Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Lagoas do Tejo

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Lagoas do Tejo

Na região do Médio Tejo, onde o Ribatejo abraça a Beira Baixa, esconde-se um dos mais recentes passadiços de Portugal. Estamos a falar-lhe dos Passadiços de Ortiga, o novo percurso pedestre do concelho de Mação, que permite conhecer as surpreendentes Pesqueiras e Lagoas do Tejo. Nós já o fomos percorrer e agora contamos-lhe tudo o que precisa de saber para partir à aventura!

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

Os Passadiços de Ortiga desenvolvem-se ao longo da margem direita do rio Tejo, ligando o bairro dos pescadores de Ortiga com o Miradouro da Boavista, onde será brindado com deslumbrantes vistas sobre o Tejo. Pelo caminho há inúmeras oportunidades de sair dos passadiços para explorar as fascinantes pesqueiras e lagoas do Tejo seguindo por ”caminhos de pé posto” devidamente sinalizados.

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo
Pesqueira do Rabo Longo – Passadiços de Ortiga

Os Passadiços de Ortiga têm pouco mais de 1,2 km de extensão, ou seja ir e vir é uma caminhada de aproximadamente 2,5 km. Com os desvios para ir conhecer as pesqueiras e lagoas do Tejo somará mais algumas centenas de metros, mas pelas nossas contas não irá percorrer mais que 3 km, ida e volta.

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do TejoA sua curta extensão, aliada ao facto do percurso ser praticamente plano (a única exceção é a curtíssima subida ao Miradouro da Boavista), faz dos Passadiços de Ortiga uma excelente opção de caminhada para fazer em família, mesmo com crianças pequenas.

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do TejoContudo, se estiver habituad@ a caminhadas, o mais certo é saber-lhe a pouco. Mas até para isso há solução!

Abrigo de pescadores na Pesqueira do Cantarrão – Passadiços de Ortiga

Os Passadiços de Ortiga estão integrados no PR4 de Mação – Rota da Ortiga Sul, um percurso pedestre circular de dificuldade moderada com 15 km de extensão, que não só lhe vai permitir explorar mais algumas pesqueiras do rio Tejo, como ainda conhecer vários geossítios com milhões de anos. Sem esquecer uma visita à aldeia de Ortiga e à sua encantadora praia fluvial.

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo
Vista do Miradouro da Boavista, o final do percurso dos Passadiços de Ortiga: Rota das Lagoas do Tejo

Mesmo que não vá percorrer o PR4 de Mação – Rota da Ortiga Sul, não deixe de dar um saltinho à Praia Fluvial de Ortiga, até porque fica a dois passos dos Passadiços de Ortiga. Um conselho especialmente válido para aqueles dias quentes de verão, que na região do Médio Tejo costumam ser bem escaldantes.

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços de Ortiga e à sua praia fluvial, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir percorrer a apaixonante Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo.

Se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

Guia completo para visitar os Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

Onde ficam e onde começar os Passadiços de Ortiga?

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do TejoOs Passadiços de Ortiga ficam localizados perto da Barragem de Belver e da Praia Fluvial de Ortiga, a sensivelmente 5 km da aldeia de Ortiga e 20 km de Mação, a sede de concelho.

A entrada nos passadiços está localizada junto ao bairro dos pescadores de Ortiga que dista apenas 500 metros da Praia Fluvial de Ortiga. Junto à entrada dos passadiços existem alguns lugares de estacionamento, mas, em dias de maior afluência, pode ter de deixar o carro no estacionamento da praia fluvial.

É preciso pagar para visitar os Passadiços de Ortiga? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

Não é preciso pagar bilhete para aceder aos passadiços. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços de Ortiga?

Os Passadiços de Ortiga estão abertos ao público durante todo o ano, logo, pode visitá-los em todas as estações. Ainda assim, as nossas estações favoritas são a primavera e o outono, alturas do ano em que as temperaturas são mais amenas, como tal, mais convidativas para a prática de caminhadas.

Contudo, se o seu objetivo é combinar a visita aos Passadiços de Ortiga com um mergulho na Praia Fluvial, a melhor aposta é mesmo o verão. Mas opte por fazer a caminhada nas horas mais frescas do dia, pois os verões por estas bandas são por norma escaldantes e a maior parte do percurso tem uma enorme exposição solar.

Se for no inverno, vá preparado para a chuva e o frio e informe-se antecipadamente sobre as condições dos passadiços junto às autoridades responsáveis. Pode dar-se o caso do rio Tejo ter cheias e submergir parte do percurso da Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo.

