Os melhores Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal: mapa e trilhas GPS

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal com trilha gps

Apesar de ser um país relativamente pequeno, Portugal foi bafejado com uma enorme diversidade paisagística. E em nossa opinião não há melhor maneira de conhecer os segredos do nosso país (nem mais sustentável) do que percorrendo a pé os trilhos e percursos pedestres de Portugal.

E felizmente Portugal conta hoje com uma enorme diversidade de trilhos e percursos pedestres devidamente sinalizados. Pode-se por isso afirmar sem hesitar que há trilhos em Portugal para todos os gostos.

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

Nesta nossa seleção dos melhores trilhos de Portugal há desde os pequenos percursos pedestres, perfeitos para se fazer num dia, às grandes rotas que permitem vários dias de caminhadas.

Todos estes trilhos e percursos pedestres de Portugal têm algo em comum: permitem-nos desconectar de um mundo sempre conectado, estar em comunhão com a natureza, descobrir aldeias perdidas no tempo e desfrutar de algumas das mais belas paisagens de Portugal. E no processo conhecemos pessoas fantásticas, recordamos tradições que já julgávamos perdidas e provamos algumas das melhores iguarias de Portugal. Daquelas feitas pelas melhores chefs do mundo: as avós.

Por isso pegue na sua mochila e parta connosco à descoberta dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal Continental.

Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

Conteúdo deste Artigo

Os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal Continental (de norte a sul)

Para além de uma breve descrição dos trilhos vai também encontrar neste artigo um mapa interactivo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os percursos pedestres e respectiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no vosso aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.


Gosta de Escapadinhas na Natureza? Então não deixe de ler estas nossas sugestões de destinos para Turismo Rural


Mapa com a localização dos pontos de partida dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal Continental

Anda a sonhar com uma boa caminhada nas maravilhosas ilhas de Portugal? Então não deixe de ler os seguintes artigos:

Trilhos do Sistelo

Trilho do Sistelo

A Aldeia de Sistelo, também conhecida pelo cognome de Pequeno Tibete Português, é um pequeno paraíso para os amantes do trekking. Presentemente já conta com mais de meia dúzia de trilhos devidamente sinalizados dos quais destacamos o PR14 Trilho das Brandas de Sistelo, visto que é o percurso pedestre do Sistelo mais diversificado (montanha, aldeias, caminhos rurais e bosques) e com melhores vistas sobre os soberbos socalcos do Sistelo.

PR14 Trilho das Brandas de Sistelo

Distância: 9 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Sistelo

Onde dormir perto dos Trilhos do Sistelo?

Casa da Teresina | Casa da Ferreirinha | Casa da Avó | Casa de Sistelo

Rota/Track GPS do Trilho/ Percurso Pedestre PR14 Trilho das Brandas de Sistelo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Fisgas de Ermelo

Trilho das Fisgas de Ermelo

Em plena Serra do Alvão, em Mondim de Basto, encontra-se um dos trilhos mais emblemáticos de Portugal. Falamos do Trilho das Fisgas de Ermelo, percurso pedestre que circunda as imponentes Cascatas do Rio Olo, as Fisgas de Ermelo que com os seus 200 metros de altura são uma das cascatas mais altas de Portugal.

O trilho é rasgadinho mas a serenidade, a beleza das cascatas e as soberbas vistas da Serra do Alvão e do Monte Farinha compensam todas as gotas de suor.

Dica: faça um ou dois pequenos desvios do percurso pedestre e visite as Piscinas Naturais de Piocas de Cima e Piocas de Baixo. Os desvios estão bem sinalizados e se o clima estiver convidativo não deixe de dar um mergulho.

PR3 Fisgas de Ermelo – Mondim de Basto

Distância: 12,5 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada/Difícil

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Ermelo

Onde dormir perto do Trilho das Fisgas de Ermelo?

Refúgio dos Macedos (Varzigueto) | Casa da Avó Ana Alvão (Bilhó)

Rota/Track GPS do Trilho/ Percurso Pedestre PR3 Fisgas de Ermelo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das 7 Lagoas – Xertelo

Trilho 7 Lagoas do Gerês - Xertelo

Se é algo que não falta no Gerês são locais idílicos para se explorar a pé e sentir a natureza em todo o seu esplendor. Um dos nossos favoritos é o Trilho das 7 Lagoas que começa e acaba na pequena e pitoresca aldeia transmontana de Xertelo.

Pelo caminho podemos ver um Fojo do Lobo (estrutura antiga utilizada para caçar lobos) e caminhar por uma antiga levada. As vistas são soberbas e fazem-nos recordar a icónica Ruta del Cares, nos Picos da Europa. A cereja no topo do bolo são, obviamente, as 7 Lagoas, que nos dias quentes de verão nos convidam a ousados mergulhos.

