Visitar Santiago de Compostela é entrar no coração duma das cidades mais emblemáticas da Espanha, e até mesmo de toda a Europa. Se só tem 1 dia para visitar Santiago de Compostela, siga a nossa sugestão de roteiro para conhecer os principais pontos de interesse desta cidade que é internacionalmente famosa como um dos destinos de peregrinação cristã mais importantes do mundo, cuja popularidade possivelmente só é superada por Roma e Jerusalém.
Não tendo vários dias, eis a nossa sugestão de roteiro para visitar Santiago de Compostela em 1 dia com os lugares imperdíveis, hotéis onde ficar a dormir, restaurantes onde comer, muitas dicas práticas e um mapa para aproveitar ao máximo o seu tempo de visita a esta bela cidade medieval espanhola.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica e como chegar a Santiago de Compostela?
- 2 Quando visitar Santiago de Compostela?
- 3 Onde ficar a dormir em Santiago de Compostela? Sugestões de alojamento
- 4 O Melhor de Santiago de Compostela: roteiro com o que ver e fazer em 1 dia
- 4.1 Catedral de Santiago de Compostela
- 4.2 Centro Histórico de Santiago de Compostela
- 4.3 Praza do Obradoiro
- 4.4 Praza das Praterías
- 4.5 Praza da Quintana
- 4.6 Rúa do Vilar
- 4.7 Cantón do Toural
- 4.8 Rúa do Franco
- 4.9 Rúa Nova
- 4.10 Praza Mazarelos
- 4.11 Mercado de Abastos
- 4.12 Porta do Camiño
- 4.13 Praza da Inmaculada e Convento de São Francisco
- 4.14 Parque da Alameda
- 5 Restaurantes onde comer em Santiago de Compostela
- 6 Santiago de Compostela: mapa dos principais pontos de interesse turístico
- 7 Outros artigos de Espanha
Onde fica e como chegar a Santiago de Compostela?
Santiago de Compostela é uma cidade no noroeste de Espanha. É capital da comunidade autónoma da Galiza e faz parte da província da Corunha. Está a somente 115 km da fronteira portuguesa de Valença do Minho. Há mais dum milénio que muitos optam por chegar a Santiago de Compostela a pé, estes dois VagaMundos incluídos. Contudo, há formas fisicamente menos exigentes e mais rápidas.
De avião: Santiago de Compostela tem um aeroporto internacional, o Aeroporto de Lavacolla (SCQ), com voos diários fornecidos por grandes companhias aéreas europeias e companhias low cost. Portanto, um voo low cost para Santiago de Compostela é possível e pode compensar em termos monetários. Pondere fazer umas pesquisas de voos com escala em Madrid: pode encontrar tarifas vantajosas dependendo do seu aeroporto de partida.
De autocarro/ônibus: Santiago de Compostela tem ótimas ligações internas, de autocarro (ônibus) a partir das principais cidades da Espanha. Saiba que do Porto, Braga e Viana do Castelo saem autocarros diretos para Santiago de Compostela.
De comboio: Ainda que seja possível chegar a Santiago de Compostela de comboio, a logística a partir de Portugal é algo complexa, com transbordos inevitáveis, ou ligações intermédias em autocarro, alguns sujeitos a longas horas de espera.
De carro: Por isso, a melhor forma de chegar a Santiago é de carro, para além de ser a mais rápida. Os melhores acessos rodoviários a Santiago de Compostela são a autoestrada A1 até ao Porto seguida da A3 até Valença do Minho entrando em Espanha pela A-55 até Tui. Em Tui é tomar a AP-9 direta até Santiago de Compostela.
Quando visitar Santiago de Compostela?
Posto isto, nunca se esqueça que está na Galiza, mundialmente famosa pela chuva. Independentemente da época do ano, a região é bastante húmida devido à influência atlântica e a chuva gosta de fazer aparições quase todos os dias. Pela nossa experiência, não interessa o mês, não houve uma única visita a Santiago de Compostela em que não tenhamos sido abençoados com uma carga vinda do céu. Portanto, se há coisa imprescindível numa visita a Santiago de Compostela, é levar um bom impermeável na mala. Se possível, da cabeça aos pés.
