Férias 2019: saiba como duplicar as suas férias

6
14087
ferias 2019

Já pensou no seu calendário de férias 2019? Acha que é cedo demais? Não, não é. Planear com muita antecedência as suas férias tem inúmeras vantagens.

ferias-2019
Férias 2019? Saiba como transformar 22 em 46 dias de férias e comece já a planear os seus dias de lazer. Planear com antecedência traz-lhe muitas vantagens.

Vantagens de planear as férias de 2019 com muita antecedência

  • Sonhar com as férias faz bem à mente.
    Planear férias logo no início do ano é benéfico para o equilíbrio mental, começará a sonhar com os seus destinos de viagem ou o que vai fazer nos tempos de lazer. E tendo uma ideia clara do tipo de destino que busca para cada período de férias, arranja uma forma de escape do stress e fadiga dum ano de trabalho. Com o tempo, essas férias vão-se tornando mais tangíveis. Até porque vai inevitavelmente começar a pesquisar sobre a sua próxima viagem. Essa é já uma forma de viajar.
  • Conseguir as melhores promoções e os preços mais económicos.
    Se começar a procurar os voos, alojamentos e atividades do seu destino com antecedência, tem hipóteses acrescidas de encontrar as melhores ofertas. Planear a viagem em cima da hora é castigador para o bolso pois os preços são geralmente mais altos. Utilize corretamente as ferramentas online disponíveis para começar a planear a viagem. Subscreva as newsletters de organismos de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e sites de alojamento, para ter acesso a promoções de viagens ou ofertas de viagens low cost.
  • Balizar tempos de trabalho e de descanso.
    Com o calendário de férias 2019 definido, consegue ter uma perspetiva clara dos seus tempos de trabalho e de descanso. Assim, vai gerir e coordenar melhor o tempo e esforço que tem que dedicar ao trabalho sabendo que terá a sua recompensa no próximo espaço para relaxar.
  • Planear a viagem traz satisfação.
    Ao buscar inspiração está já a viajar. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voos ou alojamento, as suas férias 2019 passam do sonho à realidade. Ter algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos buscamos com as férias para recarregar as baterias.

ferias-2019-viagens

Planear Férias 2019

Que tempo de férias 2019 lhe reserva? Para o ajudar a planear as suas férias 2019, os VagaMundos fizeram a pesquisa por si. Planeie com antecedência para poder aproveitar ao máximo os seus 22 dias de férias de 2019 e veja como este ano pode transformar 22 em 46 dias de descanso e assim duplicar os dias de férias.

Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais. Será este o ponto de referência para a distribuição dos dias de férias que lhe vamos propor adiante. Vamos somar a estes 22 dias de férias os dias feriados que podemos usufruir no ano de 2019.

Feriados 2019 (Portugal)

Janeiro 1terDia de Ano Novo
Abril 19sexSexta-Feira Santa
Abril 21domPáscoa
Abril 25quiDia da Liberdade
Maio 1quaDia do Trabalhador
Junho 10segDia de Portugal
Junho 20quiCorpo de Deus
Agosto 15quiAssunção de Nossa Senhora
Outubro 5sábImplantação da República
Novembro 1sexDia de Todos os Santos
Dezembro 1domRestauração da Independência
Dezembro 8domDia da Imaculada Conceição
Dezembro 25quaNatal

Infelizmente, os 13 feriados de 2019 vão ficar reduzidos a 9: o Domingo de Páscoa, inevitavelmente; o 5 de outubro – Implantação da República – calha num sábado e 1 de dezembro – Restauração da Independência – e 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição – que coincidem com o domingo.

Mesmo perante este cenário, olhamos para a possibilidade de 31 dias ao longo do ano em que podemos presentear-nos com o merecido descanso.

Com este prejuízo, há que alocar bem os 22 dias de licença de férias para se transformarem em 46 dias de férias.

ferias-2019-verao

Comece por planear as “férias grandes”

Vamos começar pelas férias grandes de 2018. Ao definir o seu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil alocar os dias que lhe restam em outras fases do ano.

Olhando para o feriado da Assunção de Nossa Senhora, 15 de Agosto, para balizar as suas férias grandes, “gasta” 11 dias de licença e usufrui de 18 dias de férias. Ainda lhe restam 11 dias para distribuir pelo resto do ano. Para tal, teria que gozar as suas férias de 15 de agosto (5ª feira) a 1 de setembro (domingo).

Poderá preferir a primeira quinzena de agosto. Tem duas opções: começando a 1 de agosto (5ª feira) e terminando a 18 de agosto (domingo) os mesmos 11 dias de licença equivalem a 18 dias de férias.

Ou então teria maior “rentabilidade” fazendo férias de 27 de julho (sábado) a 18 de agosto (domingo) o que equivale a 14 dias de licença e usufruto de 23 dias de férias.

Contudo, tomando esta opção já só lhe restam 8 dias para alocar no resto do ano. Aqui o melhor a fazer é garantir as suas férias nas pontes e jogando com os feriados que calhem à 4ª feira.

Com 18 dias de férias já pode planear uma viagem a um destino mais exótico ou distante com o qual sonha há muito tempo, ou dispor de mais tempo para usufruir ao máximo da sua viagem de sonho. Pode sempre piscar o olho às “viagens tudo incluído” num destino de praia paradisíaca.

ferias-2019-praias

Férias Páscoa 2019

A Páscoa é sempre uma boa fase para alocar o primeiro período de descanso. Após quatro meses de trabalho, já todos procuramos uma forma de espairecer.

