Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio Minho

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio Minho

Se só associa a fortificada vila de Monção ao afamado Vinho Verde Alvarinho, é porque ainda não foi conhecer os Passadiços de Monção, o novo percurso pedonal do Alto Minho, que une o centro histórico de Monção às verdejantes margens do rio Minho.

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio Minho

Apesar dos Passadiços de Monção só terem sido inaugurados no início da primavera de 2021, já são hoje um dos locais de visita obrigatória para quem está de passagem por terras de Alto Minho, no Norte de Portugal. E, acredite, a fama tem razão de ser!

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio MinhoOs Passadiços de Monção estendem-se ao longo da icónica muralha de Monção e das margens do rio Minho até ao admirável Parque das Caldas, sempre com os olhos postos na vizinha Galiza, que da outra margem acena sedutoramente. A sensação de tranquilidade está omnipresente em todo o percurso e a envolvente paisagística é simplesmente apaixonante.

Muralhas da Fortaleza de Monção

O único defeito que têm, é que sabem a pouco. O passadiço de madeira não chega a ter sequer 1 km de extensão. Mas até para isso há solução. Os Passadiços de Monção estão conectados com o novo troço da Ecopista do Rio Minho que liga o Parque das Caldas até ao posto agrícola de Troviscoso. Assim, já pode estender o passeio ribeirinho para mais do dobro (2,3 km de extensão que se traduzem em 4,6 km ida e volta).

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio Minho
Troço da Ecopista do Rio Minho que liga o Parque das Caldas até ao posto agrícola de Troviscoso

Este alargamento permite ainda observar as seculares pesqueiras do Rio Minho, engenhosos sistemas de muros de pedra construídos a partir das margens para travar a passagem dos peixes e que, ainda hoje, são usadas na pesca do sável, truta e lampreia.

Pesqueira do Rio Minho

Pelo caminho não faltam locais para descansar as pernas e contemplar o rio Minho, assim como bons spots para fazer um aprazível picnic. E como o percurso praticamente não tem desníveis, torna-o acessível a todos sendo simplesmente perfeito para uma retemperadora escapadinha em família.

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio Minho
Ao longo dos Passadiços de Monção não faltam locais para descansar as pernas e contemplar o rio Minho

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços de Monção, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este fascinante percurso pelas margens do rio Minho.

Curiosidade sobre os Passadiços de Monção: os Passadiços de Monção foram batizados com o nome de “A Galiza Mail’o Minho”, em homenagem ao poeta filho da terra João Verde. Inspire-se para a sua caminhada lendo o poema que deu o nome aos passadiços:

“Vendo-os assim tão pertinho,
a Galiza mail’ o Minho,
são como dois namorados
que o rio traz separados
quasi desde o nascimento.
Deixal-os, pois, namorar
já que os paes para casar
lhes não dão consentimento”

João Verde

Dica VagaMundos: se é fã de passadiços, clique para ler o nosso artigo dos Melhores Passadiços de Portugal.

Guia completo para visitar os Passadiços de Monção

Onde começar os Passadiços de Monção?

Entrada para os Passadiços de Monção

A entrada para os Passadiços de Monção está localizada junto às históricas muralhas de Monção, mais concretamente junto às escadas do Arado, na Avenida General Humberto Delgado. Contudo como o percurso é linear pode sempre optar por começar no Parque das Caldas.

Dica VagaMundos: como no centro histórico da vila raiana de Monção é algo difícil de encontrar lugar para estacionar (sobretudo em dias de grande afluência de turistas, como seja o fim de semana), recomendamos que parqueie a sua viatura no parque gratuito que fica localizado na Avenida das Caldas. No mapa que disponibilizamos neste artigo está assinalada a localização exata do parque de estacionamento.

É preciso pagar para visitar os Passadiços de Monção? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio MinhoÀ data da nossa visita aos Passadiços de Monção (maio de 2020) não era preciso pagar bilhete para aceder ao passadiço. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços de Monção?

Passadiços de Monção: guia para visitar os novos passadiços da Ecopista do Rio MinhoOs Passadiços de Monção podem ser percorridos em todas as estações sem qualquer tipo de problema. A pior mesma será o inverno que, por norma, é muito chuvoso nesta região. Independentemente da estação recomendamos vivamente que escolha um dia soalheiro para ir percorrer os Passadiços de Monção. O colorido do rio Minho e respetiva envolvente fica estupendo em dias de sol!

O que levar?

Parque das Caldas – Passadiços de Monção
  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.