É raro o mês em que não haja alguma romaria, arraial ou quitanda ao som da gaita de foles com danças muiñeiras em Santiago de Compostela. Seja de caráter religioso ou cultural, a gastronomia anda sempre de mão dada às festas na cidade. Portanto, registe as seguintes datas, para saber quando visitar Santiago de Compostela quando a cidade é mais vibrante e apetitosa.
- Cavalgada dos Reis Magos (5 janeiro)
- Carnaval (fev/mar)
- Romaria de San Lázaro: ‘Festa Gastronómica da Uña’ (entre meados de março e princípio de abril)
- Semana Santa (de Sábado de Ramos ao dia da Páscoa)
- Festas da Ascensão (40 dias depois da Páscoa, sempre à quinta-feira)
- Noite de San Xoán (23 Junho)
- Festas do Apóstolo Santiago (segunda quinzena de julho, as maiores festas da cidade com auge nos dias 24 e 25 de julho, este sendo o dia do santo padroeiro)
- Festividade de San Roque (16 agosto)
- Festividade de Todos os Santos e de Defuntos (1-2 novembro)
- Magustos nas ruas (novembro)
- Oferenda ao Apóstolo Santiago na festividade da Translação (30 dezembro)
Onde ficar a dormir em Santiago de Compostela? Sugestões de alojamento
Como a oferta de alojamento em Santiago de Compostela é bastante vasta e variada, muita dela concentrada no centro histórico, não é difícil reservar um quarto que satisfaça a suas necessidades e agrade a sua carteira. Siga o nosso conselho de reservar com antecedência para assegurar a sua dormida, o que vale especialmente para a época alta e datas festivas na cidade. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Santiago de Compostela – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço.
Parador de Santiago – Hostal Reis Catolicos
Situado na área mais popular de Santiago de Compostela, o Parador de Santiago – Hostal Reis Catolicos é o hotel de 5 estrelas mais procurado na cidade. A identidade primordial do antigo albergue para peregrinos é mantida em muitas das características originais do edifício, tais como tetos abobadados, arcos de pedra e tapeçarias. A beleza do edifício do século XV sobressai como um dos mais nobres edifícios, literalmente digno da realeza. Os quartos com casa de banho privada apresentam decoração clássica, como camas de dossel. Do leque de comodidades modernas fazem parte dois restaurantes, várias áreas de estar, bar e terraço.
O San Francisco Hotel Monumento ocupa um mosteiro histórico, com quartos espaçosos e elegantes. Este encantador hotel de 4 estrelas aposta no bem-estar com uma piscina interior e uma banheira de hidromassagem. A localização é ótima. O pequeno almoço, digno de um abade. A relação qualidade-preço é imbatível considerando que disponibiliza estacionamento gratuito e tem preços super competitivos dentro da categoria.
Alguns hotéis em Santiago de Compostela têm ofertas promocionais com preços mesmo muito competitivos, e quem não gosta de aterrar numa pechincha que dá mais por menos dinheiro. Para sua referência, apontamos-lhe aqui um campeão de vendas que vale a pena ter debaixo de olho: o Hotel Lux Santiago, na categoria de 3 estrelas com comodidades modernas. Os quartos privados acolhedores pautam-se pelo conforto, limpeza, luz e funcionalidade. Como tem muitos cafés nas imediações, pode optar pela tarifa do quarto sem pequeno-almoço incluído e ainda poupa uns euros.
Com uma excelente relação qualidade-preço, o Mapoula PR Boutique é uma guesthouse estilo boutique muito bem localizada, acolhedora que manifesta bom gosto com simplicidade. Entre elementos rústicos e comodidades modernas, os quartos são louváveis pelo conforto e limpeza. Pode optar pela tarifa do quarto com pequeno almoço incluído – muito bom – para maior comodidade.
