Passadiços de Alvor, os maiores passadiços do Algarve

Passadiços de Alvor

É fã de passadiços e está de visita ao Algarve? Então não pode deixar de ir conhecer (e percorrer) os fantásticos Passadiços de Alvor, os maiores passadiços do Algarve e uma das maiores pérolas do concelho de Portimão.

Os passadiços têm cerca de 6 km de extensão, e ligam a Praia dos Três Irmãos à maravilhosa Ria de Alvor, um dos nossos cantinhos favoritos do barlavento algarvio.

Passadiços do AlvorEntre a Praia dos Três Irmãos e o pontão da Praia do Alvor os passadiços seguem sempre junto ao mar, ao longo do cordão dunar, e brindam o caminhante com lindas vistas sobre o mar e as ondulantes dunas.

Passadiços do AlvorUma vez na Ria de Alvor os passadiços percorrem uma miríade de dunas, pequenas praias e sapais, premiando o visitante com vistas soberbas sobre esta maravilha natural. Reserve tempo para observação das largas dezenas de espécies de aves que fazem da Ria de Alvor a sua casa.

Passadiços do Alvor
Por vezes as dunas tomam conta dos Passadiços de Alvor

A distância total dos Passadiços de Alvor é de 6 km, mas caso opte por fazer ida e volta, e decida percorrer todos os passadiços que cruzam a zona das dunas e sapal da Ria de Alvor, terá de percorrer aproximadamente 12 km.

Dica VagaMundos: se é fã de passadiços não deixe de ler os nossos artigos sobre os Passadiços do Alamal, os Passadiços de Aveiro e os Passadiços do Paiva.

Nós começamos e finalizamos a caminhada na Praia dos Três Irmãos (também pode começar na Ria de Alvor) e fomos até ao farol da Praia do Alvor e daí seguimos em direção à ria onde percorremos os passadiços mais emblemáticos sobre as dunas e sapais. No total somamos cerca de 9 km e fizemos todo o percurso em três horas, nas calmas, parando amiúde para tirar fotografias e desfrutar da paisagem.

Praia dos Três Irmãos
Praia dos Três Irmãos

Independentemente das escolhas que faça, não se assuste com a distância pois o percurso não tem desníveis significativos e existem várias áreas de descanso onde pode esticar as pernas enquanto desfruta das maravilhosas paisagens sobre o mar e a Ria do Alvor.

Praia do Alvor, junto ao farol

Outra das vantagens do percurso ser plano é que o torna perfeito para toda a família, mesmo para quem está com pequenotes ou tem mobilidade reduzida.

Nota: nós percorremos os Passadiços de Alvor a pé mas os mesmos podem ser percorridos de bicicleta sem qualquer problema, visto que o percurso é todo ele ciclável.

Secção de terra batida na Ria de Alvor

Na secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o percurso, o mapa do percurso e a rota GPS para download (não que seja preciso, visto que o percurso está super bem assinalado e é, virtualmente, impossível perder-se).

Dica VagaMundos: se quiser pode aproveitar ainda para visitar a aldeia piscatória de Alvor. Quando vir as docas dos pescadores basta seguir ao longo da marginal do Alvor até ao centro do povoado. Não há que enganar e a distância é de somente 500 metros (1 km ida/volta).

Clique para conhecer os Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Passadiços de Alvor: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 6 km (12 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Início/Fim: Praia dos Três Irmãos/Ria de Alvor (pode começar em ambos os pontos)

Coordenadas GPS início Passadiços de Alvor: 37°07’15.6″N 8°34’58.3″W

Quando Ir: todas as estações são boas para percorrer os Passadiços de Alvor, sendo que no verão até pode aliar o passeio a uns mergulhos. Aconselhamos é que tenha em conta que o percurso carece de sombras, logo, em dias de maior calor, aconselhamos ir bem cedo pela manhã ou ao final da tarde. Se optar pela segunda opção, ainda terá como bónus um soberbo pôr-do-sol sobre a Ria de Alvor.

O que levar:

  • Calçado e roupa adequada a caminhadas
  • Água e snacks
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho e de uma toalha de praia
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. Se gostar de observar aves não se esqueça dos binóculos.
  • E o mais importante: um saco para trazerem convosco o vosso lixo

Nota Importante: o ecossistema da Ria de Alvor é muito frágil e cabe a todos nós preservá-lo. Por isso durante a caminhada evite sair dos passadiços ou do percurso marcado. Não ceda à tentação de subir às dunas ou de caminhar pelo sapal pois vai criar danos ambientais irreparáveis.

Fotografias dos Passadiços de Alvor

Praia dos Três Irmãos
Praia de Alvor
Farol da Praia de Alvor
Passadiços de Alvor
Passadiços de Alvor sobre as dunas
Passadiços de Alvor
Área de descanso nos Passadiços de Alvor
Sapais da Ria de Alvor
Um dos muitos habitantes da Ria de Alvor
Passadiços de Alvor
Caminho de terra batido junto à Ria de Alvor
Dunas
Ria de Alvor

Mapa dos Passadiços de Alvor e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços de Alvor

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Nota: a rota GPS que aqui partilhamos foi o percurso que realizamos, com início e fim na Praia dos Três Irmãos e com uma extensão de aproximadamente 9 km.

Onde ficar a dormir

Pestana D. João II Beach & Golf Resort

O nosso alojamento preferido no Alvor é o Pestana D. João II. Fica localizado mesmo à frente da praia, a umas escassas dezenas de metros do areal e dos Passadiços de Alvor (até existe um acesso pelo hotel).

Os quartos são confortáveis e têm varanda. Opte pelos que têm vista mar – as vistas mais do que compensam a diferença de preço. O pequeno-almoço é muito completo e tem uma vasta oferta de serviços e comodidades para os hóspedes, dos quais destacamos o ginásio, o spa e as suas três piscinas (duas de água salgada no exterior e uma piscina interior aquecida). A relação preço-qualidade é, sem sombra de dúvidas, uma das melhores do Alvor.

Aguahotels Alvor Jardim

Se preferir ficar alojado na aldeia piscatória de Alvor o Aguahotels é uma excelente opção. É super sossegado, fica perto do centro da aldeia, os quartos são espaçosos e o pequeno-almoço é igualmente bom (e por norma já está incluído no preço). Ah! E se quiser dar uns mergulhos de água doce depois da caminhada, tem duas piscinas à disposição.

Dica
Se procura mais caminhadas e lugares mágicos no Algarve leia também os nossos artigos sobre o Trilho dos 7 Vales Suspensos, o Trilho da Fonte Benémola e a Cascata do Pego do Inferno.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.