Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do Gameiro

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do Gameiro

O Alentejo está cheio de pequenas pérolas e o Parque Ecológico do Gameiro é uma das suas mais cintilantes. É precisamente neste oásis do concelho de Mora que se encontra o Passadiço do Gameiro, um dos segredos mais bem guardados do Alentejo.

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do GameiroO passadiço tem início na vistosa Praia Fluvial do Gameiro e segue junto ao tranquilo Rio Raia, bordejado pelos belos montados alentejanos. As paisagens ribeirinhas são mesmo idílicas e, como o passadiço segue por uma zona bastante selvagem, volta e meia conseguem-se avistar várias aves características da região, como sejam as garças-reais, os guarda-rios e os gaios.

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do GameiroO passadiço em madeira tem apenas 1,5 km de extensão (3 km ida e volta), como tal, é natural que saiba a pouco. Mas temos boas notícias. O Passadiço do Gameiro está inserido num excelente percurso pedonal circular de 5,5 km de extensão que, não só estende o passeio ribeirinho para o dobro, como ainda leva o caminhante a percorrer cerca de 2,5 km pelos típicos montados alentejanos.


Clique para conhecer os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Ao longo do percurso pedestre encontra painéis de informação, onde pode aprender sobre a flora e fauna local, postos de observação e zonas de descanso para esticar as pernas enquanto desfruta dos plácidos sons da natureza e das maravilhosas paisagens deste tesouro de Portugal.

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do GameiroNo que a desníveis diz respeito, não se apoquente. A zona ribeirinha, que incluí os passadiços de madeira, é praticamente plana e mesmo na zona do montado só terá de enfrentar uma subida ou outra um pouco mais cansativa. Mas, acredite, terá a  recompensa das vistas de cortar a respiração, privilégio apenas de alguns eleitos. Caso não esteja para aí virado, pode sempre ficar-se pela zona ribeirinha. Indo no verão, prepare-se para ir a banhos na convidativa Praia Fluvial do Gameiro.

Atenção: na zona do montado, é usual andarem algumas vacas à solta, mas não se assuste. Por norma, se não se meter com elas, elas também não se metem consigo.

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do GameiroO Parque Ecológico do Gameiro está longe de se esgotar no passadiço e na praia fluvial do Gameiro. A somar a estes dois (fantásticos) atrativos, que por si só mais do que justificam uma visita ao parque, ainda pode desfrutar do Parque Arborismo, destinado à prática de atividades radicais, e de visitar o Fluviário de Mora, um dos maiores aquários da Europa dedicado aos ecossistemas de água doce.

Tudo somado faz do Parque Ecológico do Gameiro um destino simplesmente perfeito para uma escapadinha na natureza, daquelas tão boas que até dói ter de regressar a casa.

Info prática sobre a Praia Fluvial do Gameiro

Passadiço do Gameiro e Praia Fluvial | Parque Ecológico do GameiroA Praia Fluvial do Gameiro é uma das nossas praias fluviais favoritas de Portugal e conta com excelentes infraestruturas de apoio. A praia é um excelente aproveitamento do Açude do Gameiro, no rio Raia. Para além de contar com imensas sombras naturais, tem ainda uma série de chapéus de palha gratuitos, bar de apoio, parque infantil, zona de merendas com assadores e até mesmo um campo de futebol de praia.

E se gosta de acampar, está com sorte: há um parque de campismo mesmo ao lado da praia. Resumindo e concluindo: tem tudo o que é preciso para uns dias bem passados rodeado por natureza.


Dica: se gosta de praias fluviais não deixe de ler o nosso artigo com as Melhores Praias Fluviais de Portugal


Na secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o percurso, fotos ilustrativas do Passadiço do Gameiro e do trilho pelo montado, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download

Passadiços do Gameiro e trilho pelo montado| Mora: informação prática, fotografias, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 5,5 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Início/Fim: Praia Fluvial do Gameiro

Coordenadas GPS início Passadiço do Gameiro: 38°57’15.3″N 8°06’30.8″W

O que levar:

  • Calçado e roupa adequada a caminhadas
  • Água e snacks
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da sua caminhada
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho e de uma toalha de praia para poder desfrutar da Praia Fluvial do Gameiro
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo

