Trilhos da Serra de Sintra: mapas de percursos pedestres e rotas GPS

Trilhos da Serra de Sintra

Situada a pouco mais de 30 quilómetros de Lisboa, a Serra de Sintra é incontestavelmente um pequeno paraíso para todos os amantes da natureza e das caminhadas com percursos pedestres devidamente marcados. Já há alguns anos que somos assíduos “clientes” e podemos afirmar sem rodeios que os trilhos da Serra de Sintra são a nossa escolha de eleição para caminhadas.

É na Serra de Sintra que nos costumamos preparar para as viagens que exigem longas caminhadas, como o Caminho de Santiago, os Parques Naturais dos EUA e a Patagónia.


Se gosta de caminhadas pela natureza não deixe de ler o nosso artigo com os 16 melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Neste artigo vamos partilhar os nossos trilhos da Serra de Sintra favoritos. Ambos os percursos pedestres são circulares, passam por alguns dos pontos mais emblemáticos da Serra e podem ser feitos por toda a família.

percurso pedestre serra de sintra

Trilhos da Serra de Sintra: principais pontos de interesse, fotografias dos percursos pedestres, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Podem visualizar ambos os percursos pedestres no Google Maps e efetuar o download/descarga grátis dos mapas, percursos e rotas de ambos os Trilhos da Serra de Sintra em formato GPX / KML para utilizarem no Google Earth, no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.

Trilho da Peninha e Anta Adrenunes

Distância: 13,2 km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Moderada

Este é provavelmente o nosso trilho da Serra de Sintra favorito. Como já referimos o percurso pedestre que sugerimos é circular, com início e fim no parque de estacionamento do Convento dos Capuchos (gratuito).

Os principais pontos de interesse deste percurso pedestre são a Anta Adrenunes, a Peninha e o Alto da Memória. Garantimos que as vistas sobre o atlântico da Anta Adrenunes e da Peninha valem cada gota de suor derramado. A maior parte do trilho é feita por estrada de terra batida (estradão) mas existem alguns pequenos troços “off-road” que são um pouco mais exigentes daí termos classificado o trilho como tendo dificuldade moderada.

Fotografias do Percurso Pedestre

Anta Adrenunes
Anta Adrenunes
Subida à Peninha
Subida à Peninha
Peninha
Peninha
Vista da Peninha
As fantásticas vistas da Peninha
Alto da Memória
Alto da Memória

Mapa do Trilho da Peninha e Anta Adrenunes

Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela

Distância: 13,6 km

Circular: Sim

Dificuldade Técnica: Baixa

Este é o segundo trilho da Serra de Sintra que mais gostamos de percorrer. Este percurso pedestre também começa e termina no parque de estacionamento do Convento dos Capuchos mas desta feita seguimos noutra direção.

Este trilho atravessa outra zona da Serra de Sintra e tem como principais pontos de interesse a barragem do Rio de Mula, a zona da Pedra Amarela, a Pedra Monge e o Alto da Memória (ponto de interesse que partilha com o Trilho da Peninha).

O trilho é praticamente todo feito por estrada de terra batida, daí o termos classificado de dificuldade baixa. A parte mais rasgadinha é a longa subida entre a Barragem do Rio de Mula e a Pedra Monge. Apesar de longa é de salientar que o terreno é bom e o declive é pouco acentuado.

Fotografias do Percurso Pedestre

Vista da Barragem do Rio de Mula
Vista da Barragem do Rio de Mula
Barragem do Rio de Mula
Barragem do Rio de Mula
Subida para a Pedra Monge passando pela Pedra Amarela
Subida para a Pedra Monge passando pela Pedra Amarela
Posto de Vigia
Posto de Vigia
Pedra Monge
Pedra Monge

Mapa do Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela


Clique para ler o nosso artigo sobre as maravilhosas Cascatas de Sintra


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

12 COMENTÁRIOS

  1. Francisca Calado

    Boa tarde,

    Sabem dizer-me se há estacionamento próximo da entrada?

    Obrigada,
    Francisca Calado

    • Como referimos no artigo, existe um parque de estacionamento gratuito no Convento dos Capuchos. Pode começar ambos os trilhos aqui. Boas Caminhadas!

  2. Obrigado Vagamundos. Vocês acabam de “me salvar a vida”. Recebi um email de um amigo a solicitar a organização de um passeio já para este fim de semana para uns jovens russos que querem apreciar o que Sintra tem de melhor em termos de vistas e caminhadas pedestres. Vi o vosso track do trilho da Peninha e não pensei duas vezes: é precisamente o que procurava!

    Já agora, parabéns pelo vosso excelente blog.

    José Lopes

    • Olá José! Obrigado pelo feedback. O track da Peninha permite ver o melhor da Serra de Sintra. Acreditamos que vão adorar! Depois diz-nos se correspondeu às expectativas.
      Abraços e boas caminhadas

  3. Olá! Acham que algum destes trilhos é adequado a crianças de 9/10 anos? Com quanto tempo de caminhada devo contar aproximadamente?
    Obrigada

    • Ambos os trilhos, fazendo com calma, dão para fazer com crianças. Mas o Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela é relativamente mais fácil e como tal é mais adequado para crianças. Se gostarem desse podem sempre regressar para fazer o da Peninha (que tem alguns troços mais puxados e com terreno mais irregular). Quanto ao tempo, indo com crianças, apontamos para umas 5 horas nas calmas e com pausas. Bons trilhos!

  4. Bom dia.
    Algum dos trilhos é aconselhável a fazer sozinho?
    Obrigada

    • Bom dia.
      Ambos os trilhos podem ser feitos em solitário sem qualquer problema.
      Cumprimentos

  5. Boas!
    é na pedra amarela que se encontra a pedra monge?

    • Bom dia. Sim, é na zona da Pedra Amarela – no topo junto ao posto de vigia florestal

  6. Boa tarde!
    O trilho da Peninha e anta adrenunes e o trilho da barragem do rio de mula e pedra amarela estão bem sinalizados?
    A sinalização é a convencional amarela e vermelha de pequena rota?

    Muito obrigado pela atenção dispensada
    Cumprimentos
    Aurélio Guerra

    • Olá Aurélio.
      Sim, a sinalização é a convencional mas nem sempre estão bem assinalados. O melhor mesmo é levar o track GPS que disponibilizamos no artigo. Em caso de dúvida pode sempre espreitar e certificar-se de que está no caminho certo.
      Boas Caminhadas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.