Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar

Os Passadiços do Penedo Furado, no concelho de Vila de Rei, unem a galardoada Praia Fluvial do Penedo Furado a um dos segredos mais bem guardados do Centro de Portugal, as Cascatas do Penedo Furado. As lagoas formadas pelas cascatas são simplesmente deliciosas e convidam a demorados mergulhos. Ah! E vão ficar a matar na sua galeria do Instagram!

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar

Aquando da sua inauguração em 2019, os Passadiços do Penedo Furado faziam somente a ligação entre a Praia Fluvial do Penedo Furado à principal cascata do Penedo Furado. O percurso era linear e tinha apenas 700 metros (1,4 km ida e volta), o que inevitavelmente sabia a pouco.

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar
Praia Fluvial do Penedo Furado

Contudo em 2021 o percurso dos Passadiços do Penedo Furado foi alargado, sendo agora um percurso circular com aproximadamente 1,8 km de extensão, com ponto de partida e chegada na fantástica Praia Fluvial do Penedo Furado, onde no verão pode ir a banhos nas cristalinas águas da ribeira do Codes, afluente do rio Zêzere.

Cascata principal do Penedo Furado na ribeira do Milreu

E o que já era bom ficou ainda melhor. Para além de poder ir deliciar-se com a visão da cascata principal do Penedo Furado poderá também ir conhecer a outra cascata do Penedo Furado, idilicamente escondida entre escarpados penhascos e cujo acesso era outrora algo perigoso, e totalmente desaconselhado para quem fosse com crianças pequenas.

Cascata “secreta” do Penedo Furado

Mas há mais! Das cascatas do Penedo Furado o passadiço sobe até ao altaneiro Miradouro das Fragas do Rabadão e ao Miradouro do Penedo Furado, onde será brindado com soberbas vistas sobre as imponentes fragas antevendo a Albufeira de Castelo de Bode como pano de fundo.

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar
Escadaria de acesso ao Miradouro das Fragas do Rabadão

No regresso à praia fluvial terá ainda a oportunidade de passar pela Gruta do Penedo Furado e pelo fóssil da Bicha Pintada (para ir a esta última terá de fazer um pequeno desvio), dois tesouros naturais estupendos.

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar
Gruta do Penedo Furado
Dica VagaMundos: o percurso dos Passadiços do Penedo Furado é praticamente plano até à cascata principal do Penedo Furado. Mas para ir à segunda cascata, e sobretudo ao miradouro das Fragas do Rabadão, terá de superar algumas subidas mais exigentes. Se for com crianças muito pequenas ou com pessoas com mobilidade reduzida, e vir que é algo puxado para elas, pode sempre ficar-se pela cascata principal. Ainda assim vale muito a pena ir percorrer os Passadiços do Penedo Furado.

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitar

Se ainda assim esta caminhada lhe soar a pouco, não se preocupe que temos a solução para si. Os Passadiços do Penedo Furado estão inseridos no PR3 de Vila de Rei – Trilho das Bufareiras, um percurso pedestre de pequena rota linear com aproximadamente 10 km de extensão que liga a Praia Fluvial do Penedo Furado a Vila de Rei, com uma boa parte do percurso desenrolando-se ao longo da Ribeira do Pisão. Não só irá ter a oportunidade de descobrir mais um par de belas cascatas, como ainda vai poder desfrutar das invulgares paisagens da zona das Bufareiras.

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços do Penedo Furado, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este surpreendente destino de natureza.

Dica VagaMundos: para mais informações sobre a praia fluvial, e dicas de locais de interesse para visitar nos arredores, leia o nosso artigo dedicado à Cascata e Praia Fluvial do Penedo Furado.

Guia completo para visitar os Passadiços do Penedo Furado

Onde ficam localizados e como chegar aos Passadiços do Penedo Furado?

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras | Vila de Rei: guia e dicas para visitarComo já referimos atrás, os Passadiços do Penedo Furado ficam situados no concelho de Vila de Rei, literalmente no Centro de Portugal, a sensivelmente 160 km de Lisboa, a 210 km do Porto e a somente 90 km de Coimbra.

Para quem vem de Lisboa basta apanhar a autoestrada A1 e A23 até Abrantes. Uma vez lá siga pela mítica estrada nacional N2 até Vila de Rei. De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12 km. Siga em direção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado.

Se vem do Porto apanhe a A1 e a A13 e tome a saída de Pias em direção a Ferreira do Zêzere pela N348 até chegar à CM1067 que deve tomar até Vila de Rei. Depois é só seguir as indicações que colocamos acima.

