Melhores Passadiços Portugal: os passadiços mais bonitos de norte a sul

Melhores Passadiços Portugal: os passadiços mais bonitos de norte a sul

Quando se fala de passadiços em Portugal, a associação aos Passadiços do Paiva é quase imediata. E faz todo o sentido. Afinal, são eles a estrela maior e os grandes responsáveis pela aclamação dos passadiços em Portugal.

os melhores passadiços de portugalSe pensa que são filhos únicos em Portugal, está muito enganado. O sucesso dos Passadiços do Paiva levou muitos municípios a deitar mãos à obra e, hoje, existem mais de duas mãos cheias de fantásticos passadiços em Portugal à espera de serem descobertos por si. E a lista não para de crescer!

os melhores passadiços de portugalO melhor de tudo é que há passadiços em Portugal, de norte a sul, para todos os gostos. Uns são curtos, outros são longos; uns serpenteiam a orla costeira, outros atravessam densas florestas; uns brindam-nos com idílicas cascatas e riachos, outros com formações rochosas ímpares e paisagens de cortar a respiração.

os melhores passadiços de portugalSe é certo que todos os passadiços em Portugal são únicos, também é verdade que em todos eles vai poder conhecer, com relativa facilidade, locais outrora inacessíveis à maioria de nós e ser brindado com verdadeiras pérolas da mãe natureza no processo. É precisamente isso que os torna perfeitos para inesquecíveis passeios em família, a “desculpa perfeita” para fantásticas escapadinhas na natureza em Portugal.

Neste artigo não só lhe vamos mostrar alguns dos nossos passadiços de Portugal favoritos, como ainda partilhar toda a informação que precisa para os ir percorrer.

os melhores passadiços de portugalSó fica a faltar mesmo pegar na sua mochila, calçar os seus sapatos de caminhada favoritos, juntar a família ou amigos e partir à descoberta dos melhores passadiços de Portugal. Acredite, todos eles são perfeitos para recarregar baterias!

Nota: como já referimos todos os anos surgem novos passadiços em Portugal e nós, logo que possível, partimos à sua descoberta. Se como nós é fã de passadiços, recomendamos que guarde este artigo nos seus favoritos e o vá espreitando regularmente. Adicionalmente, para não perder pitada das nossas descobertas, siga-nos no facebook e no instagram. Pode esperar muitos updates!

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Conteúdo deste Artigo

Os Melhores Passadiços de Portugal Continental (de norte a sul)

os melhores passadiços de portugalPara além de uma breve descrição dos passadiços vão também encontrar neste artigo um mapa interactivo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, informação prática sobre todos os passadiços e respectiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usarem no vosso aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.

Passadiços do Sistelo

Abrimos a nossa seleção dos melhores passadiços de Portugal com os Passadiços do Sistelo. É certo que os passadiços em si são pequenos (não chegam a ter 2 km), mas como estão inseridos na Ecovia do Vez pode prolongar a caminhada até à ponte medieval de Vilela, o que já perfaz 11 km partindo da Aldeia do Sistelo.

Pelo caminho vai cruzar bosques e pontes medievais, ver ermidas, capelas e espigueiros e soberbas paisagens naturais. E claro, neste trilho não faltam cascatas nem oportunidades para ir ao banho.

Acredite, o cenário é digno de um filme. Este é mesmo um dos passadiços de Portugal que tem de fazer pelo menos uma vez na vida.

Dica VagaMundos: caso vá com crianças pequenas recomendamos que se fique pelo percurso circular dos Passadiços do Sistelo que arranca da Aldeia do Sistelo. É o troço mais idílico de todo o percurso e como não tem mais do que 2 km é perfeito para os mais pequenos. Assim, fica com uma (excelente) desculpa para regressar quando eles já forem mais crescidinhos.

Informação Prática dos Passadiços do Sistelo

Distância: 2 km percurso circular partindo do Sistelo / 11 km (22 km ida e volta) se fizer até à Ponte de Vilela

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Aldeia de Sistelo

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez?

