Férias 2024: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados

Férias 2023: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2023

Hora de agendar as férias de 2024? Elaboramos um guia para tirar o melhor partido dos feriados de 2024 e começar já a programar as suas férias. Acha cedo demais? Não, não é. Planear férias com antecedência tem inúmeras vantagens.

Férias 2024: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2024
Férias 2024? Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2024. Planear com antecedência traz-lhe muitas vantagens.

Guia para aproveitar feriados de 2024 ao máximo e programar férias

Ganhar dias de descanso gastando menos férias, quem não quer?! O truque está em saber aproveitar bem os tão ansiados dias feriados para namorar numa escapadinha romântica, refugiar-se num turismo rural do Alentejo, ou vestir a pele de flâneur numa cidade europeia.

E a melhor hora para começar a planear as suas férias é agora! Há até estudos científicos que confirmam: planear férias com antecedência é benéfico para a saúde mental.

Vantagens de planear férias de 2024 com antecedência

  • Sonhar com as férias faz bem à mente
    Planear férias logo no início do ano é benéfico para o equilíbrio mental. Começará a sonhar com atividades para o seu tempo de lazer: passeios outdoor, escapadinhas e destinos de viagem. E tendo uma ideia clara do tipo de destino que busca para cada período de férias, arranja uma forma de escape do stress e fadiga dum ano de trabalho. Com o tempo, essas férias vão-se tornando mais tangíveis. Até porque, vai inevitavelmente começar a pesquisar sobre a sua próxima viagem. Essa é já uma forma de viajar.
  • Balizar tempos de trabalho e de descanso
    Com o seu calendário de férias 2024 definido, consegue ter uma perspetiva clara dos seus tempos de trabalho e de descanso. Assim, vai gerir e coordenar melhor o tempo e esforço que tem que dedicar ao trabalho, sabendo que terá a sua recompensa no próximo período de descanso.
  • Planear a viagem traz satisfação
    Para se inspirar, vai certamente visitar blogs e redes sociais. Obviamente que aconselhamos a começar aqui por casa. No blog VagaMundos e respetivas redes sociais encontra centenas de sugestões inspiradores de lugares que vai querer visitar, dentro e fora de portas. Ao planear a viagem, agendar datas, reservar voos ou alojamento, as suas férias 2024 passam do sonho à realidade. Ter algo concreto em mãos é o primeiro passo para atingir a satisfação que todos buscamos com as férias para recarregar as baterias.
  • Conseguir férias baratas com as melhores promoções
    Se começar a procurar os voos, alojamentos e atividades do seu destino com antecedência, tem hipóteses acrescidas de encontrar as melhores ofertas de destinos de férias baratos. Planear a viagem em cima da hora é castigador para o bolso pois os preços são geralmente mais altos. Utilize corretamente as ferramentas online disponíveis para começar a planear a viagem. Subscreva as newsletters de organismos de turismo, agências de viagens, companhias aéreas e sites de alojamento, para ter acesso a promoções de viagens ou ofertas de viagens low cost.

Férias 2024: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2024

Planear Férias 2024

Que tempo de férias 2024 lhe reserva? Para tirar o melhor partido dos feriados de 2024 (que bem precisa), aproveitando-os para “esticar as férias”, os VagaMundos fizeram a pesquisa por si. Olhámos para o calendário dos feriados de Portugal em 2024 e este ano bissexto exige planeamento prévio para poder tirar o melhor proveito dos seus dias de licença laboral.

Regra geral, todos temos 22 dias de férias anuais para descanso. Será este o ponto de referência para a distribuição dos dias de férias que lhe vamos propor adiante. Vamos somar a estes 22 dias de férias os dias feriados que podemos usufruir no ano de 2024.

