Visitar Veneza – o melhor de Veneza num Roteiro de 2 dias

0
9107
Veneza Roteiro

Veneza, a cidade símbolo do romantismo, é sem dúvida uma das mais amadas do mundo. Poucos locais do mundo têm tanta personalidade e unicidade como esta cidade que é, per se, um autêntico monumento. As suas ruelas, canais e palácios atraem multidões, mas acima de tudo inspiram sonhos e convidam a longos passeios sem rumo. Um convite aberto a embrenharmo-nos na aura misteriosa desta cidade que não conhece hora de ponta… Pelo menos, não da forma que nós a conhecemos.

veneza roteiro 2 dias

Veneza é uma cidade que pouco mudou nos últimos duzentos anos. Nas suas ruas ainda se ouvem os passos e os gritos dos barqueiros. Os maiores sinais de modernidade são os barcos de mercadorias e de passageiros que convivem lado a lado com as tradicionais gôndolas nas mágicas ruas de água desta cidade italiana. Depois de Roma e de Florença, esta é provavelmente a cidade mais turística de Itália.

O Melhor de Veneza em 2 dias

Lançamos aqui um convite ousado para conhecer o melhor de Veneza. Neste roteiro sugerimos visitar os principais pontos de interesse de Veneza e desfrutar das melhores experiências que a cidade tem para oferecer. Sente-se preparado para absorver toda a magia de Veneza?

1º Dia

Grande Canal

grande canal veneza

Como dissemos inicialmente, as ruas de Veneza são mágicas. Num bem-vindo ato de ilusionismo, carros, autocarros e motos desaparecem. Aqui anda-se de barco ou a pé.

E por falar em ruas mágicas, poucos serão os visitantes que chegam a Veneza e não ficam encantados com aquela que deve ser a rua mais bonita de Itália. Falamos do famoso Grande Canal.

Serpenteando pelo centro da cidade é ladeado pelos mais belos palácios das famílias eminentes de Veneza. O melhor meio para o ver é apanhando o não menos famoso vaporetto. A viagem é morosa, mas os amantes não têm pressa, muito menos em Veneza.

Ponte de Rialto

Nesta “via rápida” náutica um dos destaques vai para a Ponte de Rialto. Para além de ser historicamente uma das mais movimentadas de Veneza, é um dos locais privilegiados para a contemplação.

Aqui pode-se observar a movimentação constante do Grande Canal com a participação imprescindível dos gondoleiros vestidos a rigor.

Mercati di Rialto

Mercati di Rialto

Se quiser saborear um pouco da verdadeira atmosfera popular veneziana, um pulinho aos Mercati di Rialto é imprescindível. É aqui que se concentra a vida mercantil da cidade.

Vendedores, habitantes, curiosos e turistas às centenas formam este quadro das movimentadas ruas dos mercados. Cores, cheiros, texturas e vozes, todos participam desta experiência sensorial.

Igreja Santa Maria della Salute

Santa Maria della Salute

Já perto de San Marco ninguém consegue ficar indiferente à igreja Santa Maria della Salute. É um dos mais imponentes marcos arquitetónicos de Veneza e é suportada por mais de um milhão de pilares de madeira.

O templo de estilo barroco é uma edificação votiva do povo veneziano por causa da peste que assolou a população em 1630 e praticamente dizimou a cidade.

Dorsoduro

Dorsoduro

Este é um dos bairros de Veneza que consegue manter alguma autenticidade nesta cidade tão turística. Aqui a vida é mais descontraída, as ruas são mais apelativas e o ambiente é mais cultural e artístico.

O bairro (sestiere) alberga dois museus de renome, a Basílica Santa Maria della Salute e uma universidade. A melhor experiência de passeio à beira do Grande Canal é aqui, na larga e arejada promenade Zattere com vista para a Giudecca.

Para apreciar a gastronomia e os mais deliciosos gelati italiani a preços razoáveis, Dorsoduro é a melhor opção.

2º Dia

Piazza San Marco

Piazza San Marco

A Piazza San Marco é a praça mais conhecida de Veneza. A praça foi sempre o centro político, social e religioso da república veneziana. Foi o palco dos eventos mais importantes da sua história e é o ponto turístico mais visitado.

O número elevado de turistas retira um pouco da satisfação que visitar a Piazza San Marco verdadeiramente merece. Ainda assim, aconselhamos vivamente uma deambulação demorada que lhe permita a observação dos belos edifícios que a rodeiam.

