Ir a Aveiro e não ver as maravilhas naturais da Ria de Aveiro de perto é como ir a Roma e não ver o Papa. E se antes era preciso apanhar boleia num moliceiro ou numa bateira, para desfrutar de perto das deslumbrantes paisagens da Ria, agora já só precisa de pegar na sua bicicleta ou de enfiar os pés no seu calçado favorito de caminhada e percorrer, sem pressas, os espetaculares Passadiços Ria de Aveiro.
Com início no Canal de São Roque (bem pertinho do centro da cidade de Aveiro) e término junto ao rio Vouga, em Vilarinho, os Passadiços de Aveiro atravessam sapais, pequenos bosques e pinhais, brindando o visitante com vistas soberbas sobre a maravilha natural que é a Ria de Aveiro com a sua peculiar fauna e flora.
E como se isso não bastasse, podemos ainda observar embarcações naufragadas, gruas de outros tempos, pequenas ilhas desertas, velhos casarios e uma série de painéis com imensa informação sobre a Ria de Aveiro e onde não faltam curiosos dizeres aveirenses, que o vão fazer soltar algumas gargalhadas.
A distância total dos Passadiços da Ria de Aveiro é de 7,5 km (15 km ida e volta), mas se quiser cortar um pouco no percurso sugerimos que comece e termine a caminhada no Cais da Ribeira de Esgueira (assim, terá apenas de percorrer 10 km ida e volta). Assim, percorre a parte menos urbana dos passadiços e poupa uns bons quilómetros às pernas, especialmente útil se for com crianças pequenas ou estiver apertado de tempo.
Independentemente da opção, não se assuste com a distância pois o percurso é plano e existem várias áreas de descanso onde pode esticar as pernas enquanto desfruta da maravilhosa paisagem da Ria de Aveiro.
Nota: nós percorremos os Passadiços de Aveiro a pé mas os mesmos podem ser percorridos de bicicleta sem qualquer problema, visto que o percurso é todo ele ciclável.
Na secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o percurso, fotos ilustrativas dos Passadiços da Ria de Aveiro, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download (não que seja preciso, visto que o percurso está super bem assinalado e é, virtualmente, impossível perder-se).
Conteúdo deste Artigo
- 1 Passadiços de Aveiro: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
- 2 Fotografias dos Passadiços de Aveiro
- 3 Mapa dos Passadiços de Aveiro e rota GPS (da versão de 10km)
- 4 Altimetria dos Passadiços de Aveiro
- 5 Onde ficar – Sugestões de Alojamentos
- 6 Outros Passadiços em Portugal
Passadiços de Aveiro: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias do percurso pedestre, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Informação prática da totalidade do percurso dos Passadiços da Ria de Aveiro
Distância: 7,5 km (15 km ida e volta)
Circular: não
Dificuldade Técnica: Fácil
Início: Canal de São Roque
Fim: Ponte Caída sobre o Rio Vouga em Vilarinho
Informação prática do percurso dos Passadiços da Ria de Aveiro que nós percorremos (e recomendamos)
Distância: 5 km (10km ida e volta)
Circular: não
Dificuldade Técnica: Fácil
Início: Cais da Ribeira de Esgueira
Fim: Ponte Caída sobre o Rio Vouga em Vilarinho
Coordenadas GPS início Passadiços Aveiro: 40°39’25.1″N 8°38’10.5″W
Quando Ir: todas as estações são boas para percorrer os Passadiços de Aveiro. Convém é ter em conta que o percurso tem muito poucas sombras (apenas as encontra nos troços de terra batida que atravessam os bosques e pinhais), logo em dias de maior calor aconselhamos a ir bem cedo pela manhã ou ao final da tarde.
O que levar:
- Calçado e roupa adequada a caminhadas
- Água e snacks
- Chapéu, protetor solar e óculos de sol
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada pela fotogénica Ria de Aveiro. Se gostar de observar aves não se esqueça dos binóculos.
- E o mais importante: um saco para trazerem convosco o vosso lixo
Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal
Fotografias dos Passadiços de Aveiro
Mapa dos Passadiços de Aveiro e rota GPS (da versão de 10km)
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços da Ria de Aveiro
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria dos Passadiços de Aveiro
Onde ficar – Sugestões de Alojamentos
A cidade de Aveiro tem ampla e diversificada escolha de alojamento, mas na nossa opinião, nada melhor que ficar alojado num quarto com vista para os canais, o grande ex-libris de Aveiro. Mas dentre mais de duas centenas de soluções de alojamento, é certo que vai encontrar noites de descanso que são a sua cara. O difícil é escolher.
