim, o Museu Americano de História Natural, o Memorial do 11 de Setembro e a Estátua da Liberdade a melhor aposta é mesmo comprar o New York City Pass. Poupa tempo e dinheiro, e como tem cancelamento gratuito até 24 horas de antecedência não corre qualquer tipo de risco.
Flatiron Building
Se conseguir esticar o tempo de manhã, aconselhamos dar uma vista de olhos no Flatiron (175 5th Ave). Foi um dos primeiros arranha-céus construídos em Nova Iorque e é atualmente o edifício mais antigo de Manhattan. O prédio tem apenas 22 andares e a sua forma triangular torna-o insólito, daí o nome Flatiron, por causa de se parecer com um ferro de engomar.
New York Public Library
Bryant Park
Bryant Park é adorado pelos nova-iorquinos e turistas. Conhecido como Manhattan’s Town Square, a praça da cidade, o parque com jardins luxuriantes, atividades e eventos gratuitos convida a um café quentinho ou bebida refrescante num dos estabelecimentos ao redor ao longo de todo o ano. Muito apreciado: um jantar al fresco num dos restaurantes do parque.
Chrysler Building
Outro dos arranha-céus icónicos de Nova Iorque que não pode deixar de admirar. O Chrysler Building ocupa o terceiro lugar dos edifícios mais altos de NYC. O estilo Art Déco dos anos 30 é patente. O inconfundível Chrysler (405 Lexington Ave) destaca-se pelo pormenor da decoração no topo representar uma coroa, mais impressionante à noite quando está bem iluminada.
Grand Central Terminal
SUMMIT One Vanderbilt
No topo do arranha-céus mais alto da Midtown, o SUMMIT One Vanderbilt combina elementos de arte, tecnologia, arquitetura e emoções fortes. Inaugurado em 2021 revolucionou a ideia de “deck de observação” da cidade de Nova Iorque, levando o conceito a novas alturas. Subir ao topo do One Vanderbilt não é só sobre vistas vertiginosas sobre Manhattan a partir do seu miradouro a céu aberto do alto dos seus 335 metros. É uma experiência artística, imersiva e multissensorial que vai muito além da imaginação. Nem pestanejamos na hora de a incluir no nosso roteiro para visitar Nova Iorque.
United Nations Headquarters
O edifício das Nações Unidas é, para além dum símbolo mundial presente na cidade, um manancial de informação sobre as ações da ONU. Caso pretenda visitar as exposições no interior, dirija-se ao Visitors Check-in Office, na porta 801 da First Ave (esquina com a 45th Str).
Saint Patrick’s Cathedral
A emblemática igreja católica de St. Patricks (5th Ave and 50th St) demarca-se pelo estilo neo-gótico e as duas espirais. Data de 1879 e fica mesmo em frente ao Rockfeller Center. Recebeu a visita de vários papas católicos e o destaque vai para os painéis e vitrais no seu interior.
Rockfeller Center
Nos meses de verão, o Rockefeller Center (45 Rockefeller Plaza) atrai multidões em busca dos inúmeros eventos ao ar livre e compras, compras, compras nos 19 edifícios que mais parecem uma cidade comercial. Mas é no inverno que o complexo Art Déco realmente ganha vida. A pista de patinagem no gelo e a enorme árvore de natal são as grandes estrelas. O grande destaque vai para o Top of the Rock (30 Rockefeller Plaza), a plataforma de observação com vistas incomparáveis da cidade e, principalmente, do Central Park e do Empire State Building. O famoso teatro Radio City Music Hall (1260 6th Ave) faz também parte do complexo do Rockfeller Center.
Museum of Modern Art, MoMA
Inaugurado em 1929, o MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (11 W 53rd St), tornou-se por méritos próprios o museu de arte moderna mais importante do mundo. Reúne obras de van Gogh, Warhol entre outros grandes nomes das artes nas salas interiores, além de um jardim de esculturas, dois cafés e o restaurante Modern.
