Parques Nacionais dos Estados Unidos: Road Trip pelos EUA

Parques Nacionais dos EUA

Quando se menciona os Estados Unidos como destino de viagem a maioria das pessoas pensa nas grandes metrópoles como Los Angeles (LA), Nova Iorque (NYC)Boston, Washington, Chicago, Miami, São Francisco ou Las Vegas. E se todas essas cidades, e muitas outras, justificam por si só uma visita aos Estados Unidos, para nós a verdadeira beleza americana está nos seus Parques Nacionais. E nada como uma Road Trip pelos EUA para se desfrutar de todas as suas belezas naturais.

Parques Nacionais Estados UnidosDurante o tempo em que vivemos em Boston tivemos oportunidade de visitar alguns dos parques mais emblemáticos geridos pelo National Park Service (que este ano celebra o seu centenário), e de todos eles viemos boquiabertos. Não é à toa que a nossa Road Trip pelos Estados Unidos ainda hoje ocupa os lugares cimeiros das nossas viagens mais marcantes.

Old FaithfulE ele há Parques Nacionais para todos os gostos. Dos 59 geridos pelo National Park Service temos desde montanhas imponentes, rodeadas por florestas a perder de vista, a canyons de cortar a respiração, passando por lagos, geysers, fontes termais, e até mesmo bosques petrificados.

Bisontes YellowstoneE nos Parques Nacionais o que não faltam são coisas para fazer pois todos eles promovem um sem número de atividades, como sejam visitas guiadas, observação da vida selvagem, trekking, escalada, pesca recreativa, rafting, paddling e sandboard.

Parques Nacionais Estados UnidosInfelizmente, para visitar os parques o melhor mesmo é alugar um carro pois os transportes públicos para os parques são muito escassos e no interior dos mesmos os percursos que fazem são muito limitados. Para usufruir dos parques na sua plenitude o transporte próprio continua a ser a melhor opção. Algo que esperamos que o National Park Service melhore nos próximos anos, pois a utilização de transportes públicos permitiria uma redução enorme da pegada ecológica deixada pelos milhares de visitantes dos Parques Nacionais.

 Alugue Carro nos USA ao melhor preço

Parques Nacionais Estados UnidosPor esta altura já devem estar a sonhar com uma Road Trip pelos Estados Unidos para explorarem in loco os seus Parques Nacionais. Com tanta variedade o difícil será mesmo escolher os que visitar primeiro. Sim, porque quando começarem a explorar as maravilhas naturais dos Estados Unidos não vão querer parar. E escusado será dizer que uma viagem é claramente insuficiente para se conhecer todos os parques. A não ser que seja uma viagem de um par de anos 🙂

Canyon YellowstonePara vos inspirar, e quiçá, ajudar na difícil tarefa de seleção e planeamento da vossa Road Trip deixamos aqui os nossos favoritos. Garantimos que em todos eles a conexão com a natureza é plena e que vão sair de lá deslumbrados com a sua beleza e monumentalidade.

Road Trip pelos melhores Parques Nacionais dos Estados Unidos (EUA)

Grand Canyon National Park (Arizona)

Grand CanyonSe há parque nacional que dispensa apresentações é o Grand Canyon. O imenso desfiladeiro esculpido pelo rio Colorado, com 446km de extensão, praticamente 2km de profundidade e largura máxima de 29km, é um dos parques mais emblemáticos do mundo e uma vez lá é fácil de perceber o porquê. A sua beleza só consegue ser superada pela sua imensidão. Assistir ao pôr-do-sol depois de um dia de caminhada é simplesmente inesquecível.

Rocky Mountain National Park (Colorado)

Rocky MountainsCom 72 picos acima dos 3700 metros e mais de 500 km de trilhos as Rocky são um verdadeiro paraíso para os amantes do trekking e da escalada. O parque tem mais de 100 lagos e mais de 700 km de cursos de água e é dono de um ecossistema variado, que vai desde as vastas florestas de pinheiros à tundra alpina. As vistas são de cortar a respiração e estamos seguros que os amantes do montanhismo não vão querer sair de lá!

Yosemite National Park (Califórnia)

YosemiteQuem pensa que a Califórnia é só praias, vinhas e deserto desengane-se. A somente 3 horas de carro de São Francisco e a 6 horas de LA o Parque Nacional de Yosemite, localizado na Serra Nevada, contraria qualquer imagem pré-concebida da Califórnia. As imagens de marca do parque, onde a biodiversidade é rainha, são os seus impressionantes desfiladeiros de granito (de onde se destaca o famoso El Capitan, um proeminente penhasco de granito que se impõe sobre o vale) os bosques de sequoias e o esplendoroso vale de Yosemite.