Trilho das 7 Lagoas – Xertelo

Distância: 12 km (ida e volta)

Circular: tecnicamente não. Mas se seguir o nosso track na ida vai por um estradão e no regresso segue pela levada.

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Xertelo

Onde dormir perto do Trilho das 7 Lagoas?

Casa Velha (Cabril) | Hotel Rural Misarela (Sidros)

Rota/Track GPS do Trilho das 7 Lagoas – Xertelo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho do Poço Azul – Terras de Bouro

O Trilho do Poço Azul é outro dos nossos trilhos de eleição do Gerês e, sem dúvida, um dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. Se gosta de uma boa caminhada Into the Wild, não hesite em ir percorrê-lo.

Cruzando frondosas florestas e ribeiros bravios, este trilho dá acesso a algumas das vistas mais esmagadoras desta zona do Gerês. Obviamente que vai poder dar um mergulho (ou pelo menos molhar o pezinho) num dos poços mais bonitos do Parque Nacional. A sensação de tranquilidade é extraordinária.

O trilho não está marcado de todo, logo, é imprescindível levar o track para GPS. Mas não se deixe demover por isso, pois tendo alguma prática de caminhadas em montanha, o trilho é relativamente fácil de seguir.

Trilho do Poço Azul

Distância: 5,5 km (11 km ida e volta; se começar na Cascata do Arado poupa 2 km ida e volta)

Circular: Não (é o único caminho para o Poço Azul, portanto, tem mesmo de fazer ida e volta)

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Estacionamento do Miradouro das Rocas, perto da Cascata do Arado

Onde dormir perto do Trilho do Poço Azul?

Hotel São Bento da Porta Aberta | Hotel Central Jardim | Adelaide Hotel

Rota/Track GPS do Trilho da Cascata do Arado ao Poço Azul

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar no Gerês? Então clique para ler o nosso artigo com alguns dos melhores Trilhos do Parque Nacional da Peneda Gerês


Trilho de São Fagundo – Mogadouro

melhores Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

O Trilho de São Fagundo é um dos nossos trilhos favoritos do Parque Natural do Douro Internacional. O percurso arranca na aldeia de Urrós, no concelho de Mogadouro, e tem como principais pontos de interesse o Miradouro da Cerca, com vistas esmagadoras sobre as Arribas do Douro, o Castro e Miradouro do Picão da Bouça d’Aires, as ruínas da Capela Medieval de São Fagundo, a Capela dos Mouros e Necrópoles, a Pedra Furada, a Cascata do Poço da Frágua e as Bodegas de Urrós. Não é à toa que é um dos nossos trilhos e percursos pedestres favoritos de Portugal!

Trilho de São Fagundo (PR3 Mogadouro)

Distância: 14,5 km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Urrós

Onde dormir perto do Trilho de São Fagundo

Curral de l Tiu Pino | Casa de l Bárrio

Rota/Track GPS do Trilho de São Fagundo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: quer conhecer outro trilho estupendo com as Arribas do Douro como pano de fundo? Então dê um pulinho a Espanha, e vá percorrer o Camino de Hierro – Rota dos Túneis e Pontes. O trilho desenvolve-se ao longo da abandonada linha férrea do Douro, entre La Fregeneda (Espanha) e Barca d’Alva (Portugal), e ao longo do percurso irá atravessar 20 impressionantes túneis cavados na rocha e transpor 10 vertiginosas pontes metálicas. Imperdível! Clique para ler o nosso guia completo para percorrer o Camino de Hierro.

Trilho de São Lourenço – Vale do Tua

A Linha do Tua foi durante muitos anos um dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. Infelizmente a construção da Barragem do Tua levou à submersão de vários quilómetros da linha, o que obrigou ao seu encerramento.

Mas, a boa notícia que temos para si é, o Vale do Tua não ficou órfão de trilhos. Muito pelo contrário. A região soube reinventar-se e aproveitar da melhor maneira as enormes alterações paisagísticas criadas pela albufeira da Barragem do Tua. Foram marcados vários trilhos pedestres para se desfrutar, de perto, das (muitas) maravilhas da natureza da região.

Entre eles figura o Trilho de São Lourenço, sem dúvida um dos mais emblemáticos do Parque Natural Vale do Tua. O trilho tem sensivelmente 12 km e tem como pontos altos os fantásticos miradouros da Calçada de São Lourenço e de Barrabáz, dos quais se tem fantásticas vistas sobre o rio Tua. Pelo caminho irá percorrer uma calçada romana e ter a oportunidade de visitar as Termas de São Lourenço e ainda as antigas estações da Linha do Tua de São Lourenço e Santa Luzia.

Dica VagaMundos: depois da caminhada, pegue no carro e vá até ao Miradouro de S. Lourenço para desfrutar de uma magnífica vista sobre o Vale do Tua, emoldurada pela silhueta de São Lourenço talhada pela mão do escultor Paulo Moura.