A sensação imediata é a duma praça rendida ao comércio. Mas a alma veneziana está lá e revela-se em pequenos detalhes que só um olhar atento capta.

Basilica di San Marco

Basilica di San Marco

Aqui encontra a mais famosa basílica de Veneza, a Basilica di San Marco, a estrela da Piazza San Marco. Esta basílica combina os estilos arquitetónicos do Ocidente e do Oriente e é considerada uma das mais belas edificações bizantinas da velha Europa.

Destaque para a fachada em mosaico e para os Cavalos de São Marco. A quadriga de cavalos em bronze expostos são réplicas, sendo que os verdadeiros encontram-se no museu da basílica.

Não se acanhe, entre e deixe-se deslumbrar pelo luxuriante interior dos inúmeros painéis em mosaico desta basílica.

Pallazo Ducale

Pallazo Ducale

Nada como rumar até outra das grandes atrações da cidade, o Palazzo Ducale. Esta é a antiga residência oficial dos governadores de Veneza, os doges.

Os destaques vão para o pátio com a Escadaria dos Gigantes, para a Porta della Carta, para a grandiosa Sala del Maggior Consiglio e para o magnífico átrio.

Ponte dos Suspiros

Ponte dos Suspiros

Anexa ao palácio está a antiga prisão da cidade. A ligação é feita através da famosa Ponte dos Suspiros. Apesar do nome ter uma conotação romântica, o mesmo nasceu dos suspiros dados pelos prisioneiros que eram levados do palácio para o cárcere. Conta-se que ao passarem pela ponte, olhavam pelas minúsculas janelas suspirando de tristeza ao verem a liberdade pela última vez…

Mas associada à ponte está uma lenda, essa sim bem romântica. Diz o mito que o casal que trocar um beijo na Ponte dos Suspiros ficará eternamente apaixonado. Nada como lá ir e pôr à prova a dita lenda. Nós já o fizemos…

Campanile di San Marco e Torre dell’orologio

Campanile di San Marco e Torre dell'orologio

Para a melhor vista panorâmica sobre a cidade nada como subir ao Campanile, o campanário da cidade. Se precisar de se certificar das horas, terá que desvendar o puzzle da Torre dell’orologio. Um edifício impressionante repleto de simbologias alusivas à passagem do tempo.

Museo Correr

Ao fundo das Alas Napoleónicas, o conjunto de edifícios que formam as arcadas da praça, está o museu municipal de Veneza. No seu interior descobrimos as melhores obras de arte e o melhor acervo documental da história de Veneza. No lado sul encontra o Museu Arqueológico e a Biblioteca Marciana e no lado norte ficam as Antigas Procuradorias.

Pode ainda apreciar um bom capuccino ao som dum piano no requintado Florian, uma das elegantes esplanadas mais histórica e famosa da piazza. Um momento puro de dolce vita. O único senão são os preços praticados, mas dias não são dias.

Nada como dar uma volta na praça apreciando a sua animação onde centenas de pombos fazem a delícia dos miúdos e graúdos.

Passeio de Gôndola

Passeio de Gondola

Obviamente que aconselhamos todos a não deixarem Veneza sem desfrutarem dum romântico e tranquilo passeio de gôndola pelos canais. Aproveite para preencher o final de tarde deste seu roteiro de 2 dias em Veneza. Afinal, nada como navegar ao ritmo dos seus pensamentos, na companhia de quem mais deseja.

Casa de Marco Polo
Casa de Marco Polo em veneza
Gondoleiro em acção

Passeio de Gondola

Com o pôr do sol, as cores mudam e a cidade parece maquilhar-se para receber a noite de que é cúmplice. Desculpa perfeita para aquele jantar especial num dos antigos ristoranti que povoam as ruelas fora da Piazza San Marco. Esqueça as pastas. Delicie-se com os pratos de peixe.


Leia também o nossos Roteiros de Florença, Pisa e Roma


Onde ficar em Veneza? – Sugestões de Alojamento

Alojamento Low Cost/Económico

Hotel San Samuele
Hotel Giudecca Venezia
Hotel Guerrini
Hotel Torino

Alojamento com excelente relação qualidade preço

Hotel Palazzo Vitturi
Hotel Antico Doge
Ai Mori d’Oriente
Palazzo Veneziano

Alojamento de Luxo

Palazzo Venart Luxury Hotel
San Clemente Palace Kempinski Venice

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.