Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Se para si o Algarve só rima com praias paradisíacas, é porque ainda não conhece os admiráveis Passadiços do Barranco do Demo, o novo percurso pedestre do concelho de Monchique, que se desenvolve nas imediações da aldeia de Alferce e tem como estrela maior uma vertiginosa ponte suspensa que permite atravessar o escarpado desfiladeiro em total segurança. Nós já o fomos percorrer e agora partilhamos consigo tudo o que precisa de saber para ir desfrutar de um dos cantinhos mais mágicos (e desconhecidos) do Algarve.

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Apesar dos Passadiços do Barranco do Demo só terem sido inaugurados em outubro de 2023, já se tornaram um dos locais de visita obrigatória para todos os amantes de caminhadas que estejam de passagem pelo sul de Portugal. E, acredite, a fama tem razão de ser!

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Os Passadiços do Barranco do Demo estendem-se ao longo de ambas as margens de um abrupto desfiladeiro, onde se encontram duas empinadas escadarias conectadas por uma estupenda ponte suspensa com 50 metros de extensão, permitindo assim ao caminhante desfrutar de um dos recantos mais selvagens da Serra de Monchique.

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

A sensação de tranquilidade está omnipresente em todo o percurso e a envolvente paisagística é simplesmente apaixonante, sendo coroada por uma fotogénica ribeira que corre pelas profundezas do desfiladeiro formando pequenas quedas de água e lagoas.

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Em ambos os extremos dos passadiços existem ainda áreas de descanso que são autênticos miradouros, sendo perfeitas para fazer um aprazível picnic e dar um merecido descanso às pernas, que tiveram de descer e subir os mais de 500 degraus das escadarias.

O único defeito que encontramos nos Passadiços do Barranco do Demo, é que sabem a pouco. Os passadiços em si têm apenas 1 km de extensão, ou seja, a caminhada é de somente 2 km ida e volta. Mas até para isso há solução.

Os Passadiços do Barranco do Demo estão integrados num percurso pedestre com cerca de 6,5 km de extensão que liga a aldeia de Alferce às ruínas do altaneiro Castelo de Alferce, onde em breve irá nascer um centro interpretativo. Lá do alto será brindad@ com vistas de cortar a respiração sobre os ondulantes montes da Serra de Monchique entrecortados pelo lençol de água da albufeira da ribeira de Odelouca.

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços do Barranco do Demo, com muitas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer um dos percursos pedestres mais surpreendentes do Algarve.

 Na preparação da sua visita aos Passadiços do Barranco do Demo, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar os Passadiços do Barranco do Demo | Alferce – Monchique

Onde ficam e onde começar os Passadiços do Barranco do Demo?

Como já referimos atrás, os Passadiços do Barranco do Demo ficam situados na freguesia de Alferce, no concelho de Monchique, a somente 9 km da sede de concelho e 30 km de Portimão. A entrada para os passadiços com melhor acesso está localizada junto do cemitério de Alferce. Se entrar pelo lado do cerro do Castelo de Alferce terá de percorrer uma estrada de terra batida.

Junto ao cemitério irá encontrar alguns lugares de estacionamento, mas em dias de grande afluência de turistas (como seja, o fim de semana), o mais certo é não encontrar lugar para parquear a sua viatura. Nesse caso sugerimos que parqueie a sua viatura nas imediações da Igreja de Alferce, e que comece aí a sua caminhada. O percurso pedestre encontra-se bem sinalizado desde o centro da aldeia e apenas terá de percorrer mais 1 km (ida e volta).

É preciso pagar para visitar os Passadiços do Barranco do Demo? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços Barranco do Demo | Alferce: guia para visitar

Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços do Barranco do Demo e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços do Barranco do Demo?

Os Passadiços do Barranco do Demo estão abertos ao público durante todo o ano, logo, pode visitá-los em todas as estações. Ainda assim, consideramos que a melhor altura para os percorrer é entre finais de setembro e inícios de junho, alturas do ano em que as temperaturas no Algarve são mais amenas, como tal, mais convidativas para a prática de caminhadas. Se os visitar na primavera, terá o bónus de encontrar a ribeira do Barranco do Demo em todo o seu esplendor.

