Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do Vez

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do Vez

Não é segredo nenhum que a Ecovia do Vez é um dos nossos percursos pedestres favoritos do Norte de Portugal. E o que já era bom tornou-se ainda melhor com o nascimento dos estupendos Passadiços das Lagoas do Vez, que prometem tornar-se numa das mais cintilantes estrelas entre os Passadiços de Portugal.

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do Vez

Estes novos passadiços de Arcos de Valdevez estão integrados na Ecovia do Vez e contam com aproximadamente 2 km de extensão (4 km ida e volta), ligando a apaixonante Praia Fluvial Poço das Caldeiras, situada na freguesia de Loureda, com São Sebastião, na freguesia de Cabreiro.

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do Vez
Poço das Caldeiras – uma das entradas nos Passadiços Lagoas do Vez

Os Passadiços Lagoas do Vez seguem sempre pela margem direita do rio Vez e, ao longo do percurso, foram criados vários pontos de acesso ao rio para que se possa refrescar nas idílicas cascatas e lagoas do Vez. Simplesmente perfeito para aqueles dias quentes de verão!

Passadiços do Sistelo

Se esta caminhada às portas do Gerês lhe soar a pouco, pode sempre prolongá-la seguindo pela Ecovia do Vez até à aldeia de Sistelo, onde os igualmente brilhantes Passadiços do Sistelo estão à sua espera.

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezNeste caso já terá pela frente 8 km (16 km ida e volta), que tanto podem ser percorridos a pé como de bicicleta, visto que toda a Ecovia do Vez é ciclável, inclusivamente o troço dos Passadiços das Lagoas do Vez. Como o passadiço só tem escadarias no acesso às lagoas que referimos atrás, tanto é ciclável como pode ser percorrido por pessoas com mobilidade reduzida. Uma decisão que aplaudimos de pé!

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezNa secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços Lagoas do Vez, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este maravilhoso destino de natureza do Norte de Portugal.

Na preparação da sua viagem para percorrer os Passadiços Lagoas do Vez sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez

Onde ficam localizado os Passadiços Lagoas do Vez?

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezComo já referimos atrás, os Passadiços Lagoas do Vez situam-se no concelho de Arcos de Valdevez, estando integrados na Ecovia do Vez, mais concretamente no troço que liga o Poço das Caldeiras, na freguesia de Loureda, com São Sebastião, na freguesia de Cabreiro.

Nos mapas que disponibilizamos abaixo pode visualizar a localização exata dos pontos de partida e do percurso dos Passadiços Lagoas do Vez, bem como do troço da Ecovia do Vez que os liga aos Passadiços do Sistelo.

É preciso pagar para visitar os Passadiços Lagoas do Vez? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezÀ data da nossa visita aos Passadiços Lagoas do Vez (junho de 2021) não era preciso pagar bilhete para aceder aos passadiços. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Onde começar os Passadiços Lagoas do Vez? Dicas para escolher o melhor itinerário

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezA primeira grande decisão que terá de tomar, numa visita aos Passadiços Lagoas do Vez, é onde começar e onde terminar a sua caminhada. Até porque toda a logística está dependente dessa decisão.

De forma a escolher o melhor ponto de partida deve ter em conta (pelo menos) as seguintes variáveis:

  • quanto tempo tem disponível para caminhar,
  • a sua condição física,
  • se vai fazer os Passadiços das Lagoas do Vez com crianças pequenas,
  • se pretende fazer um percurso linear ou ida e volta.

Para quem tem pouco tempo disponível, não esteja em boa condição física e viaje com crianças pequenas a melhor opção é ficar-se apenas pelos Passadiços Lagoas do Vez. Se for esta a sua opção, só terá de percorrer sensivelmente 4 km (ida e volta), sendo que o percurso não apresenta grandes declives.

Praia Fluvial do Poço das Caldeiras

Pode sempre aproveitar o resto do dia para relaxar na Praia Fluvial do Poço das Caldeiras (tem excelentes spots para se fazer um picnic em família) e para ir a banhos nas idílicas Lagoas do Vez (se for no verão claro está).

Dica VagaMundos: se gosta de cascatas e lagoas paradisíacas, não deixe de espreitar o nosso artigo dedicado às melhores Cascatas do Gerês para ir a banhos. Até porque o Parque Nacional da Peneda-Gerês fica mesmo ao lado dos Passadiços das Lagoas do Vez.
Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do Vez
Poço das Caldeiras

Ficando-se pela caminhada curta, pode optar por começar os Passadiços Lagoas do Vez em dois locais distintos: junto à Praia Fluvial Poço das Caldeiras ou junto à ponte sobre o rio Vez na estrada municipal M1286. Em ambos os locais encontra alguns lugares de estacionamento (infelizmente, não muitos).

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: conheça os novos passadiços da Ecovia do VezComo o percurso pedestre é linear, ou seja na prática terá de fazer ida e volta, pode optar por iniciar a caminhada na entrada que lhe der mais jeito em termos logísticos. Contudo, tenha em atenção que se começar no Poço das Caldeiras, tem que descer e subir uma empinada escadaria até ao estacionamento. Se for percorrer os Passadiços Lagoas do Vez com carrinhos de crianças, pessoas com mobilidade reduzida ou de bicicleta recomendamos vivamente que opte por iniciar a caminhada no extremo oposto, ou seja junto à ponte.

