Quando e onde ver a Aurora Boreal – os melhores lugares para ver as Auroras Boreais

0
1866
aurora boreal

A aurora boreal é um dos fenómenos mais belos e fascinantes do mundo. Por isso não é de estranhar que assistir a este espetáculo da natureza ao vivo seja um sonho comum à maioria dos viajantes. E para muitos implica fazer uma viagem de milhares de quilómetros.

Mas concretizar o sonho de ver as luzes do norte nem sempre é tarefa fácil pois, à semelhança de todos os fenómenos naturais, a incerteza do acontecimento é sempre a maior certeza.

Mas é obvio que existem locais e alturas do ano em que a probabilidade de ver uma aurora boreal aumenta consideravelmente. Neste artigo vamos partilhar a melhor altura do ano e aqueles que são, para nós, os melhores lugares para se ver as auroras boreais.

Como se formam as Auroras Boreais?

auroras boreas

Antes de vos revelarmos os melhores locais para assistirem ao fenómeno da aurora boreal convém perceber o que origina este espetáculo de luzes brilhantes na atmosfera terrestre.

As auroras boreais ocorrem quando eletrões de energia de 1 a 15 keV, provenientes do vento solar, colidem com elementos da atmosfera terrestre, predominantemente oxigénio e nitrogénio. Esta colisão acontece tipicamente em altitudes entre os 50 e os 300 km.

Quando ocorrem e onde se consegue ver a Aurora Boreal?

luzes do norte

Agora que já sabemos como se formam as auroras boreais é fácil de perceber que é imperativo que exista atividade magnética para se conseguir observar uma aurora boreal.

Por isso mesmo o melhor amigo de quem persegue uma aurora boreal é o Índice KP (KP-index no original), utilizado para medir a atividade geomagnética. O valor deste índice varia entre zero e nove, sendo que no zero não existe qualquer atividade geomagnética (logo zero chances de ver auroras boreais) e a partir dos cinco é considerada uma tempestade geomagnética ou tempestade solar.

Portanto quanto maior o índice maior a chance de ver uma aurora boreal. Quando o índice é baixo, como um ou dois só se conseguem ver as luzes do norte, no hemisfério norte, acima do círculo polar ártico. Com valores acima dos cinco já se consegue observar o fenómeno em latitudes mais baixas, mas nunca inferiores a 66 graus norte. Podem acompanhar o KP-index em tempo real clicando aqui.

Para além da atividade magnética é extremamente importante que o céu esteja escuro para se conseguir observar a aurora. Logo o Outono e Inverno, do hemisfério norte, são as melhores estações para se ver as auroras boreais, mais especificamente durante o período compreendido entre Outubro a Março. As auroras também ocorrem durante outros meses mas a claridade não permite desfrutar do fenómeno na sua plenitude.

Onde ver Aurora Boreal? | Melhores locais para observar as Auroras Boreais

melhores locais para ver aurora boreal

Como já referimos, para que seja possível ver a Aurora Boreal, é preciso estar em latitudes superiores a 66 graus norte. Logo os países da Escandinávia, o Alasca e o Canadá são à partida os melhores candidatos para se assistir a este bailado de cor interpretado pela natureza. Aqui ficam os nossos favoritos.

Islândia aurora borealIslândia

Quando se fala em auroras boreais a Islândia é um dos países que nos vem logo à cabeça. A aurora é visível em todo o país, inclusivamente nos arredores da capital Reykjavik. Mas para verem as auroras boreais em toda a sua glória nada com rumar até ao Parque Nacional de Þingvellir. Aproveitem a visita a este fantástico país e disfrutem das suas outras maravilhas da natureza, como os vulcões os geiseres e os espantosos fiordes.

noruega aurora borealNoruega

Um dos melhores locais para se observar o fenómeno da aurora boreal é a cidade norueguesa de Tromsø, que fica situada acima do círculo polar ártico. Existem muitos voos regulares para Tromsø a partir da capital Oslo e uma vasta oferta de excursões/passeios para se observar as auroras boreais nos arredores de Tromsø. Mas a verdade é que com alguma sorte até as podem ver dentro da cidade.

Se Tromsø for a vossa escolha não deixem de visitar o seu fantástico planetário e a sua universidade, famosa por ser a instituição de ensino superior localizada mais a norte no planeta.

Outra excelente opção para se ver as auroras boreais na Noruega é as Ilhas Lofoten, que são consideradas as ilhas virgens da Noruega. Para além da aurora boreal serão brindados com uma beleza natural estonteante.

suecia aurora borealSuécia

Uma visita durante o Inverno à Lapónia sueca é, per se, uma viagem inesquecível. E é uma excelente oportunidade para ver a aurora boreal, pois a região em redor de Abisko é considerada uma das melhores para observar as luzes do norte. Outra excelente alternativa na Suécia é a região de Kiruna.

finlandia aurora borealFinlândia

Gostavam de visitar a cidade do Pai Natal e ao mesmo tempo ver a aurora boreal? Então a Finlândia é o destino perfeito. Depois de visitarem a cidade do Pai Natal em Rovaniemi, a capital da Lapónia, rumem até Luosto, Utsjoki, Ivalo ou Kakslauttanen e desfrutem do bailado das luzes do norte.

gronelandia aurora borealGronelândia

A Gronelândia é um dos destinos de sonho da maioria dos viajantes. O seu isolamento faz com que os custos da viagem sejam altos, mas a beleza destas terras longínquas promete compensar o sacrifício. Não havendo restrições orçamentais é um dos melhores locais para ver as auroras boreais. À semelhança da Islândia, as auroras boreais podem ser observadas em todos os locais, mas Kulusuk e Tasiilaq são, por norma, considerados os melhores pontos de observação.

russia aurora borealRússia

A Rússia está longe de ser a primeira opção para ver as auroras boreais. Mas se por acaso andarem por terras da Europa de Leste, e o frio não vos meter medo, podem sempre rumar até Oblast de Murmansk, considerado pela maioria como o melhor local para se ver a aurora boreal na Rússia.

canada aurora borealCanadá

Para os nossos leitores do continente Americano uma viagem à Europa pode ser um dos fatores inibidores de cumprirem o sonho de verem a aurora boreal ao vivo e a cores. Se esse é o caso, não desesperem, pois o Canadá é um dos melhores países para se observar o fenómeno. Whitehorse, no norte do Canadá é claramente o melhor “spot”, mas Calgary e Manitoba, um pouco mais a sul, também são excelentes opções.

alasca aurora borealAlasca

Como não poderia deixar de ser a “última fronteira” é um dos melhores locais do mundo para se ver as auroras boreais. Anchorage e Denali são considerados os melhores pontos de observação dos Estados Unidos da América. Se o Alasca for a vossa escolha não deixem de consultar as previsões de ocorrência de auroras boreais da Universidade do Alasca. Desta forma aumentam consideravelmente as vossas chances de verem ao vivo este fantástico fenómeno da natureza.

Mapa com a localização dos melhores locais para se ver as Auroras Boreais

Vídeos de Auroras Boreais

Selecionamos alguns dos melhores vídeos da aurora boreal para vos inspirar e motivar a ver ao vivo a maravilhosa dança das luzes do norte. Boa Viagem!

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

Quando o aluguer de carro se justifica recorremos sempre ao Rentalcars.com

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here