Casa da Teresina | Casa da Ferreirinha | Casa da Avó | Casa de Sistelo

Rota/Track GPS dos Passadiços do Sistelo e Ecovia do Vez

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços Marítimos de Gaia – Espinho

os melhores passadiços de portugalSe gosta de passear à beira mar e respirar bem fundo o ar salgado, tem de ir percorrer os Passadiços Marítimos que ligam Vila Nova de Gaia a Espinho. Estes fantásticos passadiços de madeira do norte de Portugal arrancam da Praia da Afurada, mesmo às portas da Reserva Natural do Estuário do Douro, e seguem pelo cordão dunar até chegar à Praia da Baía, mesmo em frente do famoso Casino de Espinho.

O percurso é extenso, mas como não tem qualquer tipo de desníveis faz-se muito bem. Pelo caminho vai passar por uma miríade de maravilhosas praias detentoras de Bandeira Azul e terá a possibilidade de visitar a icónica Capela do Senhor da Pedra em Miramar, um dos locais de culto mais fotogénicos da costa portuguesa.

Dica VagaMundos: visto que os passadiços seguem pela orla costeira, não os deve percorrer de todo se houver avisos de condições adversas do mar. No inverno é cada vez mais comum ver as praias de Gaia invadidas por enormes vagas, logo, é imperativo que estude as previsões atmosféricas se quiser percorrer os passadiços fora dos meses estivais.

Informação Prática dos Passadiços Marítimos de Gaia – Espinho

Distância: 15 km.

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada

Local de Partida/Chegada: Praia da Afurada (Gaia)/Praia da Baía (Espinho)

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços Marítimos de Gaia?

Park Hotel Porto Gaia | Hotel Mercure Porto Gaia | The House of Sandeman

Rota/Track GPS dos Passadiços Marítimos de Gaia – Espinho

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços de Fiães

Se lhe dissermos que, às portas da cidade do Porto, existem uns passadiços que atravessam um idílico bosque rasgado por um rio, é capaz de pensar que estamos a brincar consigo. Mas olhe que não estamos.

Em Fiães, no concelho de Santa Maria da Feira, esconde-se um dos passadiços mais bonitos de Portugal. Os Passadiços de Fiães ficam no Parque das Ribeiras e ao longo de quatro deliciosos quilómetros revelam-nos os encantos do verdejante bosque por onde corre o rio Uíma. Pelo caminho há pequenas cascatas, ribeiras, um açude e até mesmo uma torre de observação para observar a fauna local.

Informação Prática dos Passadiços de Fiães

Distância: 4 km (ida e volta)

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Parque das Ribeiras (Fiães)

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços de Fiães?

Feira Hostel & Suites | Hotel Feira Pedra Bela | Quinta Padre Lobo

Rota/Track GPS dos Passadiços de Fiães

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços da Barrinha de Esmoriz

Durante muitos anos a Barrinha de Esmoriz foi vítima de autênticos atentados ambientais, tendo inclusivamente sido utilizada como depósito de desperdícios. Mas, felizmente, em 2017 tudo mudou. Não só toda a zona da Lagoa de Paramos foi reabilitada, como ainda nasceram os fantásticos Passadiços da Barrinha de Esmoriz, a principal porta para visitar este tesouro natural de Portugal.

São oito quilómetros de puro deleite em que não só terá a possibilidade de caminhar sobre a Lagoa de Paramos e disfrutar do seu ecossistema ímpar, como ainda visitar a praia de Esmoriz e de Paramos e os seus respetivos cordões dunares (se for verão, aproveite para ir a banhos). Não é por acaso que os consideramos dos melhores passadiços de Portugal!

Informação Prática dos Passadiços da Barrinha de Esmoriz

Distância: 8 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Complexo Desportivo de Esmoriz, Ovar

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços da Barrinha de Esmoriz?

AquaHotel | Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA

Rota/Track GPS dos Passadiços da Barrinha de Esmoriz

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Paiva

Falar dos melhores passadiços de Portugal e não dar destaque aos Passadiços do Paiva teria de ser considerado pecado capital. Localizados na margem esquerda do Rio Paiva, no Arouca Geopark, estes quase nove quilómetros de passadiços tornaram-se rapidamente num dos percursos pedestres mais emblemáticos do mundo, tendo inclusivamente ganho quatro galardões consecutivos nos World Travel Awards, os Óscares do turismo.