Trilho de São Lourenço (PR1 Carrazeda de Ansiães)

Distância: 12 km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Pombal (junto à igreja)

Onde dormir perto do Trilho de São Lourenço

Hotel Casa do Tua | Casal De Tralhariz

Rota/Track GPS do Trilho de São Lourenço

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho Vinho Do Porto – Lamego

Trilho do Vinho do Porto

O Vale do Douro, com os seus fotogénicos e mundialmente famosos socalcos, é não só uma obra-prima da natureza, mas também fruto do esforço e da energia despendida pelo homem na sua transformação.

Não é portanto de estranhar que o Trilho Vinho do Porto figure entre um dos mais belos trilhos e percursos pedestres de Portugal. Ao longo deste percurso circular percorremos trilhos bordados pelas famosas vinhas da zona demarcada do Alto Douro Vinhateiro, que desde 2001 é Património Mundial da UNESCO. As vistas sobre os socalcos e o rio Douro são de cortar a respiração seja em que estação do ano for.

PR2 Trilho Vinho Do Porto – Lamego

Distância: 8 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Samodães

Onde dormir perto do Trilho Vinho do Porto?

Delfim Douro Hotel | Casa da Azenha | Six Senses Douro Valley | Qta do Atoleiro

Rota/Track GPS do PR2 Trilho Vinho Do Porto – Lamego

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Paiva – Arouca

Passadiços do Paiva - melhores trilhos e percursos pedestres de portugalSe há trilho que dispensa apresentação, são os Passadiços do Paiva. Localizados na margem esquerda do Rio Paiva, no Geopark de Arouca, estes quase 9 quilómetros de passadiços tornaram-se rapidamente num dos trilhos e percursos pedestres mais emblemáticos de Portugal.

Os passadiços estão inseridos num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas e ao longo do trilho somos brindados com fantásticas paisagens. Entre os locais mais emblemáticos dos passadiços estão a Garganta do Paiva, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto, a Cascata das Aguieiras e a Falha de Espiunca. Não é à toa que os Passadiços do Paiva ocupam um lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal.

Nota: o percurso dos Passadiços do Paiva é linear e tem o seu início/fim na praia fluvial do Areinho ou na praia de Espiunca.

Recomendamos iniciar a caminhada no Areinho e terminar na Espiunca pois não só é menos exigente fisicamente como assim enfrentam a subida das escadarias logo no início do percurso, quando ainda estão mais fresquinhos.

Em ambos os pontos de início/fim existem táxis disponíveis para vos levar de volta ao vosso meio de transporte. Quem tenha energia pode também optar por fazer o caminho de ida e volta.

De forma a controlar os acessos e evitar excesso de pessoas nos passadiços presentemente é obrigatório reservar com antecedência a entrada nos Passadiços do Paiva. Custa apenas 2€ e pode ser feita aqui. 

Passadiços do Paiva

Distância: 9 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Areinho/Espiunca

Onde dormir perto dos Passadiços do Paiva?

Quinta do Pomarinho | Casa do Pinto | Hotel São Pedro | Hotel Rural da Freita

Rota/Track GPS dos Passadiços do Paiva

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Aldeia Mágica do Drave

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

Encaixada entre a Serra da Freita e a Serra de S. Macário, a aldeia desabitada de Drave é um dos lugares mais míticos de Portugal. E se a aldeia de xisto é mágica, a natureza que a rodeia não lhe fica atrás. Este é mais um PR que tem de figurar em qualquer lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. Até porque a aldeia de Drave só pode ser acedida a pé!

O trilho é linear e tem início/fim na capela de Regoufe. O início da trilha é rasgadinho mas a vista que se tem do topo da inclinada subida dá total sentido ao ditado “the best view comes after the highest climb”.

Chegar a Drave depois desta caminhada é nada menos do que mágico. É difícil de descrever o que sentimos quando observamos pela primeira vez o casario todo feito de xisto (com a exceção da pequena capela) e escutamos o barulho das cristalinas águas da ribeira de Palhais.

Dica: Se for no Verão não se esqueça do fato de banho. As lagoas e pequenas cascatas da ribeira de Palhais são sérias candidatas aos melhores mergulhos do Verão.

PR14 – Aldeia Mágica do Drave

Distância: 8 km (ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Regoufe

Onde dormir perto da Aldeia Mágica do Drave?

Recantos da Montanha | Casa do Volfrâmio | Casa Amarela | Casa Leira Pereira

Rota/Track GPS do PR14 – Aldeia Mágica do Drave

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar na Serra da Freita e Arouca Geopark? Então clique para ler o nosso artigo com alguns dos melhores Trilhos da Serra da Freita


Rota da Garganta de Loriga – Serra da Estrela 

Rota da Garganta de Loriga (Serra da Estrela) - melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

A Rota da Garganta de Loriga é um dos trilhos mais Into the Wild da nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. A rota faz a ligação entre o planalto superior da Serra da Estrela e a vila de Loriga por percursos apenas utilizados por pastores. A envolvência com a natureza é mais do que garantida.