Blanco Apartamentos Turísticos
Na categoria dos apartamentos, os Blanco Apartamentos Turísticos são os que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Tem como trunfos a localização muito central, o conforto, privacidade e limpeza dos apartamentos modernos e elegantes e um pequeno jardim-terraço comum para relaxar. Estão equipados com tudo para uma estadia completamente independente, inclusive máquinas de lavar e secar roupa. Um dos apartamentos está preparado para receber hóspedes com mobilidade reduzida.
Clique para ver mais opções de alojamento em Santiago de Compostela
O Melhor de Santiago de Compostela: roteiro com o que ver e fazer em 1 dia
Santiago de Compostela é uma cidade relevante por ser a capital da região autónoma da Galiza e uma importante cidade universitária, cuja universidade, fundada em 1495, é das mais antigas da Europa.
A ocupação humana da região remonta à era Romana, comprovada pela presença da villa romana de Asseconia, situada à beira da via romana que ligava Bracara Augusta (atual Braga) a Asturica Augusta (atual Astorga). Dessa época subsistiu a necrópole que crê-se ter sido usada pelo Reino Suevo até ao século VII.
A fundação da atual cidade de Santiago de Compostela data do século IX, aquando da descoberta do túmulo de pedra atribuído a Santiago Maior, um dos apóstolos de Jesus Cristo. A notícia da descoberta do túmulo espalhou-se como um rastilho de pólvora por Espanha, pela Europa e por todo o mundo da cristandade. Compostela depressa se tornou num novo centro de peregrinação, numa altura em Roma perdia importância e Jerusalém estava sob o domínio muçulmano, o que a tornava inacessível.
Catedral de Santiago de Compostela
À dimensão do achado tinha que corresponder um templo de igual grandiosidade. Ao longo de séculos procede-se à edificação do maior e mais importante monumento de Santiago de Compostela: a Catedral de Santiago de Compostela. A imponente fachada constitui um dos melhores exemplares do estilo barroco na Espanha.
A catedral de origem românica, cuja construção foi iniciada em 1075, foi construída sobre o lugar de aparição do sepulcro do Santo Apóstolo. No alto e ao centro da fachada principal (a da praça do Obradoiro), por entre as torres românicas com remates barrocos, “preside” a inconfundível imagem de Santiago peregrino, com o seu chapéu, capa e bordão. À esquerda, o Palácio arcebispal de Xelmírez em estilo românico; à direita, o claustro gótico-renascentista da Catedral.
O soberbo Pórtico da Glória é capaz de tomar uma boa hora de contemplação. Os minuciosos detalhes com que os canteiros do séc.XII esculpiram cada estátua e cena religiosa são marcantes. É de tradição dar um “abraço” a Santiago, ou seja, à imagem que preside o altar-mor, e visitar as relíquias do santo no mausoléu subterrâneo.
A catedral é o objetivo final de centenas de milhares de peregrinos vindos dos quatro cantos do mundo e que, todos os anos, percorrem os Caminhos de Santiago que se estendem por toda a Europa ao longo de milhares de quilómetros.
Centro Histórico de Santiago de Compostela
Desde 1985 que o centro histórico (cidade velha) de Santiago de Compostela está incluído na lista de Património Mundial da Humanidade da UNESCO. Oito anos depois, em 1993, a UNESCO adiciona a essa lista o Caminho de Santiago, que já em 1987 havia sido classificado como o primeiro Itinerário Cultural Europeu pelo Conselho da Europa.
Independentemente da rua que escolha para vagamundear pelo centro histórico de Santiago de Compostela, a sensação de viagem no tempo é inevitável. Esta cidade-museu tem algo que não se consegue traduzir em palavas, não sabemos se pela antiguidade, se pela nobreza, se pela luz ou se pela espiritualidade.
