Top 10 da Índia – experiências a não perder

Fazer um top 10 é já de si uma tarefa difícil… Mas fazer um top 10 da Índia veio a revelar-se uma tarefa titânica. Sempre ouvimos outros viajantes dizer que “há o Mundo e depois há a Índia” e sempre julgamos que seria um exagero. Mas não é! A Índia é, de facto, um mundo à parte e, por muito mundo que já se tenha visto, o choque é inevitável.

A Índia é o caos das apinhadas ruas, é a espiritualidade presente em cada esquina; é a miséria paredes vizinhas com a opulência, é a explosão de cores, são os intensos odores, são os exóticos sabores, é o modo de estar e fazer as coisas tão sui generis das suas gentes… Primeiro estranha-se, depois entranha-se. E quando se entranha, custa a sair.

Olhamos para trás e damo-nos conta que o mês e meio que por lá passámos foi uma das experiências de viagem mais marcantes para nós. Todos os dias foram uma surpresa… Nem sempre boa. Houve dias em que odiámos a Índia, houve dias em que amámos a Índia… O que nunca houve foi um meio-termo. E contas feitas o saldo foi positivo. À medida que os dias vão passando, vai crescendo em nós a vontade de regressar. E enquanto esse dia não chega, vamos recordando a nossa primeira passagem pelo subcontinente indiano.

Este foi o Top 10 da Índia que conseguimos definir hoje… Sabemos que se repetirmos o exercício amanhã, o resultado será seguramente outro. Porque a Índia é mesmo assim: indefinida.

1Agra

Deixarmo-nos apaixonar pelo esplendor do Taj Mahal, uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo.

2Pushkar

Visitar a feira de camelos de Pushkar, durante o festival de Katrik Purnima.

3Velha Deli

Deambular pelo Khari Baoli, na Velha Deli, o maior mercado de especiarias de toda a Ásia.

4Jaipur

Apreciar a mescla arquitetónica Hindu e Mughal no admirável Amber Fort.

5Jodhpur a cidade azul

Assistir ao pôr-do-sol na fortaleza de Mehrangarh com Jodhpur, a cidade azul, a nossos pés.

6Udaipur

Andar de barco pelos lagos de Udaipur, a “Veneza do Oriente”.

7Jaisalmer

Passear calmamente pelas ruas e ruelas de Jaisalmer, a cidade dourada.

8Amritsar

Participar nos rituais Sikhs no ecuménico Templo Dourado, em Amritsar.

9Wagah Border

Assistir à fervorosa cerimónia de encerramento da fronteira de Wagah, a principal fronteira terrestre entre a Índia e o Paquistão.

10Goa

Seguir os passos dos nossos antepassados em Goa Velha.

8 COMENTÁRIOS

  1. Caros Anabela e Alexandre

    Tenho pela India essa ideia de misto de fascínio e temor…é sítio onde não me aventuro com um filho de 4 anos, mas sinto muita vontade de conhecer, por isso vou lendo o que se diz dela.
    Gostei, falem mais dessa vossa aventura, no entretanto aguardo o relato da vossa outra pelo caminho de Santiago, que já pré-adquiri.
    abraço

    Isabel

  2. Olá Isabel!
    A Índia é de facto um destino que invoca pelo exotismo. Enquanto não tem possibilidade, vá conhecendo doutra forma até ao dia em realizará o sonho! Não desista dele. Vamos tentar alimentá-lo um pouco mais com as futuras crónicas 🙂
    O nosso grande obrigado pela aquisição do livro. Já falta pouco para chegar às suas mãos!
    O nosso abraço.

  3. Olá Vagamundos!
    Acredito ser a India um outro mundo sim: fascinante pelos teus relatos, mas um tanto bagunçado na minha cabeça! Talvez eu queira conhecer o caminho de Santiago primeiro….

    Beijinhos e bons ventos!!!

    <°))))< Bia

  4. Realmente o difícil é mesmo arranjar 10 maravilhas para pôr no top. E mais difícil ainda deve ser ordená-las de 1 a 10!
    Qualquer um desses "postais" deve ser magnifíco!

    Saudações!

  5. Olá Roadrunner. Não foi mesmo tarefa fácil. Quanto à ordenação de 1 a 10… fizemos batota 😉 Ou seja está grosso modo por ordem de visita e não de preferência 🙂
    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.