Feriados 2024 (Portugal)

1 jan Dia de Ano Novo
13 fev Carnaval
29 mar Sexta-Feira Santa
31 mar Dom Páscoa
25 abr Dia da Liberdade
1 mai Dia do Trabalhador
30 mai Corpo de Deus
10 jun Dia de Portugal
13 jun Santo António
24 jun São João
29 jun Sáb São Pedro
15 ago Assunção de Nossa Senhora
5 out Sáb Implantação da República
1 nov Dia de Todos os Santos
1 dez Dom Restauração da Independência
8 dez Dom Dia da Imaculada Conceição
25 dez Natal

Infelizmente, os 13 feriados de 2024 vão ficar reduzidos a 9:

  • a Páscoa, a 30 de março, perdida para um domingo, inevitavelmente;
  • 5 de outubro (Implantação da República) calha num sábado
  • 1 de dezembro (Restauração da Independência) coincide com o domingo;
  • 8 de dezembro (Dia da Imaculada Conceição) perdido também para um domingo.

Mesmo perante este cenário, olhamos para a possibilidade de 31 dias (22 férias laborais + 9 feriados) de merecido descanso ao longo do ano. Trinta e dois dias se contarmos com o feriado municipal. Agora, há que alocar bem os 22 dias de licença laboral.

Comece por planear as “férias grandes”

Vamos começar pelas férias grandes. É o momento para gozar de mais tempo de férias seguidas, ou para aquela viagem a um destino mais exótico ou distante com o qual sonha há muito tempo.

Ao definir o seu período de férias mais prolongado do ano, será mais fácil alocar os dias que lhe restam em outras fases do ano. Aproveitar as designadas “pontes” e fins-de-semana prolongados, é uma excelente maneira de permear o ano de trabalho com uns períodos de lazer onde pode saciar a sua sede por viagens ou aquela escapadinha de dolce far niente.

Quando se fala em férias grandes, é inevitável olhar para o convencional “meu querido mês de agosto”. Com o feriado do 15 de agosto a calhar no meio da semana, a uma quinta-feira este ano, e para aqueles que gozam apenas 2 semanas de férias, a dúvida é sempre: qual a melhor quinzena de agosto para férias grandes? Depende de si.

Caso seja dos que faz apenas duas semanas de férias em agosto aproveitando o feriado de 15 de agosto, a opção mais vantajosa é gastar 9 dias das suas férias laborais para usufruir de 16 dias seguidos de repouso (de 3 a 18 de agosto ou de 10 a 25 de agosto). Assim, restam-lhe ainda 13 para distribuir ao longo do ano.

Quem quiser programar as férias grandes para a segunda quinzena de agosto, pode desfrutar de 18 dias consecutivos de férias (de 15 de agosto a 1 de setembro) mas com o custo de 11 dias de licença laboral, o que resulta num ratio de benefício ligeiramente menos positivo.

Este ano tem apenas uma hipóteses de conseguir as mesmas duas semanas de férias sacrificando somente 8 de licença de férias. Aproveitando os feriados do 25 de Abril – Dia da Liberdade e o 1º de Maio – Dia do Trabalhador pode desfrutar de 16 dias consecutivos de férias, de 20 de abril a 5 de maio .

Uma opção vantajosa para quem não tenha filhos na escola, pois calha em shoulder season quando há menos turistas, ou seja, pode poupar alguns euros nas suas férias, e ainda tem 14 dias de licença laboral para distribuir pelo ano.

Quem trabalhe em Lisboa, pode “jogar” com o feriado do Santo António (13 de junho) aliado ao feriado do Dia de Portugal (10 de Junho) conseguindo duas semanas de férias para estrear a época balnear: de 1 a 16 de junho ou de 8 a 23 de junho gasta 8 dias de licença para ter 16 dias de férias. Mesmo que seja só uma semana, de 8 a 16 de junho, já dá para os primeiros banhos de vitamina D e Vitamin Sea numa ilha no meio do Mediterrâneo, como Maiorca ou a Sardenha – o ratio 3 dias por 9 é ótimo negócio.