Este roteiro a pé para visitar o centro histórico de Santiago de Compostela está longe de contemplar todos os monumentos dignos de visita. Há ainda cerca duma dezena de igrejas, mosteiros e palácios de relevo, cujos interiores são autênticos tesouros patrimoniais. Pelo menos, vale a pena descobri-los para contemplar a sua impressionante arquitetura do exterior.
Praza do Obradoiro
A Praza do Obradoiro é o núcleo monumental, espiritual e cultural da cidade de Santiago de Compostela. Aqui bate o coração da cidade. Aqui têm lugar alguns dos mais importantes acontecimentos da cidade.
Aqui reúnem-se locais, visitantes, peregrinos, manifestantes, autoridades… Esta praça tem, pois, a qualidade de condensar história e costumes milenares da cidade. Por isso mesmo é o ponto de partida ideal para iniciar o nosso roteiro de 1 dia por Santiago de Compostela.
Para além da Catedral de Santiago de Compostela, os principais monumentos da Praza do Obradoiro são o Pazo de Xelmírez (parte integrante da Catedral), o Parador de Santiago – Hostal Reis Catolicos (atualmente um “parador” de 5 estrelas, outrora um hospital para peregrinos e população local), o colégio de San Xerome (hoje reitoria da Universidade de Santiago de Compostela, e o Palácio de Raxoi, em estilo neo-clássico, que é presentemente a sede da Câmara Municipal de Santiago. No topo, pode ver uma escultura alusiva à lenda de Santiago Matamoros.
Praza das Praterías
Seguimos para a Praza de Praterías. A sul da catedral, esta praça deve o seu nome às oficinas de ourives que em tempos aqui se concentravam. No centro da praça, a Fonte dos Cavalos tem como pano de fundo a Casa do Cabido (1758). Do lado esquerdo podemos ver o início da rua do Vilar. Estivemos aqui a primeira vez para encontrarmos a Oficina do Peregrino, onde se emite a Compostela, o certificado que confirma o sentido cristão da peregrinação.
Praza da Quintana
Um pequeno desvio até à Praza da Quintana, dividida em dois patamares – o patamar inferior, a Quintana dos Mortos, antigo cemitério, e o patamar superior, a Quintana dos Vivos – é hoje uma praça cujas características a tornam no local ideal para concertos e espetáculos de rua. É nesta praça que se situa a Porta Santa da Catedral.
Rúa do Vilar
A rúa do Vilar demarca-se pelas residências nobiliárquicas que a ladeiam, casarões renascentistas, barrocos e neoclássicos, confirmam o carácter privilegiado da rua dentro do traçado medieval.
Cantón do Toural
A rua do Vilar vai desembocar no Cantón do Toural. Antigamente era uma praça de venda de gado. A fonte (1822) ainda resiste no centro, e em redor são visíveis as casas nobres com as suas varandas e brasões em pedra. Digno de destaque, o Museo Eugenio Granell no Paço de Bendaña (séc. XVIII) cuja fachada é rematada pela figura do Atlas que suporta a abóbada celeste.
Rúa do Franco
A rúa do Franco é não só a rua que marca a entrada no centro histórico de Santiago para os peregrinos que seguem pelo Caminho Português de Santiago mas também onde se concentra boa parte da oferta gastronómica da zona histórica. Se há tradição em Santiago de Compostela que perdura desde a época medieval é a de comer bem.
Os restaurantes são a herança dos primeiros taberneiros, que aqui atendiam os peregrinos. Recebe o nome dos “francos”, homens livres vindos de além-Pirinéus. Também pode ser considerada o epicentro histórico da vida noturna compostelana, embora a oferta de ócio noturno de Compostela abranger já toda a zona histórica e também a zona conhecida como o Ensanche.
Rúa Nova
Subimos agora pela rúa Nova, “nova” salvo seja, pois a rua é assim designada há já 800 anos. É uma rua importante na cena cultural da cidade de Santiago de Compostela já que reúne os seus dois principais teatros. Salientamos a igreja de Santa María Salomé de estilo barroco (mas cujo pórtico nos pareceu ser de estilo românico) com um curioso átrio coberto.
