Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1) | Algarve: mapa do trilho e rota GPS

Percurso Pedestre Sete Vales Suspensos no Algarve

O percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos, no concelho de Lagoa, é um dos trilhos mais bonitos do Algarve,  e foi eleito recentemente como o melhor destino de caminhadas da Europa. Se gostam de uma boa caminhada e de vistas de cortar a respiração esta é uma atividade imperdível numa visita ao Algarve.

Percurso Pedestre Sete Vales Suspensos no Algarve

O percurso de sensivelmente 6 quilómetros (12 ida e volta) é feito ao longo da arriba costeira, entre a Praia da Marinha e a Praia Vale de Centeanes, e brinda o caminhante com fantásticas paisagens do litoral algarvio.

Pelo caminho atravessamos, literalmente, sete vales suspensos, que outrora estiveram associados à foz de uma linha de água que se despenhava diretamente no mar.

Ao longo do percurso podemos observar inúmeras arribas, formações rochosas das mais variadas formas, curiosas grutas e impressionantes algares (poços naturais que ligam a superfície das regiões calcárias às galerias subterrâneas). A natureza não teve pressa em esculpir esta sua obra-prima. E o resultado está à vista! As vistas são soberbas e o difícil mesmo vai ser parar de tirar fotografias.

Não faltam também, para cima de uma mão cheia, de praias paradisíacas que convidam a um mergulho nas suas cristalinas águas. Verdadeiros diabinhos a quererem tirar o caminhante da trilha.

Ao longo de todo o trilho, as vistas são simplesmente soberbas, e podem ainda observar diversas aves, que habitam as paredes rochosas, pinheiros, matagais de zimbro e os típicos tomilhais algarvios. Alertamos que vai ser mesmo muito difícil parar de tirar fotografias!

De referir ainda que o percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos está muito bem marcado e conta com uma cuidada infraestrutura de apoio, como sejam bancos e parque de merendas.

Percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos

Na secção seguinte deste artigo podem encontrar informação prática sobre o percurso, os pontos mais emblemáticos do trilho dos 7 Vales Suspensos, o mapa do percurso e a rota GPS para download.


Se gosta de caminhadas pela natureza não deixe de ler o nosso artigo com os 16 melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos em Lagoa (LGA PR1)|Algarve: como chegar, principais pontos de interesse, fotografias dos percursos pedestres, mapas e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 6km (12km ida e volta)

Tempo de Caminhada: o percurso pode ser feito em somente três horas mas face à beleza do local o mais certo é parar várias vezes para desfrutar das paisagens e tirar fotografias (já para não falar nos desvios do percurso para ir aos miradouros e nas pausas para os mergulhos). Logo o mais seguro é apontar para umas boas cinco horas de caminhada nas calmas.

Tipo de Caminho: terra batida

Circular: não

Dificuldade Técnica: média (o percurso tem alguns declives e o terreno é pedregoso)

Quando Ir: as melhores estações para percorrer o trilho dos 7 vales suspensos é na Primavera e no Outono. No Inverno a chuva e o vento forte torna o trilho perigoso e no Verão as altas temperaturas, aliadas à falta de sombras durante o percurso, prejudicam muito a experiência. Caso opte por ir no Verão evite as horas de maior calor (ir de manhã bem cedo ou ao final da tarde)

Ponto de Partida/Chegada: Como o percurso é linear pode começar na Praia da Marinha ou na Praia Vale de Centeanes. Em ambas as direções o percurso está muito bem assinalado. Nós optamos por começar na Praia da Marinha.

Coordenadas GPS do ponto de Partida/Chegada: Praia da Marinha (37.09018, -8.413) | Praia Vale de Centeanes (37.09148, -8.45398)

O que levar: roupa e calçado adequado a caminhadas (chinelos de praia não são de todo uma boa ideia), mochila com água e comida (existem bares em todas as praias mas nada como um picnic para se desfrutar da natureza), protetor solar, óculos de sol, chapéu e um saco para trazerem convosco o vosso lixo.