Como sabe, nos meses de verão o Algarve é mesmo muito quente o que pode tornar a caminhada muito desconfortável. Se quiser percorrer os passadiços no verão, sugerimos vivamente que, de forma a fintar o calor, faça a sua caminhada durante as primeiras horas da manhã ou ao final do dia. Ah, e leve muita água!

Se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!

Passadiços do Barranco do Demo | Alferce – Monchique: informações do percurso pedestre

Os Passadiços do Barranco do Demo encontram-se muito bem sinalizado, mas pode sempre descarregar o track GPS que disponibilizámos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no ponto de partida da caminhada.

  • Distância: 2 km (ida e volta) desde as imediações do cemitério de Alferce ou 3 km (ida e volta) desde o centro da aldeia
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Alferce

Mapa dos Passadiços do Barranco do Demo e track GPS para download (GPX e KLM)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Barranco do Demo.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Barranco do Demo + Castelo de Alferce: informações do percurso pedestre

Caso queira esticar a caminhada sugerimos que arranque da aldeia de Alferce e que, após percorrer os passadiços, suba até às ruínas do Castelo de Alferce. O caminho até ao castelo também se encontra sinalizado, mas tem pontos em que a melhor direção a tomar pode suscitar algumas dúvidas. Como tal, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo.

  • Distância: 6,5 km (ida e volta)
  • Circular: parcialmente
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Alferce

Mapa dos Passadiços do Barranco do Demo + Castelo de Alferce e track GPS para download (GPX e KLM)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho dos Passadiços do Barranco do Demo e do Castelo de Alferce.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto dos Passadiços do Barranco do Demo?

Vila de Monchique

Quando for percorrer os Passadiços do Barranco do Demo aproveite para conhecer os principais atrativos da Serra de Monchique. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder são as seguintes

  • Visitar as Caldas de Monchique, um paraíso escondido numa pequena encosta rodeada de bosques e onde o som da água a correr é omnipresente. Este é inclusivamente o único complexo termal do Algarve, e já o é desde o tempo da ocupação romana.
  • Passear pelas empinadas ruelas e escadarias do centro histórico da Vila de Monchique, onde se escondem fotogénicas estátuas. Durante o seu passeio não deixe de visitar a Igreja Matriz de Monchique, que se destaca pelo seu lindo pórtico manuelino, e a Igreja do Senhor dos Passos.
  • Subir ao Miradouro da Fóia o ponto mais alto de todo o Algarve, situado a cerca de 900 metros de altitude. Em dias com boa visibilidade consegue-se avistar o Cabo de São Vicente, Faro e até mesmo a Serra da Arrábida.
  • Percorrer o trilho das Cascatas da Serra de Monchique, um desafiante percurso pedestre que arranca e termina junto ao Miradouro da Fóia e permite conhecer três das cascatas mais bonitas do Algarve: a Cascata do Barbelote (a nossa favorita), a Cascata do Chilrão e a Cascata do Penedo do Buraco.
Cascata do Barbelote

Onde ficar a dormir na Serra de Monchique? Sugestões de alojamento

Monchique Resort & Spa

O Monchique Resort & Spa é um autêntico refúgio no meio das montanhas da Serra de Monchique. É um hotel elegante onde poderá desfrutar do equilíbrio entre o luxo de um hotel de cinco estrelas e as dádivas da natureza. Construído de forma a minimizar o impacto ambiental, o hotel dispõe de suites espaçosas e luminosas, super confortáveis e absolutamente harmoniosas. Entre as comodidades encontra piscinas exterior e interior, um Spa, dois restaurantes, bar e centro de fitness.

Vilafoia

Uma joia escondida no topo dum monte com uma vista memorável, o Vilafoia é um alojamento moderno com piscina exterior e deck de ioga, hammocks e cama balinesa no jardim. Dispõe de amplos quartos duplos, familiares e estúdios, aclimatizados e muito confortáveis, todos com varanda e casa de banho privadas. Acorde para um pequeno almoço excecional e relaxe no jacúzi ao fim do dia.

Clique para ver mais opções de alojamento na Serra de Monchique

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.