Melhores Trilhos da Serra de Sintra: mapas de percursos pedestres e rotas GPS

Melhores Trilhos da Serra de Sintra: mapas de percursos pedestres e rotas GPS

Situada a pouco mais de 30 quilómetros de Lisboa, a Serra de Sintra é incontestavelmente um pequeno paraíso para todos os amantes da natureza e das caminhadas com percursos pedestres devidamente marcados. Já há alguns anos que somos assíduos “clientes” e podemos afirmar sem rodeios que os trilhos da Serra de Sintra figuram, sem qualquer tipo de favores, entre os melhores trilhos de Portugal.

Melhores Trilhos da Serra de Sintra

Inclusivamente, é na Serra de Sintra e na Serra da Arrábida que nos preparamos para as viagens que exigem longas caminhadas, como o Caminho de Santiago, os Parques Naturais dos EUA e a Patagónia.

Melhores Trilhos da Serra de SintraPara lhe dar uma ajuda na escolha das caminhadas ideais para si, neste artigo vamos mostrar-lhe aqueles que consideramos serem os melhores trilhos e percursos pedestres da Serra de Sintra. Partilhamos consigo também os mapas e rotas GPS dos respetivos percursos pedestres para que possa planear as suas caminhadas na Serra de Sintra, de acordo com os seus interesses e níveis de dificuldade desejadas.

Melhores Trilhos da Serra de Sintra

 Na preparação da sua viagem para percorrer os trilhos e percursos pedestres da Serra de Sintra, sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Trilhos da Serra de Sintra – descubra os melhores percursos pedestres da Serra de Sintra

Melhores Trilhos da Serra de SintraPara além de uma breve descrição dos trilhos da Serra de Sintra, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização dos pontos de partida das caminhadas, várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir perto dos melhores trilhos da Serra de Sintra, informação prática de todos os percursos pedestres e respetiva rota/track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, Smartphone ou Google Earth.

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Trilho da Peninha e Anta Adrenunes

Melhores Trilhos da Serra de Sintra

Abrimos a nossa lista dos melhores trilhos da Serra de Sintra com o extraordinário Trilho da Peninha e Anta Adrenunes, um percurso circular com início e fim no parque de estacionamento do Convento dos Capuchos (a melhor opção) ou no parque de terra batida adjacente ao Convento da Peninha.

Para além dos luxuriantes bosques da Serra de Sintra, os principais pontos de interesse deste percurso pedestre são a Anta Adrenunes, a mística Capela da Nossa Senhora da Peninha e o Alto da Memória. A maior parte do trilho é feita por estrada de terra batida (estradão) mas existem alguns pequenos troços “off-road” que são um pouco mais exigentes daí termos classificado o trilho como tendo dificuldade moderada.

Mas garantimos que as vistas sobre o Atlântico da Anta Adrenunes e da Peninha valem cada gotinha de suor derramado. Não é à toa que é o nosso favorito entre os trilhos da Serra de Sintra!

Informação prática do Trilho da Peninha e Anta Adrenunes

  • Distância: 13 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Parque de estacionamento do Convento dos Capuchos

Rota/Track GPS do Trilho da Peninha e Anta Adrenunes

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela

Melhores Trilhos da Serra de SintraO Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela é outro que tem lugar cativo na nossa lista dos melhores trilhos da Serra de Sintra. Este percurso pedestre circular também arranca do parque de estacionamento do Convento dos Capuchos (ou se preferir da Barragem do Rio de Mula), mas desenvolve-se quase na sua totalidade por outra zona da Serra de Sintra.

Os principais pontos de interesse do trilho são a barragem do Rio de Mula, a zona da Pedra Amarela, a Pedra Monge e o Alto da Memória (ponto de interesse que partilha com o Trilho da Peninha).

O trilho é praticamente todo feito por estrada de terra batida daí, apesar da sua extensão, o termos classificado de dificuldade baixa. A parte mais “rasgadinha” é a longa subida entre a Barragem do Rio de Mula e a Pedra Monge. Apesar de longa, é de salientar que o terreno é bom e o declive é pouco acentuado, o que faz dele um trilho adequado para ser percorrido com crianças, desde que estejam minimamente habituadas às caminhadas.