Passadiços de Monção: informações do percurso pedestre pela Ecopista do Rio Minho

  • Distância: 800 metros de passadiços (1,6 km ida e volta) ou 2,3 km (4,6 km ida e volta) com o troço da Ecopista do Rio Minho
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Muralhas de Monção, junto às escadas do Arado
Dicas VagaMundos:

  • Se os Passadiços de Monção e o troço da Ecopista do Rio Minho entre o Parque das Caldas e a zona onde estão localizadas as pesqueiras lhe souber a pouco, pode sempre ir percorrer a Ecopista Monção-Valença. Este percurso segue na direção oposta dos passadiços pelo antigo traçado da linha férrea, contando com aproximadamente 15 km de extensão (30 km ida e volta). Como a distância é longa, se o quiser percorrer na sua totalidade, o ideal é ir de bicicleta. Caso opte por ir a pé, pode sempre fazer apenas um pequeno troço para complementar os Passadiços de Monção.
  • Se ficar saciad@ de caminhadas com os Passadiços de Monção, pode sempre aproveitar para ir conhecer o riquíssimo património do centro histórico de Monção, ir a banhos nas Termas de Monção e visitar o surpreendente Palácio da Brejoeira, que fica localizado na freguesia de Pinheiros, a somente 5 km do centro de Monção.
  • Se é fã de passadiços, recomendamos que dê um saltinho ao vizinho concelho de Melgaço e vá percorrer os cénicos Passadiços de Melgaço, que estão inseridos no Trilho Percursos Marginais do Rio Minho. Clique para mais informações sobre os Passadiços de Melgaço.
  • Se for com mais tempo recomendamos também uma visita à vizinha vila de Melgaço e à aldeia de Castro Laboreiro. Esta última, para além de ser uma das aldeias históricas mais apaixonantes do Gerês, é também o ponto de partida do fantástico Trilho Castrejo, um dos nossos trilhos favoritos do Gerês. Se gosta de uma boa caminhada de montanha não hesite em ir percorrê-lo. Clique para mais informações sobre o Trilho Castrejo.

Mapa dos Passadiços de Monção e rota GPS


Clique no canto superior esquerdo para aumentar o mapa dos Passadiços de Monção

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar na sua visita aos Passadiços de Monção? Sugestões de alojamento

Hotel Convento dos Capuchos

Debruçado sobre o Rio Minho, a escassos metros da Termas de Monção, o Hotel Convento dos Capuchos incorpora os espaços conventuais dum antigo mosteiro, agora com acomodações de estilo boutique hotel. A memória e caráter místico do Convento dos Capuchos foi mantido na revalorização dos espaços exteriores, especialmente na Fonte dos Frades, na Ribeira da Fonte da Vila, no Recanto do Poço dos Frades e no Bambual. Este hotel rural de 4 estrelas apresenta vários tipos de quartos duplos privados, inseridos nas antigas “celas” dos monges agora restauradas com os mais exigentes níveis de conforto, funcionalidade e modernidade. O Claustro, de ambiente intimista, constitui o ex-libris do Hotel onde há ainda um restaurante, um bar, uma piscina exterior, um campo de ténis e um centro de bem-estar para sua comodidade.

Solar de Serrade

Se procura um alojamento de Turismo Rural nos arredores de Monção, espreite o Solar de Serrade, situado numa propriedade histórica datada do século XVII, com jardim romântico, capela e hectares de vinha da casta Alvarinho com produção própria. Esta casa de campo nobre é elogiada pela renovação fiel à arquitetura tradicional dos solares do Alto Minho, com uma integração notável das comodidades exigidas atualmente. Disponibiliza 6 quartos (duplos e twins) e 2 suites, todos aclimatizados e decorados em estilo clássico, com tapeçarias e móveis antigos, para momentos de sonho num ambiente aristocrático mas que sabe receber como poucos.

Hotel Fonte da Vila

Ocupando uma histórica villa em estilo barroco, no centro de Monção, o Hotel Fonte da Vila dispõe de 2 suites e 18 quartos, habitados pela elegância e conforto que satisfazem o hóspede mais exigente. Apresentam uma decoração moderna com cores quentes e mobiliário em madeira e estão equipados com ar condicionado, Tv de ecrã plano, mini-bar e uma casa de banho privada com secador de cabelo e produtos de higiene pessoal. Relaxar numa poltrona na marquise com janelões de madeira a degustar a delicada frescura dum Alvarinho, é ser protagonista dum filme de época da bourgeoisie fin de siècle.

Guesthouse Muralhas do Miño

Uma solução de alojamento em Monção que é económica e não compromete minimamente o conforto e qualidade do descanso, está na Hospedaria Muralhas do Miño. Esta guesthouse tem nota máxima em todos os requisitos: uma equipa cinco estrelas, um ambiente familiar e acolhedor, e limpeza e higiene irrepreensíveis. Os quartos, todos munidos de casa de banho privado, apresentam conforto, limpeza e comodidades superiores às que normalmente esperamos em alojamentos desta categoria. Atendendo a tudo, a relação qualidade-preço é imbatível.  Os quartos com terraço são simplesmente perfeitos, mas reserve rápido porque esgotam num ápice.

Clique para ver mais opções de alojamento em Monção

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.