Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem

Quem nos conhece sabe que o Gerês é quase uma segunda casa para nós. Sim, somos confessos apaixonados pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês e, apesar de já o termos visitado inúmeras vezes, ele tem sempre algo novo para nos revelar. Uma das nossas mais recentes descobertas foi a Ecovia do Rio Homem, onde brilham os apaixonantes Passadiços de Terras de Bouro.

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem

A Ecovia do Rio Homem tem aproximadamente 1,5 km (3 km ida e volta) e, como o próprio nome indica, estende-se ao longo das verdejantes margens do rio Homem desde as imediações do açude até à encantadora Praia Fluvial do Rio Homem, perfeita para ir a banhos nos dias quentes de verão. Ao longo do percurso irá percorrer os cénicos Passadiços de Terras de Bouro e desfrutar de um entorno natural verdadeiramente apaixonante.

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem
Praia Fluvial do Rio Homem – Passadiços Terras de Bouro

O percurso é praticamente plano o que, aliado à sua curta extensão, faz da Ecovia do Rio Homem uma caminhada estupenda para se fazer em família, até mesmo para quem leve um carrinho de bebé ou tenha mobilidade reduzida.

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio HomemNa secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este surpreendente percurso pedestre de Terras de Bouro.

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio HomemEm jeito de bónus, para o caso da caminhada pela Ecovia do Rio Homem lhe saber a pouco (se está habituado a estas andanças, é o mais certo), no final deste artigo vamos dar-lhe mais de uma mão cheia de sugestões de trilhos no concelho de Terras de Bouro, todos eles perfeitos para combinar com os Passadiços de Terras de Bouro.

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem

Na preparação da sua viagem aos Passadiços Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar os Passadiços de Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem – Gerês

Onde ficam e onde começar os Passadiços de Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem?

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio HomemComo já referimos atrás a Ecovia do Rio Homem situa-se no concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, a somente 2 km do centro da vila.

Pode iniciar a caminhada junto à ponte sobre o rio Homem, logo à saída da vila de Terras de Bouro (na estrada CM1269), ou na Praia Fluvial do Rio Homem. A nossa recomendação é que arranque perto da ponte, onde irá encontrar mais lugares de estacionamento.

É preciso pagar para visitar os Passadiços Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem

Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços de Terras de Bouro. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem?

Os Passadiços de Terras de Bouro podem ser percorridos em todas as estações sem qualquer tipo de problema. A pior mesma será o inverno que, por norma, é muito chuvoso nesta região. Contudo, se o seu objetivo é combinar a visita aos Passadiços Terras de Bouro com um mergulho na Praia Fluvial do Rio Homem, a melhor aposta é mesmo o verão.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Não esquecer o fato de banho nos dias quentes para poder ir dar uns mergulhos na Praia Fluvial do Rio Homem.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada.
  • Um saco para trazer todo o seu lixo consigo

Passadiços Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem – Gerês: informações do percurso pedestre

  • Distância: 1,5 km (3 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Junto à ponte sobre o rio Homem na estrada CM1269/Praia Fluvial do rio Homem

Mapa com o percurso dos Passadiços de Terras de Bouro | Ecovia do Rio Homem – Gerês


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços de Terras de Bouro | Trilho Ecovia do Rio Homem.

Trilhos de Terras de Bouro perto da Ecovia do Rio Homem | Passadiços de Terras de Bouro

Trilho da Mata da Albergaria, um dos melhores trilhos de Terras de Bouro

No concelho de Terras de Bouro encontra mais de uma mão cheia de trilhos, perfeitos para combinar com a Ecovia do Rio Homem. Como o mais certo é querer visitar os Passadiços de Terras de Bouro em família, as nossas recomendações apontam para trilhos de baixa dificuldade técnica.

Abaixo listamos os nossos favoritos tendo em conta esses requisitos (clique nos links para ler as descrições e informações práticas de cada um dos trilho):

Onde ficar a dormir? Sugestões de alojamento

Tendo em conta a curta extensão da Ecovia do Rio Homem o mais certo é querer aproveitar a sua viagem para conhecer outros cantinhos mágicos do Gerês. Tendo isso em conta, a nossa recomendação de localidade para procurar alojamento recai na Vila do Gerês (e arredores) visto que é a que tem mais oferta de alojamentos e serviços turísticos e acaba por ser a localidade que fica mais equidistante da maioria dos pontos de interesse do concelho de Terras de Bouro.

Na Vila do Gerês um dos nossos alojamentos favoritos é o Hotel Central Jardim, pois é muito económico, super central, muito confortável e ainda oferece um excelente pequeno-almoço já incluído no preço do quarto.

Outra boa opção na Vila do Gerês é o Adelaide Hotel. Perde um pouco na localização face ao Central Jardim, mas os quartos são igualmente confortáveis, tem um bom pequeno-almoço, e a mais-valia de ter uma agradável piscina exterior.

Se preferir um alojamento mais luxuoso recomendamos o Hotel São Bento da Porta Aberta, o nosso preferido para uma escapadinha romântica. É uma unidade hoteleira super acolhedora e que oferece todo o tipo de serviços de que necessitamos, tendo inclusivamente um (excelente) restaurante com iguarias regionais. A localização é simplesmente idílica. Tem excelentes acessos e fica super perto da Marina do Rio Caldo e da Barragem da Caniçada. A relação qualidade-preço é imbatível!

Clique para ver mais opções de alojamento em Terras de Bouro

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.