Férias 2024: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2024

Férias Páscoa 2024

A Páscoa é sempre uma boa fase para alocar o primeiro período de descanso. Após três meses de trabalho, já todos ansiamos por uma pausa para espairecer. É uma altura ótima para uma semana de férias em família. Aliando as suas férias com as férias escolares dos seus filhos, 4 dias podem equivaler a 9 dias de férias gozando a semana antes de Sexta-Feira Santa (de 23 a 31 de março).

Férias Natal 2024

O dia de Natal em 2024 será a uma quarta-feira. Com o feriado a cair mesmo a meio da semana, levantam-se questões: gozar os dois dias antes ou depois? Gozar a semana toda? Colar com o feriado do Ano Novo para uma longa viagem? Poderá ser uma excelente oportunidade para aquela viagem em família já que os seus filhos também estão em período de férias escolares. Assim, não terá que se preocupar com o ATL dos miúdos, pois será muito mais proveitoso para todos este intervalo gozado juntos. E afinal de contas, os destinos de inverno são tão ou mais divertidos do que os de verão.

Férias 2024: Calendário para tirar o melhor partido dos feriados de 2024

Fins de semana prolongados 2024

Fins de semana de 3 dias? Quem não sonha com eles! A semana de 4 dias de trabalho chegou oficialmente a Portugal em junho de 2023, mas só como projeto piloto. E só algumas empresas aderiram. Se o teste de produtividade à semana laboral de 4 dias for um “sucesso esmagador”, alguns poderão sonhar com menos 48 dias de trabalho por ano. Mas enquanto não chegamos lá, há que estar atento aos fins de semana prolongados e 2024 não será tão generoso como o ano passado. Vejamos os feriados de 2024 que colam com o fim de semana:

  • 1 de janeiro, Ano Novo, segunda-feira
  • 29 de março, Sexta-Feira Santa
  • 10 de junho, Dia de Portugal, segunda-feira
  • 1 de novembro, Todos os Santos, sexta-feira

E as “pontes”?

E finalmente as “pontes” que pode transformar em férias. Em 2024 o 25 de Abril, o Dia de Corpo de Deus (30 maio) e o dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), todos calham à quinta-feira. Na prática isto significa que pode ficar reduzido a gozar de apenas duas pontes  caso faça férias grandes em agosto (e não possa tirar partido da terça-feira de Carnaval).

Fins de semana prolongados e “pontes” são sempre boas oportunidades para uma escapadinha cá dentro. Explore a nossa página Portugal, Um País de Maravilhas e verá que não faltam lugares maravilhosos para desfrutar do seu descanso em Portugal.

Em alternativa, “dar um pulinho a Espanha é sempre uma boa ideia”, como costumamos dizer.

Contudo, não descarte a possibilidade de viajar até um destino no estrangeiro. Com total flexibilidade de destino e uma pesquisa por voos low cost, ainda descobre que a sua visita a uma cidade europeia pode tornar-se realidade e por um preço económico.

Feriados Municipais e Santos Populares

O feriado municipal é sempre uma data a registar no seu calendário de férias. Com sorte e alguma ginástica de calendário, ainda consegue mais uma ponte ou fim de semana prolongado.

Em 2024, Santo António (quinta-feira), e São João (segunda-feira) aderiram à semana de 4 dias de trabalho e podem dar-lhe, como bónus, uma ponte ou um fim de semana prolongado. Já São Pedro não foi tão piedoso com os seus devotos porque estragou o arraial ao escolher um sábado.

Calendário 2024 com Feriados de Portugal

Férias Calendario 2024 com feriados

Agora resta-lhe consultar o calendário acima, usar as nossas dicas para planear férias para o ano de 2024 e tirar o melhor partido dos 136 dias do ano (no mínimo) que tem direito a descansar.

Se gostou das nossas dicas para planear as suas férias de 2024, partilhe este artigo com os seus amigos e siga-nos no Instagram e no Facebook. Muito Obrigado!