Entre os locais mais emblemáticos deste trilho figuram o Vale Glaciar de Loriga, os Covões do Boleiro, do Meio, da Nave e da Areia, a barragem do Covão de Meio e a Eira da Pedra.

Atenção: apesar do trilho ser relativamente curto o mesmo é muito exigente e no Inverno pode estar coberto de neve. Como tal, a não ser que tenha muita experiência em caminhadas em alta montanha, deve evitar de todo este trilho entre Novembro e Abril.

PR5 – Rota da Garganta de Loriga (Serra da Estrela)

Distância: 9 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Difícil

Local de Partida/Chegada: Salgadeiras; EN338, km 27 / Carreira (Loriga)

Onde dormir perto da Rota da Garganta de Loriga?

Casa da Fonte Sagrada | Casa da Carvalha | O Vicente | Loriga Hostel

Rota/Track GPS da PR5 – Rota da Garganta de Loriga (Serra da Estrela)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Rotas do Javali e do Poço do Inferno – Manteigas

Visitar Serra da Estrela Roteiro

Estas duas rotas são dos trilhos mais emblemáticos da Serra da Estrela e como tal merecem estar no nosso top de trilhos e percursos pedestres de Portugal. Como a Rota do Poço do Inferno tem somente 2,5 km pode ser facilmente combinada com a Rota do Javali (11,5 km) ficando o total do percurso circular em cerca de 14 km.

Ao longo destas rotas percorremos florestas magníficas, especialmente belas com o colorido outonal visto que nesta zona existem muitos castanheiros, freixos e carvalhos. Neste percurso pedestre destacamos também as quedas de água da ribeira de Leandres, as imponentes cascatas do Poço do Inferno e a soberba vista panorâmica sobre Manteigas.

MTG PR1 e PR2 Rotas do Javali e do Poço do Inferno (Manteigas)

Distância: 14 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Manteigas

Onde dormir perto das Rotas do Javali e do Poço do Inferno?

Hotel Vale do Zêzere | Hotel Berne | Casa das Penhas Douradas Hotel&SPA

Rota/Track GPS das MTG PR1 e PR2 Rotas do Javali e do Poço do Inferno (Manteigas)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Mondego

Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Às portas da cidade da Guarda, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e Estrela Geopark, esconde-se um dos mais recentes percursos pedestres de Portugal. Estamos a falar-lhe dos Passadiços do Mondego, que se desenvolvem ao longo das margens do rio Mondego (e seus afluentes), que aqui corre selvagem por entre abruptos penhascos.

Ao longo do percurso será brindad@ com as paisagens naturais de cortar a respiração do Vale do Mondego, conhecer alguns dos geossítios mais arrebatadores do Estrela Geopark, contemplar as ruínas de antigos moinhos de água e fábricas de lanifícios, cruzar apaixonantes bosques de carvalhos e castanheiros, atravessar três cénicas pontes suspensas e ver uma miríade de lagoas e quedas de água, entre elas a maravilhosa Cascata do Caldeirão. Foi direitinho para a nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal e quando os percorrer vai perceber porquê!

Clique para ler o nosso guia completo sobre os Passadiços do Mondego, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua visita.

Passadiços do Mondego

Distância: 12 km (24 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Videmonte / Barragem do Caldeirão

Onde dormir perto dos Passadiços do Mondego?

Hotel Lusitania Congress & Spa Alqueiturismo | Quinta do Quinto

Rota/Track GPS dos Passadiços do Mondego

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar na Serra da Estrela? Então não deixe de ler o nosso artigo com alguns dos melhores Trilhos da Serra da Estrela


Rota da Levada – Serra da Lousã

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugalA Rota da Levada é não só o nosso trilho favorito da Serra da Lousã mas também um dos melhores trilhos e percursos pedestres que pode percorrer no Centro de Portugal.

É que a Rota da Levada tem um bocadinho de tudo. Para além de acompanhar uma idílica levada ainda em funcionamento (que transporta a água da serra para a Central Elétrica) e de atravessar encantadores bosques, passa também por duas apaixonantes Aldeias do Xisto da Serra da Lousã, nomeadamente a Cerdeira e o Candal.

