Na primavera de 2020 nasceu o esplendoroso Passadiço das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, bem no Centro de Portugal. Adeptos que somos de caminhadas fomos a correr percorrê-lo e podemos afiançar que o que já era bom ficou ainda melhor não sendo de estranhar que rapidamente se tenha tornado numa das maiores estrelas do distrito de Leiria.
Se esta caminhada lhe soar a pouco, pode sempre trilhar o percurso pedestre circular PR1 FVN – Caminho do Xisto de Casal de São Simão, no qual o Passadiço das Fragas de São Simão está incluído. No total irá percorrer aproximadamente 5 km e, para além dos locais já mencionados, irá caminhar ao longo da Ribeira de Alge e do Fato, onde ainda brilham as antigas Azenhas, e pelas pacatas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.
As Fragas de São Simão já eram nossas velhas conhecidas e podemos afirmar, sem rodeios, que são uma das maiores maravilhas naturais de Portugal. Estas imponentes cristas quártzicas, ultra resistentes à erosão, erguem-se a dezenas de metros de altura, num enquadramento paisagístico de cortar a respiração.
Pelo meio das fragas, formando uma idílica garganta, passa a Ribeira de Alge, dando origem a uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal, a já mencionada Praia Fluvial das Fragas de São Simão.
Praia Fluvial das Fragas de São Simão
A Praia Fluvial das Fragas de São Simão é vigiada durante a época balnear e a nível de infraestruturas de apoio tem mais do que o suficiente para um dia bem passado, como bar de apoio, parque de merendas com churrasqueiras e balneários/WC. Se gosta de praias fluviais, clique para ler o nosso artigo com as Melhores Praias Fluviais de Portugal.
Para compor na perfeição este quadro natural há todo um exuberante bosque cuja beleza e serenidade nos transportam, quase instantaneamente, para o Jardim do Éden. Para mais, tem ainda para (re)descobrir a apaixonante aldeia de xisto de Casal de São Simão, uma das aldeias de xisto mais bonitas da Serra da Lousã.
Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita ao Passadiço das Fragas de São Simão, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este recanto mágico de Portugal.
Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal
Conteúdo deste Artigo
- 1 Praia Fluvial das Fragas de São Simão
- 2 Guia completo para visitar o Passadiço das Fragas de São Simão
- 2.1 Onde fica localizado e como chegar ao Passadiço das Fragas de São Simão?
- 2.2 Onde começar o Passadiço das Fragas de São Simão?
- 2.3 É preciso pagar para visitar o Passadiço das Fragas de São Simão? Qual o preço dos bilhetes?
- 2.4 Quando ir percorrer o Passadiço das Fragas de São Simão?
- 2.5 O que levar?
- 2.6 Passadiço das Fragas de São Simão: informações e dicas práticas do percurso pedestre
- 2.7 Mapa com a localização do Passadiço das Fragas de São Simão e principais pontos de interesse do percurso pedestre
- 3 Onde ficar na sua visita ao Passadiço das Fragas de São Simão? Sugestões de alojamento
- 4 Outros Passadiços em Portugal
Guia completo para visitar o Passadiço das Fragas de São Simão
Onde fica localizado e como chegar ao Passadiço das Fragas de São Simão?
Como já referimos atrás o Passadiço das Fragas de São Simão fica junto à aldeia de Casal de São Simão no concelho de Figueiró dos Vinhos, distrito de Leiria, a sensivelmente 180 km de Lisboa, a 160 km do Porto e a somente 40 km de Coimbra.
Se vem do Porto, apanhe a A1 e posteriormente a A13-1 e A13 em direção a Lousã/Tomar. Saía da A13 em Avelar e tome a IC8 em direção a Castelo Branco saindo na saída de Aguda/Fato. Uma vez lá siga, pela estrada municipal (EM525) até chegar à aldeia de Casal de São Simão ou ao Miradouro das Fragas de São Simão.
Onde começar o Passadiço das Fragas de São Simão?
Pode começar o Passadiço das Fragas de São Simão em três locais: na aldeia de Casal de São Simão, na Praia Fluvial das Fragas de São Simão ou no Miradouro das Fragas de São Simão.
