Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado: o paraíso escondido em Vila de Rei

Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado - Vila de Rei

O concelho de Vila de Rei, mesmo no Centro de Portugal, guarda dois dos tesouros naturais mais bonitos de Portugal: a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado.

Nós adoramos partir à descoberta dos paraísos escondidos de Portugal e podemos afiançar que o Penedo Furado cumpre todos os requisitos para uma escapadinha inesquecível.

Praia Fluvial Penedo Furado

Não foi de todo à toa que a praia fluvial do Penedo Furado foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural é a fórmula perfeita para um dia bem passado no meio da natureza.

E a somar à beleza natural a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio, como seja um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho. Ah, e a praia é vigiada durante os meses do verão. Resumindo e concluindo, na praia fluvial do Penedo Furado encontra mesmo tudo o que é preciso para desfrutar de um dia perfeito em família.

Mas a beleza e atracões do Penedo Furado estão longe de se reduzir à sua praia fluvial.

Ainda antes de se chegar à praia, o Miradouro do Penedo Furado convida a uma demorada paragem. Observe a paisagem e veja de perto o rochedo gigante que dá nome a este cantinho mágico do centro de Portugal. Não deixe também de espreitar a parte de baixo do rochedo pois é lá que está “guardado” o famoso fóssil da “Bicha Pintada”, que se estima ter mais de 480 milhões de anos.

Miradouro Penedo Furado

E se gosta de se embrenhar na natureza e explorar cantinhos verdadeiramente mágicos temos excelentes notícias: a menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado, um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. Mais abaixo vamos partilhar tudo o que precisa de saber para chegar a este lugar idílico.


Gosta de Escapadinhas na Natureza? Então não deixe de ler estas nossas sugestões de destinos para Turismo Rural


Cascata do Penedo Furado

Nota: infelizmente os violentos fogos que varreram Portugal em 2017 também não pouparam o concelho de Vila de Rei. Vai, sem dúvida, demorar alguns anos até que a vegetação recupere todo o esplendor de outrora.

Mas isso não é de todo motivo para deixar de visitar a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado pois, miraculosamente, a zona da Praia Fluvial e das cascatas do Penedo Furado não sofreu muito com a passagem do fogo, como pode comprovar pelas fotografias que partilhamos.


Aproveite a sua passagem por esta região e visite também a aldeia templária de Dornes e o Passadiço do Alamal. E se gosta de uma boa caminhada não deixe de fazer o trilho Vigia do Zêzere. As vistas sobre a albufeira de Castelo de Bode são de cortar a respiração!


Como chegar à Praia Fluvial do Penedo Furado no concelho de Vila de Rei?

Para quem vem de Lisboa basta apanhar a autoestrada A1 e A23 até Abrantes. Uma vez lá siga pela mítica estrada nacional N2 até Vila de Rei. De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12km. Siga em direcção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado.

Se vem do Porto apanhe a A1 e a A13 e saia na saída de Pias em direcção a Ferreira do Zêzere pela N348 até chegar à CM1067 que deve tomar até Vila de Rei. Depois é só seguir as indicações que colocamos acima.

Como chegar à Cascata do Penedo Furado?

Ir até à Cascata do Penedo Furado a partir da Praia Fluvial é muito fácil e é uma caminhada mesmo muito agradável e apta para toda a família, até porque não tem desníveis relevantes.

O trilho está relativamente bem marcado mas existem alguns pontos onde a sinalização está algo deficiente, fruto do fogo que varreu a região. Por isso, se não conhece a região, recomendamos que se faça acompanhar por um smartphone ou GPS. Assim evita ter de andar à procura, se bem que também é divertido.

Para vos ajudar nessa tarefa, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde a Praia Fluvial até à Cascata do Penedo Furado, incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre, em formato GPX/KLM, para descarregarem e utilizarem no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.

Da praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4km ida e volta) logo o percurso não demora mais do que uns 20 minutos.

Cascata do penedo Furado - Vila de Rei

Uma vez lá recomendamos que suba os degraus e parta à descoberta da outra cascata do Penedo Furado. Garantimos que vale a pena o esforço. Vai dar de caras com um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. A lagoa formada pela cascata é simplesmente deliciosa e convida a demorados mergulhos. Ah, e vai ficar a matar na sua galeria do Instagram!

Nota: em 2019 foram inaugurados passadiços de madeira que ligam a Praia Fluvial à Cascata do Penedo Furado. Logo, agora é ainda mais fácil chegar a este local paradisíaco do concelho de Vila de Rei

Passadiços Penedo Furado
Passadiços Penedo Furado © Município de Vila de Rei

Mapa do percurso pedestre e rota GPS para download desde a Praia do Penedo Furado até à Cascata do Penedo Furado


Clique no canto superior direito para aumentar

Onde ficar perto do Penedo Furado? – Sugestões de Alojamento em Vila de Rei

Ti Marquitas

A casa de hóspedes Ti Marquita é a melhor opção económica para ficar em Vila de Rei. É tranquila, limpa e tem quartos com casa de banho privada e partilhada, e até mesmo apartamentos (ideal para famílias ou grupos de amigos). Outra mais valia é o acesso a uma cozinha partilhada, o que permite confecionar refeições simples. Se conseguir, reserve um dos quartos com acesso ao terraço. A vista para as montanhas é top.

Villa Boutique 

O hotel Villa Boutique, mesmo no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade preço. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delicias, tanto dos visitantes como dos locais.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. VagaMundos,

    Um bom mote para fazer numa escapadinha à região Templária de Tomar. Grato pela sugestão e dicas para caminhar em Portugal. Vocês dominam os trilhos!

    Boas Viagens (e boas caminhadas)!

    • Olá Rafael,

      Aproveita e junta Dornes (e os seus trilhos) à escapadinha que ainda fica melhor. Nós adoramos caminhadas na natureza e é sempre um prazer partilhar as nossas descobertas. Temos uma série de artigos no forno sobre esta temática e se precisares de mais dicas é só dizeres.

      Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.