Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitar

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitar

A Ribeira das Quelhas, com as suas magníficas cascatas e lagoas é uma das maiores maravilhas naturais da Serra da Lousã. Até há bem pouco tempo, para conseguir desvendar os seus segredos, era imperativo fazer um dos trilhos mais exigentes da Serra da Lousã, com um pouco de escalada à mistura, ou então seguir o curso da ribeira através da prática do canyoning. Mas temos boas notícias para si: acabaram de nascer os Passadiços da Ribeira das Quelhas, tornando muito mais acessível a visita a um dos locais mais belos e selvagens da Serra da Lousã.

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitarA Ribeira das Quelhas nasce na Nascente dos Seixinhos, numa das vertentes da Serra da Lousã, conhecida pelo nome de Santo António da Neve, nome que recebeu por ser o lugar onde outrora haviam poços de neve, que serviam para armazenar a neve do inverno e conservá-la até ao verão, à imagem do que se fazia na Fábrica do Gelo do Montejunto. Posteriormente o gelo era levado para a Corte portuguesa em Lisboa, para que se pudessem refrescar durante os quentes verões lisboetas (sim, nessa altura já gostavam de comer sorvetes e beber um whisky “on the rocks”).

Uma das muitas cascatas e lagoas que pode ver quando percorrer os Passadiços da Ribeira das Quelhas

Desde a sua nascente, todo o percurso da Ribeira das Quelhas é feito por entre quelhas rochosas e penhascos de xisto e granito, resultando em idílicas cascatas, cada uma com o seu poço de água cristalina, que convida a inesquecíveis mergulhos nos dias quentes de verão. O enquadramento paisagístico é simplesmente brutal!

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitarOs Passadiços da Ribeira das Quelhas estão localizados junto à aldeia do Coentral Grande, concelho de Castanheira de Pêra, e seguem pela margem direita da Ribeira das Quelhas ao longo de aproximadamente 1,2km (pouco menos de 2,5km, ida e volta). Na nossa última escapadinha à Serra da Lousã aproveitamos para ir conhecer os Passadiços da Ribeira das Quelhas e podemos afiançar sem reservas que o que lhes falta em extensão sobeja-lhes em beleza!

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitar

Na verdade nós já conhecíamos bem os encantos da Ribeira das Quelhas pois já tínhamos percorrido o desafiante trilho das Fragas da Ribeira das Quelhas, que, apesar de ter pouco mais de 5 km deu-nos “água pelas barbas” de tão exigente que é. As dificuldades, os perigos inerentes ao terreno e a parca marcação do percurso até nos levaram a desaconselhar o trilho, no nosso roteiro da Serra da Lousã, a quem viajasse com crianças.

Antigamente para conhecer os encantos da Ribeira das Quelhas era preciso alguns dotes de cabra montanhesa. Agora com os Passadiços da Ribeira das Quelhas o acesso está muita mais facilitado!

Por isso, aplaudimos a construção dos Passadiços da Ribeira das Quelhas. Não só vão trazer imenso valor à região, que tem sofrido com a desertificação, como permitem que este verdadeiro tesouro natural da Serra da Lousã, que é a Ribeira das Quelhas, passe a estar ao alcance de quase todos.

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitarNa secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços da Ribeira das Quelhas, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este recanto mágico da Serra da Lousã.

Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal

Guia completo para visitar os Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã

Onde ficam localizados e como chegar aos Passadiços da Ribeira das Quelhas?

Como já referimos atrás os Passadiços da Ribeira das Quelhas ficam junto à aldeia do Coentral Velho, no concelho de Castanheira de Pêra a sensivelmente 200 km de Lisboa, 190 km do Porto e a cerca de 60 km de Coimbra.

Para quem vem de Lisboa, basta apanhar a autoestrada A1 e posteriormente seguir pela A23 e A13, no sentido Tomar/Coimbra. Saía da A13 em Avelar e tome a IC8 e posteriormente a N236 até Pera. Em Pera siga pela estrada municipal CM1150 até chegar à aldeia de Coentral.

Se vem do Porto, apanhe a A1 e posteriormente a A13-1 e A13 em direção a Lousã/Tomar.  Saía da A13 em de Avelar e tome a IC8 e posteriormente a N236 até Pera. Em Pera siga pela estrada municipal CM1150 até chegar à aldeia de Coentral.

Onde começar os Passadiços da Ribeira das Quelhas e dicas práticas?

O início dos Passadiços da Ribeira das Quelhas está localizado a pouco mais de 500 metros da aldeia do Coentral.

Passadiços da Ribeira das Quelhas | Serra da Lousã: guia e dicas para visitarÉ possível estacionar a sua viatura praticamente ao lado do início do percurso mas tenha em atenção que o estacionamento nesta zona é muito limitado. Se for em dias de grande afluência, como sejam os fins-de-semana, o mais certo é não ter lugares disponíveis. Nesse caso, terá de estacionar a sua viatura na aldeia do Coentral e daí seguir a pé pelo estradão de terra batida até ao início dos passadiços.

Se assim for terá de somar aos 2,4 km dos Passadiços da Ribeira das Quelhas (ir e vir) mais 1 km, o que perfaz aproximadamente 3,5 km de caminhada. Mas não se preocupe que o percurso entre o Coentral e o início dos passadiços é grosso modo flat, logo, faz-se sem qualquer dificuldade.

Pode ver a localização exata do início dos passadiços e das zonas para parquear a sua viatura no mapa que disponibilizamos mais abaixo no artigo.

