Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | Fafe

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | Fafe

Quando ouve falar de Fafe, só lhe vem à cabeça o Rally de Portugal? É porque ainda não conhece a Praia Fluvial e os Passadiços da Barragem da Queimadela, a nova estrela do Trilho Verde da Marginal (PR4 Fafe), que se desenvolve em torno da Albufeira da Barragem da Queimadela, um maravilhoso espelho de água aos pés da recôndita Aldeia de Pontido.

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | Fafe

O Trilho Verde da Marginal é um percurso pedestre circular com cerca de 3 km de extensão, mas não vá à espera de encontrar essa extensão em passadiços contínuos. Os Passadiços da Barragem da Queimadela só foram construídos em pontos fulcrais do Trilho Verde da Marginal, de forma a tornar o percurso em torno da barragem acessível a um maior número de pessoas.

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeO percurso é praticamente plano o que, aliado à sua curta extensão, faz dos Passadiços da Barragem da Queimadela uma excelente opção de caminhada para se fazer em família, com o bónus de, no verão, poder também ir a banhos ou praticar desportos náuticos na convidativa Praia Fluvial da Queimadela.

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeAo longo do percurso pedestre em torno da albufeira irá encontrar a maravilhosa Cascata da Queimadela (acompanhada por uma miríade de pequenas lagoas e quedas de água), atravessar frondosos bosques, e desfrutar de maravilhosas vistas panorâmicas sobre o enorme espelho de água alimentado pelas águas do rio Vizela. E, claro, não faltam bons spots para estender a manta e fazer um aprazível picnic rodeado de natureza!

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | Fafe

Se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

Guia completo para visitar os Passadiços da Barragem da Queimadela | Trilho Verde da Marginal PR4 Fafe

Onde ficam e onde começar os Passadiços da Barragem da Queimadela?

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeComo o próprio nome indica, os Passadiços da Barragem da Queimadela estão situados nas margens da Albufeira da Queimadela, junto à pequena aldeia turística do Pontido, no concelho de Fafe, Capital do Rally de Portugal.

O melhor ponto para iniciar a caminhada é no parque de estacionamento que fica em frente ao café/restaurante do Parque de Campismo da Barragem da Queimadela. Está situado a dois passos da praia fluvial e tem alguns lugares para parquear a sua viatura. Contudo, nos fins-de-semana de verão, o mais certo é estarem todos ocupados. Se for o caso, pode estacionar a sua viatura num parque de maiores dimensões localizado a pouco mais de 250 metros do início do percurso pedestre, junto à entrada do parque de campismo.

É preciso pagar para visitar os Passadiços da Barragem da Queimadela? Qual o preço dos bilhetes?

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeÀ data da nossa última visita aos Passadiços da Barragem da Queimadela (junho de 2022) não era preciso pagar bilhete para aceder aos passadiços. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços da Barragem da Queimadela?

Os Passadiços da Barragem da Queimadela estão abertos ao público durante todo o ano, logo, pode visitá-los em todas as estações. A escolha da estação dependerá muito dos seus objetivos.

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafePor exemplo, se quiser ver a Cascata da Queimadela em todo o seu esplendor aponte a visita para o final do inverno ou para a primavera. Já se o seu objetivo é combinar a visita aos Passadiços da Barragem da Queimadela com um mergulho na praia fluvial, os dias quentes de verão são de longe a melhor aposta.

Praia Fluvial da Barragem da Queimadela | Fafe: informação prática para visitar

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeA Praia Fluvial da Barragem da Queimadela é uma das nossas praias fluviais favoritas no norte de Portugal. É vigiada durante a época balnear e, para além do soberbo enquadramento paisagístico, tem uma irrepreensível qualidade de água (Bandeira Azul), um vasto areal e excelentes infraestruturas de apoio.

Entre elas os nossos destaques vão para o Aquapark insuflável (com escorregas que fazem as delícias dos mais novos), para o parque de merendas com churrasqueiras, casas de banho, duches, rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida e um bar com uma aprazível esplanada de apoio à praia onde pode almoçar ou simplesmente beber um copo.

Praia Fluvial e Passadiços Barragem da Queimadela | FafeE o melhor de tudo é que a oferta de atividades da Praia Fluvial da Barragem da Queimadela não se resume a caminhadas pelos trilhos ou passadiços e refrescantes mergulhos. Se gosta de navegar, também está no sítio certo, pois é possível alugar canoas e pranchas de SUP.

E como tem um parque de campismo mesmo ao lado (com área para autocaravanas) até pode montar arraiais a dois passos da praia. Se acampar não for muito a sua praia, pode sempre optar por pernoitar numa das casinhas recuperadas da vizinha Aldeia de Pontido. Foi a nossa opção quando fomos percorrer os Passadiços da Barragem da Queimadela!