Fotografias do Percurso Pedestre Sete Vales Suspensos

Praia da Marinha
Praia da Marinha
Gruta de Benagil
Gruta de Benagil
Praia de Benagil
Praia de Benagil
Praia do Carvalho
Praia do Carvalho
Leixão dos Ladrões
Leixão dos Ladrões
Cabo Carvoeiro
Cabo Carvoeiro
Farol de Alfanzina
Farol de Alfanzina
Praia Vale de Centeanes
Praia Vale de Centeanes

Clique para ler o nosso roteiro para visitar o Algarve 

Mapa do Percurso Pedestre dos Sete Vales Suspensos

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar a dormir

Suites Alba Resort & Spa

O nosso local favorito para ficar alojado perto do percurso pedestre dos Sete Vales Suspensos é o Suites Alba Resort & Spa. Fica localizado junto à idílica Praia de Albandeira a somente 2,5 km da Praia da Marinha, um dos pontos de partida do trilho, e é possível alugar uma villa com cozinha só para nós. É simplesmente perfeito tanto para uma escapada a dois como para quando vamos com amigos. As villas estão super bem equipadas e a propriedade conta ainda com uma deliciosa piscina de água salgada e um spa, duas enormes mais-valias para descontrair após um dia de caminhada.

Tivoli Carvoeiro

Outro alojamento do qual gostamos muito é o Tivoli Carvoeiro. A localização é igualmente fantástica e fica, literalmente, ao lado da Praia do Vale de Centeanes, o outro ponto de partida do trilho dos Sete Vales Suspensos (a pé, não é mais do que 15 minutos). Os quartos são muito espaçosos (escolha um com vista mar), tem duas piscinas (interior e exterior), um spa de topo e um pequeno-almoço 5 estrelas.

Rocha Brava Village Resort

Da última vez que fomos aos Sete Vales Suspensos fomos experimentar as villas do Rocha Brava, localizado no pequeno povoado de Alfanzina, e ficamos surpreendidos com a excelente relação qualidade-preço. É certo que as villas estão uns furos abaixo das do Suites Alba Resort & Spa, mas não deixam de ser confortáveis e de ter tudo o que se precisa para uma boa estadia.

Dica
Se procura mais caminhadas e lugares mágicos no Algarve leia também os nossos artigos sobre os Passadiços de Alvor, o Trilho da Fonte Benémola a Cascata do Pego do Inferno e a Rota Vicentina.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

9 COMENTÁRIOS

    • Olá Filipe,

      Nós fizemos ida e volta mas (12km) mas podes apanhar um taxi com facilidade na Praia Vale de Centeanes de volta para a Praia da Marinha. Se fores com crianças é uma opção a ter em conta.

      Abraços

    • Olá amigos. Tem 3 ou 4 subidas com algum declive mas nada do outro mundo… mas claro, isto sem cadeira. Descarreguem o treck GPS que está no artigo e estudem bem a altimetria. Podem sempre tentar e voltar para trás a meio se virem que é demasiado cansativo ou fazerem apenas ida e apanharem taxi de volta ao ponto de partida.
      Abraços nossos

  1. Boa tarde!
    Muito boa postagem.
    Sou do Brasil e pretendo fazer essa trilha em junho do ano que vem. Fiquei com uma dúvida e agradeceria se pudessem me ajudar :É possível descer em todas as praias retratadas no post ou alguma delas é inacessível pela trilha ?

    Abraços do Brasil

  2. Olá!
    Meus esposo e eu retornamos há poucos dias da região de Algarve. Fizemos o percurso e é lindo! Iniciamos na Praia da Marinha até a Praia Vale de Centeanes. Optamos em não fazer ida e volta por causa do horário, pois já era quase 20 horas.

    Temos algumas sugestões:
    1. penso que basta fazer um trajeto, assim pode desfrutar mais as praias;
    2. começar pela Praia Vale de Centeanes e terminar em uma das praias mais bonitas que já vi, a Praia da Marinha. Finalizar a trilha na Praia da Marinha é a melhor escolha, pois na nossa opinião é o ponto alto e além de poder aproveitar mais a beleza desta praia linda.

    • Olá Helder! O trilho tem alguns desníveis mas não é particularmente exigente. Costumamos ver pessoas com crianças pequenas no percurso dos 7 Vales Suspensos mas é possível que tenham de dar uma pequena ajuda aos mais pequenos para vencer os maiores desníveis. Mas se estão habituados a fazer caminhadas com eles não devem ter problemas de maior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.