Férias 2020: descubra como duplicar as suas férias aproveitando os feriados de 2020

Férias 2020 - Feriados de 2020

Já pensou nas suas férias 2020? Acha que é cedo demais? Não, não é. Planear férias com muita antecedência tem inúmeras vantagens.

ferias-2019
Férias 2020? Saiba como transformar 22 em 48 dias de férias e comece já a planear os seus dias de lazer. Planear com antecedência traz-lhe muitas vantagens.

Vantagens de planear férias de 2020 com muita antecedência

  • Sonhar com as férias faz bem à mente.
    Planear férias logo no início do ano é benéfico para o equilíbrio mental. Começará a sonhar com atividades para o seu tempo de lazer, passeios, escapadinhas e destinos de viagem. E tendo uma ideia clara do tipo de destino que busca para cada período de férias, arranja uma forma de escape do stress e fadiga dum ano de trabalho. Com o tempo, essas férias vão-se tornando mais tangíveis. Até porque, vai inevitavelmente começar a pesquisar sobre a sua próxima viagem. Essa é já uma forma de viajar.
  • Balizar tempos de trabalho e de descanso.
    Com o seu calendário de férias 2020 definido, consegue ter uma perspetiva clara dos seus tempos de trabalho e de descanso. Assim, vai gerir e coordenar melhor o tempo e esforço que tem que dedicar ao trabalho, sabendo que terá a sua recompensa no próximo período de descanso.
  • Planear a viagem traz satisfação.
    Para se inspirar, vai certamente visitar blogs e redes sociais. Obviamente que aconselhamos a começar aqui por casa. No blog VagaMundos e respetivas redes sociais encontra centenas de sugestões inspiradores de lugares que vai querer visitar, dentro e fora de portas. Ao buscar inspiração está já a viajar. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voos ou alojamento, as suas férias 2020 passam do sonho à realidade. Ter algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos buscamos com as férias para recarregar as baterias.
  • Conseguir as melhores promoções e os preços mais económicos.
    Se começar a procurar os voos, alojamentos e atividades do seu destino com antecedência, tem hipóteses acrescidas de encontrar as melhores ofertas. Planear a viagem em cima da hora é castigador para o bolso pois os preços são geralmente mais altos. Utilize corretamente as ferramentas online disponíveis para começar a planear a viagem. Subscreva as newsletters de organismos de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e sites de alojamento, para ter acesso a promoções de viagens ou ofertas de viagens low cost.

ferias-2019-viagens

Planear Férias 2020

Que tempo de férias 2020 lhe reserva? Para o ajudar a planear as suas férias 2020, os VagaMundos fizeram a pesquisa por si. Planeie com antecedência para poder aproveitar ao máximo os seus 22 dias de férias de 2020 e veja como este ano pode transformar 22 em 48 dias de descanso, mais do duplicar as suas férias e sonhar com novos destinos de viagem.

Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais. Será este o ponto de referência para a distribuição dos dias de férias que lhe vamos propor adiante. Vamos somar a estes 22 dias de férias os feriados nacionais que podemos usufruir no ano de 2020.

Feriados 2020 (Portugal)

1 JaneiroDia de Ano Novo4ª f
10 AbrilSexta-Feira Santa6ª f
12 AbrilPáscoadom
25 AbrilDia da Liberdadesáb
1 MaioDia do Trabalhador6ª f
10 JunhoDia de Portugal4ª f
11 JunhoCorpo de Deus5ªf
15 AgostoAssunção de Nossa Senhorasáb
5 OutubroImplantação da República2ª f
1 NovembroDia de Todos os Santosdom
1 DezembroRestauração da Independência3ª f
8 DezembroDia da Imaculada Conceição3ª f
25 DezembroNatal6ª f

Infelizmente, os 13 feriados nacionais de 2020 vão ficar reduzidos a 9. Vamos ver os feriados que perdemos:

  • Domingo de Páscoa (12 abril), inevitavelmente;
  • 25 de Abril calha a um sábado;
  • 15 de agosto também a um sábado;
  • 1 de novembro perdido para um domingo.

Mesmo perante este cenário, olhamos para a possibilidade de 31 dias ao longo do ano em que podemos presentear-nos com o merecido descanso.

Com este prejuízo, há que alocar bem os 22 dias de licença laboral para se transformarem em 48 dias de férias.

ferias-2019-verao

Comece por planear as “férias grandes”

Vamos começar pelas férias grandes. Ao definir o seu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil alocar os dias que lhe restam em outras fases do ano. Geralmente, todos olhamos para agosto como o mês das férias grandes. Mas este ano isso pode mudar e acreditamos que muitos vão olhar para junho.