Times Square
E para terminar, vamos encher a noite de néons, luzes, brilho, agitação, vida non-stop. Times Square é o coração frenético da área de célebres peças de teatro e memoráveis musicais, das cadeias de lojas e onde os shows acontecem. É aqui que a brilhante “bola do tempo” desliza poste abaixo para dar início ao Ano Novo desde 1908. (cruzamento Broadway and 7th Ave)
Algo que consideramos imprescindível numa viagem aos Estados Unidos é um bom seguro de viagem, pois a assistência médica no país do Tio Sam é um verdadeiro balúrdio. Já precisámos de assistência médica de emergência enquanto estávamos nos Estados Unidos e sabemos que a fatura custa bem mais do que os olhos da cara. Salvou-nos o nosso seguro.
Por isso não vale de todo a pena arriscar até porque é super fácil e barato fazer um seguro de viagem. A nossa escolha de seguradora recai sempre na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em seguros de viagem, apresenta sempre o melhor rácio custo-benefício do mercado, e todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19, a preços surpreendentemente económicos.
Roteiro para visitar Nova Iorque: 2º Dia
Lower Manhattan é o destino deste segundo dia do melhor de Nova Iorque num roteiro de 3 dias.
Battery Park
Este espaçoso espaço verde urbano foi o primeiro baluarte de defesa de Nova Iorque em tempos idos e aterro sanitário. Desça ao Lower Manhattan a sul, para as melhores vistas do skyline da cidade e da Estátua da Liberdade: tome o ferry gratuito do Whitehall Terminal (4 Whitehall St) até Staten Island, a maior borla da cidade de Nova Iorque. Chegado a Staten Island é só sair do terminal, dar meia volta e tomar o ferry de volta.
The Statue of Liberty
A Estátua da Liberdade, ou oficicialmente a Liberdade Iluminando o Mundo, é “O” símbolo de Nova Iorque. No fim do século XIX, os imigrantes que chegavam aos Estados Unidos, via Ellis Island, tinham na gigante dama de cobre o primeiro vislumbre do país, uma representação da liberdade e dos ideais americanos.
Brooklyn Bridge
Sobre o rio East, Brooklyn Bridge une o distrito de Manhattan ao bairro de Brooklyn. Para veículos, peões e bicicletas: atravessar a ponte de Brooklyn é essencial para se ter um autêntico feel de Nova Iorque.
Wall Street
No Lower Manhattan, Wall Street é uma das ruas mais conhecidas de Nova Iorque. É a principal rua do distrito financeiro de Nova Iorque. Os edifícios mais importantes de Wall Street? A New York Stock Exchange, o edifício da Bolsa dos inícios do século XX embora tenha linhas clássicas, e o Federal Hall, o primeiro capitólio dos Estados Unidos do final do século XVIII em estilo neogótico e intimamente ligado à história de George Washington.
Ali pertinho, no parque Bowling Green, damos de caras com o enraivecido Touro de Wall Street. Não se apoquente, são 3,5 toneladas de mansidão metálica e dezenas de turistas no caminho da investida. E no cruzamento da Wall Street com a Broadway, a Trinity Church de estilo neo-gótico marca presença pelo contraste com os edifícios que a rodeiam.
One World Trade Center
O One World Trade Center (1WTC – 285 Fulton St) é o edifício principal do novo World Trade Center, criado para substituir o que foi destruído nos atentados terroristas de setembro de 2011. Com 541 metros, é o edifício mais alto de Nova Iorque. O edifício é considerado pela população nova-iorquina como um símbolo do renascimento da cidade. Dos pisos 100 ao 102 situa-se o One World Observatory, um mirador 360º sobre a Big Apple. Ao contrário do Empire State Building e do Top of the Rock, o mirador é interior e totalmente revestido a vidro.
