Praia da Ursa | Sintra: trilho de acesso a uma das praias mais bonitas de Portugal

Praia da Ursa | Sintra

As escarpadas falésias da costa de Sintra escondem uma das praias mais puras e maravilhosas de Portugal. Estamos a falar da Praia da Ursa, considerada a praia mais ocidental de Portugal e da Europa Continental.

Podemos afiançar-lhe que a Praia da Ursa é uma das praias selvagens mais sublimes que conhecemos. A praia deve o seu nome à enorme pedra em forma de ursa que domina o areal, lado a lado com outra formação rochosa que recebeu o (também muito apropriado) nome de Gigante.

Praia da Ursa SintraAcredite, a Praia da Ursa é mesmo uma beleza natural em estado puro, daquelas capazes de elevar a alma ao primeiro vislumbre. O areal pode ser pequenino mas, em contraponto, a beleza paisagística é colossal!

O Guia Michelin elegeu-a como uma das praias mais bonitas do mundo e nós concordamos inteiramente com os autores. O cenário é tão idílico que até custa a creditar que é real e não uma fantasiosa criação cinematográfica.

Praia da Ursa SintraPor esta altura já se deve estar a questionar como é que é possível existir uma praia tão virginal tão perto do Cabo da Roca, um dos locais mais visitados de Portugal. A razão é simples: só é possível aceder à Praia da Ursa a pé… E a caminhada, apesar de curta, é algo exigente.

E para dificultar ainda mais a tarefa o acesso à Praia da Ursa não está, de todo, assinalado. Logo, para quem não conhece o território, não é fácil dar com o caminho mais direto (e fisicamente menos exigente) para a praia.

Dar com o paraíso não é fácil, até porque se fosse, provavelmente a Praia da Ursa já não seria o lugar paradísico que é hoje.

Mas não se apoquente! Neste artigo vamos partilhar consigo tudo o que precisa saber para ir conhecer este cantinho mágico da costa portuguesa.

Aproveite a sua passagem por esta região e visite também a charmosa vila de Sintra, percorrer os fantásticos trilhos da Serra de Sintra e conhecer as suas belas cascatas

Lenda da Praia da Ursa

Praia da Ursa SintraReza a lenda que há muitos milhares de anos atrás, quando a terra se encontrava toda coberta de gelo, aqui vivia uma ursa com os seus filhotes.

Quando o degelo começou, os deuses ordenaram a todos os animais que abandonassem a beira-mar. Mas a ursa não foi na conversa e respondeu aos deuses que não arredava pé, pois ali tinha nascido e ali queria ficar

Os deuses, enfurecidos com tamanha afronta, transformaram a ursa em pedra e os seus filhotes em pequenas rochas dispersas à volta da mãe, que ali para sempre ficaram dando assim o nome à praia – Praia da Ursa.

Praia da Ursa: onde fica e como ir a partir de Sintra

Cabo da Roca

A Praia da Ursa fica localizada a pouco mais de um quilómetro do famoso Cabo da Roca. O melhor acesso pedestre à Praia da Ursa arranca do Cabo da Roca, que dista somente 18 km do centro de Sintra, seguindo pela N247 em direção a Azóia. Uma vez no Cabo da Roca, espera-o uma curta (mas exigente) caminhada até à praia. Na secção seguinte explicamos tudo sobre o Trilho de acesso à Praia da Ursa.

Dica VagaMundos: praia costuma combinar com chinelo de enfiar o dedo, mas nem pense em fazer o trilho até à Praia da Ursa sem levar calçado adequado a caminhadas. O trilho tem troços mesmo muito acidentados e com muitas pedras soltas. Não facilite!

Trilho de acesso à Praia da Ursa – partindo do Cabo da Roca

Existem vários trilhos que dão acesso à Praia da Ursa, mas o mais fácil é o que arranca da estrada que acede ao Cabo da Roca (algumas dezenas de metros antes de chegar ao cabo). Ir e vir são apenas 2,6 km. Clicando no marcador de início de trilho, no mapa abaixo, encontra as coordenadas exatas do local de partida.