Mas há mais! Pelo caminho irá também poder visitar a Cascata do Candal, uma das cascatas mais bonitas da Serra da Lousã, caminhar pelas margens da Ribeira de São João (com os seus históricos moinhos de água), tomar um refrescante banho nas piscinas naturais da Senhora da Piedade, andar num dos baloiços mais românticos de Portugal e, com alguma sorte, cruzar-se com um dos ariscos moradores das florestas da Serra da Lousã, como sejam raposas, veados, corços e javalis. E como nesta zona abundam os carvalhos e castanheiros, se for no outono, vai ser brindado com uma paleta de cores com inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho. Nós bem que avisamos que este trilho da Serra da Lousã é um dos percursos pedestres mais bonitos de Portugal.

PR3 Lousã – Rota da Levada

Distância: 7km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Cerdeira/Castelo da Lousã

Dicas VagaMundos:

  • Recomendamos vivamente que opte por começar o trilho da Rota da Levada na Cerdeira ao invés de no Castelo da Lousã. É que assim, é quase sempre a descer!
  • Como o percurso é linear, caso haja dois carros o ideal é deixar um carro na Cerdeira e outro no Castelo da Lousã para poder regressar no final do percurso. De outra forma, terá de fazer 14 km sendo que os 7 km do regresso são quase sempre a subir. A outra opção é deixar o carro na Cerdeira e combinar previamente com um taxista para o ir apanhar ao Castelo da Lousã.

Onde dormir perto do PR3 Lousã – Rota da Levada?

Cerdeira – Home for Creativity | Casa da Carvalha – Candal |  Palácio da Lousa 

Rota/Track GPS do PR3 Lousã – Rota da Levada

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar na Serra da Lousã? Então clique para ler o nosso artigo com alguns dos melhores Trilhos da Serra da Lousã


GeoRota do Orvalho – Passadiços do Orvalho (Oleiros)

melhores trilhos e percursos pedestres portugal - caminhadasNo coração da Beira Baixa, em pleno Geopark Naturtejo, esconde-se um dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. Estamos a falar-lhe da GeoRota do Orvalho, um percurso pedestre que recentemente saltou para a ribalta devido à construção dos fantásticos Passadiços do Orvalho.

Seguindo o trilho da GeoRota do Orvalho, irá percorrer a totalidade dos Passadiços do Orvalho e conhecer uma série de geomonumentos classificados pela UNESCO, como sejam a Cascata da Fraga de Água d´Alta e o Cabeço do Mosqueiro, e ainda ser brindado com algumas das paisagens mais esmagadoras e icónicas da Beira Baixa.

GeoRota do Orvalho – Passadiços do Orvalho (PR3 Oleiros)

Distância: 9km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Miradouro do Cabeço Mosqueiro/ Cascata Fraga de Água d’Alta

Dicas VagaMundos:

  • Recomendamos que inicie o trilho da GeoRota do Orvalho no Cabeço do Mosqueiro para, assim, terminar a caminhada com os ex-libris do percurso pedestre, ou seja, com o troço mais emblemático dos Passadiços do Orvalho e com a Cascata da Fraga de Água d’Alta. Num dia de calor, fecha a caminhada com chave de ouro e um compensador mergulho nas suas refrescantes águas.
  • Se for com companhia e houver dois carros, o ideal é deixar um carro junto ao Miradouro do Cabeço Mosqueiro e outro junto à escadaria que dá acesso à Cascata Fraga de Água d’Alta, para poder regressar no final do percurso (evitando, assim, o esforço de mais 9 km de regresso). Caso vá sozinho, recomendamos que deixe o carro no Miradouro do Cabeço Mosqueiro e que arranje uma boleia/apanhe um transporte no regresso. O melhor mesmo é programar com um taxista de antemão, para não ficar “descalço” (ou, pelo menos, levar vários números de táxi consigo).

Onde dormir perto da GeoRota do Orvalho – Passadiços do Orvalho?

Hotel Santa Margarida | Casa De Janeiro | Casa Do Quelho

Rota/Track GPS da GeoRota do Orvalho – Passadiços do Orvalho

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho das Cascatas – Vila de Rei

melhores Trilhos e Percursos Pedestres em PortugalImagine três riachos, a correr por entre majestosas fragas, formando poços e lagoas idílicas e pequenas quedas de água. Agora some-lhe duas cascatas imponentes rodeadas de luxuriante vegetação. Adicione-lhe frondosos bosques, montes bordados de urze e esteva, uma boa pitada de aventura e já fica com uma ideia do que tem à sua espera quando for percorrer o Trilho das Cascatas de Vila de Rei, um dos trilhos pedestres mais surpreendentes de Portugal.

As grandes figuras de cartaz deste percurso pedestre do Médio Tejo são, sem dúvida, a Cascata do Escalvadouro e a Cascata dos Poios. Porém, os atrativos naturais do Trilho das Cascatas estão longe de se resumir a estas duas grandiosas quedas de água. Pelo caminho irá encontrar mais uma miríade de poços, lagoas e pequenas cascatas que formam um quadro natural de uma beleza desarmante. Imperdível!