Memorial e Museu Nacional do 11 de Setembro
Memorial 11 de Setembro (180 Greenwich St) é um memorial e um museu no local onde ficavam as torres gémeas do World Trade Center destruídas nos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001. Construído em homenagem às vítimas, o Memorial do 11 de setembro lembra o passado e dá esperança ao futuro. O museu guarda objetos e informações deste triste episódio da história humana e das suas vítimas.
Chinatown
Chinatown é um dos bairros castiços de Manhattan. Abriga um dos maiores enclaves de chineses no hemisfério ocidental para além de ser um dos mais antigos enclaves étnicos chineses fora da Ásia. para quem procura dim sum, compras, budismo e mercados a rodos.
Little Italy
Coladinho à Chinatown, o bairro de Little Italy é, como o próprio nome indica, uma pequena Itália no coração de Manhattan. Três quarteirões apenas formam hoje o que foi outrora o bairro mais apinhado de imigrantes italianos. O nome de Little Italy mantém-se mais pela nostalgia do passado do que pelo mérito gastronómico e comercial dos que ali estiveram na génese.
Roteiro para visitar Nova Iorque: 3º Dia
Fechamos o roteiro de 3 dias a visitar Nova York com relax, arte e compras.
Central Park
Ícone da cidade de Nova Iorque, o Central Park foi planeado para dar aos nova-iorquinos um refúgio da agitação da metrópole. Este oásis dentro da grande floresta de arranha-céus totaliza 340 hectares de relvados, largos passeios para caminhadas, lagos, dois ringues de patinagem no gelo, campos de desporto e até um zoo. Além disso, no parque e imediações pode encontrar museus de classe mundial e inúmeras atividades e concertos, especialmente nos meses de verão.
Metropolitan Museum of Art
Também designado The Met, o mais visitado museu de Nova Iorque é o grande palco para uma das maiores coleções de arte do mundo, da arte antiga à contemporânea. Entre a larga oferta de museus de arte na metrópole americana, The Met (1000 5th Ave) destaca-se pela fama e coleção de excelente qualidade. Se só puder visitar um museu de arte em NYC, este é o que lhe aconselhamos.
The Museum Mile
A secção mais a norte da 5th Avenue conhecida como Museum Mile, com o Central Park a oeste, a corre ao longo do Upper East Side. Para os apreciadores dos museus de arte, este é o paraíso. A Coleção Frick, The Met falado anteriormente, quem não ouviu falar do Guggenheim ou pelo menos conhece-o pela sua arquitetura circular, o museu de design do Smithsonian de Nova York – Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, e no fim da linha, o Museu Judaico, este de pendor mais histórico e cultural.
Union Square
Union Square permanece tão viva como sempre. O Union Square Greenmarket é o mercado de rua mais buliçoso de Nova Iorque com dezenas de bancas vendendo produtos do campo. Local de momentos marcantes da história da cidade e da nação americana, o espaço verde urbano e as imediações são ideais para uma refeição rápida, para ver concertos de bandas até conhecidas, encontrar um livro raro e apreciar arte de borla nas galerias. O Metronome chama a atenção: uma instalação artística na face dum prédio que apresenta o relógio mais confuso do mundo.
Chelsea Market
O Chelsea Market, no Meatpacking District é um quarteirão inteiro para foodies e shopaholics. O food court mais visitado de Nova Iorque reúne mais de 30 bancas com uma oferta variada das últimas tendências que avivam as papilas gustativas: desde street food convencional com um toque inventivo, ao café feito na hora para dar a conhecer os melhores paladares até às tentadoras sobremesas que fazem perder a cabeça, mesmo àqueles que seguem um regime à risca.
High Line
Imagine transformar linhas de comboio desativadas num enorme espaço verde. Foi os que os nova-iorquinos fizeram no High Line. Agradável e diferente, é um ótimo lugar para um passeio durante o dia no parque suspenso com spots para se sentar e contemplar a paisagem urbana.
Mapa com os principais pontos de interesse turístico para visitar em Nova Iorque
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos pontes de interesse do roteiro para visitar Nova Iorque
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!