Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir de Sesimbra | Trilho e Barco

Praia do Ribeiro do Cavalo – como ir por terra a partir de Sesimbra

A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma das praias mais bonitas de Portugal e fica a pouco mais de 40 km de Lisboa, nos arredores da linda vila piscatória de Sesimbra, em pleno Parque Natural da Arrábida. Para quem gosta da natureza no seu estado mais puro, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma excelente alternativa às praias mais urbanas da zona de Lisboa e Setúbal.

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir a partir de Sesimbra

Contudo, é importante referir que a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia selvagem (o que não significa que seja deserta), ou seja, a praia não é vigiada e não tem qualquer tipo de serviços. Por isso não espere por lá encontrar nadadores-salvadores, cafés, esplanadas, espreguiçadeiras, vendedores ambulantes e afins. Posto isto não se esqueça de levar consigo tudo o que necessita para um dia bem passado.

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir a partir de Sesimbra

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita à Praia do Ribeiro do Cavalo, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer uma das praias selvagens mais paradisíacas de Portugal.

Clique para conhecer as Melhores Escapadinhas a menos de 1 hora de Lisboa.

Guia completo para visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo | Trilho e Barco

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir de Sesimbra | Trilho e BarcoA Praia do Ribeiro do Cavalo é um pequeno paraíso para os amantes da natureza e esta predileção deve-se ao seu isolamento. Ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Portugal, a Praia do Ribeiro do Cavalo não conta com qualquer acesso por estrada.

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir de Sesimbra | Trilho e BarcoPara aceder à Praia do Ribeiro do Cavalo só há mesmo duas hipóteses: através de barco ou caiaque (acesso pelo mar) ou através de um pequeno, mas sinuoso, trilho pedestre. Nós já experimentamos ambos os acessos e abaixo partilhamos consigo toda a informação que precisa para aceder por terra ou mar a este pedacinho do céu do Parque Natural da Arrábida.

Acesso por terra para ir visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo | Trilho Pedestre

Praia do Ribeiro do cavalo

Uma vez em Sesimbra deve seguir em direção ao Porto de Abrigo da vila piscatória/Parque de Campismo Forte do Cavalo. Pouco após o Porto de Abrigo de Sesimbra a estrada de alcatrão dá lugar a uma estrade de terra batida. Siga por essa estrada e estacione o carro na zona que indicamos no mapa (clicando nos marcadores início/fim de trilho encontra as coordenadas exatas do local).

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir a partir de Sesimbra
Início do trilho

O início do trilho que dá acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo fica do lado esquerdo de quem vem de Sesimbra. O trilho não é difícil de seguir pois tem algumas marcações e está bem trilhado pelos muitos pés que diariamente o pisam. Mas, pelo sim pelo não, pode sempre descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!

A descida da falésia é algo sinuosa, mas, como a distância do estacionamento até à praia é de apenas 1km (2km ida e volta), faz-se relativamente bem, mesmo que não seja muito dado a caminhadas. O que aconselhamos é a que troque os chinelos de praia por uns ténis/sapatilhas. É que o terreno está longe de ser “flip-flop friendly” e não vai querer que uma queda estrague a experiência.

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir a partir de Sesimbra
Esta vista compensa todas as gotinhas de suor

Uma vez chegado à praia, é só desfrutar deste pequeno paraíso da Arrábida que nos faz duvidar se não estaremos noutras latitudes. Sim, se já esteve no Bali ou na Tailândia é possível que tenha uma sensação de déjà vu. Mas, acredite, a temperatura da água ajuda a dissipar todas as dúvidas!

Quando a hora de regressar a casa chegar, não se esqueça de levar consigo todo o seu lixo. Para que esta maravilhosa praia continue a ser uma fatia de paraíso na terra, é imperativo seguir a velha máxima “tire apenas fotos, deixe apenas pegadas”.