Na nossa última passagem por Aveiro ficamos no Hotel das Salinas e podemos dizer que foi um verdadeiro achado. Este hotel boutique de 3 estrelas reúne todos os atributos que valorizamos numa estadia. Desde o primeiro minuto que fomos inundados de atenção e simpatia por parte da gerência e do staff, e os miminhos que viríamos a encontrar no nosso studio super aconchegante e confortável, com o bónus das melhores vistas sobre o Canal Central, deixaram-nos sem palavras.
Camas super confortáveis e silêncio tranquilizador asseguram excelentes noites de descanso. E o super completo pequeno-almoço é a forma perfeita de começar o dia com energia para a caminhada pelos Passadiços de Aveiro. A relação qualidade-preço é uma das melhores da cidade dos ovos moles. Clique para reservar a sua estadia no Hotel das Salinas.
Clique para ver outras boas opções de alojamento em Aveiro.
Outros Passadiços em Portugal
- Melhores Passadiços de Portugal
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços do Cerro da Candosa
- Passadiços de Fafe
- Passadiços das Fragas de São Simão
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Monção
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Orvalho
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços da Serra de Ossa
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços de Tábua
- Passadiços do Távora
- Passadiços de Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
peço desculpa, mas nao concordo com a sinalizaçao dos percursos: é zero ou enestente quer em AVEIRO, quer em Cacia, o que lamento
Bom dia Lúcia.
A secção dos Passadiços de Aveiro que percorremos, e recomendamos, estava bem assinalada e tinha muitos placards de informação. Nos restantes locais não sabemos dizer.
Visitei, hoje dia 23 Agosto de 2019, pela primeira vez o passadiço de Aveiro e penso que percorri todo o percurso pois no final estava tudo um pouco confuso.
Confesso que vim para casa com sentimentos opostos em relação ao passadiço.
Por um lado gostei do percurso escolhido para este passadiço, tem paisagem únicas da ria e é bastante agradável e saudável de se fazer.
O passadiço de madeira ainda é recente mas parece-me bem tratado mas uma zona requere intervenção pois tem pelo menos uma tabua do piso partida.
Espero que continuem a tratar bem a madeira para conservar o passadiço e evitar acidentes.
No entanto tem falhas graves que no meu entender já deviam ter sido eliminadas de início e combatidas.
Fiquei bastante triste com a quantidade de lixo nas zonas laterais do passadiço.
Falo em troncos velhos, barcos todos podres, garrafas de plástico, pneus aos montes, um frigorífico todo podre, botas de borracha, pedaços de esferovites, bidões plástico e até, ao que parece, um caixote do lixo em plástico lá está no meio do lodo.
Logo ao início deparamo-nos com uma propriedade onde o dono tem uma parte cheia de paus e chapas metálicas e plásticas o que dá um péssimo aspeto a quem visita um lugar destes.
Na visita e na caminhada que fiz notei falta de informação tanto na deslocação como no passadiço.
Deveria ter placas informativas no trajeto e no passadiço para que as pessoas saibam onde estão e quanto tempo necessitam de percorrer ate ao fim.
Deveriam também ter caixotes do lixo espalhados pelo percurso, alertas para as pessoas não poluírem, informação dos malefícios dos plásticos e pneus para o ambiente e limpezas regulares.
Espero com esta mensagem contribuir para a melhoria do passadiço.
Paulo Ramalho
Boa tarde gostaria de receber informações sobre a acessibilidade para pessoas em cadeiras de rodas,sugiro que o façam,seria bastante útil.Obrigada
Boa Tarde, queria saber se é possível fazer o percurso de cadeira de rodas eléctrica? Tenciono fazê – lo esta 3f… Obrigada
Fui este sábado e gostei, o percurso é fácil de fazer.
Segui as vossas indicações e fiz os 10km. A paisagem não é nenhuma maravilha, algo cinzenta, mas vale pela originalidade. E gostei mesmo de ver os barcos ao longo do percurso, dão um ar spooky.
Tenciono voltar na Primavera!