Zion National Park (Utah)

Zion National ParkLocalizado a pouco mais de 3 horas de carro de Las Vegas, na confluência do Planalto do Colorado e do Deserto de Mojave, fica mais uma das pérolas dos Parques Nacionais dos Estados os Unidos. O Zion National Park possui uma geografia única sendo a sua principal atração o Zion Canyon, uma obra-prima da natureza formada pelas águas do rio Virgin, com mais de 20 km de extensão e 800 metros de altura. Neste canhão encontram-se as famosas Zion Narrows, que são todas as serpenteantes gargantas formadas pelo rio Virgin ao longo de milhares de anos. Percorrê-las é no mínimo mágico!

Yellowstone National Park (Wyoming, Montana e Idaho)

YellowstoneO Parque Nacional mais antigo do mundo é outro que dispensa apresentações ou não fosse nele que se encontra o geiser mais famoso do mundo, o Old Faithful. A vasta reserva natural – que cobre cerca de 800 mil hectares no estado de Wyoming, Idaho e Montana – tem geysers explosivos, fontes termais, lagos alpinos, densas florestas e é a casa de centenas de espécies de animais selvagens, de onde se destacam os bisontes, os ursos, os alces, as águias, os castores e os lobos. Incontornável para qualquer amante da natureza!

Grand Teton National Park (Wyoming)

Grand TetonApesar de não granjear da fama do seu vizinho Yellowstone, o Grand Teton National Park é tudo menos banal. A cordilheira Teton, cujo pico mais alto alcança os 4197 metros de altitude, é simplesmente impressionante. Se a ela somarmos os lagos cristalinos, os admiráveis glaciares e as extensas pradarias, obtemos um dos postais mais bonitos com que a natureza nos pode brindar.

Bryce Canyon National Park (Utah)

Bryce CanyonSe é algo em que o estado do Utah é rico é em belezas naturais. Outra das suas joias da coroa é o Bryce Canyon National Park, que curiosamente não é um canyon mas sim um gigantesco anfiteatro natural formado pela erosão causada pela ação do vento, da água e do gelo. O Bryce Canyon destaca-se pelas suas estruturas geológicas, chamadas chaminés de fada, muito semelhantes às que encontramos na Capadócia. O jogo de cores das pedras, vermelhas, laranjas e brancas, é extraordinário. O Bryce Canyon brinda-nos com paisagens tão espetaculares, que até colocamos em dúvida se ainda estaremos no planeta Terra.

Arches National Park (Utah)

Arches National ParkEscusado será dizer que a grande estrela deste parque são os seus cerca de 2000 arcos naturais de todas as formas e feitios. Algumas das caprichosas formações rochosas são tão sui generis que até tem direito a nomes personalizados, como seja o “Orgão”, as “Três Coscuvilheiras” e a “Rocha Equilibrada”. Excelente para deixar a imaginação voar durante as longas caminhadas pelo parque, quase sempre sobre o olhar atento dos cães da pradaria.

Mapa com localização dos melhores Parques Nacionais dos Estados Unidos para que possa planear a sua Road Trip

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Faça um seguro de viagem na World Nomads ou na Iati. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela Iati use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

26 COMENTÁRIOS

    • O Grand Canyon já é um ótimo começo 🙂 Para os amantes de natureza essas paisagens e o feeling que nos invade perante tamanha beleza são arrebatadores, concordamos Daniele!

  1. Quando penso em Estados Unidos só me vem à cabeça as grandes metrópoles e esse post mudou todo o meu conceito sobre esse país. Obrigado por compartilhar tão belas imagens.

    • Nós também passámos pela ilusão que EUA era só mega-cidades. Na verdade, tem uma imensidão de território com belezas naturais únicas no mundo. Bom de saber que lhe mostrámos uma faceta dos EUA que despertou sua curiosidade 🙂

  2. Não podia concordar mais: os parques naturais dos EUA são a relíquia do país. Há um mês estivemos no yosimite e no sequoia Park e adoramos! Ainda estou incrédula com a beleza das vistas e vimos a árvore mais larga do mundo.
    As fotografias estão de cortar a respiração ❤❤

    • Subscrevemos: a beleza destes espaços é verdadeiramente incrível. Ver os “gigantes” no Sequoia é uma lição de relatividade métrica 🙂 Aliás, todos estes espaços que se estendem a perder de vista nos ensinam a relativizar. Obrigada pelo seu feddback!