Clique para conhecer as Melhores Praias Fluviais de Portugal

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic nas margens da albufeira.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Não esquecer o fato de banho nos dias quentes para poder ir dar uns mergulhos à Praia Fluvial da Barragem da Queimadela.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer todo o seu lixo consigo

Passadiços da Barragem da Queimadela | PR4 Fafe: informações do percurso pedestre

  • Distância: 3 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Campismo da Barragem da Queimadela

Mapa dos Passadiços da Barragem da Queimadela e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso dos Passadiços da Barragem da Queimadela.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto dos Passadiços da Barragem da Queimadela?

Depois da sua caminhada pelos Passadiços da Barragem da Queimadela, sugerimos que parta à descoberta dos outros encantos do concelho de Fafe.

Aldeia do Pontido

Comece com uma visita à vizinha Aldeia do Pontido, que pode ser acedida de carro ou a pé a partir dos Passadiços da Barragem da Queimadela. Havendo energia, sugerimos que opte por ir a pé, pois o percurso pedestre é simplesmente maravilhoso. O trilho pedestre arranca junto da Cascata da Queimadela e acompanha o rio Vizela até chegar à altaneira aldeia. Pelo caminho irá poder ver antigos moinhos de água e um sem número de pequenas lagoas e quedas de água. A subida até à aldeia é empinada, mas ida e volta somam apenas 500 metros.

Casa do Penedo

Depois suba às Serras de Fafe, onde decorrem as provas do Rally de Portugal, e vá conhecer a famosa Casa do Penedo, que parece recortada do universo dos Flinstones. Não deixe também de dar um saltinho ao Alto de Morgaír, o ponto mais alto do concelho de Fafe, onde será brindado com vistas de fazer cair o queixo. Dizem que em dias limpos a vista alcança até as serras do Gerês, mas no dia em que lá fomos, o São Pedro não esteve pelos ajustes e presenteou-nos com um valente nevoeiro.

Arquitetura dos “Brasileiros” – Fafe

Depois desça até à cidade de Fafe para ir conhecer a ímpar Arquitetura dos “Brasileiros” (imponentes palacetes construídos pelas gentes de Fafe que emigraram para o Brasil no século XIX), e o incontornável Museu do Rally de Fafe. Aproveite para passear nos seus belos jardins (o Parque da Cidade e o Parque do Relógio são particularmente aprazíveis) e para visitar a Igreja Matriz de Fafe, de fachada barroca.

Igreja Românica de Arões

A dois passos da cidade poderá ainda visitar a linda Igreja Românica de Arões e a símpatica Praia Fluvial de Golães. Como pode constatar, os atrativos de Fafe estão muito longe de se resumir à Praia Fluvial e aos Passadiços da Barragem da Queimadela.

Fisgas de Ermelo – Parque Natural da Serra do Alvão

Caso queira esticar a sua escapadinha ao Norte de Portugal, sugerimos uma visita às históricas cidades de Guimarães e Braga e/ou um saltinho ao Parque Natural da Serra do Alvão, onde brilham as imponentes Fisgas de Ermelo, uma das mais altas cascatas de Portugal.

Onde ficar a dormir em Fafe? Sugestões de alojamento

Aldeia Do Pontido

Mais perto da praia Fluvial e dos Passadiços da Barragem da Queimadela, é impossível. A Aldeia do Pontido é uma aldeia turística recuperada, mantendo traça e usando materiais tradicionais, que voltou a ter vida três décadas depois do seu último habitante ter partido. As casinhas rústicas são super confortáveis e o restaurante serve iguarias regionais de lamber os beiços. Aqui os dias são em comunhão com a natureza, num refúgio no meio da floresta, a escutar a sinfonia dos pássaros e o murmurejar das águas do rio.

Casa da Lagiela rural senses

Outra excelente opção de turismo rural em Fafe é a Casa da Lagiela, um pequeno paraíso de sossego, intimidade e acolhimento familiar em Travassós, a 10 minutos de Fafe. A casa rural restaurada foi pensada para proporcionar todo o conforto aos hóspedes. Quer escolha o estúdio o T1 ou o T2 para umas ótimas férias no meio da natureza, nada faltará a si, à família e ao patudo. Nem um amplo tanque de água natural para se refrescar no verão.

Hotel Fafense

Se preferir ficar na cidade de Fafe, o Hotel Fafense é a melhor aposta. Apresenta padrões de qualidade e atenção ao hóspede de fazer corar muito hotel de 4 estrelas – com uma equipa de funcionários que recebe, comunica e mima como poucas. Os quartos privados, aclimatizados e de decoração moderna, merecem cada elogia relativo ao conforto, limpeza e comodidades. O pequeno almoço é variado e de qualidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Fafe

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Manuel Figueiredo

    A partir da info do vosso site fui por estes dias experimentar o pequeno percurso da barragem da Queimadela e achei-o muito agradável.
    Fiz picnic por lá e como já é outubro estava pouca gente o que facilitou a sensação de paz.
    Obrigado e continuem com o vosso bom trabalho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.