Praza Mazarelos
Deixe-se guiar pela curiosidade até à Praza Mazarelos onde encontra o único arco “sobrevivente” da muralha da cidade. Das sete portas de entrada, das quais restam apenas os nomes, esta foi a única que subsistiu intacta. Dê uma espreitadela para lá do Arco de Mazarelos, e descubra o Convento de las Madres Mercedarias.
Mercado de Abastos
E que tal um pulinho ao “centro comercial” do burgo? Daqui até ao Mercado de Abastos são apenas uns metros. Num antigo edifício de pedra, o Mercado de Abastos está em atividade diária desde 1873, excetuando no dia do Senhor, é óbvio.
A azáfama matinal do mais tradicional mercado de Santiago de Compostela é a oportunidade de comprar produtos bem frescos, onde a arte do regateio ainda se pratica. Se quiser ir diretamente ao produtor, pergunte por lá onde se concentram as “paisanas”.
Porta do Camiño
Os que conhecem o simbolismo das setas amarelas e da vieira, vão querer descobrir a Porta do Camiño, onde o Caminho Francês entra no centro histórico da cidade de Santiago. Vindo da Praza de Abastos e até à porta, ainda há que passar defronte da igreja de Santa Maria do Camiño, padroeira dos peregrinos.
É na Porta do Camiño que, quem desce do Monte do Gozo pelo Caminho Francês, dá os últimos passos rumo ao seu destino. À direita fica o convento de San Domingos de Bonaval, panteão dos ilustres galegos e museu etnografico, e o último cruzeiro que “fecha” o capítulo de esforço físico, para dar lugar ao sonho da chegada ao Obradoiro.
Independentemente da familiaridade com os sinais do caminho, siga as setas amarelas para ir de novo ao encontro de Santiago. No processo ainda passará pela igreja das Ánimas.
Praza da Inmaculada e Convento de São Francisco
Só mais uns passos até à Praça da Imaculada, onde desembocam o Caminho Francês, Inglês e do Norte, para ver o Monasterio de San Martiño Pinario, outrora um dos mosteiros mais importantes de Espanha que possuía a maior biblioteca da Galiza e era um dos maiores albergues do país.
Mosteiro visitado siga pela vizinha rua de São Francisco, que ladeia a Universidade de Santiago de Compostela, e vá admirar o maravilhoso edifício do Convento de São Francisco, fundado pelo próprio aquando da sua visita à cidade em 1214. Depois é só regressar pela mesma rua que vai direitinho ao ponto de partida do nosso roteiro para visitar Santiago de Compostela, a Praza do Obradoiro!
Parque da Alameda
O Parque da Alameda é, para além do mais belo espaço verde dentro da cidade, o melhor lugar para um passeio relaxante e vistas deslumbrantes sobre a cidade e a catedral de Santiago e Compostela. Já fica um pouco mais afastado do centro histórico mas ainda assim da Praza do Obradoiro são pouco mais de 10 minutos a pé. Se vir que tem tempo não deixe de o visitar!
Neste parque do século XIX, ao percorrer os passeios da Alameda e da Ferradura entre jardins floridos e zonas arborizadas, vai ainda deparar-se com a Igreja do Pilar e a Capela de Santa Susana, e várias fontes e estátuas.
Destas destaca-se As Dúas Marías, umas personagens extravagantes e míticas de Santiago de Compostela, que sempre inspiram os visitantes a tirar selfies divertidas ao seu lado.
Restaurantes onde comer em Santiago de Compostela
Cada visita a Santiago de Compostela leva-nos sempre à Praza de Cervantes onde fica a Casa Manolo, o nosso restaurante de eleição para uma refeição de comida tradicional galega. Os pratos são avantajados, o preço é bastante convidativo, a comida é bem confecionada, o ambiente é animado e o atendimento é cinco estrelas. Nesta casa recebem peregrinos há gerações e com a modernização do espaço, passaram a atrair visitantes e locais, entre os quais os universitários. Come-se bem e barato. Aconselhamos vivamente!