Dicas VagaMundos: aproveite a sua passagem por Vila de Rei e vá percorrer também os Passadiços do Penedo Furado, que unem a galardoada Praia Fluvial do Penedo Furado à maravilhosa Cascata do Penedo Furado. Não se vai arrepender!

Trilho das Cascatas (PR1 Vila de Rei)

Distância: 10 km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Moderada (tem alguns troços de dificuldade elevada, sobretudo durante a época das chuvas em que o piso fica muito escorregadio)

Local de Partida/Chegada: Vila de Rei (junto ao Mercado Municipal)

Onde dormir perto do Trilho das Cascatas?

Villa Boutique | Hotel Vila de Rei | Vilas da Matagosa

Rota/Track GPS do Trilho das Cascatas

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dornes – Vigia do Zêzere 

Dornes - Vigia do Zêzere (PR1) - melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

Dornes, a mítica terra dos Templários plantada numa pequena península do rio Zêzere, guarda um dos trilhos e percursos pedestres mais bonitos de Portugal: o trilho Vigia do Zêzere.

Ao longo deste percurso pedestre, à medida que trilhamos vários caminhos florestais, somos brindados com paisagens de cortar a respiração sobre a península de Dornes e a Albufeira de Castelo de Bode. Para além das vistas destacamos ainda a aldeia de Rio Cimeiro, as Ilhas, os Penedos Amarelos e o Lagar e Ribeira de S. Guilherme.

Info: Caso não queira fazer a totalidade do percurso é possível cortar o mesmo ao meio através de uma variante devidamente assinalada. Nesse caso a totalidade do percurso fica em cerca de 9 km. Se optar por cortar o percurso a meio terá de abdicar de ver as ilhas do Zêzere e a aldeia de Rio Cimeiro.

PR1 (FZZ) Dornes – Vigia do Zêzere

Distância: 19 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Dornes

Onde dormir perto do Trilho de Dornes Vigia do Zêzere?

Casa da Eira | Quinta do Cerquito | Alojamento do Zêzere | Casa do Adro Hotel

Rota/Track GPS da PR1 (FZZ) Dornes – Vigia do Zêzere

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilhos de Sintra

Trilhos de Sintra

Situada a pouco mais de 30 km de Lisboa, a Serra de Sintra é incontestavelmente um pequeno paraíso para todos os amantes da natureza e das caminhadas contando com uma vasta oferta de percursos pedestres devidamente sinalizados.

Entre eles o nosso favorito é o Trilho da Peninha e Anta Adrenunes. Os principais pontos de interesse deste percurso pedestre são o Convento dos Capuchos, a Anta Adrenunes, a Peninha e o Alto da Memória. Garantimos que as vistas sobre o atlântico da Anta Adrenunes e da Peninha valem cada gota de suor derramado e que depois de o percorrer vai perceber o porquê de ser um dos trilhos mais bonitos de Portugal.

Trilho da Peninha e Anta Adrenunes – Serra de Sintra

Distância: 13 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: parque de estacionamento do Convento dos Capuchos

Onde dormir perto dos Trilhos de Sintra?

Sintra Bliss Hotel | Hotel Sintra Jardim | Nice Way Sintra Hostel

Rota/Track GPS do Trilho da Peninha e Anta Adrenunes – Serra de Sintra

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilhos da Arrábida

melhores Trilhos e Percursos Pedestres em PortugalOutro dos nossos locais de eleição para caminhadas é o esplendoroso Parque Natural da Arrábida. A combinação das águas de tons azuis com o verde da vegetação da serra dá o colorido perfeito para uma evasão na natureza. São inúmeros os trilhos e percursos pedestres que se podem percorrer neste santuário natural, e o difícil mesmo é escolher.

Já por lá fizemos quase duas mãos cheias de caminhadas e tendo de escolher apenas um percurso pedestre para esta lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal a nossa opção recaí no Trilho da Serra do Risco.

Este percurso pedestre, que passa pela crista da Serra do Risco, atravessa um dos locais mais extraordinários do Parque Natural da Arrábida: as Marmitas do Gigante.

As vistas para o mar que se obtém do Píncaro da Serra do Risco, a cerca de 382 metros de altura, são simplesmente brutais e figuram no topo das melhores da Arrábida. Afinal de contas é o topo da arriba mais alta da Europa continental!

Atenção: o Trilho da Serra do Risco que aqui partilhamos não está bem sinalizado e atravessa zonas com mato denso. Posto isto recomendamos que leve consigo o track GPS e que evite levar calções e calçado aberto.

Trilho da Serra do Risco (Arrábida)

Distância: 11 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: difícil

Local de Partida/Chegada: N379-1 entre o Portinho da Arrábida e Casais da Serra (ver mapa)

Onde dormir perto dos Trilhos Arrábida?