O troço mais emblemático do Passadiço das Fragas de São Simão é a gigantesca (e ultra cénica) escadaria que liga o Miradouro das Fragas de São Simão à Praia Fluvial das Fragas de São Simão. O percurso tem aproximadamente 1 km e a descida faz-se que é uma maravilha. Para cima custa um bocadinho mais, sobretudo nos dias tórridos do verão, visto que este troço não tem qualquer tipo de sombras.
O outro troço do Passadiço das Fragas de São Simão liga a Praia Fluvial das Fragas de São Simão à aldeia do Casal de São Simão. Tem igualmente 1 km de extensão e, no início, segue junto à sempre refrescante Ribeira de Alge. Posteriormente, sobe bosque acima até à aldeia de xisto, pelo percurso pedestre PR1 FVN (ou vice-versa caso inicie o percurso na aldeia).
Esta secção tem imensas sombras. É um misto de passadiço e pequenas escadas em madeira com terra batida, não um passadiço contínuo. Contudo, não é por isso que é menos bonito!
Pessoalmente recomendamos que percorra a totalidade do Passadiço das Fragas de São Simão, até porque tem apenas 2 km de extensão (4 km ida e volta). Vai ver que vale mesmo muito a pena o esforço adicional!
É preciso pagar para visitar o Passadiço das Fragas de São Simão? Qual o preço dos bilhetes?
Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços das Fragas de São Simão e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Quando ir percorrer o Passadiço das Fragas de São Simão?
O Passadiço das Fragas de São Simão está aberto ao público durante todo o ano. Em nossa opinião, todas as estações são excelentes para visitar as Fragas de São Simão. A única exceção são os dias chuvosos de inverno, até porque a Ribeira de Alge pode alagar algumas zonas do percurso, junto à praia fluvial.
Contudo se o seu objetivo é combinar a visita aos Passadiços das Fragas de São Simão com um mergulho na Praia Fluvial a melhor aposta é mesmo o verão.
O que levar?
- Mochila leve e confortável.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Não esquecer o fato de banho nos dias quentes (a Praia Fluvial das Fragas de São Simão é mesmo irresistível).
- Impermeável/capa de chuva se for em época de chuvas.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do instagram vai agradecer!
- Um saco para trazer o seu lixo consigo.
Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal
Passadiço das Fragas de São Simão: informações e dicas práticas do percurso pedestre
Informações Práticas
Distância: 2 km
Circular: não
Dificuldade Técnica: Fácil
Local de Partida/Chegada: Casal de São Simão/ Miradouro das Fragas de São Simão
Mapa com a localização do Passadiço das Fragas de São Simão e principais pontos de interesse do percurso pedestre
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização do Passadiço das Fragas de São Simão
Onde ficar na sua visita ao Passadiço das Fragas de São Simão? Sugestões de alojamento
Quartos espaçosos, excelente piscina de água quente (o teto amovível é uma enorme mais-valia), mesa de snooker, muita simpatia e um pequeno-almoço fabuloso são os ingredientes que nos fazem recomendar o Hotel Rural Solar das Freiras sem pestanejar. Se quer um conselho, aposte nos quartos com banheira de hidromassagem. Depois de um dia de caminhada pelo Passadiço das Fragas de São Simão, sabe que nem ginjas!
A Quinta do Sobral tem uma envolvência rural estupenda. Se gosta de viajar com os seus amigos de quatro patas, fique desde já a saber que serão muito bem recebidos na propriedade. Os quartos são de estilo rústico e super confortáveis, tem uma excelente piscina para disfrutar dos dias quentes de verão e o pequeno-almoço tem uma qualidade irrepreensível. Apresenta uma das melhores relações qualidade-preço da região.
Clique para ver mais opções de alojamento em Figueiró dos Vinhos
Outros Passadiços em Portugal
- Melhores Passadiços de Portugal
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços de Aveiro
- Passadiços do Cerro da Candosa
- Passadiços de Fafe
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Monção
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Orvalho
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços da Serra d’Ossa
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços de Tábua
- Passadiços do Távora
- Passadiços de Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!