Passadiços do Rio Uíma | Fiães: um pequeno paraíso em Santa Maria da Feira

Passadiços do Rio Uíma | Fiães: um pequeno paraíso em Santa Maria da Feira

Se lhe dissermos que, às portas da cidade do Porto, existem uns passadiços que atravessam um idílico bosque rasgado por um rio, é capaz de pensar que estamos a brincar consigo. Mas não estamos. No concelho de Santa Maria da Feira, a menos de 30 minutos do Porto, esconde-se um dos passadiços mais bonitos de Portugal: os encantadores Passadiços do Rio Uíma, vulgarmente conhecidos por Passadiços de Fiães.

Passadiços de Fiães: o que são e onde ficam?

Passadiços do Rio Uíma | Fiães: um pequeno paraíso em Santa Maria da FeiraOs Passadiços do Rio Uíma estão integrados no Parque das Ribeiras do Rio Uíma, nas freguesias de Fiães e Lobão. Ao longo de quatro deliciosos quilómetros revelam-nos os encantos do verdejante e frondoso bosque por onde corre o rio Uíma, um dos muitos afluentes do rio Douro. Pelo caminho há pequenas cascatas, ribeiras, um açude e até mesmo uma torre de observação para estudar a fauna local.

Passadiços do Rio Uíma | Fiães: um pequeno paraíso em Santa Maria da FeiraNão faltam painéis informativos, que ajudam a interpretar a riquíssima fauna e flora deste ecossistema. Há ainda equipamentos para fazer exercício físico, parque de merendas e dois parques de estacionamento, um em cada extremo do passadiço do Parque das Ribeiras do Rio Uíma. Tem literalmente tudo o que precisa para um dia bem passado rodeado de natureza.

O percurso é praticamente plano o que, aliado à sua curta extensão, faz dos Passadiços do Rio Uíma uma caminhada perfeita para toda a família e até para quem tem mobilidade reduzida. Não demora mais que uma hora a percorrê-los e esse é mesmo o maior defeito dos Passadiços do Uíma: sabem a pouco.

Por isso siga o nosso conselho e não se apresse. Observe, escute, cheire, sinta e deixe-se apaixonar com este pedacinho de paraíso que é o Parque das Ribeiras do Rio Uíma, em Santa Maria da Feira. Estamos seguros que vai regressar a casa radiante.

Passadiços do Rio Uíma | Fiães: um pequeno paraíso em Santa Maria da FeiraNa secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o percurso dos Passadiços do Rio Uíma – Fiães, o mapa do percurso e a rota GPS para download (não que seja preciso, visto que o percurso está super bem assinalado e é, virtualmente, impossível perder-se).

Dica VagaMundos: se é fã de passadiços, não deixe de ler o nosso artigo dos Melhores Passadiços de Portugal. Descubra o passadiço perfeito para si!

Passadiços do Rio Uíma | Passadiços de Fiães (Santa Maria da Feira): como chegar, principais pontos de interesse, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Como chegar aos Passadiços do Rio Uíma | Passadiços de Fiães?

Como já referimos atrás, os Passadiços do Rio Uíma ficam situados no concelho de Santa Maria da Feira, mais concretamente no Parque das Ribeiras do rio Uíma em Fiães, a somente 30 km do Porto e a 300 km de Lisboa

Para quem vem do Porto basta apanhar a autoestrada A1 (sentido Sul) e a A41 até Argoncilhe (saída 19). Uma vez lá siga pela IC2 e posteriormente pela N326 até ao Parque das Ribeiras.

Se vem de Lisboa é basicamente igual. Basta apanhar a autoestrada A1 (sentido Norte) e a A41 até Argoncilhe (saída 19). Depois é só seguir as indicações que colocamos acima.

Informação Prática dos Passadiços do Rio Uíma | Passadiços de Fiães

  • Distância: 4 km (ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque das Ribeiras Rio Uíma (Fiães)
  • Coordenadas GPS início Passadiços do Rio Uíma | Fiães: 40°59’43.2″N 8°30’39.7″W

Quando ir

Todas as estações são excelentes para percorrer os Passadiços do Rio Uíma, inclusivamente no verão, visto que o parque conta com imensas sombras. Naturalmente que no inverno os passadiços podem tornar-se bastante escorregadios e em situações extremas terem secções temporariamente submergidas pelas águas das ribeiras do rio Uíma.

O que levar

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado e roupa adequada a caminhadas
  • Água e snacks ou uma merenda para fazer um picnic
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada pelo fotogénico Parque das Ribeiras Rio Uíma.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.
Dica VagaMundos: quer transformar a sua visita aos Passadiços do Rio Uíma numa escapadinha de 2 ou 3 dias? Então, clique e espreite este nosso roteiro da vizinha Serra da Freita e parta à descoberta dos encantos desta montanha mágica.

Mapa dos Passadiços do Rio Uíma | Passadiços de Fiães e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços de Fiães.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar? Sugestões de Alojamentos

Se morar no Porto ou arredores o mais certo é ir percorrer os Passadiços do Rio Uíma numa viagem de 1 dia. Caso venha de mais longe, espreite estas duas sugestões de alojamento em Santa Maria da Feira. Ambas apresentam uma excelente relação qualidade-preço e pode aproveitar para conhecer outros atrativos da região como sejam o imponente Castelo de Santa Maria da Feira, o Convento de Lóios, as Termas de S. Jorge e os Jardins do Europarque.

Hotel Feira Pedra Bela

O Hotel Feira Pedra Bela tem tudo o que precisa para uma estadia memorável. Quartos espaçosos, piscina de água salgada com teto de abrir (perfeita tanto para dias de sol, como para dias de chuva), campos de ténis, jacuzzi, ginásio e um excelente pequeno-almoço são os pontos fortes desta unidade hoteleira de Santa Maria da Feira. A relação qualidade-preço é mesmo estupenda!

Feira Hostel & Suites

Se procura um alojamento mais económico, sem abdicar de conforto, a Feira Hostel & Suites, é outra excelente aposta. Para além das espaçosas suites, oferece dormitórios com casa de banho e cozinha partilhada, uma boa opção para quem viaje sozinho ou queira poupar uns euros. O espaço é super acolhedor e a simpatia dos funcionários é irrepreensível. Recomendamos sem hesitar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Santa Maria da Feira

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.