Visitar Elvas – roteiro para visitar a cidade fortificada

roteiro elvas

A cidade fortificada de Elvas foi pensada e edificada a pensar na defesa nacional aquando das guerras entre Portugal e Espanha. Dizem até ser a maior cidade fortificada da Europa. Elvas faz parte de listas nacionais e internacionais de locais imperdíveis do Alentejo. Se estas não forem razões suficientes para o levar a conhecer este recanto encantador do seu Portugal, vamos mostrar o que Elvas tem de imperdível.

elvas-vista-panoramica

Porquê visitar Elvas?

Ao percorrermos a estrada nacional, rumo a Espanha, passamos pela sobejamente conhecida Cidade de Elvas. Demos com um cartaz de turismo cujo slogan era algo semelhante a: “Seja diferente, não se limite a passar! Visite Elvas, Cidade Monumental”. Não foi para sermos diferentes, mas o certo é que parámos, resolvendo assim dar uma oportunidade à cidade, que até então apenas conhecíamos como ponto de passagem. Em boa hora o fizemos. É fácil deixarmo-nos seduzir pela história que evoca. Visitar Elvas vai certamente reservar-lhe muitas surpresas.

Elvas, o que visitar?

castelo-de-elvas

Um dos pontos de visita obrigatória é naturalmente o seu Castelo mandado reedificar em 1226 por D. Sancho II. A entrada da alcáçova faz-se por uma porta aberta na muralha entre as duas torres principais. Aproveitem também para ver as vistas das suas muralhas.

É possível ver de lá todos os fortes de Elvas, que a partir do séc. XVII se transformou na mais reputada Praça Forte de Portugal, tendo desempenhado um importante papel durante a Guerra da Restauração.

Descendo do Castelo em direcção ao centro encontrámos a mais imponente Igreja de Elvas. Falamos da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas. Na fachada principal, rasga-se um largo arco de volta redonda com base e colunas de traça primitiva. Já as fachadas laterais apresentam contrafortes, gárgulas e coroamento de merlões chanfrados. O interior merece igualmente uma visita, sendo composto por três naves de abóbodas artesoadas. De salientar a azulejaria dos séculos XVII e XVIII.

Visitas feitas, nada como sentir a cidade passeando ao longo dos seus recintos amuralhados e que são considerados como uma autêntica obra-prima da arquitectura militar. Têm a forma de um polígono irregular, com doze frentes, sete baluartes e quatro meios baluartes.

forte-de-santa-luzia-em-elvas
Ao fundo o Forte de Santa Luzia – vista do castelo

Do sistema defensivo da praça-forte, fazem parte o Forte de Santa Luzia e o Forte da Graça. Se chegarem ao forte de Santa Luzia com ele já encerrado, como foi o nosso caso, podem sempre pular as muralhas, literalmente, e sentirem um pouco na pele o que sentiam os ousados que nos tentavam invadir no passado. Para eles não devia ser muito agradável devido à artilharia, mas para nós foi. O único senão era mesmo o vento frio. Nada que o trabalho em equipa não resolva.

Mas não podíamos terminar sem mencionar o famoso Aqueduto da Amoreira, cuja construção foi iniciada em 1498 sob a alçada de Afonso Álvares e concluída em 1622 por Pêro Vaz Pereira. Tem uma extensão de cerca de 7.800 metros e é visível de quase todos os montes que rodeiam Elvas.

Onde comer em Elvas?

Bem sabemos, que toda esta “caminhada” abre naturalmente o apetite. Pois bem, em Elvas podem encontrar inúmeros bons restaurantes e casas de pasto onde podem comer autênticas iguarias alentejanas. O difícil será mesmo escolher…

Um dos preferidos é a Taberna do Adro. Ideal para almoços bem compostos e para degustar a cozinha tradicional da região. Se pretende refeições em conta, Os Elvenses é a escolha de muitos locais e, pela fama de económico, dos visitantes vindos de fora.

Onde dormir em Elvas?

Na nossa última passagem por Elvas ficamos alojados na Quinta de Santo António e adoramos a experiência. Fica a somente alguns quilómetros do centro de Elvas e nela encontramos um espaço de Turismo Rural por excelência. Os espaços verdes envolventes são excelentes, tem piscina e os quartos são muito confortáveis com esmerada decoração rústica. Ah e o pequeno almoço é excelente!

Se preferir ficar mesmo no centro de Elvas a Casa do Arco da Praça, que goza da localização mais central de Elvas. O Hotel Dom Luís, junto ao Aqueduto da Amoreira, também é uma excelente opção para quem procura um hotel mais tradicional com todo o conforto, seja numa viagem de lazer, seja de negócios.

Clique para ver mais opções de alojamento em Elvas

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars.com. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e por norma é onde encontramos sempre os melhores preços.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

5 COMENTÁRIOS

  1. Ola, Vagamundos!
    Conheço um distrito aqui na Italia que também se chama Elvas, situado na regiao do Trentino Alto-Adige, na divisa com a Austria.
    A Elvas portuguesa é maior e muito mais rica em historia.
    Beijinhos e boa semana!

  2. I celebrate your idea to stop at Elvas – I had never heard of it before and it actually proved to be a quite a jewel. I love fortified cities like this one – so much history to take in.. and the views are maginificent.
    I hope you are both doing great!!

  3. Olá Juliana. Não sabiamos que existia um distrito italiano com o nome de Elvas. Vamos já investigar. Obrigado pela informação.
    Bjs

    Olá João. Muito obrigado pelas tuas palavras. Elvas merece o destaque 🙂
    Abraço

    Hola Aledys. Nice to have you back 🙂 We are doing fine in Lisbon 🙂
    Cheers

    Olá Vida de Praia. Obrigado nós por nos acompanhares 🙂
    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.