Hotel dos Zimbros (Sesimbra) | Rio Art Hotel (Setúbal)

Rota/Track GPS do Trilho da Serra do Risco (Arrábida)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar no Parque Natural da Arrábida? Então clique para ler o nosso artigo com alguns dos melhores Trilhos da Arrábida


Trilhos do Conhal – Nisa

Este é para nós um dos trilhos mais bonitos a sul do Tejo. O percurso pedestre dos Trilhos do Conhal tem início na pequena localidade do Arneiro e segue em direção à Serra de São Miguel onde é possível fazer um pequeno desvio para visitar a Buraca da Faiopa, uma antiga mina de ferro.

Daí o trilho conduz-nos no sentido do Castelo de Rodão e é nesse momento que somos brindados pelo voo silencioso dos abutres (grifos) que habitam na região das Portas de Rodão. Observar o voo destas imponentes criaturas com o rio Tejo e Vila Velha de Rodão como pano de fundo é, sem dúvida, o momento mais alto desta caminhada.

Depois de saborear este espetáculo é hora de iniciar a descida rumo ao Arneiro. Pelo caminho tem ainda a oportunidade de visitar o Conhal e subir a um dos gigantescos montes de seixos que o compõem resultante da exploração do ouro na época romana e medieval e de se refrescar na ribeira do Vale.

PR4 Nisa – Trilhos do Conhal

Distância: 10 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Arneiro

Onde dormir perto dos Trilhos do Conhal?

Quinta dos Ribeiros | Monte do Pego | Casa do Peso | Herdade da Rocha

Rota/Track GPS do PR4 Nisa – Trilhos do Conhal

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilhos de Marvão 

Trilhos Marvão - Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de de Portugal

Marvão e o Parque Natural da Serra de São Mamede são o palco de alguns dos trilhos e percursos pedestres mais bonitos de Portugal.

De todos eles o nosso favorito é o trilho circular Portagem-Marvão-Portagem. Este percurso pedestre tem início no largo das Almas, na Portagem, e ao longo de cerca de 7 km de caminhada, leva-nos a cruzar algumas das paisagens mais bonitas do Alto Alentejo, onde predomina o carvalho, o sobreiro, o castanheiro e o choupo.

Os destaques deste percurso pedestre vão para a bela vila de Marvão e o seu altaneiro castelo, para a Ponte Quinhentista sobre o rio Sever (antiga ponte medieval), para a antiga Torre da Portagem e para as soberbas vistas panorâmicas sobre a Serra Selada, o Alto de São Mamede e as cristas quártzicas da fronteira de Galegos.

Dica: se a temperatura estiver convidativa não deixe de dar umas braçadas na piscina natural da Portagem

MRV PR2 Portagem-Marvão-Portagem

Distância: 7 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Portagem

Onde dormir perto dos Trilhos de Marvão?

Dom Dinis Marvão | Pousada de MarvãoCasa da Árvore

Rota/Track GPS do MRV PR2 Trilho de Marvão

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilhos de Mértola

Trilhos de Mértola

A privilegiada localização da histórica vila de Mértola, bem no coração do Parque Natural do Vale do Guadiana, faz dela a base perfeita para explorar este maravilhoso polo de biodiversidade, ao qual o lince ibérico chama de casa. E é aqui que encontramos mais um do mais belos trilhos e percursos pedestres de Portugal.

No total são dez os percursos pedestres assinalados no concelho de Mértola e garantimos que todos merecem ser percorridos com calma. De todos eles o nosso favorito é o PR9 – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo.

O ponto alto deste percurso pedestre é a cascata do Pulo do Lobo, mas para lá se chegar é preciso caminhar pelas agrestes terras de xisto do Guadiana selvagem.

Dica: logo no início do percurso é possível visitar a pequena Anta das Pias. Contudo a mesma não fica no trilho propriamente dito. Para dar com ela é preciso subir a um pequeno monte, localizado no lado esquerdo de quem desce, e procurar um pouco entre o matagal. Uma espécie de caça ao tesouro para estimular os sentidos antes da caminhada.

PR9 Mértola – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo

Distância: 6 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Moderada/Alta

Local de Partida/Chegada: Monte das Pias (Anta das Pias)

Onde dormir perto dos Trilhos de Mértola?

Hotel Museu | Hospedaria Flor do Guadiana | Horta da Quinta

Rota/Track GPS do PR9 Mértola – Entre o Escalda e o Pulo do Lobo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar no Alentejo? Então clique para ler o nosso artigo com os melhores Trilhos do Alentejo


Rota Vicentina

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

A Rota Vicentina não é propriamente um trilho mas sim uma rede de percursos que totaliza cerca de 750 km de trilhos pedestres e 1000 km de percursos de BTT ao longo do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Das Grandes Rota de Portugal esta é a nossa favorita e é excelente para quem se quer estrear em caminhadas mais longas. Logo tínhamos de a incluir nesta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal.