Por último queremos chamar a atenção que apesar dos Passadiços da Ribeira das Quelhas serem curtos terá de subir uma íngreme escadaria com cerca de 1 km de extensão. Se não está habituado a caminhadas ou tiver alguma limitação física pode custar um bocadinho. Sobretudo no verão, devido à enorme exposição solar do percurso. Mas se for com calma, vai ver que é bem mais fácil do que parece à primeira vista. E, afinal de contas, as estonteantes paisagens da Ribeira das Quelhas não convidam a pressas!

Dica VagaMundos: tem mais uns dias para a sua escapadinha na natureza? Então aproveite a sua passagem por esta região e parta à descoberta das maravilhas da Serra da Lousã. Clique para ler o nosso roteiro detalhado para visitar a Serra da Lousã e as suas Aldeias de Xisto.

É preciso pagar para visitar os Passadiços da Ribeira das Quelhas? Qual o preço dos bilhetes?

À data da nossa visita aos Passadiços da Ribeira das Quelhas (final de junho de 2020) não era preciso pagar bilhete para aceder ao passadiço. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços da Ribeira das Quelhas?

Os Passadiços da Ribeira das Quelhas estão abertos ao público durante todo o ano. Logo pode visitá-los em todas as estações.

As nossas estações favoritas para visitar a Serra da Lousã, logo, a Ribeira das Quelhas, são a primavera e o outono. Na primavera a serra enche-se de flores de mil cores e a Ribeira das Quelhas, respetivas cascatas e lagoas estão em todo o seu esplendor. Já no outono, e porque na serra abunda o carvalho e o castanheiro, fica pincelada de inúmeros tons de amarelo, laranja e vermelho.

O verão costuma ser escaldante nesta região, e convém ter em atenção que praticamente todo o percurso dos Passadiços da Ribeira das Quelhas carece de sombras e tem uma enorme exposição solar. Se for no verão, recomendamos vivamente que evite as horas de maior calor e que leve muita água, chapéu e protetor solar.

No inverno é preciso ter em conta as condições climatéricas mais adversas e ir preparado para a chuva e o frio. Se for nesta estação, tenha em especial atenção de que o piso irá estar muito escorregadio e que o troço do percurso que acompanha a ribeira pode estar alagado, logo, intransitável. Informe-se antecipadamente sobre as condições do trilho junto às autoridades responsáveis.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Muita água e pelo menos um snack. Apesar dos Passadiços da Ribeira das Quelhas serem curtos tenha em atenção que a subida da escadaria é algo cansativa e carece de sombras.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Não esquecer o fato de banho nos dias quentes (as lagoas das cascatas são muito difíceis de resistir).
  • Impermeável/capa de chuva (é uma zona de serra. Logo, excetuando no verão, pode sempre ter uma surpresa).
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo.

Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal

Passadiços da Ribeira das Quelhas: informações e dicas práticas do percurso pedestre

Informações Práticas

Distância: 1,2 km (2,4km ida e volta) – apenas o passadiço

Circular: não

Dificuldade Técnica: Fácil

Local de Partida/Chegada: Coentral Velho

Dica VagaMundos: se gosta de adrenalina, aproveite a sua visita aos passadiços e vá praticar canyoning na Ribeira das Quelhas. É o melhor local para esta prática desportiva em toda a Serra da Lousã.

Mapa com a localização dos Passadiços da Ribeira das Quelhas, rota GPS para download e das zonas para estacionar


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos Passadiços da Ribeira das Quelhas e zonas para estacionar

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar na sua visita aos Passadiços da Ribeira das Quelhas? Sugestões de alojamento

Resort Natureza Villa Rio

Se a ideia de ficar numa Villa só para si, totalmente equipada, com varanda, vista para a Serra da Lousã, acesso a uma piscina deliciosa e a dois passos de uma praia fluvial fantástica, o põem a sonhar com uma escapadinha, então o Resort Natureza Villa Rio tem a sua cara. Fica mesmo ao lado da praia fluvial do Poço da Corga e está a uns meros 6 km dos Passadiços da Ribeira das Quelhas. Pertinho dos passadiços dificilmente encontra uma melhor relação qualidade preço.

Cerdeira Home for Creativity

Se vai combinar a sua caminhada pelos Passadiços da Ribeira das Quelhas com uma visita à Serra da Lousã sugerimos que passe pelo menos uma noite numa das suas aldeias do xisto. O nosso cantinho de eleição é a aldeia da Cerdeira, provavelmente o segredo mais bem guardado das Aldeias do Xisto. É que a Cerdeira fica, literalmente, escondida num bucólico vale da Serra da Lousã, e é simplesmente perfeita para uma escapadinha na natureza.

Este é daqueles locais onde apetece mesmo ficar e felizmente hoje isso é possível pois a Cerdeira Home for Creativity oferece nove casas de xisto totalmente renovadas e equipadas. Por norma o pequeno-almoço, com produtos da região, está incluído no preço. E tanto o pode ir tomar ao acolhedor Café da Videira como optar por receber na sua casa de xisto numa cestinha cheia de iguarias para desfrutar na cama ou na varanda, com vistas sobre a serra e o vale da Ribeira da Cerdeira de suster a respiração. Mais romântico do que isto, é difícil!

Palácio da Lousã Boutique Hotel

Se não dispensa a comodidade dum hotel, espreite o Palácio da Lousã Boutique Hotel, um dos Boutique Hotéis mais charmosos de Portugal. O hotel está inserido na antiga Casa da Viscondessa de Espinhal, um edifício brasonado, do século XVIII, que está inclusivamente classificado como Património Histórico de Interesse Público. O conforto e o glamour estão presente em todos os detalhes do Palácio da Lousã e o pequeno-almoço é simplesmente fabuloso. Acredite que se vai sentir um autêntico(a) rei/rainha!

Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.