O concelho de Vila de Rei, mesmo no Centro de Portugal, guarda dois dos tesouros naturais mais bonitos de Portugal: a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado.
Nós adoramos partir à descoberta dos paraísos escondidos de Portugal e podemos afiançar que o Penedo Furado cumpre todos os requisitos para uma escapadinha inesquecível.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado: o que ver e fazer
- 2 Como chegar à Praia Fluvial do Penedo Furado no concelho de Vila de Rei?
- 3 Como chegar à Cascata do Penedo Furado?
- 4 Mapa do percurso pedestre e rota GPS para download desde a Praia do Penedo Furado até à Cascata do Penedo Furado
- 5 Outros locais de interesse para visitar em Vila de Rei (e arredores)
- 6 Onde ficar perto do Penedo Furado? Sugestões de Alojamento em Vila de Rei
- 7 Outras Cascatas de Portugal
Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado: o que ver e fazer
Não foi à toa que a praia fluvial do Penedo Furado foi uma das finalistas do concurso das 7 Maravilhas de Portugal. A combinação das suas águas límpidas e cristalinas com a envolvente natural é a fórmula perfeita para um dia bem passado no meio da natureza.
A somar à beleza natural envolvente, a praia fluvial conta também com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam um bar, chuveiros, parques de merendas com grelhadores, parque infantil e casas de banho. Ah! E a praia é vigiada durante os meses do verão. Resumindo e concluindo, na praia fluvial do Penedo Furado encontra mesmo tudo o que é preciso para desfrutar de um dia perfeito em família.
Mas a beleza e atrações do Penedo Furado estão longe de se reduzir à sua praia fluvial.
Ainda antes de se chegar à praia, o Miradouro do Penedo Furado convida a uma demorada paragem. Observe a paisagem e veja de perto o rochedo gigante que dá nome a este cantinho mágico do centro de Portugal. Não perca a oportunidade de passar pela Gruta do Penedo Furado seguindo pelo passadiço que se encontra do lado direito do miradouro.
Já junto à praia fluvial do Penedo Furado não deixe de visitar também a “Bicha Pintada”, um fóssil que se estima ter mais de 480 milhões de anos, inserido no topo de uma camada de quartzito.
E se gosta de se embrenhar na natureza e explorar cantinhos verdadeiramente mágicos temos excelentes notícias: a menos de 20 minutos de distância da praia fluvial do Penedo Furado “esconde-se” a maravilhosa cascata do Penedo Furado, um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. Mais abaixo vamos partilhar tudo o que precisa de saber para chegar a este lugar idílico.
Os fogos de 2017 não são motivo para deixar de visitar a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado pois, miraculosamente, a zona da Praia Fluvial e das cascatas do Penedo Furado não sofreu muito com a passagem do fogo, como pode comprovar pelas fotografias que partilhamos.
Como chegar à Praia Fluvial do Penedo Furado no concelho de Vila de Rei?
Para quem vem de Lisboa basta apanhar a autoestrada A1 e A23 até Abrantes. Uma vez lá siga pela mítica estrada nacional N2 até Vila de Rei. De Vila de Rei até à Praia Fluvial do Penedo Furado são apenas 12km. Siga em direcção à aldeia de Milreu e aí vai encontrar várias placas que indicam a rota a seguir até ao Penedo Furado.
Se vem do Porto apanhe a A1 e a A13 e saia na saída de Pias em direcção a Ferreira do Zêzere pela N348 até chegar à CM1067 que deve tomar até Vila de Rei. Depois é só seguir as indicações que colocamos acima.
Como chegar à Cascata do Penedo Furado?
Ir até à Cascata do Penedo Furado a partir da Praia Fluvial é muito fácil e é uma caminhada mesmo muito agradável e apta para toda a família, até porque não tem desníveis relevantes.
O trilho está relativamente bem marcado mas existem alguns pontos onde a sinalização está algo deficiente, fruto do fogo que varreu a região. Por isso, se não conhece a região, recomendamos que se faça acompanhar por um smartphone ou GPS. Assim evita ter de andar à procura, se bem que também é divertido.
Para vos ajudar nessa tarefa, colocamos abaixo um mapa com todo o percurso desde a Praia Fluvial até à Cascata do Penedo Furado, incluindo uma pequena trilha do percurso pedestre, em formato GPX/KLM, para descarregarem e utilizarem no vosso aparelho de GPS ou no smartphone.
Da praia até à cascata são apenas 700 metros (1,4 km ida e volta) logo o percurso não demora mais do que uns 20 minutos.
Uma vez lá recomendamos que suba os degraus e parta à descoberta da outra cascata do Penedo Furado. Garantimos que vale a pena o esforço. Vai dar de caras com um dos segredos mais bem guardados do centro de Portugal. A lagoa formada pela cascata é simplesmente deliciosa e convida a demorados mergulhos. Ah! E vai ficar a matar na sua galeria do Instagram!
