Odense – roteiro e dicas de viagem para visitar a cidade de Hans Christian Andersen

odense

Odense é a terceira maior cidade da Dinamarca e deve o seu nome ao deus nórdico Odin e é internacionalmente conhecida por ser o berço do escritor Hans Christian Andersen. Esta cidade universitária situada no coração da ilha Fiónia, a cerca de 160km de Copenhaga, foi um importante posto mercantil na Idade Média e é hoje uma cidade vibrante onde há sempre algo a acontecer.

Roteiro para visitar Odense

Saídos da estação de comboios, dirigimo-nos ao jardim Kongens Have para fotografar o exterior do Castelo de Odense (já que as visitas só são concedidas em situações especiais), um palacete sem opulência. Não dispensámos a visita à Igreja de Santa Ana que ladeia o castelo e onde H.C. Andersen foi baptizado.

Ao embrenharmo-nos pelas ruas, não pudemos deixar de reparar no estado impecável das velhas casas que revestem a cidade com o manto indelével da História. A prosperidade da cidade atraiu muitos mercadores e senhores endinheirados que construiram as suas mansões e palacetes na aprazível ilha da Fiónia. A casa vermelha na primeira fotografia data de 1586 e foi construída pelo mercador Oluf Bager.

Fizemos a nossa viagem no tempo em busca dos locais que fizeram a história de vida do inventor de histórias. O museu H.C. Andersens Hus, que reúne uma enorme quantidade de objectos pessoais do escritor, foi o ponto de partida. Facilmente encontrámos a minúscula casa onde H.C. Andersen nasceu, situada no bairro medieval e que nessa época era um bairro pobre.

As estreitas ruas calcetadas ladeadas por pequenas casas dão um ar encantador a este bairro.

A infância de Andersen não foi fácil. Um pai rude, uma mãe temperamental com um passado pouco honroso, um avô louco e uma avó a oscilar entre excêntrica e mentirosa compulsiva. Talvez por isso, Andersen tenha “fugido” para Copenhaga onde viveu até ao fim dos seus dias.

Deambulando pelas ruas do centro medieval, no meio de casas com história que sabem a idade que têm, descobrimos a Fattigskolen – Escola da Caridade – onde o escritor foi aluno.

Estátuas do próprio escritor e inspiradas nos seus contos espalham-se pela cidade, como se fossem marcos num mapa do tesouro.

Saímos do bairro medieval e dirigimo-nos à parte nobre da cidade onde está a Câmara Municipal.

Ali bem perto, a Catedral de Odense tinha uma história para nos contar. O nome, Sankt Knuds Kirke, deriva do rei Canuto II que governou a Dinamarca entre 1080 e 1086. A sua morte prematura deve-se a uma revolta de agricultores da Jutlândia, por causa dos elevados impostos. Assasinaram-no ali bem perto, onde hoje se ergue a igreja católica de Skt Albani. Era imprescindível descermos à cripta onde se encontra o esqueleto do rei santo e do seu irmão Benedikt.

Digno de destaque no seu interior é o altar em talha dourada de 1521 da autoria do alemão Claus Berg de Lübeck. Os detalhes das 300 figuras esculpidas no tríptico de 5 metros são impressionantes.

Por detrás da catedral, o romântico jardim H.C.Andersen clama pelos casais apaixonados. E foi nesse espírito que ali deixámos o tempo passar sem pressas.

Escondida numa rua próxima da catedral, encontra-se a H.C. Andersens Barndomshjem, a casa onde o contador de fábulas viveu dos 2 aos 14 anos de idade, hoje transformada em casa-museu.

Para nos despedirmos de Odense, resolvemos caminhar ao longo da margem do canal do séc. XIX que liga a cidade ao mar, usufruindo dos primeiros sinais da ansiada Primavera.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

  1. Muy bella Odense, con algo especial a partir de Andersen. Amaba sus cuentos cuando era pequeña!.
    Me gusta la arquitectura de estos lugares. Muy bella la calle de piedras y las casas bajas de la primera foto.

    Hermoso post! Gracias por mostrarnos tan bonitos lugares

  2. Olá Marta. Na nossa opinião, merece uma visita.
    Bjs

    Olá Patricia. As casas que falas ficam no bairro medieval, onde nasceu Andersen. Dá gosto percorrer essas ruas.
    Besos

  3. Tudo impecável, limpinho, arranjado, a emanar uma grande paz e traquilidade. Respira-se qualidade de vida. Não há dúvida de que se trata do 1º mundo, ou lá o que isso quererá dizer…

    Saudações do Roadrunner!

  4. Na tarde que lá estivemos (lembram-se?), sempre a chover, não deu para ver nem metade…
    mas as vossas fotos fazem-me recordar momentos felizes…

    🙂
    viajantedecasascostas

  5. Olá Roadrunner. Quando há dinheiro é mais facil manter tudo arranjadinho! E com os impostos que se pagam por aqui, têm obrigação de o ter 🙂
    Abraco

    Olá Lacoste. Obrigado!
    Abraço

    Olá Paula. Foi pena não terem apanhado um dia mais "sorridente". Se é coisa que por aqui há pouco é bom tempo. Da proxima vez terás mais sorte, vais ver!
    Bjs

  6. Olá Vagamundos.
    Mais uma postagem muito intressante nos trazem por aqui. As vossas cronicas são autênticas enciclopédias.
    Fiquei a saber a origem do nome Odense que desconhecia.
    Bom trabalho!
    Cumprimentos

  7. Olá Valentim. De vez em quando descobrimos umas coisas interessantes nas nossas viagens 😉
    Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.