Os primeiros 900 metros do trilho, até chegar ao ponto onde obtém o primeiro vislumbre da Praia da Ursa, não só não apresentam grandes dificuldades como ainda o vão brindar com esmagadoras paisagens costeiras. Este troço é perfeito para fazer até com crianças pequenas.

A grande dificuldade do trilho da Praia da Ursa são os últimos 400 metros. Para aceder ao pequeno areal da Praia da Ursa é preciso descer uma sinuosa falésia e todos os cuidados são poucos para evitar uma queda que estrague a experiência. Desaconselhamos de todo a descida em dias de chuva.

Se for com crianças, vai ter que lhes dar uma boa ajuda. Uma vez chegados à praia, é só desfrutar deste pedacinho de paraíso na terra. Escusado será dizer que no regresso terá uma exigente subida pela frente. Mas a Praia da Ursa compensa cada gota de suor!

Clique para conhecer os melhores trilhos e percursos pedestres de Portugal

Dica VagaMundos: não se deixe desanimar com a descida/subida da falésia. Se tiver dificuldades físicas, e não fizer questão de ir ao areal, pode sempre dar por terminada a caminhada no miradouro que referimos atrás. Ver a Praia da Ursa de cima é simplesmente maravilhoso e mais do que justifica a viagem.

Mapa do Trilho de acesso à Praia da Ursa e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho de acesso à Praia da Ursa.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que levar para um dia na Praia da Ursa

Como já referimos no início deste artigo, a Praia da Ursa é uma praia selvagem, ou seja, a praia não é vigiada e não tem qualquer tipo de serviços. E é precisamente assim que queremos que ela se mantenha.

Praia da Ursa SintraPara que não se esqueça de nada em casa, e possa desfrutar ao máximo da sua visita, deixamos abaixo uma pequena checklist do material que precisa de levar para um dia bem passado neste cantinho mágico da costa de Sintra:

  • Mochila leve e confortável
  • Calçado adequado a caminhadas
  • Comida e bebida (entre elas, muita água)
  • Protetor solar
  • Toalha de praia
  • Saco para colocar o seu lixo (não existem caixotes na praia)
  • Se gostar de uma sombrinha, não se esqueça do chapéu-de-praia, pois não é de todo aconselhável ficar à sombra das arribas visto que ocorrem quedas de rochas muito frequentemente e com desfechos trágicos
  • Máquina fotográfica ou telemóvel para eternizar o momento nesta praia super fotogénica

Onde ficar a dormir? Sugestões de alojamento

Para completar a sua visita a uma praia única, nada como alojamentos únicos. Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos em Sintra, perfeitos para uma escapadinha ao Parque Natural Sintra – Cascais.

Sintra Bliss Hotel

Uma guesthouse de design cheia de personalidade. O Sintra Bliss Hotel fica a 100 metros da Estação Ferroviária de Sintra. Quartos equipados com ar condicionado, TV de ecrã plano, um cofre e uma secretária. Os roupões de banho de cortesia dão um toque especial. Pequeno-almoço buffet excelente que pode ser apreciado no jardim tranquilo.

Um solar do século XIX remodelado deu lugar ao Sintra Marmoris Palace. Luxuosos quartos e suites, com decoração clássica irrepreensível e confortos modernos. Perto do centro histórico, disponibiliza uma piscina interior e um jardim amplo com magníficas vistas para o Castelo dos Mouros. Pequeno-almoço buffet revigorante.

Situado numa residência com 150 anos, o Hotel Sintra Jardim encontra-se rodeado por um jardim que serviu de inspiração para o nome. Os quartos são amplos e com decoração clássica. Bom pequeno-almoço. Está munido duma piscina exterior e também oferece vistas para o Castelo dos Mouros.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sintra

Dica
Se procura mais ideias de escapadinhas perto de Lisboa não deixe de espreitar estas 25 sugestões de passeios a menos de 1 hora de Lisboa.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.