Dica VagaMundos: quer conhecer outra praia selvagem da Península de Setúbal? Então leia este artigo sobre a Praia dos Coelhos, uma das nossas praias favoritas da Serra da Arrábida.

Mapa de acesso por terra à Praia do Ribeiro do Cavalo e rote GPS do trilho


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa 

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Como visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo de barco e caiaque

Praia do Ribeiro do Cavalo: como ir de Sesimbra | Trilho e BarcoSe caminhar não for muito a sua praia, pode sempre aceder à Praia do Ribeiro do Cavalo por mar, fazendo um passeio de barco ou caiaque a partir de Sesimbra. Nós já o fizemos um par de vezes e simplesmente adoramos a experiência.

É que de barco ou caiaque consegue ver este cantinho mágico de Portugal de outra perspetiva e, em jeito de bónus, poderá também visitar surpreendentes grutas só acessíveis por mar. E, como bónus, descobrir mais um par de praias secretas da Arrábida, como seja a Praia da Cova da Mijona e a Praia do Inferno (também elas só acessíveis por terra ou mar). Ah, e com um bocadinho de sorte ainda se cruza com os simpáticos golfinhos que vivem no Estuário do Sado e na Costa da Arrábida.

Clique nos links abaixo para ver os melhores opções de passeios de barco à Praia do Ribeiro do Cavalo (com partida de Sesimbra), ler reviews e fazer as suas reservas:

Quando visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo

Escusado será dizer que para desfrutar das cristalinas águas da Praia do Ribeiro do Cavalo nada bate os meses de verão. Contudo não vá à espera de ter a praia toda só para si pois, a Praia do Ribeiro do Cavalo é hoje uma das praias “secretas” e selvagens mais badaladas de Portugal. Se for nos meses do verão, recomendamos que aponte a sua visita para durante os dias de semana.

Se ir a banhos não for a sua prioridade, a primavera e o início do outono são excelentes alternativas para visitar a Praia do Ribeiro do Cavalo sem ter de lidar com multidões.

O que levar para um dia na Praia do Ribeiro do Cavalo?

Como já referimos no início deste artigo, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia selvagem, logo não vai encontrar qualquer tipo de serviços de apoio.

Para que não se esqueça de nada em casa, e possa desfrutar ao máximo da sua visita, deixamos abaixo uma pequena checklist:

  • Mochila leve e confortável
  • Calçado adequado a caminhadas e calçado aquático pois a praia tem muitas pedras pequenas
  • Comida e bebida (entre elas muita água)
  • Protetor solar (quem gostar de uma sombrinha, não se esqueça do chapéu-de-praia)
  • Toalha de praia
  • Máquina fotográfica ou telemóvel para eternizar o momento nesta praia super fotogénica
  • Um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico (não existe recolha na praia)

Onde ficar a dormir? Sugestões de alojamento

Para completar a sua visita a uma praia única, nada como alojamentos únicos.

O melhor alojamento que fica mais perto da Praia do Ribeiro do Cavalo é a guesthouse Senhora do Cabo Meco Homy Holidays. O nome diz tudo. Junte decoração moderna com identidade regional, a sensação aconchegante de home away from home e mobiliário sempre a seduzi-l@ para o descanso, e já fica com uma imagem.

O Hotel dos Zimbros é um incontestável favorito dos hóspedes. Talvez pelas vistas mar ou jardim das varandas privadas, pela espaçosa piscina exterior, ou pela ótima relação preço-qualidade que oferece com os seus serviços 4 estrelas.

Para verdadeiro mimo, renda-se à indulgência de ficar alojado à beira-mar, no SANA Sesimbra Hotel. As vistas mar a partir do terraço são estupendas e a piscina (aquecida) é irresistível. Fica mesmo no centro da pitoresca Sesimbra, famosa pela tentação permanente da sua gastronomia com sabor a mar.

Outros artigos da região da Arrábida 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

20 COMENTÁRIOS

  1. Filipa Henriques Henriques Filipa Henriques Henriques

    Obrigada pela informação foi muito importante continuem .