 Informação prática do Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela

  • Distância: 13,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento do Convento dos Capuchos

Rota/Track GPS do Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

 Trilho das Pontes da Serra de Sintra

Melhores Trilhos da Serra de SintraOutro dos trilhos da Serra de Sintra que nos enche as medidas é o Trilho das Pontes, um percurso circular com sensivelmente 8,5 km de extensão que arranca no parque de estacionamento da Barragem do Rio de Mula.

Cerca de metade do trilho desenvolve-se ao longo das margens do Rio de Mula, por um denso bosque de Acácias, rio este que terá de atravessar cerca de 4 dezenas de vezes por um igual número de improvisadas pontes de madeira. É de cair de amores, sobretudo se o percorrer na primavera, altura em que o caudal do Rio de Mula se encontra no seu melhor.

Melhores Trilhos da Serra de SintraPara além das pontes destacamos ainda no percurso a, praticamente desconhecida, Lagoa dos Mosqueiros, um excelente local para observar aves e fazer um picnic durante a caminhada.

 Informação prática do Trilho das Pontes da Serra de Sintra

  • Distância: 8,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Parque de Estacionamento da Barragem do Rio Mula

Rota/Track GPS do Trilho das Pontes da Serra de Sintra

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

 Trilho da Praia da Ursa

Melhores Trilhos da Serra de SintraComo o próprio nome deixa antever, o Trilho da Praia da Ursa não se desenvolve na Serra de Sintra, mas sim ao longo das escarpadas falésias da costa de Sintra. Mas como se encontra a dois passos da serra e está também ele inserido no Parque Natural Sintra Cascais, não resistimos a incluí-lo nesta lista dos melhores trilhos da Serra de Sintra. Contudo acreditamos que, quando botar o olho numa das praias selvagens mais sublimes de Portugal, nos vai perdoar a imprecisão.

A praia deve o seu nome à enorme pedra em forma de ursa que domina o areal, lado a lado com outra formação rochosa que recebeu o (também muito apropriado) nome de Gigante.

Este trilho linear arranca ao lado do Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental. Apesar de ser curto em extensão, não vá a contar com um passeio no parque. Sobretudo porque os últimos 400 metros, para aceder ao areal da Praia da Ursa, vão obrigá-l@ a descer uma sinuosa falésia em que todos os cuidados são poucos para evitar uma queda. A descida em dias de chuva é totalmente desaconselhada. Escusado será dizer que, no regresso, terá uma exigente subida pela frente.

 Informação prática do Trilho da Praia da Ursa

  • Distância: 3 km (ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Moderado
  • Local de Partida/Chegada: Cabo da Roca

Rota/Track GPS do Trilho da Praia da Ursa

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Mapa com a localização dos pontos de partida dos Trilhos de Sintra


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com a localização dos pontos de partida dos melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Sintra.

Onde ficar a dormir na Serra de Sintra – Dicas de Alojamento perto dos percursos pedestres

Ir percorrer os trilhos da Serra de Sintra é a desculpa perfeita para uma escapadinha numa das cidades mais românticas de Portugal, para não dizer da Europa. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Sintra – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Bliss Hotel

Uma design guesthouse cheia de personalidade. O Bliss Hotel fica a 100 metros da Estação Ferroviária. Quartos equipados com ar condicionado, Tv de ecrã plano, um cofre e uma secretária. Os roupões de banho de cortesia dão um toque especial. Pequeno-almoço buffet perfeito para ganhar energias antes de ir percorrer os trilhos da Serra de Sintra.

Sintra Marmoris Palace

Um solar do século XIX completamente remodelado em 2017 deu lugar ao Sintra Marmoris Palace. Luxuosos quartos e suites, com decoração clássica irrepreensível e confortos modernos. Disponibiliza uma piscina interior aquecida durante o inverno, rodeada por um jardim muito amplo com magníficas vistas para o Castelo dos Mouros. À chegada, seja recebido com uma bebida de cortesia e espere todas as manhãs por um pequeno-almoço buffet revigorante.

Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel

O Pestana Sintra Golf Resort & SPA Hotel fica situado na Quinta da Beloura a 6 km do centro de Sintra. O hotel dispõe de um campo de golfe, spa, piscinas interiores e exteriores e de campos de ténis. Os quartos são confortáveis, com ar condicionado e apresentam um design contemporâneo. Ficámos num quarto com varanda e as vistas para a serra eram um deleite para o olhar. O pequeno almoço buffet é simplesmente excelente!

Hotel Sintra Jardim

Situado numa residência com 150 anos, o Hotel Sintra Jardim encontra-se rodeado por um jardim que serviu de inspiração para o nome. Os quartos são amplos e com decoração clássica. Bom pequeno almoço. Está munido duma piscina exterior e oferece também vista sobre o Castelo dos Mouros.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sintra

O que levar quando for percorrer os Trilhos da Serra de Sintra

Melhores Trilhos da Serra de Sintra

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas de montanha;
  • Comida e bebida (sabe sempre maravilhosamente bem fazer um pic-nic rodeado de natureza)
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada;
  • Caso não tenha um dispositivo GPS para caminhadas e pretenda utilizar os tracks GPS dos Trilhos da Serra de Sintra que disponibilizamos neste artigo, não se esqueça de instalar no seu smartphone uma App de caminhadas que leia ficheiros GPX. Existem várias gratuitas para iOS e Android.
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo (inclusivamente o orgânico).

Outros Trilhos e Percursos Pedestres em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

31 COMENTÁRIOS

  1. Francisca Calado Francisca Calado

    Boa tarde,

    Sabem dizer-me se há estacionamento próximo da entrada?

    Obrigada,
    Francisca Calado

    • Como referimos no artigo, existe um parque de estacionamento gratuito no Convento dos Capuchos. Pode começar ambos os trilhos aqui. Boas Caminhadas!

  2. Obrigado Vagamundos. Vocês acabam de “me salvar a vida”. Recebi um email de um amigo a solicitar a organização de um passeio já para este fim de semana para uns jovens russos que querem apreciar o que Sintra tem de melhor em termos de vistas e caminhadas pedestres. Vi o vosso track do trilho da Peninha e não pensei duas vezes: é precisamente o que procurava!

    Já agora, parabéns pelo vosso excelente blog.

    José Lopes

    • Olá José! Obrigado pelo feedback. O track da Peninha permite ver o melhor da Serra de Sintra. Acreditamos que vão adorar! Depois diz-nos se correspondeu às expectativas.
      Abraços e boas caminhadas

  3. Olá! Acham que algum destes trilhos é adequado a crianças de 9/10 anos? Com quanto tempo de caminhada devo contar aproximadamente?
    Obrigada

    • Ambos os trilhos, fazendo com calma, dão para fazer com crianças. Mas o Trilho da Barragem do Rio de Mula e Pedra Amarela é relativamente mais fácil e como tal é mais adequado para crianças. Se gostarem desse podem sempre regressar para fazer o da Peninha (que tem alguns troços mais puxados e com terreno mais irregular). Quanto ao tempo, indo com crianças, apontamos para umas 5 horas nas calmas e com pausas. Bons trilhos!

  4. Bom dia.
    Algum dos trilhos é aconselhável a fazer sozinho?
    Obrigada

    • Bom dia.
      Ambos os trilhos podem ser feitos em solitário sem qualquer problema.
      Cumprimentos

  5. Boas!
    é na pedra amarela que se encontra a pedra monge?

    • Bom dia. Sim, é na zona da Pedra Amarela – no topo junto ao posto de vigia florestal

  6. Boa tarde!
    O trilho da Peninha e anta adrenunes e o trilho da barragem do rio de mula e pedra amarela estão bem sinalizados?
    A sinalização é a convencional amarela e vermelha de pequena rota?

