Praia Fluvial e Cascata da Cabreia | Sever do Vouga: como ir e dicas de trilhos

Praia Fluvial e Cascata-da-Cabreia-Trilho da Cabreia

O Parque de Lazer da Cabreia, no concelho de Sever do Vouga, é um autêntico Jardim do Éden no Centro de Portugal. E é nele que se esconde a magnifica Cascata da Cabreia, uma das mais belas cascatas de Portugal. E olhe que nós, no que a cascatas diz respeito, somos exigentes!

Praia Fluvial e Cascata-da-Cabreia-Trilho da CabreiaA Cascata da Cabreia, formada pelas águas do Rio Mau, tem uns admiráveis 25 metros de altura e a sua piscina natural é um verdadeiro deleite. Em dias de calor não há quem resista a um mergulho na deliciosa lagoa que se forma na sua base.

Praia Fluvial e Cascata-da-Cabreia-Trilho da CabreiaE para compor na perfeição este quadro, pintado a preceito pela mãe natureza, há todo um exuberante bosque, rasgado pelas cristalinas águas do rio Mau, que convida a plácidos passeios e momentos ímpares de contemplação. O paraíso não pode andar muito longe disto!

Dica VagaMundos: se é fã de cascatas não deixe de ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal Continental.

Como chegar à Cascata da Cabreia no concelho de Sever do Vouga?

Praia Fluvial e Cascata-da-Cabreia-Trilho da CabreiaComo já referimos atrás a Cascata da Cabreia está inserida no Parque de Lazer da Cabreia, na freguesia de Silva Escura, concelho de Sever do Vouga.

Para quem vem de Lisboa, basta apanhar a autoestrada A1 e A25 e sair na saída Vouga/Carvoeiro. Uma vez lá siga pela estrada nacional N16 até Sever do Vouga e por último a M554 até Silva Escura onde já encontra indicações para o Parque de Lazer da Cabreia.

Se vem do Porto, apanhe a A32 e um pequeno troço da N224 até Vale de Cambra e posteriormente a N328 até Dornelas. Depois basta seguir a CM1480 até à aldeia de Silva Escura onde já encontra indicações para o Parque de Lazer da Cabreia.

Praia Fluvial da Cabreia

A lagoa que se forma na base da Cascata da Cabreia serve de praia fluvial nos meses de verão. Apesar de não ser uma praia vigiada (muita atenção às crianças) não faltam infraestruturas de apoio, como sejam casas de banho, bar de apoio, mesas para piquenique, churrasqueiras e fonte de água potável. Tem tudo o que precisa para um dia bem passado na natureza!

Dica VagaMundos: Se é fã de praias fluviais não deixe de ler os seguintes artigos:

Trilho da Cabreia (PR2 – Sever do Vouga)

Se gosta de caminhadas temos excelentes notícias para si: pode aproveitar a sua visita à idílica Cascata da Cabreia para fazer uma excelente trilha pelos bosques e partir à descoberta das antigas Minas do Braçal e da Malhada.

Para tal, basta percorrer o Trilho da Cabreia que arranca do Parque de Lazer da Cabreia. Existem três versões, todas elas circulares, deste percurso pedestre e para o ajudar na decisão listamos abaixo as três variações.

PR 2.1 Trilho da Cabreia

O PR 2.1 é o percurso pedestre mais pequeno dos três contando com apenas 3,5 km de extensão. O trilho vai conduzi-lo por algumas das zonas mais bonitas do luxuriante bosque onde se insere a Cascata da Cabreia. Em nossa opinião, este é o troço mais bonito dos três trilhos e é simplesmente perfeito para fazer com crianças pequenas. O único senão, é que terá de abdicar da visita às minas.

PR 2.2 Trilho da Cabreia

O PR 2.2 tem cerca de 7 km de extensão e para além do passeio pelo bosque do PR 2.1 poderá visitar as Minas da Malhada. O menos bom é que grande parte do trilho é feito por zonas de eucaliptos.

PR 2.3 Trilho da Cabreia

O PR 2.3 é o mais extenso dos três (cerca de 11 km) e permite-lhe visitar também as Minas do Braçal. Infelizmente, há semelhança do PR 2.2, também segue maioritariamente por bosques de eucaliptos.

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cabreia (PR2.1 e PR 2.3 – Sever do Vouga) e rota GPS para download

À data da nossa última visita ao Parque de Lazer da Cabreia (Outubro de 2019) a sinalização dos Trilhos da Cabreia não estava nas melhores condições.

Para evitar somar quilómetros desnecessários às pernas, recomendamos vivamente que leve consigo os tracks para GPS, em formato GPX/KLM, que disponibilizamos para o PR 2.1 e para o PR 2.3, os dois trilhos da Cabreia que já percorremos.


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Trilhos da Cascata da Cabreia

GPS Track do PR 2.1 Trilho da Cabreia – Sever do Vouga

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

GPS Track do PR 2.3 Trilho da Cabreia – Sever do Vouga

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar perto da Praia Fluvial e Cascata da Cabreia? – Sugestões de Alojamento

Quinta dos Caibrais

Na nossa última passagem pelo Vale do Vouga ficamos alojados na Quinta dos Caibrais e adoramos a experiência. A quinta está aninhada numa linda floresta e consegue responder na perfeição às exigências de conforto atuais sem perder a identidade rústica que valorizamos numa escapadinha na natureza. O pequeno-almoço é no fundo um pequeno banquete onde brilham os produtos regionais como a broa de milho, fumeiro de sabor autêntico, requeijão de ovelha, deliciosas compotas caseiras e até mesmo os gulosos Pastéis de Vouzela. A relação qualidade-preço é excelente e para nós foi a base perfeita para visitar a Cascata da Cabreia e explorar a região de Dão Lafões.

Moleiro da Costa Má

Se quiser ficar mesmo ao lado da Cascata da Cabreia, o Moleiro da Costa Má apresenta-se como uma excelente opção. Os quartos são confortáveis, pode utilizar a cozinha e tem um terraço e uma piscina exterior simplesmente perfeitos para relaxar nos dias quentes de verão. E fica tão perto da Cascata da Cabreia que até pode ir a pé.

Clique para ver mais opções de alojamento em Sever do Vouga

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.