Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez: dicas, mapa do trilho e rota GPS

Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez

Todos os amantes de caminhadas encontram no Sistelo, no concelho de Arcos de Valdevez, uma verdadeira meca. É que esta pequena aldeia de montanha, famosa pelos seus arrebatadores socalcos que lhe deram a alcunha de Tibete Português, guarda alguns dos trilhos mais bonitos do Gerês. Entre eles figuram os fantásticos Passadiços do Sistelo que, em menos de um ano, passaram de um dos segredos mais bem guardados do Gerês para um dos percursos pedestres mais emblemáticos do norte de Portugal.

Passadiços do Sistelo e Ecovia do VezO Trilho dos Passadiços do Sistelo em si é pequeno, tem apenas cerca de 2 km. Contudo, estão inseridos na Ecovia do Vez o que permite prolongar a caminhada para uns impressionantes 32 km que tanto podem ser percorridos a pé como de bicicleta.

Claro que, para quem os quer percorrer a pé, os 32 km da Ecovia do Vez são algo excessivos. Em nossa opinião, a opção mais equilibrada é arrancar da Ponte Medieval de Vilela e daí seguir em direção à Aldeia do Sistelo (evidentemente que também pode fazer no sentido inverso). No total irá percorrer 11 km, que poderão ser 22 km caso queira fazer ida e volta.

Como o próprio nome dá a entender, o trilho segue quase sempre pelas margens do rio Vez ao longo de carreiros e fantásticos passadiços. Pelo caminho vai cruzar bosques e pontes medievais, ver ermidas, capelas e espigueiros e soberbas paisagens naturais. E claro, neste trilho não faltam cascatas nem oportunidades para ir ao banho.

Passadiços do Sistelo e Ecovia do VezAcredite, o cenário é digno de um filme. Este é mesmo um dos percursos pedestres de Portugal que tem de fazer pelo menos uma vez na vida.

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para desfrutar deste pedacinho de paraíso de Portugal.

Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal

Guia completo para visitar os Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez

Onde começar os Passadiços do Sistelo?

A primeira grande decisão que terá de tomar, numa visita aos Passadiços do Sistelo, é onde começar a caminhada. Até porque toda a logística está dependente dessa decisão.

Aldeia do Sistelo

De forma a escolher o melhor ponto de partida deve ter em conta (pelo menos) as seguintes variáveis:

  • quanto tempo tem disponível para caminhar,
  • a sua condição física,
  • se vai fazer os Passadiços do Sistelo com crianças pequenas,
  • se pretende fazer um percurso circular ou linear.

Para quem tem pouco tempo disponível, não esteja em boa condição física e viaje com crianças pequenas a melhor opção é ficar-se pelo Trilho dos Passadiços do Sistelo.

O percurso começa e termina no centro da Aldeia do Sistelo, tem apenas cerca de 2 km, é circular, está super bem marcado e não apresenta grandes desníveis (terá apenas de fazer uma pequena descida e uma pequena subida).

Passadiços do Sistelo e Ecovia do VezE o melhor de tudo é que este é o troço mais bucólico dos Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez, logo, sai de lá simplesmente encantad@. Vai é saber-lhe a pouco, mas assim fica com uma (excelente) desculpa para regressar.

Caso vá com mais tempo, não tenha limitações físicas e for aficionado das caminhadas na natureza, recomendamos vivamente que opte pelos Passadiços do Sistelo combinados com a Ecovia do Vez, começando na Ponte Medieval de Vilela.

Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez
Ponte de Vilela

Desta forma já irá percorrer 11 km, e terá de superar um desnível de 200 metros, o que irá resultar num dia de caminhada bem mais completo. Como o percurso é linear, e de forma a evitar fazer 22 km, terá de lidar com algumas questões logísticas. Mas não se preocupe que, mais abaixo, já descomplicamos todo o processo.

Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez

O Sistelo está longe de se esgotar nos seus fantásticos passadiços. Leia também o nosso artigo sobre a Aldeia do Sistelo e saiba tudo o que não pode perder no “Tibete Português”!

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida (entre elas muita água pois não há cafés nem lojas pelo caminho).
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho. A praia fluvial do Sistelo é irresistível!
  • Impermeável/capa de chuva (estamos no Gerês, logo pode chover a qualquer altura).
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.

Trilho dos Passadiços do Sistelo (PR25 – Arcos de Valdevez): informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM) 

Informações Práticas

  • Distância: 2 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Cruzeiro da Aldeia de Sistelo
Atenção: o percurso circular do Trilho dos Passadiços do Sistelo implica atravessar o rio Vez junto à Praia Fluvial do Sistelo (por uma espécie de dique). Se for no inverno (ou mesmo na primavera ou no outono após fortes chuvadas), o mais certo é a passagem estar submersa. Se for o caso, para chegar até aos passadiços terá de seguir o trilho na direção contrária à que encontra no track que disponibilizamos abaixo de forma a atravessar o rio pela Ponte Medieval do Sistelo. Depois terá de regressar à Aldeia do Sistelo pelo mesmo caminho ao invés de fazer o percurso circular. As fotos abaixo ilustram ambas as travessias.
Travessia do rio Vez que se encontra muitas vezes submersa em época de chuvas
Ponte medieval sobre o rio Vez – aqui pode sempre atravessar o rio de forma a chegar aos Passadiços do Sistelo

Mapa do Trilho dos Passadiços do Sistelo e rota GPS

Nesta secção encontra o mapa do percurso e o track GPS do Trilho dos Passadiços do Sistelo que pode descarregar e levar consigo no seu smartphone. O percurso está muito bem assinalado com marcas de pequena rota, logo não irá ter qualquer tipo de dificuldades.