Infelizmente, este ano, o feriado da Assunção de Nossa Senhora, 15 de Agosto, calha ao sábado.

Assim, em agosto o melhor que se consegue é alocar 10 dias de licença para 16 dias de férias consecutivos: a primeira quinzena de 1 a 16 de agosto, ou a segunda quinzena de 15 a 30 de agosto. Neste cenário, restam 12 dias de licença para espalhar pelo resto do ano.

Para 3 semanas de férias grandes, a “rentabilidade” em agosto é baixa: 15 dias de licença trazem 23 dias de férias consecutivos e já só restam 7 dias de licença para distribuir.

Se é daqueles que gosta de gozar as férias todas seguidas, ou para aquela viagem a um destino mais exótico ou distante com o qual sonha há muito tempo, junho é o mês que mais se propicia. Com 2 feriados nacionais e a possibilidade de somar o feriado municipal do dia de São João ou São Pedro (o Santo António este ano não trouxe sorte pois calha a um sábado), os seus 22 dias de licença transformam-se em 5 semanas consecutivas (37 dias) de total lazer: de 30 de maio a 5 de julho.

E dezembro? Pois é. Nunca pensou em dezembro para férias totais? Pois com os 3 feriados do mês, mais o Ano Novo à sexta-feira, dezembro pode render-lhe 37 dias de férias gastando apenas 21 de licença laboral, de 28 de novembro a 3 de janeiro. Ainda fica com 1 dia para gozar uma ponte.

Vai pensar que endoidámos por sugerir dezembro para férias grandes, afinal é frio, chuvoso e cinzento. Pois! Sabia que o hemisfério sul é o completo oposto? Quentinho, mais seco, com dias longos e limpos. E há destinos para todos os gostos. Considere a América do Sul com as praias do Brasil, ou uma imersão cultural na Bolívia ou Peru, talvez trekking na Patagónia? A Austrália e a Nova Zelândia têm fauna e flora singular e paisagens surreais. A Indonésia também não é má ideia para “island hopping”, ou os países austrais de África para um safari de observação.

ferias-2019-praias

Férias Páscoa 2020

Páscoa é sempre uma boa fase para alocar o primeiro período de descanso. Após quatro meses de trabalho, já todos ansiamos por uma pausa para espairecer.

É uma altura ótima para uma semana de férias em família. Aliando as suas férias com as férias escolares dos seus filhos, 4 dias podem equivaler a 9 dias de férias gozando a semana antes de Sexta Feira Santa (de 4 a 12 de abril).

Férias Natal 2020

Com o Natal e o Ano Novo a caírem à sexta-feira, o cenário mais vantajoso é marcar férias na semana entre as duas datas festivas, em que 4 dias de licença vão trazer-lhe 10 dias de férias, de 25 de dezembro (sexta) a 3 de janeiro (domingo).

Esta é a melhor altura para pegar na mala e viajar para um destino de neve… Ou vingar-se dos dias frios com uma viagem a um destino quente e soalheiro.

ferias 2019 natureza

A Surpresa de 2020

À primeira vista, 2020 parecia pouco risonho para rentabilizar as férias laborais. Mas tem uma hipótese de tirar uma semana inteira de férias que vale bem a pena.

Falamos do mês de junho, em que o Dia de Portugal cola com o feriado do Corpo de Deus. Ora, isto significa imediatamente que com apenas 3 dias de licença, triplica o seu tempo de descanso: 9 dias, de 6 a 14 de junho.

Fins de semana prolongados 2020

Aproveitar fins de semana prolongados é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer onde pode saciar a sua sede por aquele passeio de dolce fare niente. Vejamos os feriados de 2019 que colam com o fim de semana:

  • 1 de maio, sexta-feira,
  • 5 de outubro, segunda-feira.

E as “pontes”?

E finalmente as “pontes” que pode transformar em férias. 2020 é pouco generoso com as pontes (duas, apenas e mal distribuídas!) Quem tiver a hipótese de gozar do Entrudo, poderá ganhar mais uma ponte. Esteja atento às seguintes datas:

  • Entrudo, 25 fevereiro, (3ª)
  • 1 de dezembro, terça-feira;
  • 8 de dezembro, terça-feira.

Fazendo as contas, 3 dias de férias laborais alocadas corretamente podem totalizar 12 dias para passeio.

Fins de semana prolongados e “pontes” são sempre boas oportunidades para uma escapadinha cá dentro. Contudo, não descarte a possibilidade de viajar até um destino no estrangeiro.

Com total flexibilidade de destino e uma pesquisa por voos low cost, ainda descobre que a sua visita a uma cidade europeia pode tornar-se realidade e por um preço económico.

ferias-2019-montanha

Feriados Municipais e Santos Populares

O feriado municipal é sempre uma data a registar no seu calendário de férias. Com sorte, ainda consegue mais um fim de semana prolongado ou uma ponte.

