No coração da Beira Baixa, em pleno Geopark Naturtejo, esconde-se um dos mais belos passadiços de Portugal. Estamos a falar-lhe dos Passadiços do Orvalho, a nova estrela do concelho de Oleiros. Estes soberbos passadiços estão inseridos no PR3 GeoRota do Orvalho e não só permitem conhecer uma série de geomonumentos classificados pela UNESCO, como sejam a Cascata da Fraga de Água d´Alta e o Cabeço do Mosqueiro, como ainda brindam o caminhante com algumas das paisagens mais esmagadoras e icónicas da Beira Baixa.
A GeoRota do Orvalho conta com cerca de 9 km de extensão, mas não vá à espera de encontrar essa extensão em passadiços contínuos, à imagem do que acontece nos famosos Passadiços do Paiva. Os Passadiços do Orvalho só foram construídos em pontos fulcrais da GeoRota do Orvalho, de forma a tornar viável a passagem por zonas do trilho mais exigentes e, assim, permitir a um número mais alargado de pessoas o acesso aos idílicos locais naturais por onde o percurso passa.
Nós, pessoalmente, aplaudimos a decisão. Desta forma, o impacto paisagístico dos passadiços foi consideravelmente reduzido e o resultado final é uma simbiose entre as obras-primas da mãe natureza e o trabalho do homem.
Ao todo serão cerca de um par de quilómetros de passadiços propriamente ditos, sendo que os troços de passadiços mais longos são nas zonas envolventes da Cascata da Fraga de Água d’Alta e do Cabeço do Mosqueiro.
Passadiços e geomonumentos à parte, destacamos ainda na GeoRota do Orvalho, o bucólico e verdejante percurso que acompanha a Ribeira de Água de Alta pelo Vale das Fragosas.
Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços do Orvalho, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este empolgante destino de natureza do Centro de Portugal.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para visitar os Passadiços do Orvalho e a Cascata Fraga de Água d’Alta
- 1.1 Onde ficam localizados os Passadiços do Orvalho?
- 1.2 Onde começar os Passadiços do Orvalho? Dicas para escolher o melhor itinerário
- 1.3 Como visitar apenas a Cascata da Fraga de Água d’Alta?
- 1.4 Como visitar apenas o Miradouro do Cabeço Mosqueiro?
- 1.5 É preciso pagar para visitar os Passadiços do Orvalho e a Cascata da Fraga de Água d’Alta? Qual o preço dos bilhetes?
- 1.6 Quando ir percorrer os Passadiços do Orvalho | PR3 Oleiros – GeoRota do Orvalho?
- 1.7 O que levar?
- 1.8 Passadiços do Orvalho | Versão completa da GeoRota do Orvalho – PR3 Oleiros | Castelo Branco: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
- 1.9 Versão curta dos Passadiços do Orvalho com visita à Cascata Fraga de Água d’Alta e ao Miradouro do Cabeço Mosqueiro
- 2 Onde ficar na sua visita aos Passadiços do Orvalho? Sugestões de alojamento
- 3 Outros Passadiços em Portugal
Guia completo para visitar os Passadiços do Orvalho e a Cascata Fraga de Água d’Alta
Onde ficam localizados os Passadiços do Orvalho?
Os Passadiços do Orvalho ficam localizados no distrito de Castelo Branco, mais concretamente na freguesia de Orvalho, concelho de Oleiros. Nos mapas que disponibilizamos abaixo pode visualizar a localização exacta dos Passadiços do Orvalho.
Onde começar os Passadiços do Orvalho? Dicas para escolher o melhor itinerário
A primeira grande decisão que terá de tomar, numa visita aos Passadiços do Orvalho, é onde começar a caminhada. Até porque toda a logística está dependente dessa decisão.
De forma a escolher o melhor ponto de partida deve ter em conta (pelo menos) as seguintes variáveis:
- quanto tempo tem disponível para caminhar,
- a sua condição física,
- se vai fazer os Passadiços do Orvalho com crianças pequenas,
- se pretende fazer um percurso circular ou linear.
Para quem tem pouco tempo disponível, não esteja em boa condição física e viaje com crianças pequenas, a melhor opção é ficar-se pela versão “curta” dos Passadiços do Orvalho. No fundo, é a zona que dá acesso à Cascata da Fraga de Água d’Alta somada com o percurso ao longo da Ribeira de Água de Alta que referimos atrás.
Se optar por esta versão curta linear, terá de percorrer menos de 2 km, ida e volta, sendo que o ponto mais exigente do percurso será no regresso ao ponto de partida, quando tiver de subir a imponente escadaria do Passadiço do Orvalho, junto à Cascata da Fraga de Água d’Alta.