  3. Tanto lugar lindo nos EUA e tem gente que só quer saber de ir pra Disney hahahahah!! Assisti um documentário no Netflix sobre a história do Yosemite e do montanhismo que nasceu lá e meu deu muuuita vontade de conhecer. Agora esse seu post me deixou com ainda mais vontade! 🙂

    • Ainda bem que o post deu ainda mais vontade. É essa a intenção 🙂 Agora só tem que escolher um deles – ou dois, ou três… ou até fazer um plano de longo prazo e visitar todos 😉 Obrigado Clarissa!

    • É demais, sim, Nanda! Dá uma chance à natureza para merecer sua visita e não fica mais sonhando, não 🙂 Mas prevenimos que depois pode ficar viciada e não querer outra coisa 😉 Obrigada!

  4. Eu e o Rui estamos cheios de vontade para conhecer os parques americanos. O problema é que somos uns “galdérios” e estamos sempre a deixar que outros destinos passem à frente. Mas acho que não nos vai escapar por muito tempo.

    • Nós sofremos do mesmo mal 😀 Quem anda na “galderice” acaba sempre por ter que fazer escolhas, não dá para ir a todo o lado, embora adorássemos essa possibilidade, não é? 😉 Há que aproveitar um destino de cada vez. Beijinhos!

  5. São realmente uma beleza! Estive nos EUA o ano passado e também tive oportunidade de visitar alguns dos parques nacionais norte americanos. Uma beleza, mesmo! O meu preferido foi mesmo o Zion National Park! Tem trilhos fantásticos! Tive pena de não visitar o Yellowstone, mas ficará para outra vez… Bom artigo!!

    • Yellowstone é uma ótima razão para voltar aos EUA e explorar mais um bocadinho 🙂 Os trilhos de trekking nestes parques foram o iman que nos levou a explorar. São fantásticos! Obrigada.

  6. Que post mais incrível!!!!
    Essas fotos estão super inspiradoras.
    Concordo 100% com você, os Parques Nacionais dos EUA são super marcantes e especiais!!
    Você sugere alguma combinação de outros destinos junto com cada um desses parques?
    Obrigada!! =)

    • Marcella, dá para combinar destinos com qualquer um deles. Por exemplo, visitar a capital do Utah, Salt Lake City, coloca 3 dos parques aqui mencionados na sua rota. Los Angeles pode ser a porta para o Yosemite, mas também para para o Sequoia (que a Marta comentou aqui), o Death Valley, o Mojave… Os EUA têm muita pérola natural para explorar 🙂 Obrigada.

    • Obrigado Edson. Os Parques Nacionais são uma excelente alternativa aos grandes centros urbanos dos EUA. E é possível combinar uma visita às grandes metrópoles com um passeio pela natureza 🙂

  7. Há uns dias atrás vi uma viagem organizada a partir de lisboa para las Vegas e passando por váriso Parques naturais americanso de 15 dias, acabendo em Sao Francisco e agora não consigo encontrar a mesma.. E estou bem interessada na mesma.. Será que vocês me podem dar nomes de agências que façam esse percurso? desculpem a maçada.. mas não entendo o que aconteceu
    obg
    Maria

    • Boa noite Maria. Nós fizemos a nossa viagem de forma totalmente independente. Não recorremos a nenhuma agência. Logo não a podemos ajudar nesse sentido. Cumprimentos

  8. Estou começando a ter certeza de que este será o roteiro da nossa próxima viagem! Obrigado pelas dicas! Se puderem dar mais detalhes sobre aluguel de carro, tipo de carro necessário para entrada e circulação nos parques, etc, agradeço imensamente!

    • Olá Leandro. Ficamos contentes por teres gostado do roteiro. Vais gostar muito da viagem. Relativamente ao carro nos alugamos uma SUV mas é possível fazer todo o percurso num carro compacto/económico pois está tudo asfaltado, mesmo no interior dos parques. Com a SUV tens mais conforto e vais mais elevado o que permite desfrutar mais da viagem. Recomendamos reservares pela internet e estudar bem o local onde começa o aluguer e o retorno. Nós poupamos imenso por aluguar em LA e devolver em Denver (se devolvêssemos em Chicago, que era o nosso plano inicial iríamos pagar quase o dobro e como tal ajustamos o roteiro). Faz simulações clicando no botão que temos na barra lateral do blog ou no final dos artigos. Boa viagem!

      • Olá, muito obrigado! Vou pensar nessa possibilidade, a princípio eu havia pensado em fazer a viagem no sentido Denver-Los Angeles! Estamos levantando as informações e custos para elaboração do roteiro… obrigado! Voltarei com mais perguntas! Hehehehe um forte abraço e parabéns pelas viagens realizadas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.