Os passadiços estão inseridos num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas e ao longo de todo o percurso será brindado com fantásticas paisagens. Entre os locais mais emblemáticos dos passadiços estão a Garganta do Paiva, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto, a Cascata das Aguieiras e a Falha de Espiunca. Se ainda não os visitou, faça a si mesmo um favor e coloque-os no topo das suas prioridades de caminhadas. Garantimos que não se vai arrepender!

Clique para ler o nosso guia completo sobre os Passadiços do Paiva, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para preparar a sua visita aos Passadiços do Paiva.

Informação Prática dos Passadiços do Paiva

Distância: 8,7 km (17,4 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil/Moderada para quem esteja habituado a caminhadas. No entanto, o site oficial dos Passadiços do Paiva classifica a dificuldade como sendo Alta, algo com que concordamos caso a pessoa não esteja minimamente familiarizada com este tipo de caminhadas, que estão longe de ser um passeio no parque.

Local de Partida/Chegada: Areínho/Espiunca

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Paiva?

Quinta do Pomarinho Hotel São Pedro | Hotel Rural da Freita

Rota/Track GPS dos Passadiços do Paiva

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços de Aveiro

Se outrora era preciso apanhar boleia num moliceiro ou numa bateira, para desfrutar de perto das deslumbrantes paisagens da Ria de Aveiro, agora já só precisa de pegar na sua bicicleta ou de enfiar os pés no seu calçado favorito de caminhada e percorrer, sem pressas, os espetaculares Passadiços da Ria de Aveiro.

Com início no Canal de São Roque (bem pertinho do centro da cidade de Aveiro) e término junto ao rio Vouga, em Vilarinho, os Passadiços de Aveiro atravessam sapais, pequenos bosques e pinhais, brindando o visitante com vistas soberbas sobre a maravilha natural que é a Ria de Aveiro com a sua peculiar fauna e flora.

A distância total dos Passadiços da Ria de Aveiro é de 7,5 km (15 km ida e volta), mas se quiser cortar um pouco no percurso sugerimos que comece e termine a caminhada no Cais da Ribeira de Esgueira (assim, terá apenas de percorrer 10 km ida e volta). Assim, percorre a parte menos urbana dos passadiços e poupa uns bons quilómetros às pernas, especialmente se for com crianças pequenas.

Informação prática do percurso dos Passadiços da Ria de Aveiro que nós percorremos (e recomendamos)

Distância: 5 km (10 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Cais da Ribeira de Esgueira/Ponte Caída sobre o Rio Vouga em Vilarinho

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços da Ria de Aveiro?

Hotel das Salinas | Aveiro Rossio Hostel | Hotel Aveiro Palace | Hotel do Mercado

Rota/Track GPS dos Passadiços da Ria de Aveiro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Penedo Furado

Os Passadiços do Penedo Furado são um dos de menor extensão desta lista dos melhores passadiços de Portugal. Mas o que lhes falta em tamanho, sobra-lhes em beleza.

Inaugurados em 2019, os Passadiços do Penedo Furado unem a galardoada Praia Fluvial do Penedo Furado a um dos segredos mais bem guardados do Centro de Portugal, a Cascata do Penedo Furado.

Da praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4 km ida e volta). Logo, o percurso não demora mais do que uns 20 minutos a realizar, o que faz dele um passeio perfeito para toda a família.

Uma vez na Cascata do Penedo Furado recomendamos vivamente que não se fique por aí. Suba os degraus talhados na escarpada rocha e parta à descoberta da outra cascata que se esconde entre os penhascos. A lagoa formada pela cascata é simplesmente deliciosa e convida a demorados mergulhos. Ah! E vai ficar a matar na sua galeria do Instagram!

