Se só associa a fortificada vila de Monção ao afamado Vinho Verde Alvarinho, é porque ainda não foi conhecer os Passadiços de Monção, o novo percurso pedonal do Alto Minho, que une o centro histórico de Monção às verdejantes margens do rio Minho.
Os Passadiços de Monção estendem-se ao longo da icónica muralha de Monção e das margens do rio Minho até ao admirável Parque das Caldas, sempre com os olhos postos na vizinha Galiza, que da outra margem acena sedutoramente. A sensação de tranquilidade está omnipresente em todo o percurso e a envolvente paisagística é simplesmente apaixonante.
O único defeito que têm, é que sabem a pouco. O passadiço de madeira não chega a ter sequer 1 km de extensão. Mas até para isso há solução. Os Passadiços de Monção estão conectados com o novo troço da Ecopista do Rio Minho que liga o Parque das Caldas até ao posto agrícola de Troviscoso. Assim, já pode estender o passeio ribeirinho para mais do dobro (2,3 km de extensão que se traduzem em 4,6 km ida e volta).
Este alargamento permite ainda observar as seculares pesqueiras do Rio Minho, engenhosos sistemas de muros de pedra construídos a partir das margens para travar a passagem dos peixes e que, ainda hoje, são usadas na pesca do sável, truta e lampreia.
Pelo caminho não faltam locais para descansar as pernas e contemplar o rio Minho, assim como bons spots para fazer um aprazível picnic. E como o percurso praticamente não tem desníveis, torna-o acessível a todos sendo simplesmente perfeito para uma retemperadora escapadinha em família.
Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços de Monção, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este fascinante percurso pelas margens do rio Minho.
“Vendo-os assim tão pertinho,
a Galiza mail’ o Minho,
são como dois namorados
que o rio traz separados
quasi desde o nascimento.
Deixal-os, pois, namorar
já que os paes para casar
lhes não dão consentimento”
João Verde
Conteúdo deste Artigo
Guia completo para visitar os Passadiços de Monção
Onde começar os Passadiços de Monção?
A entrada para os Passadiços de Monção está localizada junto às históricas muralhas de Monção, mais concretamente junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado. Contudo como o percurso é linear pode sempre optar por começar no Parque das Caldas.
É preciso pagar para visitar os Passadiços de Monção? Qual o preço dos bilhetes?
Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços de Monção e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Quando ir percorrer os Passadiços de Monção?
O que levar?
- Mochila leve e confortável.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!
- Um saco para trazer o seu lixo consigo.
Passadiços de Monção: informações do percurso pedestre pela Ecopista do Rio Minho
- Distância: 800 metros de passadiços (1,6 km ida e volta) ou 2,3 km (4,6 km ida e volta) com o troço da Ecopista do Rio Minho
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Muralhas de Monção, junto às escadas do Arado
- Se os Passadiços de Monção e o troço da Ecopista do Rio Minho entre o Parque das Caldas e a zona onde estão localizadas as pesqueiras lhe souber a pouco, pode sempre ir percorrer a Ecopista Monção-Valença. Este percurso segue na direção oposta dos passadiços pelo antigo traçado da linha férrea, contando com aproximadamente 15 km de extensão (30 km ida e volta). Como a distância é longa, se o quiser percorrer na sua totalidade, o ideal é ir de bicicleta. Caso opte por ir a pé, pode sempre fazer apenas um pequeno troço para complementar os Passadiços de Monção.
- Se ficar saciad@ de caminhadas com os Passadiços de Monção, pode sempre aproveitar para ir conhecer o riquíssimo património do centro histórico de Monção, ir a banhos nas Termas de Monção e visitar o surpreendente Palácio da Brejoeira, que fica localizado na freguesia de Pinheiros, a somente 5 km do centro de Monção. Clique para ler o nosso roteiro detalhado com o que ver e fazer em Monção.
- Se é fã de passadiços, recomendamos que dê um saltinho ao vizinho concelho de Melgaço e vá percorrer os cénicos Passadiços de Melgaço, que estão inseridos no Trilho Percursos Marginais do Rio Minho. Clique para mais informações sobre os Passadiços de Melgaço.
