Praia do Ribeiro do Cavalo – como ir por terra a partir de Sesimbra

10
16542
Praia do Ribeiro do Cavalo

A Praia do Ribeiro do Cavalo é uma das praias mais bonitas de Portugal e fica a pouco mais de 40km de Lisboa, nos arredores da linda vila de Sesimbra. Para quem gosta da natureza no seu estado mais puro, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma excelente alternativa às praias mais comerciais da zona de Lisboa e Setúbal.

É importante referir que a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia selvagem (o que não significa que seja deserta), ou seja, a praia não é vigiada e não tem qualquer tipo de serviços. Por isso não esperem por lá encontrar nadadores-salvadores, cafés, esplanadas, espreguiçadeiras, vendedores ambulantes e afins. Por isso, não se esqueçam de levar convosco tudo o que necessitam para um dia bem passado.

Praia do Ribeiro do cavalo

Acessos à Praia do Ribeiro do Cavalo

A Praia do Ribeiro do Cavalo é um pequeno paraíso para os amantes da natureza e esta predileção deve-se ao seu isolamento. Ao contrário do que acontece com a maioria das praias de Portugal, a Praia do Ribeiro do Cavalo não conta com qualquer acesso por estrada.


Se gosta de caminhadas pela natureza não deixe de ler o nosso artigo com os 15 melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal


Para aceder à Praia do Ribeiro do Cavalo só mesmo através de barco (acesso pelo mar) ou através de um pequeno, mas sinuoso, trilho pedestre. Se não são muito dados a caminhadas e não têm um barco, podem sempre recorrer a um dos muitos serviços de transporte de barco que existem em Sesimbra.

Praia do Ribeiro do cavalo

Como já havíamos experimentado o acesso por mar, resolvemos explorar o trilho da falésia a pé. Se optarem por fazer como nós, continuem a ler este artigo onde partilhamos toda a informação que precisam para aceder por terra à idílica Praia do Ribeiro do Cavalo

Como aceder por terra à Praia do Ribeiro do Cavalo

Uma vez em Sesimbra devem seguir em direção ao Porto de Abrigo da vila piscatória/Parque de Campismo Forte do cavalo. Pouco após o Porto de Abrigo de Sesimbra a estrada de alcatrão dá lugar a uma estrade de terra batida. Sigam por essa estrada e estacionem o carro na zona que indicamos no mapa (clicando nos marcadores início/fim de trilho encontram as coordenadas exatas do local).

Mapa de acesso por terra à Praia do Ribeiro do Cavalo

O início do trilho que dá acesso à Praia do Ribeiro do Cavalo fica do lado esquerdo de quem vem de Sesimbra.

Praia do Ribeiro do cavalo
Início do trilho que dá acesso à Praia do Ribeiro de Cavalo

O trilho não é difícil de seguir pois tem algumas marcações e está bem trilhado pelos muitos pés que diariamente o pisam. A descida da falésia é algo sinuosa, mas, como a distância do estacionamento até à praia é de apenas 1km, faz-se relativamente bem, mesmo que não sejam muito dados a caminhadas. O que aconselhamos é a trocarem os chinelos de praia por uns ténis/sapatilhas. É que o terreno está longe de ser “flip-flop friendly”.

Praia do Ribeiro do cavalo

Esta vista compensa qualquer esforço

Uma vez chegados à praia, é só desfrutar deste pequeno paraíso que nos faz duvidar se não estaremos em alguma praia do Sudeste Asiático. Só mesmo a temperatura da água é que ajuda a dissipar todas as dúvidas! 🙂

Quando a hora de regressarem a casa chegar, não se esqueçam de levar convosco todo o vosso lixo. Para que a Praia do Ribeiro do Cavalo continue a ser uma fatia de paraíso na terra, é imperativo seguir a velha máxima “tire apenas fotos, deixe apenas pegadas”.

O que levar para um dia na Praia do Ribeiro do Cavalo

Como já referimos no início deste artigo, a Praia do Ribeiro do Cavalo é uma praia selvagem, logo não vão encontrar qualquer tipo de serviços.

Para que não se esqueçam de nada em casa, e possam desfrutar ao máximo da vossa visita, deixamos abaixo uma pequena checklist:

  • Mochila leve e confortável
  • Calçado adequado a caminhadas
  • Comida e bebida (entre elas muita água)
  • Protetor solar (quem gostar de uma sombrinha, não se esqueça do chapéu-de-praia)
  • Toalha de praia
  • Sacos para colocarem o vosso lixo
  • Máquina fotográfica ou telemóvel para eternizar o momento nesta praia super fotogénica

Neste passeio à Praia do Ribeiro do Cavalo utilizamos uma mochila Lazy Bear, cortesia da Trendhim.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize a Momondo para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado.

No GetYourGuide encontra sempre as melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Gostamos de jogar pelo seguro e como tal, nas nossas viagens, não dispensamos o seguro de viagem do WorldNomads.com

Esta página contem links afiliados. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

10 COMENTÁRIOS

    • O acesso à praia do Ribeiro do Cavalo não é servido por transportes públicos, como seja o autocarro. De táxi ou Uber não deve haver grandes dificuldades a partir de Sesimbra.

  1. Poderão referir se o acesso a esta praia é possível/aconselhável a crianças (9 anos no meu caso)? Obrigado pelas dicas, muito bom!

    • Olá Pedro. Vimos muitos casais com crianças com idades entre os 6 e os 10, logo à partida não haverá impedimento. Claro que é um caminho de natureza (terra batida) e o último terço tem um declive algo acentuado mas dando uma ajuda é possível de superar.Ate porque a distância é curta. Se virem que é muito puxado e ele não está a gostar podem sempre voltar para trás e ir até à Praia de Sintra. Mas as crianças costumam conceber estes trilhos como uma grande aventura logo acabam por se divertir imenso.
      Abraço a e bons passeios

  2. Olá a todos! Somos dua raparigas italianas que agora se encontram em Lisboa. Podemos saber como é que se chega de barco a essa praia? Não conseguimos perceber a maneira para chegar até lá.
    Muito obrigada.
    Greta

  3. Anabela,
    Vou à Portugal pela primeira vez em maio/2019, e depois de conhecer o sire de vocês, fiquei curioso pra conhecer essa praia.
    Você me recomendaria ficar em Sesimbra ou fazer bate e volta de Lisboa?
    Obrigado,

    • Olá João!

      Sesimbra é uma vila piscatória muito bonita, com muita história e com uma excelente gastronomia. Vale a pena ficar 1 noite. Não deixe de passear pela marginal, pelos bairros históricos e visitar o seu castelo. Bem pertinho tem ainda o Cabo Espichel, de visita “obrigatória”. Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.