Clique para conhecer as Cascatas mais bonitas de Portugal

É preciso pagar para visitar os Passadiços do Penedo Furado? Qual o preço dos bilhetes?

À data da nossa última visita aos Passadiços do Penedo Furado (junho de 2021) não era preciso pagar bilhete para aceder ao passadiço. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços do Penedo Furado?

Os Passadiços do Penedo Furado estão abertos ao público durante todo o ano, logo pode visitá-los em todas as estações.

Contudo, se o seu objetivo é combinar a visita aos Passadiços do Penedo Furado com um mergulho na Praia Fluvial ou nas paradisíacas lagoas das Cascatas do Penedo Furado, a melhor aposta é mesmo o verão. Mas opte por fazer a caminhada nas horas mais frescas do dia, pois os verões por estas bandas são por norma escaldantes e uma parte significativa do percurso tem uma enorme exposição solar.

Se for no inverno, vá preparado para a chuva e o frio e informe-se antecipadamente sobre as condições dos passadiços junto às autoridades responsáveis.

Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Não esquecer o fato de banho nos dias quentes (tanto as Cascatas do Penedo Furado como a Praia Fluvial do Penedo Furado são perfeitas para ir a banhos).
  • Impermeável/capa de chuva se for em época de chuvas.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.
Dica VagaMundos: Aproveite a sua passagem por esta região e visite também a cidade de Tomar, a aldeia templária de Dornes, o Lago Azul em Ferreira do Zêzere e o Passadiço do Alamal. E se gosta de uma boa caminhada não deixe de fazer o Trilho Vigia do Zêzere. As vistas sobre a albufeira de Castelo de Bode são de cortar a respiração!

Passadiços do Penedo Furado: informações do percurso pedestre

Distância: 1,8km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Penedo Furado

Mapa dos Passadiços do Penedo Furado e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Penedo Furado 

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras: informações do percurso pedestre

Distância: 10 km

Circular: não

Dificuldade Técnica: Moderada

Local de Partida/Chegada: Vila de Rei/Praia Fluvial do Penedo Furado (ou inverso)

Trilho das Bufareiras
Dicas VagaMundos:

  • tenha em atenção que o Trilho das Bufareiras é linear. Logo, se for com companhia e houver dois carros, o ideal é deixar um carro em Vila de Rei e outro na Praia Fluvial do Penedo Furado para poder regressar no final do percurso (evitando, assim, o esforço de mais 10 km de regresso).
  • Caso vá sozinho, recomendamos que deixe o carro em Vila de Rei e que arranje uma boleia/apanhe um transporte no regresso. O melhor mesmo é programar com um taxista de antemão, para não ficar “descalço” (ou, pelo menos, levar vários números de táxi consigo).
  • Por último recomendamos vivamente que inicie o trilho em Vila de Rei e termine na Praia Fluvial do Penedo Furado, pois neste sentido o percurso é quase sempre descendente.

Mapa dos Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Penedo Furado e Trilho das Bufareiras.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Dica VagaMundos: quer conhecer mais duas cascatas de cortar a respiração em Vila de Rei. Então vá percorrer o maravilhoso Trilho das Cascatas. Prepare-se para uma enorme surpresa!

Onde ficar na sua visita aos Passadiços do Penedo Furado? Sugestões de alojamento

Villa Boutique

O hotel Villa Boutique, mesmo no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade preço. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delicias, tanto dos visitantes como dos locais.

Hotel Vila de Rei

Somos recebidos por um staff atento a todas as solicitações e sabemos que os dias de descanso no Hotel Vila de Rei vão ser plenos. Com um restaurante, um bar e um jardim para satisfazer desejos de gula e de preguiça. Quartos super espaçoso e irrepreensivelmente limpos, com total privacidade e silenciosos mesmo o hotel estando no meio de Vila de Rei. De manhã tem um pequeno-almoço fresquinho e delicioso, preparado com esmero, à sua espera.

Casas da Ladeira

Acomodações confortáveis rodeadas de verde em suites, ideais para casais, ou amplas villas, para famílias, com casa de banho privativa e uma televisão. As villas estão munidas de kitchenette com utensílios de cozinha, micro-ondas, frigorifico, fogão, forno chaleira e torradeira. As Casas da Ladeira ficam na pacata aldeia da Matagosa, ao lado dum braço da albufeira da Barragem Castelo de Bode e a cinco quilómetros da praia fluvial do Penedo Furado.

 Clique para ver mais opções de alojamento em Vila de Rei

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.