    • Obrigado pelo feedback Filipa 🙂 Boas Viagens!

  2. Esqueceram de informar se passa taxi, uber ou autocarro pelo local. Não temos carro. Obrigado pelas informações!

    • O acesso à praia do Ribeiro do Cavalo não é servido por transportes públicos, como seja o autocarro. De táxi ou Uber não deve haver grandes dificuldades a partir de Sesimbra.

  3. Poderão referir se o acesso a esta praia é possível/aconselhável a crianças (9 anos no meu caso)? Obrigado pelas dicas, muito bom!

    • Olá Pedro. Vimos muitos casais com crianças com idades entre os 6 e os 10, logo à partida não haverá impedimento. Claro que é um caminho de natureza (terra batida) e o último terço tem um declive algo acentuado mas dando uma ajuda é possível de superar.Ate porque a distância é curta. Se virem que é muito puxado e ele não está a gostar podem sempre voltar para trás e ir até à Praia de Sintra. Mas as crianças costumam conceber estes trilhos como uma grande aventura logo acabam por se divertir imenso.
      Abraço a e bons passeios

  4. Olá a todos! Somos dua raparigas italianas que agora se encontram em Lisboa. Podemos saber como é que se chega de barco a essa praia? Não conseguimos perceber a maneira para chegar até lá.
    Muito obrigada.
    Greta

    • Olá!

      A melhor opção para chegar de barco é partindo de Sesimbra. Existe muita oferta.

      Boa viagem!

  5. Anabela,
    Vou à Portugal pela primeira vez em maio/2019, e depois de conhecer o sire de vocês, fiquei curioso pra conhecer essa praia.
    Você me recomendaria ficar em Sesimbra ou fazer bate e volta de Lisboa?
    Obrigado,

    • Olá João!

      Sesimbra é uma vila piscatória muito bonita, com muita história e com uma excelente gastronomia. Vale a pena ficar 1 noite. Não deixe de passear pela marginal, pelos bairros históricos e visitar o seu castelo. Bem pertinho tem ainda o Cabo Espichel, de visita “obrigatória”. Boa viagem!

  6. Olá, será que posso levar a minha companheira de 4 patas?

    • Depende. Se for na época alta não é muito recomendado, mas se for off season não deve haver problemas

  7. Olá! é necessário olhar pelas mareias, seja, se a mareia está cheia, há areia o fica toda a praia com agua?
    Obrigada pela informação =)

    • Olá Luli!
      Por norma a Praia do Ribeiro do Cavalo tem sempre areal independentemente da maré. A excepção é durante as marés vivas ou dias com mau tempo.

  8. O estacionamento é seguro? Ou seja, não há perigo dos carros estarem isolados e serem alvo de furtos?

    • Nunca tivemos problemas mas furtos podem acontecer em qualquer lugar. E sendo isolado os riscos são sempre acrescidos.

  9. Olá, estive nesta praia ontem, e devo dizer que adorei. Estacionámos perto das 9H e às 9h30 estávamos lá em baixo, dois adultos e duas crianças (4 e 9 anos). Levámos comida, sombra, toalhas e brinquedos. Ficámos até às 15h. A subida foi mais cansativa, principalmente por estar muito sol e calor, mas foi mais fácil para os miúdos (que escalam com mãos e pés). O único que nos faltou foi calçado para a água, pois a praia tem muitas pedras e faz-se difícil andar descalço.

  10. Boa noite.
    Descarregando o track GPS como se pode utilizar no Google mapa do telemóvel?
    O ficheiro fica descarregado nas transferências mas depois não consigo abri-lo.

    Obrigada.

    • Olá Ana
      Precisa de uma app que leia ficheiros GPX. Existem várias gratuitas para iOS e Android. Basta procurar nas respetivas stores.
      Boas caminhadas!

  11. Fomos visitar a praia ribeiro do cavalo seguindo as vossas dicas e adoramos. Muito obrigado pelo vosso trabalho. Continuem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.