A Rúa dos Francos é uma autêntica passarela gastronómica. Encontramos sempre o que comer, beber ou petiscar. Para além de ser uma das ruas com maior escolha gastronómica, é também das mais animadas e concorridas, com as esplanadas cheias, visitantes para cima e para baixo a mirar menus e os peregrinos acabados de chegar a Santiago de Compostela pelo Caminho Central Português. É bastante turística, portanto, vá avisado.
A Noiesa Restaurante, para comer bem, especialmente quando apetece uma refeição caprichada.
Petiscos do Cardeal para tapas e pinchos, com boa qualidade e muito variados.
Meson 42 já teve melhor relação qualidade-preço mas ainda é uma referência.
Já não fica na Rúa dos Francos mas temos que recomendar O Dezaseis, na Praza da Porta do Camiño. Ainda não houve prato de peixe ou carne que nos desagradasse.
Santiago de Compostela: mapa dos principais pontos de interesse turístico
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro de 1 dia para visitar Santiago de Compostela.
Outros artigos de Espanha
Melhores praias Sul de Espanha | Melhores praias da Galiza | Melhores Praias de Cádiz | Melhores Trilhos de Espanha | Roteiro da Andaluzia | Roteiro das Astúrias | Roteiro da Extremadura | Roteiro da Galiza | Roteiro de Maiorca | Roteiro dos Picos da Europa | Roteiro dos Pueblos Blancos | Roteiro Sierra Nevada | Roteiro Somiedo | Roteiro Tenerife | Parque Natural Arribes del Duero | Parque Natural Baixa Limia e Serra do Xurés | Ávila | Barcelona | Badajoz | Benidorm | Bilbau | Cáceres | Cádiz | Camino de Hierro | Córdoba | Gibraltar | Granada | Ilhas Cíes | Ilha de Ons | Lago de Sanabria | Lalín | Madrid | Málaga | Mérida | Ourense | Palma de Maiorca | Pontevedra | Puebla de Sanabria | Ronda | Salamanca | Segóvia | Sevilha | Toledo | Valência | Vigo | Zamora
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Só falta o Convento Belvis! A Michelin que se ponha a pau!
Saudações!
Que bons registos… adoro ver toda essa arquitectura de outros tempos.
Aquela panorâmica para mim está espectacular (não fosse eu adorar panorâmicas) 🙂
*
Grande roteiro!!! Adorei!
Parabéns!
gracias por este precioso paseo!
un abrazo,
elena
Belos posts sobre Santiago. Não conheço, mas tenho alguns amigos que fazem habitualmente a peregrinação e falam muito sobre Santiago.
As fotos estão lindas, como sempre.
Bj no casal.
Claudia
Adorei seguir-vos no Caminho! Fiquei ainda mais desejosa que chegue a nossa vez! Obrigada Vagundos!
VagaMundos!!!:))))
Que lindas imagens! Santiago merece mesmo uma visita!
Excelente roteiro!
Bjs
Olá Roadrunner. Eh eh eh. A Michelin pode estar tranquila, que nós não lhe queremos o lugar 🙂
Abraço
Olá Fábio. Muito Obrigado. Ficamos muito contentes por teres gostado 🙂
Abraço
Olá Clara. Muito Obrigado 🙂
Bjs
Hola Elena. Muchas Gracias 🙂
Saludos
Olá Claudia. Muito Obrigado. Tens de dar um pulinho à Galiza e a Santiago em particular. Seguramente que vais adorar!
Bjs
Olá Abelha Rainha. O teu dia está quase a chegar. Pouco mais de um mês para o teu Caminho! Obrigado por nos teres acompanhado e votos de Bom Caminho para vocês!
Bjs
Olá Guida. Muito Obrigado pelo feedback 🙂
Bjs
Olá Olhar Viajante. Muito obrigado. E sim, Santiago merece mesmo uma visita!
Bjs