Como complemento, recomendamos vivamente que vá de carro até ao Miradouro do Cabeço do Mosqueiro, onde será brindado com soberbas vistas panorâmicas 360°. As vistas sobre a Serra do Açor, Serra da Gardunha, Serra da Lousã, Serra da Estrela e Meandros do Rio Zêzere são de deixar qualquer um boquiaberto.
Se estiver a sentir-se com coragem, estacione a sua viatura no topo do Cabeço do Mosqueiro e desça os empinados passadiços que serpenteiam este impressionante geomonumento a 660 metros de altitude. Não se esqueça é que o percurso é linear, logo, não se livra dos cerca de 200 metros de desnível da subida.
Caso vá com tempo, tenha condição física e seja aficionado das caminhadas na natureza, recomendamos vivamente que opte por percorrer toda a GeoRota do Orvalho – PR3 Oleiros.
Desta forma já irá percorrer aproximadamente 9 km. Terá de superar um desnível acumulado de cerca de 1000 metros, o que irá resultar num dia de caminhada bem mais exigente, mas igualmente mais completo.
Ao optar pela totalidade da GeoRota do Orvalho, irá percorrer a totalidade dos Passadiços do Orvalho e, para além de visitar os geomonumentos já referidos, terá ainda a oportunidade de conhecer a Lagoa das Lontras, o Forno das Mouras, a Calçada Romana e a localidade de Orvalho.
Como o percurso é linear (e de forma a evitar fazer 18 exigentes quilómetros) terá de lidar com algumas questões logísticas. Mas não se preocupe que, mais abaixo, já descomplicamos todo o processo.
Como visitar apenas a Cascata da Fraga de Água d’Alta?
A Cascata da Fraga de Água d’Alta conta com 50 metros de desnível, o que faz dela a cascata mais alta de toda a Beira Baixa. É, sem sombra de dúvidas, uma das cascatas mais bonitas de Portugal e, por si só, justifica uma visita a esta região.
Se o seu objetivo é apenas visitar a Cascata da Fraga de Água d’Alta, basta estacionar junto à placa indicativa do geomonumento e descer as empinadas escadarias que vão até à lagoa formada pela cascata.
Como visitar apenas o Miradouro do Cabeço Mosqueiro?
O Miradouro do Cabeço Mosqueiro tem acesso de carro. Como tal, é super fácil de visitar. Para além do miradouro, vai encontrar ainda um excelente parque de merendas onde pode fazer um belo picnic em família. Não faltam sequer grelhadores e equipamentos engraçados para os miúdos brincarem.
É preciso pagar para visitar os Passadiços do Orvalho e a Cascata da Fraga de Água d’Alta? Qual o preço dos bilhetes?
Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços do Orvalho ou ao trilho da GeoRota do Orvalho. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Quando ir percorrer os Passadiços do Orvalho | PR3 Oleiros – GeoRota do Orvalho?
Os Passadiços do Orvalho são acessíveis ao público durante todo o ano, mas as melhores estações são, sem dúvida, a primavera e o outono.
O verão costuma ser escaldante por estas bandas, o que até torna uns mergulhos na lagoa da Cascata da Fraga de Água d’Alta mais convidativos. Mas não é tão bom para uma caminhada mais longa, até porque, à exceção do zona da Ribeira de Água de Alta, no Vale das Fragosas, o percurso conta com pouca vegetação, fruto dos fogos que nos últimos anos assolaram esta região.
Se for no verão, recomendamos que opte pela versão curta dos Passadiços do Orvalho ou que, em alternativa, opte por caminhar logo de manhã cedo ou ao final da tarde de forma a fintar o calor.
No inverno é preciso ter em conta as condições climatéricas mais adversas e ir preparado para a chuva e frio. Se for nesta estação, tenha em especial atenção de que o piso irá estar muito escorregadio e que o troço do percurso que acompanha a ribeira pode estar alagado, logo, intransitável.
Informe-se antecipadamente sobre as condições do trilho junto às autoridades responsáveis.
O que levar?
- Mochila leve e confortável.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Comida e bebida (entre elas muita água, pois só há cafés e restaurantes na localidade de Orvalho).
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Não esquecer o fato de banho nos dias quentes (a lagoa das cascatas é irresistível).
- Impermeável/capa de chuva (é uma zona de serra. Logo, excetuando no verão, pode sempre ter uma surpresa).
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
- Um saco para trazer o seu lixo consigo.
Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal
Passadiços do Orvalho | Versão completa da GeoRota do Orvalho – PR3 Oleiros | Castelo Branco: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
Informações Práticas
- Distância: 9 km
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Moderada
- Local de Partida/Chegada: Miradouro do Cabeço Mosqueiro/ Cascata Fraga de Água d’Alta
Caso vá sozinho, recomendamos que deixe o carro no Miradouro do Cabeço Mosqueiro e que arranje uma boleia/apanhe um transporte no regresso. O melhor mesmo é programar com um taxista de antemão, para não ficar “descalço” (ou, pelo menos, levar vários números de táxi consigo).
Mapa dos Passadiços do Orvalho e rota GPS | Versão completa da GeoRota do Orvalho – PR3 Oleiros
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Orvalho e GeoRota do Orvalho – PR3 Oleiros
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Versão curta dos Passadiços do Orvalho com visita à Cascata Fraga de Água d’Alta e ao Miradouro do Cabeço Mosqueiro
Informações Práticas
- Distância: 1,6 km
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Placa Indicativa do geomonumento Fraga de Água d’Alta
Mapa da versão curta dos Passadiços do Orvalho e rota GPS
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Orvalho – Versão Curta para acesso às Cascatas da Fraga da Água d´Alta.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Onde ficar na sua visita aos Passadiços do Orvalho? Sugestões de alojamento
Todas as comodidades dum hotel 4 estrelas estão reunidas no Hotel Santa Margarida em Oleiros. Espaços amplos e luminosos, decoração moderna harmonizada aos detalhes rústicos das paredes de xisto identificativas da região, e quartos superconfortáveis e limpos, com varanda mobilada, que emanam conforto, requinte e bom gosto. Mas os argumentos de valor não se ficam por aí. Depois dum delicioso pequeno-almoço tem as duas piscinas exteriores, o centro de fitness e as massagens de relaxamento para responder à sua busca de momentos de bem-estar. A criançada não tem mãos a medir com o espaço e equipamentos para a brincadeira. Há ainda um bar e um restaurante, o Callum, onde a cozinha tradicional marca presença.
Descanso e lazer é uma combinação maravilhosa e na Casa de Janeiro é garantida. O sossego vive nos quelhos da aldeia de xisto de Janeiro de Cima, onde este alojamento de Turismo Rural está localizado. Ninguém fica indiferente ao ambiente acolhedor da casa de xisto e pedra rolada, cuja identidade rústica foi preservada em harmonia com mobiliário moderno que responde às necessidades de conforto atuais. Depois de explorar as maravilhas naturais da região, nada como ceder à comodidade duma casa rural que emana acolhimento. Munida de cozinha equipada e terraço, é ideal tanto para uma escapadinha romântica como para uma família de seis pessoas. Junte o preço muito convidativo a um pequeno almoço fabuloso com produtos regionais, compotas e bolos caseiros e sinta-se irresistivelmente em casa.
Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços do Orvalho
Outros Passadiços em Portugal
- Melhores Passadiços de Portugal
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços de Aveiro
- Passadiços do Cerro da Candosa
- Passadiços de Fafe
- Passadiços das Fragas de São Simão
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Monção
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços da Serra d’Ossa
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços de Tábua
- Passadiços do Távora
- Passadiços de Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
Fui fazer a este percurso em meados deste mês e a certa altura não havia marcas, acabamos por vir parar a vila, sem encontrar as marcas nem a cascata. ?
O trilho foi remarcado à pouquíssimo tempo. Agora já não deve ter problemas. Mas o melhor mesmo é levar o track GPS que disponibilizamos.
Wow! Thank you for this great site. We are now travelling for a long time in Portugal and I am now realising that we have to do so much more!
Thank you so much for your feedback! Hope you guys keep having a great time in Portugal
Olá, Anabela e Alexandre. Mais uma vez fiz uma roadtrip pelo centro de Portugal utilisando o vosso site como guia. Fiquei hospedado em Bragança, passei pelo Parque Natural de Montesinho, cruzei para o lago de Sanabria e Puebla de Sanabria, e na volta à Lisboa, parei nos passadiços do Orvalho para um mergulho nessa cascata maravilhosa. Acho que nunca havia mergulhado em uma água tão fria, e foi fantástico! Mais uma vez, parabéns pelo site! Pretendo ainda usar muitas vezes! 🙂
Hi – the GPS download link for teh 9km route does not work? The shorter version yes no problem
Hi Iain,
We tested downloading the 9km route GPX and and it´s working fine in our corner. Can you give it another try, perhaps in a different browser?