Se não tiver que aliar as suas férias com as férias escolares dos seus filhos, 4 dias podem equivaler a 10 dias de férias, juntando os feriados da Sexta Feira Santa e do Dia da Liberdade na semana após a Páscoa: de 19 (sex) a 28 de abril (dom).

Pode também olhar para o feriado do 1 de Maio – Dia do Trabalhador, entre 27 de abril (sáb) a 5 de maio (dom). Os mesmos 4 dias de licença transformam-se em 9 dias de repouso, mas com a vantagem de fugir das subidas de preços do turismo que são usuais na Páscoa.

A Páscoa é uma altura ótima para uma semana de férias em família. Assim, usando 4 dias de férias antes de Sexta Feira Santa poderá gozar de 9 dias de descanso de 13 (sáb) e 21 de abril (domingo de Páscoa).

Férias Natal 2019

Com o Natal e o Ano Novo a caírem à 4ª feira, o melhor que se consegue é transformar 2 dias de licença em 5 de férias jogando sempre com os dias antes ou depois das datas comemorativas, ou 4 dias em 9 de descanso englobando a semana inteira.

Esta é a melhor altura para pegar na mala e viajar para um destino de neve… Ou vingar-se dos dias frios com uma viagem a um destino quente e solarengo.

 

ferias 2019 natureza

Fins de semana prolongados 2019

Aproveitar fins de semana prolongados é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer onde pode saciar a sua sede por viagens. Vejamos os feriados de 2019 que colam com o fim de semana:

  • Dia de Portugal, 10 de junho, segunda-feira
  • Dia de Todos os Santos, 5 novembro, sexta-feira

E as “pontes”?

E finalmente as “pontes” que pode transformar em férias. 2019 é pouco generoso com as pontes – duas apenas. Quem tiver a hipótese de gozar do Entrudo, poderá ganhar mais uma ponte. Esteja atento às seguintes datas:

  • Ano Novo, 1 janeiro (3ª);
  • Entrudo, 5 março, (3ª)
  • Corpo de Deus, 20 junho, (5ª);

Fazendo as contas, 3 dias de férias laborais alocadas corretamente podem totalizar 12 dias para passeio.

Fins de semana prolongados e “pontes” são sempre boas oportunidades para uma escapadinha “cá dentro“. Contudo, não descarte a possibilidade de viajar até um destino no estrangeiro.

Com total flexibilidade de destino e uma pesquisa por voos low cost, ainda descobre que a sua visita a uma cidade europeia pode tornar-se realidade e por um preço económico.

ferias-2019-montanha

Os Santos Populares

Em 2018, São Pedro perde o seu dia feriado para um sábado. São João, 24 de junho, que será a uma 2ª feira dá-lhe um fim de semana de 3 dias.

Em 2019 os bafejados pela sorte são os que gozam do feriado de Santo António: se ao 13 de junho juntar o 10 de junho, 3 dias de licença no trabalho equivalem a 9 dias de férias.

Transforme 22 dias em 46 dias de férias

Há duas formas de mais do que dobrar os seus 22 dias de direito de férias.

Opção A

Se Santo António o bafeja de sorte, aloque as suas férias na semana após a Páscoa, na segunda quinzena de agosto, tire a semana do Dia de Portugal e junte-lhe o Santo António, e some finalmente uma semana no Natal ou no Ano Novo.

Opção B

Nesta opção poderá espalhar mais as suas férias. Na Páscoa opte pela semana que lhe segue e em agosto faça as férias grandes na segunda quinzena. Tire mais uma semana encolhendo entre as que incluem o Dia de Portugal ou o Corpo de Deus em junho, ou Todos os Santos em novembro. Na quadra natalícia aloque 2 dias jogando com o feriado do Natal ou do Ano Novo. E finalmente goze duma ponte: Ano Novo (2018 para 2019) para começar bem o ano ou Corpo de Deus em junho para estrear a praia, ou, se tiver essa sorte, aponte para o Entrudo ou o seu feriado municipal se coincidir com uma ponte.

E assim se transformam 22 dias em 46 dias para começar já a pensar nas suas viagens de 2019.

ferias-2019-calendario-feriados

Férias 2019? Agora resta-lhe clicar no calendário acima, usar as nossas dicas para planear férias para o ano de 2019 e tirar o melhor partido dos 136 dias do ano em que pode descansar. E comece já a preparar as suas viagens de 2019!

Mas 2018 ainda não acabou!

A boa notícia é que 2018 ainda não acabou e para quem esteve desatento, ainda tem uma oportunidade de viajar ou fazer um fim de semana prolongado.

No Natal, 5 dias de licença permitem-lhe 11 dias consecutivos de férias: de 22 de Dezembro a 1 de Janeiro, Ano Novo. Mais uma excelente oportunidade para aquela viagem em família já que os seus filhos também estão em período de férias escolares.

Assim, não terá que se preocupar com o ATL dos miúdos, pois será muito mais proveitoso para todos este intervalo gozado juntos. E afinal de contas, os destinos de inverno são tão ou mais divertidos do que os de verão.

Se gostou das nossas dicas para planear as suas férias de 2019 partilhe este artigo com os seus amigos e siga-nos no Instagram e no Facebook. Muito Obrigado!

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.