Fotografias do Passadiço do Gameiro e do Parque Ecológico do Gameiro | Mora

Barragem do Açude do Gameiro
Praia Fluvial do Gameiro
“Anda comigo ver os aviões…”
Painel Informativo do Parque Ecológico do Gameiro – Mora
Passadiço do Gameiro

Rio Raia visto do Passadiço do Gameiro
Trilho de Terra Batida
As maravilhosas paisagens da Zona Ribeirinha do Rio Raia
Montado Alentejano
Fluviário de Mora

Mapa do Passadiço do Gameiro e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Passadiço do Gameiro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Passadiço do Gameiro e trilho pelo montado | Mora

Altimetria Passadiço do Gameiro

Onde ficar a dormir

Casas de Romaria

Se quiser alugar um estúdio ou uma pequena villa para a sua escapadinha ao Parque Ecológico do Gameiro, as Casas de Romaria são uma das melhores opções. Este típico alojamento alentejano fica situado na castiça e tranquila aldeia de Brotas e tem tudo o que é preciso para uns dias bem passados, envolto de ruralidade. Para além da simpatia com que somos sempre recebidos, destacamos ainda a agradável piscina exterior e o pequeno-almoço onde nunca faltam os deliciosos produtos regionais.

Hotel Solar dos Lilases

Se preferir ficar mesmo em Mora, o Hotel Solar dos Lilases é uma excelente aposta. O hotel, que é no fundo um solar do século XIX primorosamente decorado, oferece quartos muito confortáveis, um bom pequeno-almoço e tem uma vista estupenda sobre Mora. Também não falta uma agradável piscina para se refrescar nos dias quentes de verão.

Lago Montargil & Villas

Se quiser combinar a sua visita ao Passadiço do Gameiro com um passeio pela bonita zona da Barragem de Montargil, sugerimos que fique alojado no Lago Montargil & Villas, o nosso favorito desta região. É um pouco mais caro que as outras duas opções mas se reservar com antecedência pode conseguir excelentes negócios. E acredite que merece o investimento. Os quartos são super luxuosos e a promessa de momentos de prazer se conseguir um com vista para o lago. O pequeno-almoço é de topo e, entre as muitas comodidades que dispõem, destacamos as suas piscinas, o gigantesco spa, a marina e o centro equestre. A relação qualidade-preço é estupenda.

Dica VagaMundos: se é fã de passadiços não deixe de ler os nossos artigos sobre os Passadiços do Alamal, os Passadiços de Aveiro, os Passadiços do Paiva e os Passadiços do Alvor

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

4 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia.
    Uma seguidora da vossa página.. Aliás foi pelas vossas indicações que fiz o camino português de Santiago..
    Continuo a aguardar nova edição do vosso livro. 🙂
    Obrigada por visitarem e darem a conhecer este pequeno/grande passadiço da minha terra.. MORA
    Um bem haja aos 2.
    Um local muito agradável para um pequeno passeio em família ou para caminhadas..
    OBRIGADA
    Marília Teles

    • Olá Marília!

      Muito obrigado pelas amáveis palavras. Adoramos conhecer este cantinho mágico da sua terra 🙂
      É daqueles locais para saborear com calma e já temos vontade de regressar.
      Logo que tenhamos a nova edição do livro avisamos.

      Beijinhos nossos

  2. Boa noite.
    Fotos fantásticas e promoção a merecer o agradecimento das gentes do Concelho de Mora.
    Gostaria de ser autorizado a usar uma destas fotos, como foto de capa na minha página do facebook, identificando naturalmente a fonte da mesma.
    Saudações
    Obrigado.
    Aníbal.

    • Boa noite Aníbal,
      Muito obrigado pelas amáveis palavras. É um prazer contribuir para a divulgação do concelho de Mora, de que tanto gostamos.
      Pode utilizar a foto na sua página desde que identifique a fonte e coloque uma menção à nossa página do facebook ou um link para o site (o que preferir).
      Depois diga-nos qual é a sua página para que possamos também conhecer o seu trabalho.
      Abraços nossos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.