Clique para conhecer os melhores Passadiços de Portugal
Mapa do percurso pedestre e rota GPS para download desde a Praia do Penedo Furado até à Cascata do Penedo Furado
Clique no canto superior direito para aumentar
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Outros locais de interesse para visitar em Vila de Rei (e arredores)
Quando for visitar a Praia Fluvial e Cascata do Penedo Furado aproveite para conhecer os principais atrativos do concelho de Vila de Rei. Os locais de visita obrigatória e as experiências a não perder em Vila de Rei são as seguintes:
- subir ao Picoto da Melriça, onde se encontra o Centro Geodésico de Portugal, que assinala, com pompa e circunstância, o Centro de Portugal. Do alto dos seus 600 metros irá ser brindado com paisagens verdadeiramente esmagadoras.
- percorrer o surpreendente Trilho das Cascatas (PR1 – Vila de Rei), um dos nossos percursos pedestres de eleição do Centro de Portugal, que tem como figuras de cartaz as magníficas Cascata dos Poios e Cascata do Escalvadouro.
- visitar a apaixonante Aldeia do Xisto de Água Formosa.
- ir a banhos na Praia Fluvial de Fernandaires, uma das nossas favoritas no imenso lago azul que é a Albufeira de Castelo de Bode.
Onde ficar perto do Penedo Furado? Sugestões de Alojamento em Vila de Rei
O hotel Villa Boutique, mesmo no centro de Vila de Rei, apresenta uma excelente relação qualidade preço. Os quartos são espaçosos e confortáveis, a simpatia do pessoal é exemplar, o pequeno-almoço está incluído no preço e tem estacionamento privado gratuito para os hóspedes. Não deixe de experimentar a gastronomia regional no restaurante do hotel, que há mais de 70 anos faz as delicias, tanto dos visitantes como dos locais.
Há “casas com alma” na tranquila Almofala, uma povoação a escassos 6 km de Vila de Rei. Casais e famílias com até 3 pequenotes encontram nas Casas d’Almofala 3 acolhedoras e modernas casas (com 1 e 2 quartos), num ambiente cómodo e familiar, totalmente equipadas, para fugir da rotina e descontrair num espaço rodeado de campo e floresta. Disponibiliza pequeno-almoço (opcional) com produtos locais e espaços comuns como jardim, piscina exterior, salão de jogos e churrasco no terraço. Pode até trazer o patudo.
Acomodações confortáveis rodeadas de verde em suites, ideais para casais, ou amplas villas, para famílias, com casa de banho privativa e uma televisão. As villas estão munidas de kitchenette com utensílios de cozinha, micro-ondas, frigorifico, fogão, forno chaleira e torradeira. As Vilas da Matagosa ficam na pacata aldeia da Matagosa, ao lado dum braço da albufeira da Barragem Castelo de Bode e a cinco quilómetros da praia fluvial do Penedo Furado.
Clique para ver mais opções de alojamento em Vila de Rei
Outras Cascatas de Portugal
- Cascatas mais bonitas de Portugal
- Norte: Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal | Cascatas de Arcos de Valdevez | Cascatas de Bragança | Cascatas do Gerês | Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Cascatas da Serra d’Arga | Cascatas do Soajo | Cascatas do Laboreiro (Poças do Malho) | Cascata do Arado | Cascata da Candosa | Cascata Cela Cavalos | Cascata de Pincães | Cascata do Pincho | Cascata Portela do Homem | Cascata da Rajada | Cascata do Tahiti | Sete Lagoas do Gerês | Poço Azul
- Centro: Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal | Cascatas de Cortes do Meio (Serra da Estrela) | Cascata da Cabreia | Cascata da Fórnea | Cascata da Pedra da Ferida | Cascatas do Poço das Talhas | Cascatas do Ocreza (Serra da Gardunha) | Cascatas de Vila de Rei | Poço Negro
- Lisboa: Cascatas de Sintra | Cascata do Boição
- Alentejo: Cascatas do Alentejo
- Algarve: Cascata do Pego do Inferno
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!
VagaMundos,
Um bom mote para fazer numa escapadinha à região Templária de Tomar. Grato pela sugestão e dicas para caminhar em Portugal. Vocês dominam os trilhos!
Boas Viagens (e boas caminhadas)!
Olá Rafael,
Aproveita e junta Dornes (e os seus trilhos) à escapadinha que ainda fica melhor. Nós adoramos caminhadas na natureza e é sempre um prazer partilhar as nossas descobertas. Temos uma série de artigos no forno sobre esta temática e se precisares de mais dicas é só dizeres.
Abraços