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho dos Passadiços do Sistelo
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho dos Passadiços do Sistelo PR25|Arcos de Valdevez

Passadiços do Sistelo combinados com a Ecovia do Vez: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informações Práticas

  • Distância: 11 km (22 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Ponte Medieval de Vilela/Aldeia de Sistelo
Dica VagaMundos: Se for com companhia, o ideal é deixar um carro na Aldeia do Sistelo e outro na Ponte de Vilela para poder regressar no final do percurso (evitando assim ter de fazer os 11 km de regresso).
Caso vá sozinho, recomendamos que deixe o carro na Aldeia do Sistelo e que arranje uma boleia/apanhe um transporte no regresso. Claro que também pode fazer ao contrário, mas tenha em atenção que junto à Ponte de Vilela há poucos lugares de estacionamento (da última vez contamos 3).

Outra boa ideia é levar consigo vários números de táxi, até porque assim vai prevenido para qualquer imprevisto que possa surgir durante o percurso.

Mapa dos Passadiços do Sistelo combinados com a Ecovia do Vez e rota GPS

Nesta secção encontra o mapa do percurso e o track GPS dos Passadiços do Sistelo combinados com a Ecovia do Vez (desde a Ponte de Vilela) que pode descarregar e levar consigo no seu smartphone. O percurso está super bem assinalado, sendo quase impossível perder-se, mas assim vai ainda mais descansado.
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria dos Passadiços do Sistelo combinados com a Ecovia do Vez

Onde ficar na sua visita aos Passadiços do Sistelo? Sugestões de alojamento

Rusticidade com conforto é o que lhe oferecem as casas de férias de alojamento rural na Aldeia do Sistelo num ambiente de calma, natureza e paisagem campestre. Abaixo encontra a nossa seleção das melhores opções de alojamento no Sistelo.

Casa da Teresina

Para acolher até 6 hóspedes a Casa da Teresina é a melhor opção. 3 quartos com casa de banho privada, uma cozinha equipada, uma sala de estar e de refeições e um terraço preparado para churrascos. A casa mantém a traça rústica e foi recentemente remodelada, mobilada com gosto, e com todas as comodidades para um grupo de amigos ou uma família alargada.

Casa da Ferreirinha

A casa de férias tem um quarto duplo e um twin, ambos munidos de casa de banho, uma cozinha totalmente equipada, máquina de lavar-loiça, uma área de estar outra de refeições, e um belo terraço com churrasco. A Casa da Ferreirinha tem ar condicionado e acesso WiFi gratuito.

Casa da Avó

Vistas para a montanha e para o rio é o que a Casa da Avó oferece da sua varanda, uma casa munida de sala de estar e de refeições. A casa só tem um quarto, mas com cama dupla e duas de solteiro – dá para 4 hóspedes – e 2 casas de banho privativas. A cozinha equipada permite a confeção de refeições rápidas das quais pode desfrutar no terraço mobilado, mas pode sempre optar por fazer aqui o seu churrasco. A casa de campo está fornecida com uma televisão, tem ar condicionado e acesso Wi-Fi gratuito.

Casa de Sistelo

Uma casa rústica renovada converteu um dos seus espaços em estúdio com mobiliário moderno, kitchenette equipada, uma área de estar e casa de banho com chuveiro. A Casa de Sistelo está situada na encosta da montanha e oferece vistas panorâmicas sobre o vale do Rio Vez. Equipada com lareira e televisão por satélite, recebe até dois hóspedes.

Clique para ver mais opções de alojamento no Sistelo

Outros Trilhos do Sistelo | Arcos de Valdevez

Como referimos no início do artigo, se há algo que não falta no Sistelo, são oportunidades para épicas caminhadas. Da lista abaixo os nossos favoritos são o PR 24 – Trilho dos Socalcos de Sistelo e o magnífico PR 14 – Trilho das Brandas do Sistelo, que até tem lugar cativo na nossa lista de Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal.

  • PR 2 Romeiros da Peneda (18 km)
  • PR 14 Trilho das Brandas do Sistelo (9 km)
  • PR 24 Trilho dos Socalcos de Sistelo (5 km)
  • PR 27 Trilho do Miradouro da Estrica (4,5 km)
  • PR 19 Trilho das Pontes (1 km)
  • GR1 (Grande Rota) Travessia das Serras da Peneda e Soajo (77 km)

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.