Dica VagaMundos: Os Passadiços do Penedo Furado estão inseridos no PR3 de Vila de Rei Trilho das Bufareiras, um percurso pedestre de pequena rota linear com cerca de 9 km de extensão. Se quiser acrescentar mais alguns quilómetros aos Passadiços do Penedo Furado, tem aqui uma excelente opção. Até porque não só irá descobrir mais um par de belas cascatas, como ainda vai poder desfrutar das invulgares paisagens da zona das Bufareiras.

Informação Prática dos Passadiços do Penedo Furado

Distância: 1,4 km (ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Penedo Furado

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Penedo Furado?

Ti Marquitas | Villa Boutique | Hotel Vila de Rei

Rota/Track GPS dos Passadiços do Penedo Furado

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Alamal

Os Passadiços do Alamal, são um dos percursos pedestres mais encantadores que pode fazer ao longo das margens do Tejo. Como tal, têm lugar cativo na nossa lista dos melhores passadiços de Portugal.

O percurso tem início na vistosa Praia Fluvial do Alamal e término junto à Ponte de Belver. Ao longo dos cerca de 2 km que separam estes dois pontos, os Passadiços do Alamal seguem sempre junto ao Tejo, bordejado por vegetação de um lado e pelas plácidas águas do rio do outro.

Pelo caminho somos brindados com belas paisagens do rio Tejo e o altaneiro castelo de Belver, o secular guardião silencioso destas paragens do Alto Alentejo.

E como o percurso é relativamente curto e praticamente não tem desníveis, torna-o acessível a todos sendo simplesmente perfeito para uma escapadinha na natureza em família. Como bónus, ainda pode desfrutar da bem cuidada Praia Fluvial do Alamal que, no verão, é ótima para dar uns valentes mergulhos no rio Tejo.

Dicas VagaMundos:

  • O Passadiço do Alamal está inserido no PR1 de Gavião “Arribas do Tejo”, um percurso pedestre de pequena rota que tem cerca de 15 km de extensão. Se procura um trilho um pouco mais desafiante, é uma excelente opção.
  • Outro trilho que recomendamos é o fantástico Trilho do Conhal, que fica no concelho vizinho de Nisa. Este percurso pedestre, com 14 km de extensão, permite subir às Portas de Rodão e observar de (muito) perto o voo silencioso dos grifos. Tem umas subidas rasgadinhas, mas vale mesmo a pena.

Informação Prática dos Passadiços do Alamal

Distância: 1,8 km (3,6 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Alamal/Ponte de Belver

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Alamal?

Alamal River Club | Quinta do Belo

Rota/Track GPS dos Passadiços do Alamal

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Tejo

Os Passadiços do Tejo são um dos segredos mais bem guardados da Grande Lisboa e, em nossa opinião um dos passadiços mais bonitos de Portugal. Estão integrados no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, na zona sul do Concelho de Vila Franca de Xira, e brindam quem os percorre com as singulares paisagens naturais do Estuário do Tejo, onde pontificam extensas áreas de sapais, salinas abandonadas e uma enorme diversidade de flora e aves.

É certo que os passadiços em madeira têm somente 750 metros de extensão mas como a área do parque conta com cerca de 6 km de trilhos pedonais e ciclovias, pode estender a caminhada sem qualquer dificuldade.

Até porque, para além dos Passadiços do Tejo, vai encontrar mais uma mão cheia de atrativos no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo. Entre elas destacamos o Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem, situado na Praia dos Pescadores, o Caís Palafítico da Povoa de Santa Iria e a réplica da Casa Avieira. Vai ficar surpreendido!

Dica VagaMundos: se ficou com vontade de continuar a caminhar pelas margens do Tejo, dê um pulinho até à vizinha Alhandra e percorra o Passeio Ribeirinho que a liga a Vila Franca de Xira. São 4 km deliciosos!

Informação Prática dos Passadiços do Tejo

Distância: 1,5 km (ida e volta) se percorrer apenas os passadiços de madeira, ou cerca de 5 km se optar por conhecer a frente ribeirinha do parque (altamente recomendável)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Tejo?