Dicas práticas para preparar a sua Viagem

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
VagaMundos
Anabela e Alexandre, apaixonados um pelo outro e pelas viagens. Juntaram as letras e os números e criaram o Vagamundos onde partilham as suas errâncias pelo mundo e motivam todos a viajar. Autores dos livros Caminho do Amor e Rostos do Oriente. Aproveitam qualquer desculpa para vaguear pelo mundo. Viveram na Alemanha, Dinamarca e EUA. Praticam trekking e lounging, alternadamente. Gostam de sujar cozinhas e conversar até altas horas. Uma vez por ano fingem que tocam djambé.

18 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas para preparar o 2018! Parabéns por este artigo bem explicado e acima de tudo, muito util, a mim vai dar jeito de certeza. Abraço desde Braga!

    • Muito obrigado Pedro. Ficamos muito contentes por saber que te vai ser útil. Grande abraço nosso

  2. Daniela Oliveira Magalhães Daniela Oliveira Magalhães

    Super interessante!!
    Obrigada por tantas dicas 🙂
    Daniela

    • Muito obrigado pelo feedback Daniela 🙂

  3. Agostinho Bessa Agostinho Bessa

    Muito interessante!!! Obrigado VagaMundos.

    • Obrigado pelo feedback Agostinho! Abraços

  4. Olá, não consigo aceder ao calendário. não consigo clicar no”Férias 2019? Agora resta-lhe clicar no calendário acima”
    podem enviar-me?
    Obrigado!
    André Mendes

    • Olá André.

      Não estava a dar devido a um problema com o alojamento que acabamos de corrigir. Em princípio já consegues clicar para ver em tamanho maior. Podes conferir?

      • Olá! Continua a não dar 😐 Outra pergunta, como conseguem este racional em Maio semana do 1º de Maio (4=9)? Acho que seriam preciso 5 dias. Obg! 🙂

        • Olá Sofia!

          Na semana do 1º de Maio 4 dias de férias permitem mesmo 9 dias de descanso. Deves tirar férias nos dias 27,28,29 e 30 de Abril e ficas com férias entre 25 de Abril a 3 de Maio o que perfaz 9 dias.

          Boas férias!

  5. O Novembro só tem 30 dias de calendário. O Calendário está mal

    • Olá Miguel!
      Obrigado pelo alerta. Já corrigimos a gralha no calendário. Em relação à contagem dos dias de férias nada se altera.
      Bom 2020!

  6. Boa noite
    Gostei muito do assunto aqui apresentado e já cheira a férias ?mas isto tudo é aplicado a quem não trabalha ao fim de semana???mas gostei muito de todos estes pormenores que nem sempre dá para pensarmos com aquela ansiedade de marcas os dias. Continuem. o meu obrigado
    Mas trabalhando ao fim de semana já não se aplica está regra??

    • Olá Xavier!

      Muito obrigado pelo feedback! De facto para quem trabalha aos fins de semana as contas são outras pois depende dos dias em que têm as folgas. Mas a mecânica é a mesma. É substituir os dias de fim de semana pelos dias de folga e jogar o melhor possível com os feriados. Por vezes até dá mais dias de férias pois há sempre feriados ao fim de semana 🙂

      Boas Viagens!

  7. Agradeço o empenho em me responder.
    Está correto sim e nada contra quem não trabalha ao fim de semana mas não é tão linear assim. Uma simulação!!na semana antes de ir de férias.. tenho folga a uma quarta e quinta por exemplo. Tenho que ir trabalhar sábado e domingo correto??correto!!mesmo sendo feriado!!?o meu começo de férias irá ser numa segunda feira..(e isto não é a criticar nada simplesmente estou a partilhar uma opinião com vocês)
    Porque como eu existe muitos portugueses na mesma situação.
    Obrigado pela atenção e tudo de bom para o vosso blog.

  8. Já está no forno! Muito em breve será publicado 😉

  9. Anabela Cardoso Oliveira Anabela Cardoso Oliveira

    Excelentes dicas, muito úteis e chegam no momento certo para começarmos a programar férias e fins-de-semana prolongados!!!
    Bem-haja VagaMundos
    Feliz Natal!
    Anabela

    • Muito obrigado Anabela. Votos de um Santo Natal!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.