Em 2020, Santo António perde o seu dia feriado para um sábado. São João, foi cair mesmo no meio da semana, à quarta-feira. E São Pedro estende o fim de semana até segunda feira.

Mais do que duplique as suas férias

Há duas formas de mais do que duplicar os seus 22 dias de direito de férias.

Opção A com férias grandes em Agosto

  • 1 quinzena em agosto (10=16)
  • 1 semana nos feriados de junho (3=9)
  • 1 semana na Páscoa, ou no feriado 5 de Outubro ou no feriado do 1º de Maio (4=9)
  • 1 ponte nos feriados de dezembro ou no Carnaval (1=4)
  • Natal e Ano Novo (4=10)

Opção B sem férias grandes

Se abdicar de férias grandes em agosto e quiser períodos de pequenas férias mais distribuídos ao longo do ano, existe outra opção. Este esquema de alocação dos dias de licença permite 58 dias de viagem em períodos mínimos de 4 dias (para umas escapadinhas a cidades europeias), e o máximo de 9 dias (já a pensar em viagens a novos países).

  • ponte do Carnaval (1=4)
  • semana antes da Páscoa (4=9)
  • semana do 1º de Maio (4=9)
  • semana dos feriados de junho (3=9)
  • semana do 5 de outubro (4=9)
  • ponte do 1 de dezembro (1=4)
  • ponte do 8 de dezembro (1=4)
  • semana entre o Natal e o Ano Novo 2021 (4=10)

E assim se transformam 22 dias em 58 dias para começar já a pensar nas suas viagens de 2020.

calendario-planear-ferias-2020

Férias 2020? Agora resta-lhe consultar o calendário acima, usar as nossas dicas para planear férias para o ano de 2020 e tirar o melhor partido dos 137 dias do ano em que pode descansar. E comece já a preparar as suas viagens de 2020!

Se gostou das nossas dicas para planear as suas férias de 2020 partilhe este artigo com os seus amigos e siga-nos no Instagram e no Facebook. Muito Obrigado!

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

15 COMENTÁRIOS

  1. Olá, não consigo aceder ao calendário. não consigo clicar no”Férias 2019? Agora resta-lhe clicar no calendário acima”
    podem enviar-me?
    Obrigado!
    André Mendes

    • Olá André.

      Não estava a dar devido a um problema com o alojamento que acabamos de corrigir. Em princípio já consegues clicar para ver em tamanho maior. Podes conferir?

      • Olá! Continua a não dar 😐 Outra pergunta, como conseguem este racional em Maio semana do 1º de Maio (4=9)? Acho que seriam preciso 5 dias. Obg! 🙂

        • Olá Sofia!

          Na semana do 1º de Maio 4 dias de férias permitem mesmo 9 dias de descanso. Deves tirar férias nos dias 27,28,29 e 30 de Abril e ficas com férias entre 25 de Abril a 3 de Maio o que perfaz 9 dias.

          Boas férias!

    • Olá Miguel!
      Obrigado pelo alerta. Já corrigimos a gralha no calendário. Em relação à contagem dos dias de férias nada se altera.
      Bom 2020!

  2. Boa noite
    Gostei muito do assunto aqui apresentado e já cheira a férias ?mas isto tudo é aplicado a quem não trabalha ao fim de semana???mas gostei muito de todos estes pormenores que nem sempre dá para pensarmos com aquela ansiedade de marcas os dias. Continuem. o meu obrigado
    Mas trabalhando ao fim de semana já não se aplica está regra??

    • Olá Xavier!

      Muito obrigado pelo feedback! De facto para quem trabalha aos fins de semana as contas são outras pois depende dos dias em que têm as folgas. Mas a mecânica é a mesma. É substituir os dias de fim de semana pelos dias de folga e jogar o melhor possível com os feriados. Por vezes até dá mais dias de férias pois há sempre feriados ao fim de semana 🙂

      Boas Viagens!

  3. Agradeço o empenho em me responder.
    Está correto sim e nada contra quem não trabalha ao fim de semana mas não é tão linear assim. Uma simulação!!na semana antes de ir de férias.. tenho folga a uma quarta e quinta por exemplo. Tenho que ir trabalhar sábado e domingo correto??correto!!mesmo sendo feriado!!?o meu começo de férias irá ser numa segunda feira..(e isto não é a criticar nada simplesmente estou a partilhar uma opinião com vocês)
    Porque como eu existe muitos portugueses na mesma situação.
    Obrigado pela atenção e tudo de bom para o vosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.