Hotel Ibis Parque das Nações | Olissippo Oriente | MYRIAD

Rota/Track GPS dos Passadiços do Tejo

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Gameiro

O Alentejo está cheio de pequenas pérolas e o Parque Ecológico do Gameiro é uma das suas mais cintilantes. É precisamente neste oásis do concelho de Mora que se encontram os Passadiços do Gameiro, um dos mais belos passadiços de Portugal. O passadiço tem início na vistosa Praia Fluvial do Gameiro e segue junto ao tranquilo Rio Raia, bordejado pelos sublimes montados alentejanos.

O passadiço em madeira tem apenas 1,5 km de extensão (3 km ida e volta), como tal, é natural que saiba a pouco. Mas temos boas notícias. O Passadiço do Gameiro está inserido num excelente percurso pedonal circular de 5,5 km de extensão que, não só estende o passeio ribeirinho para o dobro, como ainda leva o caminhante a percorrer cerca de 2,5 km pelos típicos montados alentejanos.

Informação Prática dos Passadiços do Gameiro

Distância: 5,5 km

Circular: sim

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Praia Fluvial do Gameiro

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Gameiro?

Casas de Romaria | Hotel Solar dos Lilases | Lago Montargil & Villas

Rota/Track GPS dos Passadiços do Gameiro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Carvoeiro

A costa algarvia é famosa pelas suas cénicas arribas, pejadas de formações rochosas das mais variadas formas, onde não faltam impressionantes grutas e algares. E os Passadiços do Carvoeiro permitem-lhe ver de perto uma das maiores obras-primas da natureza do Algarve, o soberbo Algar Seco.

O passadiço arranca da Capela da Nossa Senhora da Encarnação (não deixe de ir ao miradouro homónimo para desfrutar da melhor vista sobre a belíssima Praia do Carvoeiro) e termina precisamente junto à curiosa formação rochosa do Algar Seco. Pelo caminho pode ainda ver as ruínas do forte da Nossa Senhora da Encarnação e lavar as vistas com as maravilhosas paisagens costeiras do barlavento algarvio.

Como os passadiços estão iluminados com LED, são uma excelente opção para quem gosta de uma pequena caminhada noturna. Simplesmente perfeitos para aquelas noites quentes de verão!

Dica Vagamundos: é perfeitamente natural que, devido à sua curta extensão, os Passadiços do Carvoeiro lhe saibam a pouco. Mas não se preocupe que temos uma solução para si. A somente 4 km do Carvoeiro, na vizinha Praia de Vale de Centeanes, arranca o Trilho dos 7 Vales Suspensos, um dos trilhos mais bonitos da Europa. Clique aqui para ler toda a informação prática e fazer download da rota GPS do Trilho dos 7 Vales Suspensos.

Informação Prática dos Passadiços do Carvoeiro

Distância: 1,5 km (ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Capela da Nossa Senhora da Encarnação/Algar Seco

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Carvoeiro?

Suites Alba Resort & Spa | Tivoli Carvoeiro | Vale D’oliveiras 

Rota/Track GPS dos Passadiços do Carvoeiro

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços do Alvor

Fechamos a nossa lista dos melhores passadiços de Portugal com os maiores passadiços do Algarve. Os Passadiços do Alvor têm cerca de 6 km de extensão, e ligam a Praia dos Três Irmãos à maravilhosa Ria de Alvor, um dos nossos cantinhos favoritos do barlavento algarvio.

Entre a Praia dos Três Irmãos e o pontão da Praia do Alvor os passadiços seguem sempre junto ao mar, ao longo do cordão dunar, e brindam o caminhante com lindas vistas sobre o mar e as ondulantes dunas.

Uma vez na Ria de Alvor os passadiços percorrem uma miríade de dunas, pequenas praias e sapais, premiando o visitante com vistas soberbas sobre esta maravilha natural.

Informação Prática dos Passadiços do Alvor

Distância: 6 km (12 km ida e volta)

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Praia dos Três Irmãos/Ria de Alvor

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços do Alvor?

Pestana D. João II Beach & Golf Resort | Aguahotels Alvor Jardim

Rota/Track GPS dos Passadiços do Alvor

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Passadiços mais bonitos de Portugal


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os pontos de partida dos melhores Passadiços de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.