A rede de percursos da Rota Vicentina compreende o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e vários Percursos Circulares excelentes para quem só queira fazer caminhadas de um dia.

O Caminho Histórico é o mais longo de toda a rede, com cerca de 230 km, e liga Santiago do Cacém ao Cabo de São Vicente. Já a secção mais emblemática do Trilho dos Pescadores, liga Porto Covo a Odeceixe e conta com cerca de 80 km. Recentemente foi inaugurado um novo troço do Trilho dos Pescadores, com cerca de 50 km de extensão, ligando Sagres a Lagos. Uma boa opção para quem quiser conhecer a costa sul do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Uma excelente combinação de ambos os trilhos é começar a caminhada em Santiago do Cacém ou Porto Covo e daí seguir pelo Trilho dos Pescadores até Odeceixe. Como o Caminho Histórico também passa em Odeceixe pode depois seguir esta rota até ao Cabo de São Vicente. Se sair de Porto Covo no total vai percorrer sensitivamente 170 apaixonantes quilómetros.

Rota Vicentina – Combinação do Caminho Histórico com o Trilho dos Pescadores

Distância: 170 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada/Difícil

Local de Partida/Chegada: Porto Covo/Cabo de São Vicente

Onde dormir perto dos Trilhos da Rota Vicentina?

Porto Covo Hotel Apartamento | Pousada de Sagres

Rota/Track GPS da Rota Vicentina – Combinação do Caminho Histórico com o Trilho dos Pescadores

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Percurso dos 7 Vales Suspensos – Lagoa

Percurso dos 7 Vales Suspensos - Lagoa

O percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos, no concelho de Lagoa, é um dos trilhos mais bonitos do Algarve.

O percurso de sensivelmente 6 Km (12 Km ida e volta) é feito ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes, e brinda o caminhante com fantásticas paisagens do litoral algarvio.

Pelo caminho atravessamos, literalmente, sete vales suspensos, que outrora estiveram associados à foz de uma linha de água que se despenhava diretamente no mar. E com as soberbas vistas da costa algarvia fechamos esta nossa lista dos melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal. Boas Caminhadas!

Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1)

Distância: 6 km (12 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Praia da Marinha ou Praia Vale de Centeanes

Onde dormir perto do Percurso dos 7 Vales Suspensos?

Tivoli Carvoeiro | Carvoeiro Hotel | Lagoa Hotel

Rota/Track GPS do Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1)

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones


Anda à procura de mais locais para caminhar no Algarve? Então clique para ler o nosso artigo com os melhores Trilhos do Algarve


Código de Conduta em Áreas Protegidas

melhores caminhadas trilhos e percursos pedestres de portugal

Não se esqueça que antes de visitar uma área protegida deve consultar o código de conduta, de modo a não colocar em perigo nem a natureza nem a sua segurança. A preservação da natureza e a sustentabilidade do turismo depende de si. Pode consultar o código de conduta clicando aqui.

Se procura um grupo para se inspirar e partilhar as suas aventuras Outdoor junte-se ao Into the Wild – Trilhos, Caminhadas e Natureza.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

11 COMENTÁRIOS

  1. Nathalie Gaspar

    Olá,

    Adoro o vosso blog. As vossas dicas nunca desiludem.

    Não consigo abrir os ficheiros dos trilhos como o iPhone? Tem alguma dica?

    Obrigada,

    • Olá Nathalie!
      Muito obrigado pelo feedback. Para abrires os ficheiros dos trilhos precisas de uma app que abra GPX. Na appstore tens várias.
      Boas caminhadas

      • Não abre GPX. Mas o VagaMundos disponibiliza KML que é o que uso também no telefone.

  2. Olá
    Bem hajam! O vosso site é excelente.
    Já nos deu imensas ideias e rotas para fazermos.
    Muito obrigado pela disponibilização gratuita de tanta informação útil.

    • Olá Pedro!
      Muito obrigado pelo feedback.
      Abraços e boas caminhadas

  3. Tenho seguido muitos dos vossos trilhos e experiencias que considero muito interessantes e uteis.
    Fico muito grato por partilharem connosco.
    Obrigado e abraço!

  4. Bom dia,
    Muito obrigado pelas vossas partilhas e pelas vossas dicas. Sem dúvida fazem toda a diferença e, no meu caso, permitem-me ser mais feliz, ao pegar nos vossos roteiros e partir à aventura.
    Obrigado.

    • Olá Pedro!
      Muito obrigado pelo feedback. É uma enorme motivação para continuar a fazer mais e melhor.
      Abraços

  5. Jornadas do Mica

    Este é só o blog que todos os amantes de viagens e trilhos devem e têm de seguir.
    Forte abraço amigos

    • Muito obrigado Mica!
      Grande abraço nosso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.