Passadiços do Sistelo

Caso vá com mais tempo, não tenha limitações físicas e for aficionado das caminhadas na natureza, recomendamos vivamente que, aos Passadiços Lagoas do Vez, acrescente o percurso até aos Passadiços do Sistelo seguindo sempre pela Ecovia do Vez.

Sistelo

Desta forma já terá pela frente um percurso linear de 8 km (16 km ida e volta), o que irá resultar num dia de caminhada bem mais completo e compensador. Caso ache que 16 km já se torna algo cansativo pode sempre optar por chamar um táxi para o levar de volta ao ponto de partida.

Se optar por esta última solução, o nosso conselho é deixar a sua viatura no estacionamento do Poço das Caldeiras e apanhar o táxi no Sistelo, pois junto aos Passadiços das Lagoas do Vez não vai encontrar qualquer tipo de estrutura de apoio. Já no Sistelo encontra sempre um café onde pode comer e beber algo enquanto espera que chegue a sua boleia.

Quando ir percorrer os Passadiços Lagoas do Vez?

Os Passadiços Lagoas do Vez estão abertos ao público durante todo o ano, logo, pode visitá-los em todas as estações.

Se o seu objetivo é combinar a caminhada com uns mergulhos nas paradisíacas Lagoas do Vez, a melhor aposta é mesmo o verão. Contudo, vá à espera de encontrar muitas pessoas ao longo do percurso, sobretudo ao fim de semana.

Caso os mergulhos não sejam a sua prioridade, as melhores estações são, sem dúvida, a primavera e o outono, altura em que o clima é mais ameno, como tal, mais propício a caminhadas. Sobretudo se optar por combinar o percurso dos Passadiços Lagoas do Vez com os Passadiços do Sistelo ao longo da Ecovia do Vez.

Já no inverno, é preciso ter em conta as condições climatéricas mais adversas e ir preparado para chuva e frio. Se for nesta estação, tenha em especial atenção de que o piso irá estar muito escorregadio e que alguns dos troços do percurso podem estar alagados pelo rio Vez, logo, intransitáveis.

Informe-se antecipadamente sobre as condições do percurso junto às autoridades responsáveis.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida (entre elas muita água pois não há cafés nem lojas pelo caminho).
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho. As Lagoas do Vez são simplesmente irresistíveis.
  • Impermeável/capa de chuva (estamos às portas do Gerês, logo pode chover a qualquer altura).
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Passadiços Lagoas do Vez | Arcos de Valdevez: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informações Práticas

  • Distância: 2 km (4km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial Poço das Caldeiras ou junto à ponte sobre o rio Vez na estrada municipal M1286

Mapa dos Passadiços Lagoas do Vez e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com o percurso e pontos de início/fim dos Passadiços Lagoas do Vez.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho dos Passadiços Lagoas do Vez até aos Passadiços do Sistelo pela Ecovia do Vez: informações práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informações Práticas

  • Distância: 8 km (16 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial Poço das Caldeiras/Aldeia do Sistelo

Mapa do Trilho dos Passadiços Lagoas do Vez até aos Passadiços do Sistelo pela Ecovia do Vez e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do trilho dos Passadiços Lagoas do Vez até aos Passadiços do Sistelo pela Ecovia do Vez.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços das Lagoas do Vez? Sugestões de alojamento

A cidade de Arcos de Valdevez tem mais de uma mão cheia de boas opções de hospedagem, bem como uma série de pousadas rurais nas proximidades.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos no concelho de Arcos de Valdevez, que apresentam a melhor relação qualidade-preço. Todos eles são uma excelente opção para ficar a dormir quando for percorrer os Passadiços das Lagoas do Vez.

Luna Arcos Hotel Nature & Wellness

O Luna Arcos Hotel Nature & Wellness fica situado às portas da cidade de Arcos de Valdevez, bem pertinho do rio Vez e da famosa Praia Fluvial da Valeta. Os quartos apresentam elevados padrões de conforto, tem excelentes vistas para a montanha e a cidade, e o spa e a piscina interior são simplesmente perfeitos para relaxar depois de um dia a caminhar pelos Passadiços das Lagoas do Vez. Ah, e o pequeno-almoço buffet é excelente!

Ribeira Collection Hotel

Se quiser ficar a dois passos do centro de Arcos de Valdevez, não hesite em escolher o Ribeira Collection Hotel. Do bom gosto e bom planeamento nasceu um hotel moderno numa casa antiga bem recuperada. A simbiose entre as comodidades das exigências modernas com um toque requintado do passado arcuense de início de século XX roça a perfeição. O charme do terraço à beira do Rio Vez, com vistas para a cidade e para a Ponte Velha, também ajudam a aperfeiçoar o cenário.

Eco-Bungalow

Nada como aterrar neste refúgio envolto de natureza para encontrar sossego e tranquilidade. No Eco-Bungalow, em Vila Boa, encontra o melhor que a natureza nos dá: ar puro, espaço, serenidade e conexão. Para além das piscinas, um belo jardim e terraço com vistas soberbas. Alojamentos que respondem as todas as necessidades, amplos e luminosos, com detalhes rústicos duma ruralidade que enaltece o espírito. Perfeito para uma escapadinha na natureza!

Clique para pesquisar alojamento perto dos Passadiços Lagoas do Vez

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.