    Muito obrigado pela atenção dispensada
    Cumprimentos
    Aurélio Guerra

    • Olá Aurélio.
      Sim, a sinalização é a convencional mas nem sempre estão bem assinalados. O melhor mesmo é levar o track GPS que disponibilizamos no artigo. Em caso de dúvida pode sempre espreitar e certificar-se de que está no caminho certo.
      Boas Caminhadas!

  7. Olá! Boa tarde.
    É seguro fazer os percursos pela serra de Sintra-Cascais? Qual a vossa experiência?
    Obrigada

    • Olá Ana!
      Sim, nunca tivemos nenhum problema.
      Boas caminhadas

  8. Boa tarde,

    Tenho um Smartphone Android e gostava de usar o vosso tracker GPS, têm alguma sugestão ou dica para uma app em que se consiga visualizar a localização atual durante o percurso?
    Cumprimentos,
    Pedro Fidalgo

    • Boa tarde Pedro!

      Em sistema Android pode utilizar o Outdooractive.

      Boas caminhadas!

  9. Olá! Fiz hoje o percurso da Peninha com o vosso track GPS e foi fantástico. Aliás com o calor que esteve hoje, só me apeteceu dar um mergulho depois da caminhada, o que fiz na Praia da Ursa… Amanhã não me mexo. 🙂
    Obrigado pela partilha de informação que tem sido muito útil, para todo o país. Parabéns pelo blog!
    Abraços

    • Olá Frederico!
      Muito obrigado pelo feedback. Foi uma caminhada com um final em grande! Bom descanso 🙂
      Abraços nossos

  10. Ola, Vagamundos!
    O trilho é devidamente sinalizado?(queria faze-lo sem ter de tirar o telemóvel da bolsa constantemente ) Ou temos de ter o Google maps ativo?

    Boa tarde!

  11. Ao trilho da barragem do Mula,o segundo.
    Boa tarde e cumprimentos.

    • Esse está relativamente bem marcado e é fácil de seguir. Convém levar o track GPS na mesma mas só mesmo para confirmar em caso de surgir alguma dúvida.

      • Boa noite, estava s pensar em amanhã de manhã fazer este trilho da barragem da mula e pedra amarela. Que track gps aconselha para iPhone? Estou com receio de me desorientar pelo meio. Obrigada

        • O track que deve descarregar é o GPX. Boa caminhada!

  12. viva Vaga mundos. obrigado por serem uma inspiração. só comentar que ambos os percursos GPX propostos não estão completos e falta parte do percurso. pelo menos quando descarrego para o meu Garmin.
    melhores cumprimentos

    • Olá André,
      Deve ser alguma incompatibilidade com o teu Garmin. Temos recebido imenso feedback sobre os trilhos e ninguém teve qualquer tipo de problema.
      De qualquer das formas descarregamos ambos para as apps de trekking que temos nos telemóveis e podemos garantir-te que estão funcionais e completos.
      Caso não consigas utilizar no Garmin experimenta no teu telemóvel (basta teres uma app que leia GPX).
      Boas caminhadas!

  13. Olá. Eu e a minha mulher fizemos os dois trilhos. Gostámos especialmente do da Peninha (o primeiro) mas vale a pena fazer os dois. Obrigado VagaMundos!

  14. Gonçalo Machado Gonçalo Machado

    Bom dia Vagamundos!

    Gostaria de saber qual a duração do “Trilho da Peninha e Anta Andrenunes” ?

    Obrigado

    • Olá Gonçalo,
      A duração do trilho depende da velocidade com que costuma caminhar num trilho de dificuldade média. Há quem o termine em 3h e há quem demore 6h. É algo que só o Gonçalo poderá responder.
      Se andar a 3km hora irá terminar o Trilho da Peninha e Anta Andrenunes da Serra de Sintra em sensivelmente 4 horas (sem contar com paragens).
      Boa caminhada!

  15. Adorei encontrar o vosso site! Já escolhi vários trilhos para fazer com o meu filhote. Gostaria só de saber se poderei fazer estes mesmos trilhos mas de bicicleta? Obrigada 🙂

    • Olá Manuela,
      É possível fazer alguns troços, mas a totalidade dos trilhos de Sintra que aqui partilhamos não é viável de fazer de bicicleta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.