- Se for com mais tempo recomendamos também uma visita à vizinha vila de Melgaço e à aldeia de Castro Laboreiro. Esta última, para além de ser uma das aldeias históricas mais apaixonantes do Gerês, é também o ponto de partida do fantástico Trilho Castrejo, um dos nossos trilhos favoritos do Gerês. Se gosta de uma boa caminhada de montanha não hesite em ir percorrê-lo. Clique para mais informações sobre o Trilho Castrejo.
Mapa dos Passadiços de Monção e rota GPS
Clique no canto superior esquerdo para aumentar o mapa dos Passadiços de Monção
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar na sua visita aos Passadiços de Monção? Sugestões de alojamento
Debruçado sobre o Rio Minho, a escassos metros da Termas de Monção, o Hotel Convento dos Capuchos incorpora os espaços conventuais dum antigo mosteiro, agora com acomodações de estilo boutique hotel. A memória e caráter místico do Convento dos Capuchos foi mantido na revalorização dos espaços exteriores, especialmente na Fonte dos Frades, na Ribeira da Fonte da Vila, no Recanto do Poço dos Frades e no Bambual. Este hotel rural de 4 estrelas apresenta vários tipos de quartos duplos privados, inseridos nas antigas “celas” dos monges agora restauradas com os mais exigentes níveis de conforto, funcionalidade e modernidade. O Claustro, de ambiente intimista, constitui o ex-libris do Hotel onde há ainda um restaurante, um bar, uma piscina exterior, um campo de ténis e um centro de bem-estar para sua comodidade.
Se procura um alojamento de Turismo Rural nos arredores de Monção, espreite o Solar de Serrade, situado numa propriedade histórica datada do século XVII, com jardim romântico, capela e hectares de vinha da casta Alvarinho com produção própria. Esta casa de campo nobre é elogiada pela renovação fiel à arquitetura tradicional dos solares do Alto Minho, com uma integração notável das comodidades exigidas atualmente. Disponibiliza 6 quartos (duplos e twins) e 2 suites, todos aclimatizados e decorados em estilo clássico, com tapeçarias e móveis antigos, para momentos de sonho num ambiente aristocrático mas que sabe receber como poucos.
Ocupando uma histórica villa em estilo barroco, no centro de Monção, o Hotel Fonte da Vila dispõe de 2 suites e 18 quartos, habitados pela elegância e conforto que satisfazem o hóspede mais exigente. Apresentam uma decoração moderna com cores quentes e mobiliário em madeira e estão equipados com ar condicionado, Tv de ecrã plano, mini-bar e uma casa de banho privada com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Relaxar numa poltrona na marquise com janelões de madeira a degustar a delicada frescura dum Alvarinho, é ser protagonista dum filme de época da bourgeoisie fin de siècle.
Uma solução de alojamento em Monção que é económica e não compromete minimamente o conforto e qualidade do descanso, está na Hospedaria Muralhas do Miño. Esta guesthouse tem nota máxima em todos os requisitos: uma equipa cinco estrelas, um ambiente familiar e acolhedor, e limpeza e higiene irrepreensíveis. Os quartos, todos munidos de casa de banho privado, apresentam conforto, limpeza e comodidades superiores às que normalmente esperamos em alojamentos desta categoria. Atendendo a tudo, a relação qualidade-preço é imbatível. Os quartos com terraço são simplesmente perfeitos, mas reserve rápido porque esgotam num ápice.
Clique para ver mais opções de alojamento em Monção
Outros Passadiços em Portugal
- Melhores Passadiços de Portugal
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços de Aveiro
- Passadiços do Cerro da Candosa
- Passadiços de Fafe
- Passadiços das Fragas de São Simão
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Orvalho
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços da Serra d’Ossa
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços de Tábua
- Passadiços do Távora
- Passadiços de Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Parabéns pela qualidade das fotos. Os lugares fotografados são muito repousantes.