Praia Fluvial de Ortiga: informação prática para visitar

A Praia Fluvial de Ortiga fica situada na junção da foz da Ribeira D’Eiras com a albufeira da Barragem de Belver. É vigiada durante a época balnear, tem uma excelente piscina flutuante, campo de futebol de praia e conta com excelentes infraestruturas de apoio, como casas de banho, chuveiros, rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida, parque de estacionamento, parque de merendas coberto com grelhadores e um bar com uma aprazível esplanada de apoio à praia onde pode almoçar ou simplesmente beber um copo.

E o melhor de tudo é que a oferta de atividades da Praia Fluvial de Ortiga não se resume a caminhadas pelos trilhos ou passadiços e refrescantes mergulhos. Se gosta de navegar, também está no sítio certo, pois é possível alugar canoas, barcos a remo e gaivotas. Se tem uma prancha de SUP, não hesite em trazê-la!

E se gosta de acampar, está com sorte: há um parque de campismo mesmo ao lado da praia. Resumindo e concluindo: tem tudo o que é preciso para uns dias de férias bem passados no meio da natureza.

Clique para conhecer as Melhores Praias Fluviais de Portugal

O que levar?

Passadiços de Ortiga | Mação: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Não esquecer o fato de banho nos dias quentes para poder ir dar uns mergulhos à Praia Fluvial de Ortiga.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.

Passadiços de Ortiga | Mação: informações do percurso pedestre

  • Distância: 1,2 km (2,4 km ida e volta)
  • Circular: Não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Bairro dos Pescadores de Ortiga
  • Coordenadas GPS do ponto de partida: 39°28’48.8″N 8°00’14.6″W

Mapa dos Passadiços de Ortiga – Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo e track GPS para download (GPX e KLM)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços de Ortiga: Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto dos Passadiços de Ortiga?

Como já referimos, se gosta de uma caminhada, pode combinar os Passadiços de Ortiga com o trilho PR4 MAC – Rota da Ortiga Sul.

Trilho das Cascatas – Vila de Rei

Outras excelentes alternativas para caminhadas perto dos Passadiços de Ortiga são o Trilho do Poço das Talhas (PR5 MAC) o fenomenal Trilho das Cascatas de Vila de Rei, o surpreendente Trilho Panorâmico do Tejo, os Passadiços do Alamal, os Passadiços do Penedo Furado e o Trilho da Barca d’Amieira, onde brilham os Passadiços de Nisa.

Aldeia Templária de Dornes na Albufeira de Castelo de Bode

Caso fique saciad@ de caminhadas, sugerimos que parta à descoberta dos muitos encantos da região do Médio Tejo ou das vizinhas regiões da Beira Baixa e Alto Alentejo. À sua espera tem um enorme legado dos Templários, vilas e cidades medievais, o gigantesco lago azul da Albufeira de Castelo de Bode, encantadoras aldeias de xisto, paradisíacas cascatas e praias fluviais, cada uma mais bela que a outra.

Trilho da Barca d’Amieira – Passadiços de Nisa

Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:

Onde ficar na sua visita aos Passadiços de Ortiga? Sugestões de alojamento

A Tejada (Ortiga)

Para estar em sossego e sem pressas, A Tejada é um alojamento de Turismo Rural que nunca desilude. Na casa tradicional, há quartos confortáveis e limpos, todos com ar condicionado para temperar a gosto o ambiente já de si acolhedor. À chegada, a “Tia” Leonor trata logo de nos fazer sentir em casa – espere até saborear os miminhos ao pequeno almoço. Ah! Tem uma piscina, terraço ajardinado e pátio ideais para relaxar.

Quinta do Belo-Ver (Belver)

Sinónimo de acolhimento e familiaridade, a Quinta do Belo-Ver é um turismo rural despretensioso que recomendamos sem hesitar. Oferece alto conforto e comodidades modernas, limpeza e localização fantásticas. Fica a 6 km dos passadiços, pertinho do Castelo de Belver, oferece vistas fabulosas sobre o rio Tejo e tem piscina, campo de ténis e mesa de bilhar. O pequeno-almoço é soberbo e já está incluído no preço do quarto.

Gavião Nature Village (Gavião)

O Gavião Nature Village é um glamping com piscina exterior e centro de bem-estar, que disponibiliza acomodações em tendas (domes) e bungalows. Este é sem dúvida um dos mais diferenciadores e melhores alojamentos de turismo rural de Gavião, seja para uma escapadinha romântica, um retiro de meditação, uma lúdica viagem em família ou diversão com amigos.

Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços de Ortiga

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.